Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Leal define sucessor na JWT-Rio depois que passar o Carnaval
Dentro de alguns dias - provavelmente logo após o Carnaval - o escritório carioca da J. Walter Thompson Publicidade anunciará o nome de seu novo gerente, que substituirá a Roberto Leal, recém promovido a presidente de toda a operação da JWT no Brasil.
Leal adiantou a esta coluna que o nome será escolhido entre os profissionais que estão atualmente no escritório e já conhecem a sua operação. Em São Paulo, a Thompson continuará sem gerente, ficando o cargo acumulado com o da presidência nacional.
De qualquer forma, Roberto Leal pretende manter sua infra-estrutura de trabalho na Thompson-Rio, já que deseja administrar a agência dividindo seu tempo entre os escritórios paulista e carioca.
É claro que a promoção à presidência envaideceu Roberto Leal. Mas ele não deixou de brincar que "bom mesmo teria sido ser presidente no tempo em que o PIB crescia a 10% ao ano". Agora, ele sabe que está praticamente impossível prever qualquer resultado para a agência, mesmo a curto prazo, como também está acontecendo com todas as demais empresas brasileiras.
Menos mal, o que lhe serve de consolo, que os boards das empresas multinacionais, depois de acompanharem tantas reviravoltas na economia brasileira, já compreenderam que não dá para fazer cobranças rigorosas dos administradores de seus escritórios nessa terra.
Atualmente, no Brasil, fechar o caixa empatado é lucro. E dos bons.
Na ressaca do Rock in Rio II, Medina volta a criar na Artplan
Roberto Medina parece ter-se decidido a seguir o exemplo de sucesso de inúmeras agências brasileiras e internacionais que querem valorizar sua imagem de criativas: a partir de março, ele acumulará a presidência da Artplan e a sua direção de criação, além de retomar à atividade de redator publicitário.
A bem da verdade, a decisão não é inédita. Sempre que não estava envolvido com eventos promocionais ou com prospecção ao Governo Federal, Roberto atuava junto da criação, mesmo sem se utilizar do cargo de "diretor" da área. Mas vários dos prêmios conquistados pela Artplan têm o seu nome na ficha técnica.
De acordo com o atual diretor de criação, Paulo Brandão - que continuará usando o título -, Roberto desta vez decidiu assumir pessoalmente o encargo de reorganizar a criação da agência. Brandão não adiantou nada. "As reuniões ainda estão acontecendo", ele explica. Mas garante que serão muitas as mudanças, inclusive em relação a nomes da equipe.
A Artplan é uma agência de muitos altos e baixos na sua publicidade. Grandes campanhas se alternam com momentos de absoluto desaparecimento de cena da sua criação. Segundo comentários dos profissionais do setor, os investimentos da agência na área - principalmente em relação a salários - não são dos mais fortes, o que facilitaria a saída dos profissionais que mais começam a se destacar na empresa.
Até o fechamento da coluna, não consegui receber de Roberto Medina o retomo pela minha ligação. É lógico que eu gostaria de passar pra vocês as explicações dele sobre as mudanças que pretende fazer e por que resolveu fazê-las agora.
Mas não duvido que na origem de sua decisão esteja a posse, em março, de Leonel Brizola no Governo do Rio, o que seguramente dificultará qualquer iniciativa de Medina na realização de eventos neste estado.
Como o Governo Federal, atualmente, não está demonstrando ser melhor anunciante para qualquer agência prospectar, nada mais lógico que Medina se voltar para a própria empresa, reativando o seu gás criativo para poder atacar novamente as contas da cansada, mas sempre esperançosa iniciativa privada.
MKTMIX
• MAURO EM CANNES - Depois de ganhar por várias vezes os únicos prêmios cariocas no Festival de Cannes, o diretor de criação da Contemporânea, Mauro Matos, finalmente foi convidado a participar como jurado daquele concurso. Ele dividirá a representação brasileira no júri com Clóvis Calia, diretor de criação da McCann no Brasil. Pena que este ano a propaganda carioca não tenha tantas grandes coisas para que Mauro possa defender.
• SUSPENSE DIETÉTICO A grande expectativa do mercado carioca nestes dias é saber que agência é essa que a Lintas está absorvendo para poder cuidar da conta de Diet Coke aqui mesmo no Rio, já que a Coca-Cola mundial ordenou aos escritórios da empresa no Brasil a transferirem a conta da McCann para a Lintas, como parte da distribuição internacional dos produtos da Coca.
Outra curiosidade na mudança da conta é que a Lintas jura que a conta vai inteira para ela. E a McCann jura que a mídia não vai. Como são todos multinacionais - e do mesmo grupo Interpublic eles vão acabar se entendendo aqui no Brasil. Principalmente porque vão ter que obedecer ao que seus respectivos chefes nas matrizes americanas decidirem...
• MAIS DE SÃO PAULO Outras notícias de lá é que a rede de varejo Arapuã deixou a MPM Propaganda, sem decisão do novo destino. E pra compensar a conta perdida, a agência está para contar com a entrada, em sua criação, de Neil Ferreira, um dos mais irrequietos - intelectual e fisicamente - profissionais da propaganda brasileira. Enquanto isso, a vodca Orloff (terceira do mercado brasileiro) também muda de pouso: foi para a Enio Mainardi.
• CARTAS - As correspondências da Janela devem ser enviadas para Rua Visconde Silva, 156 cob. 701, Cep 22271, Rio - Rio.
Novidades nas Prateleiras.
ADOÇANTE DIETÉTICO DE BOLSO
Os Laboratórios Abbott estão colocando no mercado uma nova versão de adoçante dietético, tipo solução: o blister de bolso Sucaryl.
Além de buscar a praticidade, pois é pequeno, leve e portátil, não ocupando espaço em bolsos e sacolas, a principal vantagem do Sucaryl solução é que, com a capacidade de 15 ml, torna-se possível prever quando o produto vai acabar, sem o risco de se abrir a caixinha de adoçante e ela estar vazia.
A campanha de lançamento da linha diet Abbott foi criada pela Rino Publicidade, agência de São Paulo.
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A divisão Adams da Warner-Lambert está distribuindo para todo o país um novo sabor do chicle de bola BUBBALOO, com aroma de uva.
O confeito se caracteriza por ser o "único chicle de bola com recheio líquido" à disposição no mercado, tendo sido concebido pela companhia brasileira em 1985 e hoje exportado para quatro países, inclusive os EUA. O chicle é oferecido em quatro sabores: tutti-fruti, hortelã, morango e agora, uva.
O lançamento de Bubbaloo Uva terá um apoio promocional de vendas, com a utilização de cartazes, displays e outros materiais de merchandising nos pontos de venda, broadsides informativos e mídia eletrônica, se estendendo durante o ano inteiro. A campanha - coordenada pela J. W. Thompson -, incluirá chamadas de 15" em todas as emissoras de televisão: Globo, SBT, Manchete, Record, Bandeirantes e Gazeta.
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