Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Rolf deixa a Artplan
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Paulo Rolf (na foto com a colunista Márcia Brito) recebeu do VII Prêmio Colunistas-Rio o prêmio de Publicitário do Ano. |
Pouco depois da surpreendente notícia de que Roberto Medina havia se decidido a voltar à direção de criação da Artplan, uma nova bomba estoura envolvendo a agência. Seu vice-presidente de operações - e diretor com participação acionária - Paulo Rolf está deixando a agência.
Como sempre ocorre quando outras empresas se encontram em situação semelhante, também na Artplan - mesmo com toda a experiência de RP que se sabe que ela tem - a saída do seu alto executivo não deixou de ser tumultuada na hora de responder à imprensa.
As características da diretoria - inclusive a de Rolf insistem em dizer que ele está apenas de férias. O presidente da agência, Roberto Medina, seria o informante natural da Artplan nesta situação, mas até o fechamento desta coluna, não respondeu ao recado que deixei com sua secretária.
Por outro lado, soube, por uma fonte da Artplan, que Roberto Medina reservou para si a comunicação dos novos rumos da agência. Mas ele teve que ir de urgência a Brasília esta quinta-feira e foi obrigado a adiar o programa com férias que estava para cumprir. Respeitado como um dos mais ativos profissionais do mercado carioca, Rolf foi por muito tempo o comandante da área publicitária da Artplan, liberando Roberto Medina para suas espetaculares promoções.
Artplanista fervoroso, que passou de funcionário a sócio da agência, Paulo Rolf jamais procurou ocupar espaço de noticia que pudesse carrear para Roberto Medina ou para a agência. Tanto que ele não permitia a ninguém imaginar que um dia sairia de lá, e neste momento, prefere deixar para Medina qualquer espécie de comunicação oficial.
Isto deixa, é claro, no mercado, duas outras grandes curiosidades (além, obviamente, das razões da saída): como Roberto Medina pretende ocupar a brecha deixada pela onipresente figura de Rolf e que rumos este tomará como publicitário, já que agora dificilmente se satisfaria sem ser sócio de qualquer agência ou novo negócio em que entrasse.
Enquanto Medina não faz os esclarecimentos, o mercado cria seus boatos. Entre os principais que circulam na praça, está a de que se incorporará à Artplan, assumindo as ações de Rolf, o ex-diretor da Rede Bandeirantes Paulo Saad Jafet, que já morou no Rio enquanto dirigia o Canal 7 daqui.
Paulinho Saad - como muita gente o chama - passou os últimos anos em São Paulo, como responsável pela área comercial da rede. Até pedir demissão, por "insatisfação pessoal com o ritmo e o tipo e vida que estava levando", segundo ele mesmo comentou comigo uma semana antes de deixar a Bandeirantes. Mesmo sendo filho de João Saad, o dono da empresa.
Balcão maior pode atender mais pessoas
Ao contrário do que parece, esta não é uma matéria de sugestões a varejistas. E sim a notícia de que o jornal Balcão, desde sua edição de terça-feira última, está maior, passando do seu tradicional formato Tabloide para o formato Standard. Com isso o único jornal de anúncios classificados gratuitos do Rio de Janeiro poderá aumentar o número de inserções por edição, pela simples adição de mais cadernos.
Nos seus 10 anos de existência, o Balcão teve um crescimento prodigioso, dificilmente comparável a qualquer outro veículo publicitário brasileiro. No folheto promocional que acompanhou esta edição da mudança, o jornal conta o que foi sua história em números:
Desde que foi criado, o Balcão passou de 1.500 anúncios na única edição semanal de 20 páginas para 82 mil anúncios nas três edições semanais com mais de 600 páginas. A empresa, que tinha 5 funcionários e ocupava um escritório com 100 m2 de área, agora tem 280 pessoas trabalhando em 2.200 m2, compreendendo a sede de dois andares no prédio da ABI e uma distribuidora dos jornais. Para captar os anúncios, no início, o Balcão contava com 3 linhas telefônicas e nenhum computador.
Hoje, são 70 linhas e mais 56 computadores. E se, em 1981, os anunciantes tinham que ir até a sede da empresa para anunciar, hoje eles contam com 7 lojas de atendimento, no Rio e em Niterói.
MKTMIX
• GIOVANNI MAIS SEGURA NA CRISE - As dificuldades econômicas do país e do mercado carioca estão passando longe da Giovanni, que na moita acaba de pegar um pedaço da Sul América Seguros. A agência deverá lançar um novo produto para a empresa ainda neste primeiro semestre.
• JARDIM CRESCE NO DIA - As funções de Carlos Eduardo Jardim na área comercial do jornal O Dia estão maiores. Agora ele não só cuida da comercialização publicitária como de todo o marketing do jornal, inclusive com decisões sobre forma e conteúdo do produto.
• MANCHETE GARRAFAL - Carlinhos Sigelmann está com a corda toda nesse começo de ano, pra crescer no mercado. Além de o diretor do Sistema Manchete de Rádio tirar Cidinha Campos da Tupi e levá-la para a Manchete AM, contratou também para a área comercial da rádio o dublê de publicitário e excelente saxofonista Murilo Continentino, que estava na TV Bandeirantes.
• O TREM ATRASOU, MAS NÃO PAROU - Os mineiros da Setembro continuam com seu projeto de montar uma grande agência no Rio, garante Arlérico, dizendo que são totalmente falsos todos os boatos que estão circulando na praça. Diz Arlérico que nem ele nem Paulo Maldonado saíram da agência, nem José Alberto da Fonseca está entrando. O atraso no trem de Setembro deve-se ao próprio clima de expectativa econômica que está esfriando o pais.
• FREE LIBERA CLASSIR E TRAZ VALÉRIA - O redator Classir Scorsato deixou a Free e voltou para São Paulo. E o Paulinho de Tarso já levou a redatora Valéria Monteiro para a criação da agencia.
• CARTAS - Para a coluna, as correspondências devem ser enviadas até 4ª feira para a Rua Visconde Silva, 156 cob. 701, CEP. 22271, Rio - RJ.
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