Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 22/JUN/1990
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Contemporânea revoluciona linguagem dos comerciais

O comercial "Futebol", que a Contemporânea fez para a De Millus em 1988 pode não ter servido para manter esta conta, mas abriu a porta da agência para a Triumph International, empresa que tem uma produção anual de 18 milhões de peças de lingerie, colocando-se entre as três maiores do setor no Brasil.
Esta ultima semana entrou no ar a primeira campanha da Contemporânea para o novo cliente, uma trilogia de comerciais de 30", criados por Mauro Matos e Cristóvão Martins e dirigidos por Chico Abreia.
Segundo o release que veio no papel timbrado da própria agência, eles dão "um banho de charme, leveza, bom-humor, classe e inteligência", são "um belo inicio que promete uma sequência que vale a pena esperar", "tem um conceito e um posicionamento totalmente diferentes e que surpreende pela simplicidade e pela modernidade", e dão "uma virada de 180 graus em relação aos comerciais do gênero".
Gente, eu ainda não vi os filmes, mas se o Mauro Matos diz tudo isso dos seus comerciais, eu já fiquei impressionadíssimo. Se com essa perfeição estes não ganharem todos os prêmios deste ano, é porque os jurados são umas bestas.

Russos descobrem o charme e a tentação do "Advertising"

A União Soviética está levando a sério mesmo a sua perestroika. Agora até festival de filmes publicitários os russos têm. Pelo menos de reclames, a tomar ao pé da letra o nome do evento: "Reklama 90".
E para entrar fundo no processo, os russos solicitaram da Hollywood Rádio and Television Society, a promotora da IBA – International Broadcasting Awards (Festival de Hollywood) o rolo com os vencedores do 30º Festival, que selecionou os melhores das três décadas do concurso.
O rolo americano, imaginem só, dentro do Reklama 90 ganhou exibição pela televisão estatal soviética, que alcança nada menos que 200 milhões de espectadores. Ou seja, é a verdadeira perestroika selvagem.
Em troca, a partir deste ano, Hollywood estará aceitando inscrições dos novos reclames russos de televisão. Depois, virá o Clio! Cannes! Gramado!
Como curiosidade, o comercial que o 30º IBA considerou o melhor de sua história foi o da Pepsi-Cola de 1987, intitulado "Apartamento 10-G", com o ator Michael J. Fox, filme criado pela BBDO-NY e produzido pela Rick Levine, de Los Angeles. Este comercial é aquele do garoto que sai pela janela para apanhar uma Pepsi para a vizinha e fica preso do lado de fora do apartamento. O filme teve uma versão brasileira quando a conta da Pepsi ainda estava na Thompson.com cenas refilmadas pela Espiral e ao que me pareceu pela versão que assisti na TV, montadas com outras do original americano, nas quais o rosto do Michael Fox não aparece.

KLM premia Aroldo como o próprio Holandês Voador

A matriz internacional da KLM – Companhia Real Holandesa de Aviação escolheu a campanha de Aroldo Araujo Propaganda para o escritório brasileiro da empresa como a que teve em 1989 a melhor "Comunicação Orquestrada" entre todas as dos escritórios que ela mantém em mais de 80 países.
O premio Orca – Orchestrated Communication Award da KLM no Brasil foi conquistado pelo mix de comunicação da agência – que está com a conta desde abril de 1989 – nas áreas de propaganda e relações públicas. O troféu, que exibe uma baleia orca em pleno salto foi entregue na Holanda pelo presidente mundial da KLM no Brasil, Herman Wittebrood, que já passou sua cópia ao Aroldo, esse herói da resistência da propaganda carioca.

No princípio, era a Genesis. No fim também.

Théo Drummond, diretor da Genesis Propaganda, escreve comentando a nota da coluna na sua edição de 25 de maio, que disse que "não há quem não tenha visto o rebu que a Encol fez, via Pubblicità & Esquire, na vinda de Paul McCartney. Não há quem não esteja vendo que, nos jornais e tevês ela continua anunciando imóveis".
Théo acha – com razão, aliás – que ficou a impressão que "as peças publicitárias e promocionais da Encol ligadas às apresentações de Paul McCartney – além dos anúncios de jornais e filmes imobiliários de Televisão – foram criados e produzidos pela Pubblicità & Esquire".
Na verdade, diz Théo, todos os filmes exclusivos da Encol naquele evento, assim como mais de 10 grandes lançamentos nos últimos 15 meses da Encol, foram feitos pela Genesis.
Está feito o registro e espero que desfeita a confusão.

