Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 15/FEV/1991
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Crise passa longe dos jornais cariocas

Em pleno vigor do Plano Collor II, os dois maiores jornais em circulação no Rio de Janeiro - O Globo e O Dia ­ estão se programando para lançar novos cadernos, ambos estreando dia 4 de março, a primeira segunda-feira daquele mês.
O Globo vem com um caderno de informática, cobrindo, em 8 páginas, a própria informática, além de eletrônica, telecomunicações e video­games.
Segundo os estudos da Marplan sobre o 4º trimestre de 1990, a expectativa é de alcançar 827 mil leitores, que o Globo tem às segundas-feiras.
Já O Dia vem mais no popular, com um Caderno de Esportes, que, segundo seu diretor comercial, Carlos Eduardo Jardim, pretende "não se limitar apenas a noticiar o fato esportivo, mas ainda investigar bastidores, ver o lado administrativo do esporte no Rio e tentar contribuir para a criação de uma política de esportes".
O Dia, pelo levantamento da Marplan, é o líder de leitores da segunda-feira, atingindo 1.027.000 pessoas.
Como se vê, dia 4 de março está mesmo programada uma nova guerra pelo leitor e pelo anunciante no mercado carioca. Para ilustrar, vejam só o quadro da distribuição de leitores dos maiores jornais nas segundas-feiras do Rio. E me diga se você (se não trabalhar em mídia, é claro) podia imaginar que O Dia, na segunda, tem praticamente tantos leitores na classe AB quanto o Jornal do Brasil? Surpreendente, não?

 

JORNAL

TOTAL DE
LEITORES

SEXO

CLASSE

MASC

FEM

AB

C

DE

O DIA

1.027.000

686.000

341.000

203.000

391.000

433.000

O GLOBO

827.000

446.000

381.000

402.000

322.000

103.000

J. BRASIL

301.000

193.000

108.000

208.000

93.000

-

Credicard usa o verão para atrair associados

Merit para Credicard: Superverão
Merit para Credicard: Superverão

O Credicard recusou-se a se esconder durante o verão, e está encerrando este mês uma campanha que poucos anunciantes tiveram a coragem de fazer, principalmente perante tanta instabilidade econômica.
Através de sua agência Merit, o Credicard patrocinou a Corrida de São Silvestre transmitida pela Globo e a Copa Pelé de Masters, transmitida de Miami pela Bandeirantes. E comprou um patrocínio na novela Ana Raio & Zé Trovão que ficará no ar pelo menos até o 2º semestre.
Mas a grande investida do Credicard foi nas praias. Além de ter comprado uma cota de patrocínio do projeto Verão Vivo, da Rede Bandeirantes, na praia da Enseada-Guarujá, o Credicard veiculou em todo o litoral brasileiro a campanha "Super Verão Credicard".
Tendo como tema "Ajude os seus sonhos de verão", a campanha contou com 2 comerciais para TV veiculados na Bandeirantes e Manchete – "Chapéu" e "Drink" -, outdoors, material de sinalização para estabelecimento, spots e anúncios cooperados com lojas e shopping centers, além de um forte esquema promocional com distribuição de folhetos e brindes nas praias.
A criação foi de Álvaro Dias, Carlos Ogata e Carla Kawamura. E a aprovação foi de Jeffrey Abrahams, Giuseppe Lo Russo e Renato Fasti.
Merit para Credicard: Superverão

MKTMIX

• ALÔ PAULISTAS ! - Já que desta vez vocês não erraram a homenagem ao Rio no dia 20 de Janeiro, como Dia de São Sebastião, não esqueçam que dia 1º de Março é a data certa do aniversário da cidade. São 426 anos desde que Estácio de Sá fundou a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, durante a bobagem de expulsar os franceses da França Antártica.
Convenhamos, não seria muito mais divertido a gente estar hoje cantando samba em francês, que nem o Vinícius no Samba da Oração? N'est pas? .
• LINTAS AGITA MAIS - A agência, que, como nunca, tem trabalhado no low profile, além da recente conquista (por vias internacionais) da Diet Coke, pegou também a conta da H. Stern, cuja matriz é aqui no Rio de Janeiro. A joalheria estava sendo atendida por São Paulo, pela Young & Rubicam, numa verba avaliada em US$ 1 milhão. A Y&R garante que foi ela quem abriu mão da conta. Mas quem não deve ter gostado nada da história foi a VS Escala, nova representante da Young no Rio, e que, portanto, tinha tudo para passar a cuidar da H Stern. Agora, esta conta fica como mais um possível reforço de caixa para a agência que fecha com a Lintas como sua representante no Rio:
• PAÍS DE JURISTAS - Nem a Constituição, quando foi promulgada, teve tanta badalação quando está tendo o Código de Defesa do Consumidor, que entra em vigor dentro de 1 mês. O fato não deixa de ser curioso, tratando-se o Brasil de um país em que tradicionalmente, para o povão, direito é apenas lado e juiz é o f.d.p. que rouba nas partidas de futebol.
Mas o Código do Consumidor promete que vai entrar na moda. E todo mundo vai se tornar jurista de uma hora pra outra. Pra ajudar, por exemplo, a Editora Abril decidiu encartar um suplemento especial com a íntegra da nova lei devidamente comentada em cinco de suas revistas: Veja, Playboy, Exame, Cláudia e Manequim, pegando desde a costureira doméstica até o dirigente de multinacional.
Na mensagem de venda publicitária, a editora diz ao anunciante que "é a oportunidade ideal para você dizer aos leitores tudo o que eles devem saber sobre seu produto, na hora da compra, para garantir seu direito de consumidor".
Technos TremConsiderando o que tem sido a relação da maioria das indústrias com o consumidor brasileiro até então, estou curiosíssimo para ver como elas vão se comportar em anúncios como estes. Não perco esse suplemento de jeito nenhum!
• CARTAS - As correspondências da Janela devem ser enviadas para Rua Visconde Silva, 156 cob. 701, Cep 22271 - Rio-RJ.
• COUNTRY CHIC - O crescimento da moda country na televisão, através da atual novela da Manchete e da próxima prometida pelo SBT, levou a Technos Relógios a colocar novamente no mercado um de seus maiores sucessos junto ao consumidor do interior do país: o relógio de bolso "Trem", caracterizado pela imagem em relevo, na sua face posterior, de uma locomotiva a vapor. A expectativa da Technos é que, com a explosão do country na TV, o Technos Trem ultrapasse as fronteiras do interior e conquiste também o consumidor das grandes capitais.
• CASA ANDA DE FORD. A agência carioca Casa da Criação acaba de pegar sua primeira conta de 1991: a concessionária Ford Sul Dive, para a qual já preparou toda uma nova identidade visual, não só para a nova campanha publicitária como para todos os materiais promocionais internos da empresa.