Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Na Tycoon, agora, "marketing global" já é outra coisa
Faz exatamente uma semana, na coluna da última sexta feira, que eu falei aqui das dificuldades das produtoras de comerciais do Rio de Janeiro, que entre outras coisas, vêem as agências de propaganda cariocas entregarem seus filmes para serem feitos por produtoras de São Paulo, com a justificativa de que lá estão os melhores diretores de comerciais e, no geral, os melhores profissionais de produção.
Pois logo após eu ter entregado a coluna, recebi uma informação que eu parecia estar pressentindo: a maior produtora de comerciais do Rio, a Tycoon, está simplesmente desistindo deste mercado - ou reservando-se a atendê-lo apenas em casos que considere excepcionais.
Já este mês, portanto, ela passou a sediar, em seus enormes estúdios na Barra da Tijuca, as produções de novelas e minisséries da TV Globo, num esquema semelhante ao que a mega emissora já fez com um vizinho da Tycoon, o estúdio de Renato Aragão.
Um dos diretores da Tycoon, o ator Cyl Farney, quando me confirmou a notícia, não deixou de passar na voz uma certa amargura com a frustração de desistir do projeto inicial da produtora, criada principalmente para dar apoio à publicidade carioca. Cyl inclusive comentou sobre o quanto ele e seu sócio Paulinho Lomba tentaram mostrar para os diretores de criação das agências cariocas a qualidade das instalações e equipamentos da Tycoon que é realmente uma das mais modernas da América do Sul -, sem que a maioria deles sequer se dispusesse a conhecer a produtora lá da Barra da Tijuca.
Como nem Cyl nem Lomba são frades, nem ferreiros sem fornalha, mais simples foi desistir da batalha e aceitar a proposta global.
Ganha então a Rede Globo, perde o mercado publicitário carioca.
Nutrícia escolhe Almap para agitar no verão
Felizmente, o mercado carioca também tem suas flores: um anunciante do Rio, a Nutrícia, promete sair da toca e agredir o mercado a partir deste verão.
A Nutrícia - que tinha a sua propaganda feita pelas agências Professa e Contemporânea -, acaba de entregar a sua conta para a agência Almap/BBDO, depois de uma concorrência em que participaram a própria Contemporânea e a Pubblicità & Esquire.
A verba da Nutrícia em 1990 não foi muito grande: 2 milhões de dólares, praticamente concentrados no seu carro chefe, o adoçante Dietil.
A partir de novembro, porém, a verba deve crescer, e a Almap/BBDO fará sozinha a publicidade do Dietil, do achocolatado Milac e, aproveitando o clima do verão, o novo investimento da empresa, os refrescos Cristal Diet, na onda dos produtos dietéticos à base do aspartame.
A relação completa dos cariocas no IV Produção
Um excesso de material impediu, semana passada, a publicação, na integra, dos resultados das produtoras, estúdios e demais empresas cariocas que conquistaram medalhas e destaques no IV Prêmio Colunistas-Produção, julgado em São Paulo na última semana.
Por isso, a coluna corrige hoje aquela falha, dando aos cariocas a chance de saberem o que efetivamente o Rio fez para mostrar a qualidade de sua produção no concurso nacional.
