Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 06/JUL/1990
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Passport ganha nova campanha publicitária

Ivan Stracker em comercial da Enio para PassportCom o objetivo de consolidar sua liderança no mercado de whiskies importados engarrafados no Brasil, a Seagram está veiculando um novo comercial de TV do whisky Passport. Realizado pela agência Enio Mainardi Propaganda, o filme dá sequência à campanha do produto (Scotland, The Home of Passport), que tem conferido a Passport uma forte imagem entre os engarrafados comercializados no país.
Filmado na cidade de Edimburg e também nos Highlands escoceses, o comercial com duração de 45" mostra cenas do antigo processo de fabricação do whisky, tradição presente em Passport. O testemunho do presidente da Seagram da Escócia, Ivan Straker, ressaltando a origem e a tradição do produto, é feita em um "pub", uma instituição nacional onde os escoceses se reúnem para tomar o scotch whisky.
Liderando o mercado brasileiro de whiskies engarrafados com 30% de participação, o Passport é um blended whisky totalmente fabricado em Strathisla, a mais antiga destilaria da região dos Highlands escoceses, e dirigido principalmente a um público formado por homens de classe A e B que prestigia a tradição e a alta qualidade de um autêntico scotch whisky.
A nova campanha publicitária que conta com comercial de TV, anúncios em revistas e promoções em pontos de venda, está recebendo um investimento de US$ 1,5 milhão, visando um aumento de 20% nas vendas do produto.

Martini & Rossi lança sua linha de produtos importados

A partir deste mês a Martini & Rossi brasileira passa a importar e a comercializar 15 marcas de bebidas mundiais marcando presença nos principais segmentos do mercado de importados. O uísque Johnnie Walker – o mais vendido no mundo – encabeça a lista e é uma licença de United Distillers, juntamente com o gim Tanqueray, líder nos Estados Unidos.
Da própria Martini & Rossi internacional estão presentes o renomado Noily Prat, sinônimo do mais clássico vermute francês; o Calvados Boulard, líder em exportação e o mais vendido em free-shops; e o autêntico "cognac" Napoleon Gaston de Lagrange, um dos melhores da região em Cognac; o licor B & B (Benedictine e Brandy), responsável pela metade das vendas mundiais da Benedictine.
A licença da United Distillers para a Martini & Rossi brasileira comercializar os uísques Johnnie Walker e o gim Tanqueray é o resultado de fortalecimento das relações entre as duas companhias em função da ótima performance da empresa brasileira no engarrafamento e venda do uísque Bell's, recuperando sua posição de um dos líderes no mercado nacional.
Segundo Xavier Serra, presidente da Martini brasileira, este é o inicio de um processo de importação e comercialização das bebidas elaboradas pelas empresas Martini no mundo e de produtos de outros consagrados fabricantes internacionais que detinham bebidas no mesmo padrão de qualidade de grupo.
Para tanto, a Martini & Rossi planeja investir inicialmente US$ 1,6 milhão em marketing desses produtos no Brasil, esperando faturar cerca de US$ 15 milhões até o final do ano, reforçando sua posição de uma das empresas líderes no setor, com marcas de prestígio e sofisticação.

Através de uma campanha a ser veiculada durante o mês de julho, com o slogan "Mais que um Modismo", a De Lantier Vinhos Finos – subsidiária da Martini & Rossi estará destacando a tradição do vinho Château Duvalier, objetivando consolidar a imagem da marca no mercado.
O Château Duvalier foi o primeiro vinho de mesa a ser lançado no Brasil e desde então permanece na liderança do agora concorridíssimo mercado.
A De Lantier comercializa o produto em nove versões sendo três tipos clássicos (tinto, branco, rosé), e seis varietais (Riesling, Cabernet Franc, Melo Rosé, Gamay, Cabernet Franc Rosé e Saint Emilion).
A empresa está investindo US$ 700 mil nessa campanha de televisão de abrangência nacional, nas principais emissoras. O filme, criado pela McCann–Erickson, está ambientado num "bistrô" francês onde uma câmara capta flagrantes de grupos de consumidores da marca. O filme procura demonstrar ainda que o Château Duvalier é um vinho com uma imagem sólida junto ao consumidor e que, portanto, resiste ao tempo e aos modismos passageiros.

