Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 17/AGO/1990
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Parmalat muda seu marketing para vender Frulat no Brasil

A Parmalat está investindo US$ 400 mil na promoção "Paciocco", visando levar o seu leite aromatizado em caixinha Frulat a ter uma participação de 15% do mercado brasileiro.
Segundo Glória Sarkozy, do departamento de marketing da empresa, a Parmalat está muito interessada neste mercado de leites aromatizados, que movimentou aproximadamente 180 milhões de unidades em 1989, e vem crescendo uma média de 6% ao ano. Frulat foi um dos primeiros produtos do mercado, iniciado em 1980 contando também com CCPL 2000, Alimbinha e Longuinho. Em 1981 entraram Toddynho e Mocoquinha. Em 1982, Choco Milk. Em 1985, Pelezinho, em 1986 Nescau Prontinho e, finalmente, em 1989, Mimo e Big Mococa,
Além do crescimento da concorrência, a Parmalat enfrentava o problema de ter o seu marketing centralizado e definido na Itália, onde o grande mercado de leites aromatizados é o familiar. Por isso, a embalagem prioritária é a de 1.000 ml, com um layout destinado ao comprador adulto.
No Brasil, porém, o grande alvo dos aromatizados é o público infantil, principalmente pela praticidade que o produto em caixinha - acompanhado de canudinho - dá ao lanche da escola. Por isso, a Parmalat foi obrigada a desenvolver uma embalagem exclusiva para o Frulat no mercado brasileiro, com ilustrações simples e fáceis de a criança identificar: o canudinho (que, aliás, criança adora) é apenas visto saindo ou de um grupo de morangos ou de uma barra de chocolate. O resultado foi que, pela primeira vez, a Parmalat italiana aprovou, sem restrições, as embalagens criadas no Brasil,
Paralelamente, conta Glória, a Parmalat brasileira alterou sucessivamente a fórmula do produto, submetendo-o a testes cegos de degustação até que pulassem do 4º lugar de preferência para o 1º ou 2º lugares.
Para o lançamento do novo Frulat, então, a Parmalat criou a promoção "Paciocco", através da qual uma família de bonecos plásticos será dada de brinde aos compradores da embalagem com 5 caixinhas.
Como propaganda, foi criado um filme de 30 segundos, usando a mesma técnica de unir desenhos e cenas ao vivo do "Roger Rabbit". De 6 de agosto a 30 de setembro o comercial será veiculado diariamente em todos os programas infantis das emissoras de televisão de São Paulo, Rio, Curitiba, Porto Alegre e Brasília.

Mercado fecha semestre com saldo positivo

Semana passada, problemas técnicos prejudicaram a publicação de uma tabela demonstrando o comportamento do mercado publicitário brasileiro no primeiro semestre deste ano, a partir de dados coletados pela Leda Nielsen Serviços de Marketing.
Por isso, estamos republicando a tabela, lembrando que ela mostra uma relação entre os dois primeiros semestres de 1990 sobre os de 1989, em milhares de dólares, e por segmento de mercado.