IV PREMIO COLUNISTAS-PRODUÇÃO
MEDALHAS E DESTAQUES
••• COMERCIAL •••
SEGMENTOS DE MERCADOS
MERCADO DE ALIMENTOS PRATA: "Cais", da Zohar/Les Producers para Belier/WCRS e Taureau Ailé
MERCADO DE BELEZA OURO: "Egoiste", da Zohar/Pac para Chanel
MERCADO FINANCEIRO E DE SEGUROS BRONZE: "Melhor pra você", da Tec Cine para Propeg e Poupança Econômico
OURO: "Cavaleiros", da Tec Cine para Giovanni e Vulcan
••• COMERCIAL •••
DESTAQUES ESPECIAIS
DESTAQUE ESPECIAL DE PRODUÇÃO
• "Cavaleiros", da Tec Cine (por Cristina Simões, Milton Almeida e Ney Torres) para Giovanni e Vulcan
• "Cais", da Zohar/Les Producers (por Rômulo Marinho) para Belier/WCRS e Taureau Ailé
DESTAQUE ESPECIAL DE DIREÇÃO DE ARTE
• "Egoiste", da Zohar/Pac (por Guilherme Bolças) para Chanel
• "Festival Tramontina", da Made For TV (por Leonardo Bartucci) para Norton e Paes Mendonça Barra
DESTAQUE ESPECIAL DE MONTAGEM
• "Bate mãe", da Tec Cine (por Voltaire Cabeleira) para Giovanni e Casas Sendas
DESTAQUE ESPECIAL DE FOTOGRAFIA
• "Pintor", da Jodaf (por Raul Pedreira) para Contemporânea e Tintas Ypiranga
DESTAQUE ESPECIAL DE CENOGRAFIA
• "Melhor pra você", da Tec Cine (por Lia Renha) para Propeg e Poupança Econômico
• "Egoiste", da Zohar/Pac (por Abel Gomes) para Chanel
DESTAQUE ESPECIAL DE COMPUTAÇÃO GRÁFICA
• "Grande Promoção da Temporada", da Tec Cine (por José Dias e Roberto Shimosi) para J. W. Thompson e Esso
••• FONOGRAMA/JINGLE •••
SEGMENTOS DE MERCADOS
MERCADO DE POLÍTICA E/OU ELEIÇÕES
PRATA: "São Paulo, Meu Amor", da Tape Spot para Artplan e Paulo Maluf
MERCADO DE VAREJO DE GRANDE PORTE
PRATA: "Amar é" de Reginaldo Bessa para A Impecável Maré Mansa
••• FONOGRAMA/SPOT •••
SEGMENTOS DE MERCADOS
MERCADO DE COMUNICAÇÃO, CULTURA E EDUCAÇÃO
PRATA: "Radionovela: Alugo Quarto em N. York", da Nova Onda para Urbana e Jornal Balcão
BRONZE: "Radionovela: Sinfrônio", da Nova Onda para Urbana e Jornal Balcão
••• FONOGRAMA •••
DESTAQUES ESPECIAIS
DESTAQUE ESPECIAL DE MÚSICA/TEMA MUSICAL
• "É sempre tempo de mudar", da Tape Spot (por Clarisse) para Publinews e Praianinha
DESTAQUE ESPECIAL DE LETRA
• "Está tudo OK!", da Spaceball (por Kiko Fernandes) para FCB Siboney e OK Benfica Pneus/Cartão OK
••• FOTOGRAFIA •••
DESTAQUES ESPECIAIS
DESTAQUE ESPECIAL DE EFEITOS ESPECIAIS
• "Amor para Sempre", do Studio H (por Hamdan) para Urbana e Frank Joias
MERCADO DE COMUNICAÇÃO, CULTURA E EDUCAÇÃO
OURO: "Lambadas", de Lobo Studio para Catu Music
PRATA:. "Esta é uma pequena mostra...", de Nilton Ramalho para Contemporânea e Fundação Roberto Marinho
••• ILUSTRAÇÃO •••
SEGMENTOS DE MERCADOS
MERCADO DE ALIMENTOS
OURO: "Fruta li Forçan, de Nilton Ramalho para Standard e Fleischman Royal
MERCADO DE BEBIDAS NÃO ALCOÓLICAS
OURO: "Nossa homenagem a...", de Nilton Ramalho para McCann Erickson e Coca-Cola
PRATA: "O Sabor da Nova Geração-Carro", de Nilton Ramalho para Almap/BBDO e Pepsi
MERCADO DE BENS, SERVIÇOS E PRODUTOS PARA A INDÚSTRIA
OURO: Campanha "Não é qualquer um...", de Nilton Ramalho para Salles e Texaco.
MERCADO FARMACÊUTICO E DE SAÚDE
OURO: "Regurgitação", de Nilton Ramalho para Lápis de Cor e Beecham-Debridat
PRATA: "Digestação Difícil", de Nilton Ramalho para Lápis de Cor e Beecham-Debridat
MERCADO DE INFORMÁTICA
OURO: "Centro Educacional", de Nilton Ramalho para Salles e IBM-Brasil
MERCADO INSTITUCIONAL E CORPORATIVO
PRATA: "O Criador", de Nilton Ramalho para Contemporânea e O Globo
MERCADO DE POLÍTICA E/OU ELEIÇÕES
PRATA: "Zolá", de Murilo Sá Martins para Acervo e PSB Partido Socialista Brasileiro
MERCADO DE VAREJO DE GRANDE PORTE
OURO: "Família Pinguim", de Nilton Ramalho para Fama e Ponto Frio
PRATA: "Fashion Mãe", de Nilton Ramalho para Oficina e Fashion Brasil
BRONZE: "Feliz Presente Neste Natal", de Nilton Ramalho para Contemporânea e BarraShopping.
|