Embalagem brasileira é premiada com o "Clio Awards 90".

UM dos mais disputados prêmios internacionais concedidos à área da criação, o "Clio Awards", foi atribuído este ano à DIL–Embalagem, Desenho Industrial, Identificação Corporativa e Promoção, empresa brasileira pioneira na criação de embalagens e já ganhadora de três "Clio Awards" nesta categoria. O "Clio Awards 90" foi conferido a DIL pela embalagem do Sabonete Caress, um produto glicerinado da Gessy Lever lançado em 1989. A entrega do prêmio aconteceu no dia 14 de junho, em Nova York.
Segundo Fernando Muniz Simas, diretor da DIL, "a embalagem do Caress foi criada com o objetivo de valorizar a característica transparente do sabonete, associando o produto a pedras preciosas. Com fundo em mármore, o que dá uma ideia de higiene e sofisticação, a embalagem tem seu brilho acentuado pela impressão invertida no poliéster que envolve o papel laminado".
O "Clio Awards" é um prêmio atribuído anualmente a criadores nas categorias Cinema, Embalagens, Rádio e Mídia Impressa. Para o prêmio deste ano, estavam inscritas 27 mil peças, provenientes de setenta países. O Brasil teve 428 peças inscritas e 24 agências brasileiras chegaram às finais. "Caress" foi o único premiado na área de Embalagens.

Bavária: agora em todo o Brasil

A Bavária, primeira cerveja Premium fabricada no Brasil, depois de ter sido lançada no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, já se encontra agora em todo o Brasil.
A Antarctica está investindo 2 milhões de dólares no lançamento do produto e pretende obter em torno de 0,3% de um mercado total de 5,5 bilhões de litros de cerveja consumidos por ano em todo o país. A Bavária já foi devidamente degustada e testada em mais de 100 pontos de venda, sob a orientação de mestres cervejeiros, a grande maioria de origem alemã. Por sua característica de formulação extra e apresentação sofisticada, a Bavária destina-se ao público de classe A, B. Ela está sendo distribuída em hotéis, restaurantes, clubes, lojas especializadas em gastronomia, delicatessens, grandes supermercados no segmento de importados.
A Antarctica, empresa líder com 42% de participação, é, segundo a revista americana "Impact International", a 5ª marca de cerveja mais consumida em todo o mundo.

Pró-Espuma QualidadePró-Espuma decide investir na mídia impressa.

Em busca de um consumidor mais crítico, informado e seguro de seus direitos, a União dos Fabricantes de Colchões de Espuma (Pró-Espuma/Qualidade), decidiu alterar a sua estratégia de Marketing, este ano, investindo na mídia impressa, em vez de dispersar seus esforços numa campanha de massa.
"Esperamos que a liderança do público leitor de jornais e revistas se encarregue de multiplicar o efeito da nossa campanha", prevê um dos diretores do Pró-Espuma, Davi Lingerfeit. "Para um tema didático e mais adulto, optamos por um meio específico e mais duradouro", ele explica.
A primeira etapa da campanha (julho/setembro), consta de 4 anúncios diferentes, levemente satíricos, como a chamada "De dia, deu as costas para o selo. De noite, deu de cara com a dura realidade". São as mensagens adaptadas ao "target" de 4 segmentos de publicações: Informação geral (Veja, Isto é/Senhor, Manchete etc); saúde/esporte (Corpo a Corpo, Saúde, Quatro Rodas etc); casa/decoração: (Cláudia, Casa Cláudia, Casa & Jardim); e cultura/lazer (Playboy. Nova etc.).

.