ÁREA ECONOMICA 1º Trimestre 2º trimestre ACUM JAN/JUN INF AREAS
    89   90 %
90/89
  89   90 %
90/89
  89   90 %
90/87
  89   90
BEBIDAS 13882 18787 35 15994 20866 32 29656 29652 34 3 3
ALIMENTOS 23602 50289 113 27828 46097 71 50630 96389 98 5 6
TABACOS 3077 5599 146 4972 856 -0,3 8049 8434 5 1 1
TEXTIL/VESTUÁRIO 13012 21724 67 26724 26592 0 39736 48315 22 4 3
PERF/FARMACIA 16788 32338 93 24359 30523 58 41147 90861 72 4 5
UT. DOMÉSTICA 7100 9959 40 15315 15821 3 22423 89790 15 2 2
LIMPEZA/HIG DOM. 5230 9803 87 5996 5535 5 10765 15599 45 1 1
FOT/OTC/CINE/SOM 21003 34183 63 18410 23216 90 29413 67399 71 4 4
MÓVEIS/DECOR 2987 3537 10 4144 4103 -1 9131 9600 9 1 1
EDUC/N COMUNIC 35092 61011 74 32554 52932 63 67646 113944 68 7 0
BRINQ/DIVERSÕES 24467 36363 48 37322 42863 15 61989 99166 28 7 5
N. TRANSP/AFINS 9365 18185 94 16098 16237 1 25463 34421 25 2 2
MERC. FINANCEIRO 32024 64776 102 49030 53420 9 81054 118196 46 9 6
IND. CONSTRUÇÃO 18189 44866 147 43557 33567 -23 61746 78433 27 7 5
COMÉRCIO 93267 169743 82 13496 237985 78 227330 40727 79 24 27
EQUIP./MAT ESCRIT 5196 8576 65 5587 7556 25 10777 16132 50 1 1
AGROPECUÁRIA 2170 3564 64 4326 5002 16 6496 8566 32 1 1
IND. MAT. PRIMA 2289 5644 147 4136 2528 -39 6425 8182 27 1 1
SERVIÇOS 55159 121586 120 73235 120939 76 128394 250526 95 15 17
PUBL. LEG/N SETOR 4450 11391 150 5834 9523 63 10284 20914 103 1% 1%
Total 388351 733841 89 548003 782442 43 936354 1516203 62 100 100

