Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 01/FEV/1991
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

DPZ-Rio acaba com suas duplas de criação

Dentro de algumas semanas, o escritório carioca da DPZ - a mais premiada agência de propaganda brasileira - vai promover a inauguração de sua nova área de criação, remodelada física e filosoficamente.
Segundo nos adiantou Gustavo Bastos, diretor de criação da DPZ-Rio, a principal mudança efetuada na agência será o fim da famosa estrutura de duplas de criação ­ redator e diretor de arte trabalhando juntos de forma fixa - que serão substituídas por grupos de criação, sem constituição nem quantidade constantes de participantes.
Para adequar a estrutura do escritório à nova filosofia, Gustavo está coordenando as reformas das salas da criação, que serão substituídas por um salão no qual uma mesa central terá lugar para todos os criadores da agência e outros que se agregarem ao grupo de criação.
Atualmente, a criação da DPZ-Rio é composta de 4 profissionais: Gustavo Bastos (que além de diretor de criação é redator) e os diretores de arte Ernani "Naninho" Gouvêa, Rogério Cavalcanti e Carlos "Russo" Di Célio. Após o Carnaval, vai se juntar ao bloco o redator Cássio Faraco, que Gustavo acaba de retirar da criação da MPM.

Cleian considerou 90 um ano excelente

A Cleian Publicidade está atendendo, desde a segunda metade de 1990, a três novos clientes da área da construção civil (Engecau, Paulo Fernandes Engenharia e Construtora Tamoio), e dois shoppings centers.
As três construtoras lançaram empreendimentos na Barra, em Saquarema e em São Gonçalo respectivamente, exigindo da agência a criação de campanhas bem diferentes e adequadas às características de cada região.
Na área de shopping centers, a Cleian está atendendo a Cia. Prudentina de Shopping Center, que inaugurou em novembro em Presidente Prudente o Prudenshopping, o primeiro da região oeste paulista, que irá atender a mais de 1 milhão de consumidores em sua área de abrangência. São 130 lojas com as principais grifes do eixo Rio-São Paulo, distribuídas em dois pisos, 3 lojas âncora, ar condicionado, praça de alimentação, dois cinemas, parque infantil, praça de eventos e estacionamento para 1100 carros.
A campanha de lançamento foi produzida nos Estúdios Maurício de Sousa, utilizando a imagem da Turma da Mônica e veiculada nas rádios, emissoras de TV e jornais da região.
Ainda na área de shopping centers, a Cleian está atendendo ao Shopping Avenida Central, no Centro do Rio, que conta com mais de 100 lojas e que, até então, era visto pelo público como galeria, conceito que não cabe mais nos dias de hoje. Após um breve estudo, concluiu-se que as pessoas que trafegavam pelo corredor principal do Shopping não se davam conta de que, naquele local, existem dezenas de lojas e restaurantes dos mais variados. As pessoas, em sua maioria, utilizam o Shopping como passagem da Avenida Rio Branco para o Largo da Carioca, deixando de circular pelos quatro andares de lojas. A solução encontrada foi chamar a atenção deste mesmo público com o slogan "Tem Um Shopping No Seu Caminho", veiculado por meio de bandeirolas e cartazes fixados nos corredores, além de anúncios na mídia impressa. O próximo passo será a organização dos festejos dos trinta anos do Edifício Avenida Central em maio deste ano.
Em 1991, a Cleian pretende continuar estendendo os seus serviços a outras áreas do mercado. No ano passado, a Cleian atendeu, além dos clientes da área imobiliária encabeçados pela Júlio Bogoricin Imóveis, clientes das áreas de turismo, educação, administração e treinamento em informática.

Cartas

 

Caro Marcio,
Plano Collor, recessão; tava ruim, vai ficar pior: excelente oportunidade para mostrarmos quem é bom, quem não é.
1991 foi o ano que escolhi para mudar (e melhorar) radicalmente minha vida pessoal e profissional.
Em vez da década perdida, a antecipação do milênio a ganhar.
O Brasil do ano 2.000, da melhor qualidade de vida e profissional já começou, está em mercado-teste.
Em Curitiba, é claro.
Para onde me mudo a partir de janeiro de 1991. Quero participar intensamente do processo que vai antecipar o Brasil que dará certo.
Tanto eu como May, meus filhos João Vicente e Maria Teresa esperamos que em 1991, você também possa reagir, mudar e crescer, acreditando que não se pode dar colher-de-chá ao baixo astral, sob pena de se acostumar com ele.
Você, tenho certeza, faz parte do grupo de pessoas que continua achando que a terra é redonda, que miséria se combate com empreendedores, consumidores e crescimento.
Obrigado pelo apoio e atenção até agora.
Conte sempre comigo.
Um abraço do
Emmanuel Publio Dias

MKTMIX

• NORTON BRINDA COM COPO CISPER - Estou curiosíssimo para ver se desta vez a Cisper - que acaba de entregar sua conta à Norton - engrena como anunciante. A conta andou pelo Caio, que saiu com a campanha do "Bonito é beber no copo certo" e logo depois desapareceu. Passou pela VS Escala, mas, praticamente só fez alguns materiais promocionais. Agora a Norton promete uma campanha para março, envolvendo 500 mil dólares de verba. Estou torcendo. Afinal, a Cisper é um dos grandes anunciantes potenciais do mercado carioca.
• MOLEZA NO TELEFONE - A Plantronics do Brasil começa a vender, por 267 BTNS, um modelo de telefone portátil que já faz muito sucesso entre executivos americanos, por liberar suas mãos e permitir o uso simultâneo a outras atividades. O Lineset, marca comercial do aparelho, tem alcance de 20 metros e é recomendado para todos os profissionais que usam o telefone em larga escala.
• I WANT MY MTV ­ Assim que a Abril pôs no ar a versão brasileira da Music Television, eu escrevi aqui sobre a atenção que os publicitários deviam dar à emissora, não só como mídia, mas como divulgadora de comportamento, porque sem dúvida ela traz uma estética moderna e simultânea à existente, por exemplo, nos Estados Unidos. Houve quem torcesse o nariz e não acreditasse no MTV. Agora, com o Rock in Rio, quando ficou nítida a influência dos clips da emissora nas preferências das milhares de jovens que rockaram no Maracanã, vamos ver como os planejamentos de mídia vão reagir.
• CORRESPONDÊNCIAS - Para suas cartas e releases chegaram a tempo do fechamento da coluna (quinta-feira), envie-os para a Rua Visconde Silva, 156 Cob. 701, Cep. 22271 - Rio - RJ. Ou fale comigo, em horário comercial, pelo telefone (021) 552-4141.