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                                             Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil. 
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet. 
                                             Colunistas escolhem os  melhores nacionais. 
                                             Um júri de 11 colunistas,  presidido por Francisco Alberto Madia de Souza, encerrou no último fim de  semana, em São Paulo, o ciclo do Prêmio Colunistas 89, com o julgamento da 23ª  versão do concurso nacional, com todos os vencedores de Diplomas de Ouro das  premiações regionais. 
                                               As dificuldades da  propaganda brasileira, no último ano, se se refletiram em Cannes (ver matéria  abaixo), não poderiam ter resultado diferente ao Colunistas. A média  qualitativa dos trabalhos esteve bem abaixo de anos anteriores e, assim como  nas regionais, várias categorias ficaram sem medalha de ouro, mantendo a  preocupação do Colunistas Nacional de cada vez mais trazer rigor para o nível de  premiação. 
                                               A agência carioca mais  premiada foi a Contemporânea, que também tivera o maior número de trabalhos  concorrendo. Além dela, receberam prêmios Artplan, Caio, Denison-Rio, DPZ,  Fiori, Mental Mark, MPM, Provarejo, Standard Ogilvy & Mather, Urbana e VS  Escala. 
                                               Vejam abaixo, os resultados  dos Grandes Prêmios e os trabalhos das agências e anunciantes cariocas  selecionados: 
                                             23º PRÊMIOS COLUNISTAS  NACIONAL 89/90 
                                             Júri: Francisco Alberto  Madia de Souza (Presidente); Adonis Alonso, Antoninho Pereira Rossini, Armando  Ferrentini, Eloy Simões, Fernando Vasconcelos, Genilson Gonzaga, Jomar Pereira  da Silva, Lúcia Leme, Marcio Ehrlich e Silvia Dias de Souza. 
                                             GRANDES PRÊMIOS 
                                             AGÊNCIA DO ANO: DPZ Propaganda. 
  "Pela impressionante  qualidade e uniformidade alcançada em seu trabalho criativo, sem declínio em  relação ao ano anterior. quando conquistou o mesmo prêmio. A DPZ comprova ter  uma grande equipe e não ser uma agência de um homem só". 
  PUBLICITÁRIO DO ANO: Almir Sales (Presidente da  Setembro Propaganda). 
  "Por ter alçado sua  agência, de origem mineira, a um reconhecimento nacional, destacando-se de  forma consagradora na liderança da campanha publicitária que elegeu Fernando  Collor de Mello". 
  PROFISSIONAL DE PROPAGANDA DO ANO: Sérgio Reis  (Diretor de Marketing do Bamerindus). 
  "Por sua grande  responsabilidade na manutenção do ótimo produto publicitário do Bamerindus,  assim como por sua atuação pessoal em todo o território nacional e pelo  prestígio que dedica ao mercado de agências de propaganda". 
  ANUNCIANTE DO ANO: Enxuta (Triches). 
  "Pela rápida projeção  alcançada nacionalmente como anunciante, destacando-se por acreditar na boa  propaganda aliada a um bom marketing". 
  VEÍCULO DO ANO: Rede Manchete de Televisão. 
  "Por ter lançado em  1989 as bases para seu atual sucesso. Acreditou, investiu, profissionalizou-se  e cresceu. E ainda inaugurou notáveis instalações em São Paulo, ficando mais  próxima dos grandes anunciantes e agências nacionais". 
  CAMPANHA DO ANO: 
                                               Título: "Tire sue homem  de circulação". 
                                               Segmento de Mercado: Beleza 
                                               Agência: Young & Rubicam 
                                               Anunciante:  Colgate/Palmolive – Desodorante Darling. 
                                               Criação: Christina Carvalho  Pinto e Nelson Porto (diretores e redatores) e Camilo Magalhães (diretor de  arte). 
                                               Direção: Tito Teijido. 
                                               Atendimento: Paulo Zoega e  Ceci Pedroso. 
                                               Aprovação: A. R. de Campos  Neto. 
                                               COMERCIAL DO ANO: 
                                               Título:  "Orquestra". 
