Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 10/AGO/1990
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Family entra na briga dos detergentes líquidos.

Family - SplendidCom participação cada vez mais forte junto ao mercado de consumo, as mulheres -sejam elas europeias, americanas ou brasileiras - vêm exigindo das indústrias produtos mais práticos e multifuncionais, que reduzam e facilitem sua carga de trabalho doméstico.
Ao anunciar o lançamento do detergente líquido Splendid no Brasil, a Family - joint-venture entre a Sanbra e a Dow - atende às necessidades das consumidoras, demonstradas em pesquisa realizada junto a 2.200 donas-de- casa. Elas desejavam um produto que executasse a lavagem completa das roupas em todas as suas etapas; que pudesse ser utilizados em roupas brancas e coloridas só ao mesmo tempo (o volume de roupas coloridas no Brasil é de mais de 80%, contra 68% nos Estados Unidos e 63% na Europa); que não deixasse resíduos; fosse fácil de dissolver e dosar.
Com Splendid, a Family pretende marcar sua entrada no mercado de detergentes para lavar roupas, um dos maiores do Brasil, que representou em 1989 um volume de 330 mil toneladas e movimenta anualmente US$ 550 milhões.
A reação das donas-de-casa que testaram Splendid permite prever que o sucesso internacional dos lava-roupas líquidos também vai chegar ao Brasil. Das mulheres entrevistadas, 82% consideraram o produto excelente tanto para roupas brancas como para coloridas; 89% verificaram que é ótimo para qualquer tipo de tecido; 89% concordaram que é prático e fácil de usar; 84% observaram que é econômico e rende mais; 98% disseram que deixa a roupa macia e que seu perfume é excelente e 71 % consideraram o produto melhor que o concorrente usado habitualmente.

Mercado Publicitário fecha semestre com saldo positivo.

A Leda Nielsen Serviços de Mídia concluiu seu balanço referente ao investimento publicitário deste primeiro semestre do ano, apurando um total de US$1.516.283.000, que revela um crescimento real da ordem de 30%, se considerarmos a defasagem cambial em relação a inflação do 1º semestre de 90 contra o mesmo período de 89.
De acordo com Miklos Pal Hromada, Diretor de Mídia da Nielsen, a comparação do movimento do mercado publicitário entre os dois primeiros trimestres do ano evidencia o reflexo do Plano Collor em setores específicos, como o da Construção Civil, com queda de 24,8%, o Mercado Financeiro, com -18,2% e o setor de Tabacos que também retraiu a verba destinada à propaganda em 88,7% negativos. "Na verdade, explica Hromada, houve uma alteração na configuração do investimento publicitário por área econômica: enquanto alguns cortaram campanhas, outros setores intensificaram sua presença na mídia, como foi o caso do comércio e vestuário, que se destacam entre os principais responsáveis pela expansão do bolo publicitário no 2º trimestre, com índices positivos de 40,6% e 20,8% respectivamente".
JORNAIS CRESCEM
Na divisão por meio, o investimento publicitário de abril a junho beneficiou o meio jornal, com um crescimento de 23,4%, em detrimento de revista, que apresentou queda de 21,3%. Já a TV apresentou 4% a mais que o 1º trimestre garantida em boa parte por compromissos assumidos anteriormente, tais como Fórmula 1 e Copa do Mundo.
A partir deste mês, o Relatório de Investimento Publicitário da Leda-Nielsen passará a divulgar os dados referentes ao investimento publicitário em Outdoor, que neste 1º semestre respondeu por 1,5% do total da verba investida em publicidade.
Nesta participação total, a televisão continua na frente, com 53,5% da verba publicitária, seguida do jornal, com 30,3%. As revistas ficaram com 10,1 % e o rádio com 4,7% de participação.
O gráfico abaixo mostra uma relação entre os dois primeiros trimestres de 1990 sobre os de 1989, em milhares de dólares, e por segmento de mercado.

ÁREA ECONOMICA 1º Trimestre 2º trimestre ACUM JAN/JUN INF AREAS
    89   90 %
90/89
  89   90 %
90/89
  89   90 %
90/87
  89   90
BEBIDAS 13882 18787 35 15994 20866 32 29656 29652 34 3 3
ALIMENTOS 23602 50289 113 27828 46097 71 50630 96389 98 5 6
TABACOS 3077 5599 146 4972 856 -0,3 8049 8434 5 1 1
TEXTIL/VESTUÁRIO 13012 21724 67 26724 26592 0 39736 48315 22 4 3
PERF/FARMACIA 16788 32338 93 24359 30523 58 41147 90861 72 4 5
UT. DOMÉSTICA 7100 9959 40 15315 15821 3 22423 89790 15 2 2
LIMPEZA/HIG DOM. 5230 9803 87 5996 5535 5 10765 15599 45 1 1
FOT/OTC/CINE/SOM 21003 34183 63 18410 23216 90 29413 67399 71 4 4
MÓVEIS/DECOR 2987 3537 10 4144 4103 -1 9131 9600 9 1 1
EDUC/N COMUNIC 35092 61011 74 32554 52932 63 67646 113944 68 7 0
BRINQ/DIVERSÕES 24467 36363 48 37322 42863 15 61989 99166 28 7 5
N. TRANSP/AFINS 9365 18185 94 16098 16237 1 25463 34421 25 2 2
MERC. FINANCEIRO 32024 64776 102 49030 53420 9 81054 118196 46 9 6
IND. CONSTRUÇÃO 18189 44866 147 43557 33567 -23 61746 78433 27 7 5
COMÉRCIO 93267 169743 82 13496 237985 78 227330 40727 79 24 27
EQUIP./MAT ESCRIT 5196 8576 65 5587 7556 25 10777 16132 50 1 1
AGROPECUÁRIA 2170 3564 64 4326 5002 16 6496 8566 32 1 1
IND. MAT. PRIMA 2289 5644 147 4136 2528 -39 6425 8182 27 1 1
SERVIÇOS 55159 121586 120 73235 120939 76 128394 250526 95 15 17
PUBL. LEG/N SETOR 4450 11391 150 5834 9523 63 10284 20914 103 1% 1%
Total 388351 733841 89 548003 782442 43 936354 1516203 62 100 100