Técnicos da Almap querem o Brasil com 11 atacantes

Se existe uma turma literalmente desesperada com a demora de fazer gols da equipe de Lazaroni, essa turma é a dos diretores da Almap/BBDO.
Como a Pepsi é a patrocinadora da seleção, no caso do tetra ela tem programado um flight violentíssimo de comunicação, cujos trabalhos já estão sendo criados e produzidos pela agência.
Se vocês não acreditam na preocupação da agência, telefonem agora para qualquer um de lá e sintam só a rouquidão de quem não parou de gritar pro Brasil ir pra frente na última quarta-feira.

Fé nos Santos deixa Maksoud sem Visão.

O empresário Henry Maksoud desistiu de continuar mantendo a sua Editora Visão, e vendeu todos os seus títulos e o parque gráfico para a Família Santos, proprietária do Grupo DCI e capitaneada por Waldemar dos Santos, que ele acredita poder levar as publicações à frente com mais interesse.
A primeira edição de revista Visão com a nova equipe circulará com data de capa de 4 de julho próximo.
O Grupo DCI vinha operando principalmente com os jornais Diário Comercio & Indústria, Shopping News, City News e Jornal da Semana. Com a aquisição, entra firme no mercado de revistas, respondendo não só pela própria Visão – às vésperas do seu 40º aniversário – como pelas 4 revistas Dirigente (Industrial, Rural, Construtor e Municipal).

Você viu a criação por aí? O Jens não.

Na edição de junho da Revista Propaganda, o presidente da McCann para o Brasil, América Latina e Caribe, Jens Olesen, faz a seguinte declaração: "A propaganda brasileira tem uns 30 homens de criação. São poucos. Por aqui devia ter no mínimo 200".
É claro que eu fiquei muito curioso para saber quem são estes 30. E principalmente quantos deles – e quais – ele acha que estão dentro da sua McCann.
Pena que o repórter não perguntou.

MKTMIX

• GIOVANNI AZEITA A EQUIPE – A Beira Alta, cujos produtos já tiveram uma boa presença na mídia, está de volta como anunciante. E entregou a conta à Giovanni & Associados.
• CADÊ OS SOLICITADORES? – É bom ver um anunciante carioca de volta. Na verdade, o Rio tem dezenas de empresas de produto em condições de se tornarem grande anunciantes e disputarem o mercado, mesmo local, com os fabricantes de outros estados. O que acontece com eles, juro que não sei. Será pouca agressividade no pessoal de novos negócios das agências?
• QUEREM VER? – O que está fazendo a Beecham? A CCPL? A Cisper? A Cukier? A Mundial? A Plus Vita? A UFE? A Barbosa & Marques (queijos Regina)? A Wilkinson? A Café Palheta? A Coty?
• ALEX VOLTA A CRIAÇÃO – Alex Periscinoto voltou à ativa como diretor de criação da Almap/BBDO, junto com Nicola Raggio, para compensar a saída de Ercílio Tranjan, que a Lintas acaba de contratar.
• SÓ MESMO A MPM – É decididamente espetacular a capacidade que a MPM tem de trabalhar na área política, independente de filosofias e vinculações partidárias. Dá pra imaginar a agência que tanto acusada foi de atender as contas da ditadura militar, estar agora como única vencedora da concorrência pela conta da petista Luiza Erundina, na Prefeitura de São Paulo? E a agência ainda tem na carteira as contas dos governos do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. É de tirar o chapéu, a boina e o quepe.
• SE É CONTA DA BAYER, É BOM – A ZDG-Zezito, Dragone & Guerreiro ganhou toda a conta de produtos de consumo da Bayer, que traz consigo nada menos que os inseticidas Baygon, Tugon e Mafu; o repelente Autan; e o bronzeador Delial.
• OUTRO QUE É BOM – Lembram-se também que o Wilson é bom? Lembraram? Pois o frigorífico Wilson entregou sua conta a Zen Comunicações, que vem aí com novas campanhas para os cerca de 60 produtos – inclusive os famosos enlatados – de empresa.
• AGORA É GUIMARÃES X GIACOMETTI – Rompeu-se a dupla de Ricardo Guimarães e Dênis Giacometti, após quase 10 anos naquela que foi uma das primeiras agências de pequeno porte e criativas, surgidas na década passada. Entre suas memoráveis campanhas fica a de Curt Laboratórios, de poucos anos atrás. Giacometti agora é sócio, com 20%, da Futura, Scali, McCabe, Sloves.
• ASSIM – A Assim, empresa carioca de assistência médica, completa 1 ano e já chega ao 4º lugar do setor com 75 mil clientes, pessoas físicas e jurídicas. Este mês, a Merchan Publicidade, house da empresa, lança em TV e jornal a campanha "O importante é Comparar", criada por Marcos Casanova, gerente de marketing da Assim, e produzida pela MW.