                                               Segmento de Mercado: Bebidas  Não Alcoólicas. 
                                               Agência: DPZ Propaganda. 
                                               Anunciante: Cia União/Café  Pilão. 
                                               José Zaragoza e Helga  Miethke (diretores), Cláudio Deckes e Paulo Leite (redatores) e João Simone  (diretor de arte). 
                                               Direção: Dorian Taterka 
                                               Atendimento: Carlos Vicente  de Paula Leão 
                                               Aprovação: Irving Nadir  Vieira. 
                                               ANÚNCIO DO ANO: 
                                               Título: "Vê se presta  atenção no tecido". 
                                               Segmento de Mercado: Bens,  Serviços e Produtos para a Indústria. 
                                               Agência: DM9 Propaganda 
                                               Anunciante: Rosset Tecidos. 
                                               Criação: Nizan Guanaes  (diretor e redator) e Edinaldo "Cebolinha" Fernandes (diretor de  arte). 
                                               Produção: Fernando Queiroz e  Fátima Carreira. 
                                               FONOGRAMA DO ANO: 
                                               Título: "Recursos  Humanos" 
                                               Segmento de Mercado:  Institucional e Corporativo. 
                                               Agência: Studio Uno. 
                                               Anunciante: Enxuta (Triches) 
                                               MELHOR CONJUNTO DE PEÇAS ELETRÔNICAS: DPZ Propaganda 
                                               MELHOR CONJUNTO DE PEÇAS IMPRESSAS: DM9 Propaganda. 
                                               DESTAQUES DO ANO: 
                                               - Ao programa Intervalo,  dirigido por Carlos Alberto Vizeu e produzido pela Tele Tape, por ser o  primeiro programa sobre Propaganda e alcançar uma veiculação nacional, mantendo  um alto nível de informações, a ponto de estar em crescente interesse pelo  espectador brasileiro. 
                                               - A ESPM – Escola Superior  de Propaganda e Marketing, por sua expansão e consolidação, a partir da mudança  para a sede própria no bairro paulista de Vila Mariana, e pela abertura de sua  Faculdade de Administração Mercadológica. 
                                               - Aos Institutos de Pesquisa  brasileiros, pela eficiente participação nas últimas eleições presidenciais,  confirmando-as como instrumentos indispensáveis para o marketing eleitoral. 
                                             TRABALHOS PREMIADOS 
                                             • PRATA de comercial de  Alimentos – "Paixão à primeira mordida", da Denison e Cinemacentro  para Bombom Serenata de Amor. 
  • PRATA de Fonograma de  Alimentos – Série "Pão, pão, pão", da Urbana e Radioatividade para  Pão & Etc. 
  • BRONZE de Outdoor de  Alimentos – "Não sou famosa, mas...", da Contemporânea para Nutrícia. 
  • PRATA de Fonograma de  Bebidas Alcoólicas – Série "Kaiser", da DPZ e MCR para Cerveja  Kaiser. 
  • PRATA de Comercial de  Brinquedos e Jogos – "Frank, Victor", da MPM e Cinemacentro para  CEF/Loteria. 
  • PRATA de Campanha de  Cigarros e Tabaco – "Alguma Coisa em Comum", da Standard O. &  Mather para Cia. Souza Cruz/Free. 
  • OURO de Comercial de  Comunicação, Cultura e Educação – "No Smoking", da Artplan para  Britannia. 
  • PRATA de Campanha de  Comunicação, Cultura e Educação – "Free Jazz", da Standard O. &  Mather para Cia. Souza Cruz/Free. 
  • OURO de Comercial  Farmacêutico e de Saúde – Série "Saúde Bradesco", da Artplan e  Jodaf-Yves-Rio para Bradesco Seguros. 
  • BRONZE de Campanha  Financeira e de Seguros – "Esperando o cheque", da Flori e Tele-Tape  para a CEF/Cheque Azul. 
  • BRONZE de Campanha  Financeira e de Seguros – "Pessoa Física", da VS Escala para  Citibank. 
  • OURO de Campanha  Institucional e Corporativa – "Os leitores", da Contemporânea para O  Globo. 