MKTMIX

• LAGE PERDE O FEITIÇO DA VILA ­ Foi para a Futura/Scali, McCabe, Sloves a conta da Vila Romana, que estava com a Lage, Stabel & Magy desde o lançamento da marca. A verba prevista da conta em 1990 é de US$ 1 milhão.
• FUNDIÇÃO BOTA VÍDEO EM OFICINA - A Fundição Progresso começa a realizar seus cursos e o primeiro deles é a Oficina de Criação em Vídeo, um curso prático de roteiro, produção, gravação e edição dirigido por Andréa Falcão com duração de 5 meses. O início será dia 14 de agosto, com as aulas das 19h às 21:30hs, todas as 3ªs e 5ªs, na própria Fundição, que, como todos sabem, fica atrás do Circo Voador, na Lapa. Quem quiser saber mais sobre a Oficina, ligue para (021) 220-5022, com Bia ou Eva.
• A ORDEM É PARTICIPAR - A Altermark Comunicação, agência do Paulo Voguel, está patrocinando o Seminário "Sistema de Participação nos Lucros", que vai acontecer dia 16 de agosto no Copacabana Palace. Se você quer participar, tanto dos lucros, como do seminário, ligue para (021)284-6947.
• PRESENÇA MARCA PRESENÇA COM TALENTO - É da Presença Comunicação o comercial de lançamento do prêmio Talento Brasileiro, instituído pelo Sesi e que está sendo veiculado nas televisões do país. A criação foi de Vespasiano da Luz, com direção de arte de Cláudia Avilez e produção da M T. Firmes.
• DA AGÊNCIA PARA O CLIENTE EM PEDALADAS - O planejador e supervisor de media da McCann-Erickson, Antônio Ruiz Neto, deixou o cargo na agência para assumir a mesma posição na Monark, trabalhando junto com o diretor de marketing da empresa, Daniel Galindo.
• REVISTA DIZ OS NÚMEROS DO CACHORRINHO - A Flash Editora investiu 70 mil dólares para reformular a revista Cães & Cia, que está completando 12 anos de circulação, voltando-se agora para o público de crianças e donas-de- casa, que uma pesquisa determinou serem os público-alvo da publicação (e não mais o homem adulto, como até então). Os editores lembram que só nas feiras realizadas pela Flash, de 1983 até hoje, foram comercializados 20 mil animais, num total de US$ 5 milhões. A expectativa de crescimento do setor é muito grande. Na área de ração animal, por exemplo, o potencial do mercado brasileiro é de 450 mil toneladas/ano, mas o consumo ainda está em 60 mil toneladas/ano, num volume de Cr$ 6 bilhões.
• CORREIO VAI DIRETO AO MARKETING - A ECT-Empresa de Correios e Telégrafos vai promover dia 21 de agosto, das 14h às 18h, no seu Auditório na Av. Pres. Vargas, 3077, um seminário sobre os "Aspectos Fundamentais de uma Operação de Marketing Direto", ensinando desde "Como criar uma campanha" até "A utilização dos serviços dos Correios". Quem está organizando é a Abemd - Associação Brasileira de Marketing Direto, que pode dar maiores informações pelo telefone (021) 284-1412.
• ABRIL FAZ REVISTA EM RÁDIO ­ A revista Guia Rural, da Editora Abril, está agora com o programa "Rádio Guia Rural" em 168 emissoras de rádio de todo o Brasil, numa produção da editora e da agência de propaganda Ali & Associados. O programa tem 15 minutos e conta com a participação de Rolando Boldrin entre seus quadros, contando causos e cantando modas de viola. A Abril espera que, através do próprio programa, a tiragem da revista, que atualmente é de 120 mil exemplares, salte para 180 mil até o fim do ano.
• KIBON INVESTE NO SBT - A Kibon está investindo 500 mil dólares numa promoção em dois programas infantis do SBT: o da Mariane, pela manhã, e o da Mara Maravilha, à tarde. O produto promovido é o Frutilly, que vai premiar com mini-carros as melhores frases sobre como preservar a natureza, e anexá-las as três embalagens do produto.