MKTMIX

• VINGANÇA SARÁ MALIGNA! - Como todo mundo no mercado de propaganda já sabe, várias fontes de Brasília garantem que as agências MPM, Salles e Almap, que vinham sendo muito beneficiadas pelos governos passados, ficarão de fora de todas as contas publicitárias do Governo Collor.
Mas uma nova notícia surge na praça. Elas não se conformaram com a discriminação, e depois de uma semana de reuniões decidiram: a partir de agora, as três vão disputar em pool, e com força total, todas as concorrências que surgirem do governo paralelo...
• QUANDO SETEMBRO VIER - Esse filme todo mundo já tinha visto mas não acreditava. E agora ficam alguns publicitários dizendo-se surpresos com o crescimento da agência mineira de Almir Salles, como se ela tivesse saldo do nada. O que é de uma burrice enorme.
Tenho o maior respeito - e já demonstrei isto várias vezes - pelo trabalho das grandes agências brasileiras, e acho um equívoco elas serem desconsideradas no atual governo, pois contam com uma experiência inestimável dos problemas de comunicação governamental.
Mas daí a alguns publicitários ignorarem a história da agência Setembro vai um passo muito grande
Conheço a Setembro e Almir Salles desde que a agência nasceu, em 1976, brigando pela melhoria da qualidade da propaganda mineira e investindo muito na valorização profissional. Várias vezes ela foi Agência do Ano naquele mercado, e é bom que se relembre, foi ela a responsável, com sua publicidade, pelo sucesso do lançamento das sandálias plásticas Melissinha em todo o país.
Ou seja, Almir e a Setembro merecem cada centavo e cada centímetro que estão conquistando agora.
De qualquer modo, se algum executivo de grande agência nacional sentir-se em condições de atirar a primeira pedra, por favor me telefone, que faço questão de divulgar esse feito extraordinário.
Estou aguardando, e semana que vem conto se alguém ligou.
• MONJARDIM PROMETE ATACAR DE NOVO - Afastado da direção de comerciais desde que se dedicou a levantar o Ibope da TV Manchete (o que, aliás, conseguiu), Jaime Monjardim já começa a sentir saudades da publicidade e promete sua volta para bem próximo. Ao que parece, a produtora paulista Espiral está negociando o seu passe, querendo contar com ele na base da exclusividade para a área publicitária Sem que ele tenha que deixar a televisão, é claro.
• MÁRIO MÁRCIO BRILHA NO SUL - Mário Márcio Bandarra, um dos melhores diretores da Rede Globo (responsável, com os não menos competentes Jorge Fernando, Jodele Larcher e Fábio Sabbag, pelo sucesso da Rainha da Sucata) entrou nos estúdios esta semana exultante: a campanha que dirigiu para os eletrodomésticos da Enxuta - aquela de 1989, estrelada por sua mulher, a atriz Luiza Thomé - foi a vencedora do Prêmio Profissionais do Ano Região Sul.
Aliás, aproveitando a deixa, e como muita gente tem me perguntado, esclareço que é mesmo este amigo aqui de vocês o ator que faz o acionista da Do Carmo Veículos, Alexandre Vidigal, na dita Rainha da Sucata.
E se algum de vocês fica surpreso com o comportamento da gente junto com o Renato Maia (personagem do Daniel Filho), recomendo que revejam a entrevista do advogado do Rei das Tintas à televisão, dizendo que o assassinato do presidente da empresa foi uma coisa absolutamente comum no meio de negócios, onde o sucesso de um empresário causa muitas inimizades e inveja dos concorrentes...
• MIKSON SEGURA PAULA - A produtora Mikson informa que renovou seu contrato de exclusividade com Paula Trabulsi, diretora que, aos 28 anos, com 11 de experiência no ramo, já é considerada uma das grandes promessas do setor. Paula receberá da Mikson, pela exclusividade, aproximadamente US$ 350 mil nos próximos 12 meses.
• NO MARKETING DOS CORREIOS - José Alberto Froes Cruz é o novo diretor de marketing da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, tendo assumido, junto com ele, Julio Takeru Imoto como assessor executivo da citada diretoria. O EBCT fica sediado em Brasília e é uma das empresas de governo que brevemente vai precisar escolher uma agência de propaganda.
• BOTANDO O PRETO NO BRANCO - Sem muita badalação, o programa de rádio "Cultura em Preto & Branco", criado pelo baiano J. Reis e levado ao ar pela Radio Imprensa do Rio de Janeiro todas as terças-feiras, às 22 horas, recebeu um diploma de Analista do 9º Festival Internacional de Rádio de Nova York. O programa é dedicado principalmente às comunidades negras, mostrando a contribuição do negro para a cultura brasileira. A meta de J. Reis agora é levar o programa para a televisão.
• PERDAS LAMENTÁVEIS - Em uma única semana a comunicação brasileira sofreu três golpes. Na publicidade, deixou-nos Simão Gorender, diretor por longos anos da carioca Abaeté Propaganda. Nas relações públicas, tivemos a perda do grande líder do setor, Valentim Lorenzetti, presidente da LVBA Comunicação. E na televisão foi embora Bráulio Pedroso, em pleno processo de criação de uma novela que abriria mais um espaço na dramaturgia do veículo, através da TVS. Ainda bem que, dos três, ficam os grandes exemplos que deram no exercício de suas atividades. O que não é pouco.
• ALMAP COMEMORA - Num pais em que os participantes de qualquer concurso ou levam ouro ou se consideram não-premiados, é bastante louvável a Almap/ BBDO comemorar com uma divulgação o terceiro lugar que conquistou no volume de prêmios do Anuário do Clube de Criação de São Paulo. É claro que entre os motivos da comemoração foi a agência ter superado, entre outras, a W/Brasil de Washington Olivetto.
Falando nisso, as dez agências mais premiadas pelo Anuário foram: DPZ, MPM, Almap/BBDO, W/Brasil, Denison, Salles, Lage, McCann, Standard e Lintas. Entre os anunciantes, assim ficou a premiação: Banco Itaú, Volkswagen, Alpargatas , Fiat, Souza Cruz. Heublein, Johnson & Johnson, Telesp, Hering e Bombril.
• AS CARTAS NÃO MENTEM JAMAIS - Ao menos é o que eu espero daquelas que vocês me enviarem. Principalmente das que chegarem ao endereço correto de correspondência da coluna: Rua Visconde Silva. 156 cob. 701, CEP 22271. Rio de Janeiro - RJ. E o telefone, no horário comercial é (021) 552-4141.
• SÓCIO - O profissional Sebastião Amoedo está se associando à agência Presença Comunicação & Publicidade. Formado em comunicação em 1975 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com mestrado pela mesma UFRJ em 79, Amoedo vem ocupando o cargo de gerente de comunicação social da Thomas De La Rue desde maio de 1988. Associando-se à Presença, porém, Amoedo não abandona a Thomas, passando a assessorá-la através de sua agência.