  • PRATA de Campanha de Moda  e Vestuário – "Sapasso 89", da Contemporânea para Sapasso. 
  • PRATA de Campanha de  Móveis , Decoração e Utensílios Domésticos – "Nada é por acaso...",  de Mental Mark para Rio Design Center. 
  • PRATA de Campanha de  Produtos, Comércio e Serviços Automobilísticos – "Castrol GTX", da  DPZ para Castrol. 
  • BRONZE de Comercial de  Serviços Públicos e Comunicação de Governo – "Cordinha, Tesoura,  Sacolão", de MPM e Jodaf-Yes Rio para Governo do Estado do Rio. 
  • PRATA de Campanha de  Varejo de Grande Porte – "Paulista", da Provarejo para Mesbla. 
  • PRATA de Anúncio de  Mercados Diversos – "Confie em quem não..." da Escala para Ibope. 
  • PRATA de Anúncio de  Agência – "A Contemporânea toma posse...", da Contemporânea. 
  • PRATA de Peça Publicitária  de Oportunidade – "Afinal quem manda...", de Caio Domingues para  AD-Rio. 
  • OURO de Peça com  Aproveitamento das Eleições Presidenciais – Série "Filmes Nacionais",  da Provarejo para Mesbla. 
  • OURO de Peça Publicitária  em Defesa da Ecologia – "Árvore Sangrando", da MPM para o Banco do  Brasil. 
                                             Brasil fica com 5 Leões em  Cannes 
                                             A crise econômica da  publicidade brasileira após o Plano Collor, que diminuiu a participação de  nossos comerciais no Festival de Cannes deste ano, refletiu-se visivelmente na  nossa premiação: apenas 2 de nossos comerciais conseguiram Leões de Ouro e nada  mais que 3, os Leões de Bronze. 
                                               As estatuetas de ouro  ficaram com os filmes "Grávida" (inédito no Brasil), da DM-9 paulista  e da Cia. de Cinema para a Metalúrgica Matarazzo; e "Índio" da DPZ e  5,6 sem anunciante (se não me engano a própria Rede Globo, que exibiu, assinou)  um comercial contra o desmatamento da Amazônia, que ano passado já havia sido  enviado para Cannes e, segundo os comentários da época, não chegou a concorrer  por ter chegado fora do prazo. Este ano ele voltou e papou o Leão. 
                                               O "Grávida" faz  uma comparação da excelência da embalagem que é uma mulher grávida com as  embalagens da Matarazzo. E o "índio" mostra um indiozinho tendo seu  cabelo raspado a zero por uma máquina de barbeiro, como forma de demonstrar a  agressão contra a Amazônia. 
                                               Os Bronzes foram para os  comerciais "Twist", da Young & Rubicam para Ajax:  "Vasectomia", da Denison-SP para a Pro-Máter; e "Velho" da  Almap/BBDO para o Bradesco. Este último também é inédito no Brasil, tendo sua  veiculação prevista para esta primeira semana de julho. 
                                               O "Grávida" ainda  não tem previsão de veiculação. Coisas de Cannes , premiar comercial não  veiculado. 
                                               O Grande Prix do festival  ficou mais uma vez com a Inglaterra. Foi um filme da agência Howel-Henry para  as Tintas Maxwell. 
                                               Todos estes comerciais –  inclusive os inéditos – serão exibidos no programa Intervalo, da TV E, no  quadro sobre Propaganda Internacional, que Carlos Alberto Vizeu, diretor do  programa, me convidou a passar a apresentar a partir da gravação desta semana e  que vai ao ar no outro domingo. Fiquem ligados, pois eles podem não aparecer  todos juntos já esta semana, mas não falharão. 
                                             Profissionais do Ano 
                                             O comercial "Árvore  Sangrando", da MPM-Rio e Cinema Centro para o Banco do Brasil e a campanha  "Votos para um Final Feliz", da Provarejo e VT Center para a Mesbla  são os únicos representantes cariocas no Prêmio Profissionais do Ano, promovido  pela Rede Globo de Televisão. "Árvore" concorre no "Região  Sudeste" e "Votos" no "Nacional". 
                                               As listagens dos finalistas  foram liberadas esta semana pela emissora, a partir dos julgamentos ocorridos  dia 12 de junho último, com a participação de 59 profissionais das áreas de  criação e direção, escolas e entidades, críticas especializadas e  representantes da Rede Globo. 
                                               Esta edição do Profissionais  do Ano contou com 874 inscrições, num total de 1.380 comerciais, divididos nas  4 Regionais e na Premiação Nacional. A Regional Sudeste, a que o Rio pertence,  teve uma queda de 2% em relação às inscrições de 1988, sendo que a maior queda  foi do Rio de Janeiro. 
                                               Estes foram os finalistas do  Profissionais do Ano. A notar, a lavada da participação da W/Brasil... 
                                               Nacional 
  • CAMPANHA 
                                               - "Banco Único",  da W/Brasil e Frame para Unibanco. 
                                               - "Credite no  Brasil", da Colucci & Associados e ABA para Bamerindus. 
                                               - "Lei de Gerson",  da W/Brasil e 5.6 para Wolens. 
                                               - "Linha 90", de  MPM-SP e 5.6 para Fiat. 
                                               - "Votos para um Feliz  Brasil", da Provarejo e VT Center para Mesbla. 
  • MERCADO 
                                               - "As 1001 do  Bamerindus", da Umuarama e Aba para Bamerindus. 
                                               - "Bifinho", da  Fischer, Justus, Young & Rubicam e Rest para LPC. 
                                               - "Brasil", de  Avant/DM-9 e FilmMakers para C&A. 
                                               - "Cenas Brasileiras  II", da Almap/BBDO e Jodaf para Volkswagen. 
                                               - "Disfarces", da  W/Brasil e Jodaf para Sadia. 
                                               - "Gordinha", da  W/Brasil e TVC para Staroup. 
                                               - "Hospital", da  W/Brasil e TVC para Cofap. 
                                               - "Isqueiro", da  W/Brasil e Jodaf para Cofap. 
                                               - "Loja", da  W/Brasil e TVC para Valisére. 
                                               - "Máscara  Ricelli", da W/Brasil e ABA para Bombril. 
                                               - "Paulo Maluf",  da W/Brasil e TVC para Vulcabrás. 
                                               - "Tampinha", da  W/Brasil e ABA para Bombril. 
                                               SUDESTE 
  • CAMPANHA 
                                               - "Estações", da  W/Brasil e Jodaf para Mappin. 
                                               - "Famílias", da  W/Brasil e 5.6 para Sadia. 
                                               - "Ted Tigre", da  Núcleo e E.B. para Tubos e Conexões Tigre. 
                                               - "Virgínia", da  2CVS e Best para Lojas Marisa. 
  • SERVIÇOS PÚBLICOS  COMUNITÁRIOS. 
                                               - "Árvore  Sangrando", da MPM-Rio e Cinema Centro para Banco do Brasil. 
                                               - "Chaplin", da  Salles e CPU para ADVB. 
                                               - "Índio", da DPZ  e 5.6. 
                                               - "Vasectomia" –  da Denison-SP e Briquet para Pró-Pater. 
  • MERCADO 
                                               - "Bicão", da  Fischer, Justus e Film Makers para O Estado de São Paulo. 
                                               - "Comemoração",  da McCann Erickson e Mikson para Nestlé, 
                                               - "Cowboy", da DPZ  e Casa da Produção da Brasilit. 
                                               - "Documentário",  da W/Brasil e Espiral para Jens Pool. 
                                               - "Louco por Lee Light",  da McCann-Erickson e Nova Filmes para Lee. 
                                               - "Marina", de  W/Brasil e Espiral para O Boticário. 
                                               - "Menino", da DPZ  e Jodaf para Gradiente. 
                                               - "Pelotão", da  Lintas e Sol para Lacta. 
                                               - "Sauna", da  W/Brasil e Jodaf para Springer. 
                                               - "Vendedor", da  W/Brasil e ABA para Fotóptica. 
                                               
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