Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 25/MAI/1990
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Glaucio Binder é eleito para presidir o GAP-RJ

As duas chapas concorrentes ao Gap-Grupo de Atendimento e Planejamento do Rio de Janeiro terminaram esta segunda-feira vitoriosas na campanha eleitoral. É que na última semana antes do debate de apresentação das candidaturas, juntaram-se a chapa "Atitude", que estava praticamente completa, mas não tinha presidente escolhido, e a "Atendimento, Câmera & Ação", que tinha Glaucio Binder da MPM na presidência mas não tinha todos os cargos escolhidos.
Com isso, Glaucio Binder tomou-se o novo presidente do Gap, sendo eleito por aclamação na própria reunião da classe no auditório do Centro Cultural Cândido Mendes, num ato oportuno e inteligente de Carlos Campana, que concordou com a sugestão desta coluna (tal mais uma prova da inteligência dele...) publicada na edição do último dia 4.
Afinal, se só haveria uma chapa concorrente, e se estariam presentes um grande número de profissionais do setor (nada menos que 76 assinaram a presença) por que atrasar o processo marcando uma nova data só pra "oficializar" a escolha?
Agora, dirigem o Gap, além de Glaucio, o 1º Vice-Presidente Carlos Henrique "Cahique" Equi (Standard), a 2ª Vice- presidente Ana Cláudia Frajtag (Animus), o VP de Atividades Culturais Luiz Alberto Marinho (Almap/BBDO), o VP de Atividades Interassociativas José Land (Contemporânea), a VP de Comunicação Ana Guill (Incentiva), a VP de Atividades Sociais Andréa Kastrup e o VP Administrativo Financeiro Eduardo Moncalvo (Premium).
E para mostrar que a turma não está de brincadeira, já programaram dois eventos voltados para o atendimento. Vejam só:
Dia 30 (quarta-feira próxima), às 20:30 horas, no Auditório G-2 do Centro Cultural Cândido Mendes, vai acontecer a mesa redonda "O Atendimento na Berlinda", na qual profissionais de outras áreas terão a oportunidade de falar (espero que sem média nem vaselina) sobre como veem o profissional de atendimento das agências cariocas.
Vai ter um representante do atendimento também, Waltely Longo (MPM), mas lá estarão o criador Fábio Siqueira (MPM), o cliente Ricardo Ladvocat (Coca-Cola) e o mídia Orlando Lopes. Mediando tudo, o sempre Carlos Campana, diretor de atendimento da DPZ
O encontro é abertíssimo a todos os publicitários cariocas. E já há uma aposta correndo por aí com gente garantindo que desta vez mais que 76 profissionais de atendimento vão assinar o livro de presença.
O outro evento programado pelo Gap é fechado aos alunos da PUC. Dia 31, no auditório 508 do prédio Kennedy, haverá a palestra "Atendimento na Estrutura da Agência", com a presença na mesa de Glaucio Binder, Luiz Alberto Marinho e José Land, os três da diretoria do Gap. É mais um esforço para orientar os estudantes sobre a atividade.
Quem não for aluno da PUC, no entanto, não deve ficar chateado. O VP Cultural do Gap, Luiz Alberto Marinho, está pronto a agendar novas palestras como esta nas faculdades que estiverem interessadas. Querendo, é só falar com ele na Almap/BBDO, pelo telefone 551-5442.

Zapt para ConsultanPaskin e Consultan driblam crise com criatividade

Os jornais cariocas e a revista Veja veicularam esta semana uma campanha de lançamento imobiliário com uma proposta diferente e ousada: "Não deixe para setembro de 91 o que você pode comprar hoje".
É que a Paskin Engenharia e a Consultan Imobiliária estão procurando superar a atual estagnação do mercado imobiliário abrindo aos investidores a possibilidade de comprarem agora as 23 unidades, já prontas, do Edifício Amadeus, no Rio, pagando apenas uma entrada - de valor negociável - para garantir o negócio, e·deixando o restante para pagar em 12 parcelas a partir de setembro de 1991, ou seja, após o prazo de 180 dias estipulado pelo Governo para a liberação dos cruzados novos retidos pelo plano econômico. E com juros de 12% ao ano, "de acordo com o Artigo 192 Parágrafo 8º Inciso 3º da Constituição", como diz o anúncio criado pela Zapt Propaganda.
O Edifício Amadeus, explica José Paskin, presidente da Paskin Engenharia, "é uma construção de alto luxo, com uma vista indevassável perpétua desde a praia do Arpoador até a do Leblon". O preço de cada apartamento está em torno de 300 mil dólares. A localização e o acabamento posicionam o imóvel para um público classe A, inclusive de outros estados brasileiros, o que justifica a utilização da mídia de alcance nacional na campanha de lançamento."

Alternativas de mídia surgem e chamam atenção

Não é todo dia que a gente encontra novas ideias de mídia. Este mês, porém, bateram na minha mão 3 exemplos de alternativas de comunicação bastante criativas, que já mostrei no programa "Intervalo", da TV E, mas vale registrar aqui também na coluna.
No Ceará, o jornal Diário do Nordeste publica uma página de informática todas as quartas-feiras.
Quando a Assespro do Ceará -- a Associação de Empresas de Software e Serviços de Informática --, pediu à agência G&M uma campanha para valorizar os serviços das suas associadas, os criadores Elvis Ronaldo e Bernardo Fernandes, junto com o atendimento Mário Martin, optaram por fazer um caderno especial sobre as associadas da Assespro para circular normalmente dentro do jornal na quarta-feira, criando ainda, para a capa, o primeiro anúncio em três dimensões que eu já vi na imprensa brasileira. Colado no alto do anúncio vinha um envelope com Aspirinas - daquelas mesmo que a gente compra em farmácias - seguido da frase: "Alivia a dor de cabeça". Mais embaixo, um selo metalizado utilizado pelas empresas filiadas à Assespro, seguido pela mensagem: "Evita a dor de cabeça".
Foram 32 mil exemplares do caderno colados um a um com Aspirinas - aliás cedidas pela Bayer pelo merchandising que ganhou - e selos da Assespro.
Para completar a boa ideia, a agência produziu uma versão do anúncio com a Aspirina e o selo reproduzidos em foto, permitindo com isso a sustentação da campanha sem os custos da colagem.
Ainda em jornal, uma outra grande ideia como alternativa de mídia surgiu no Rio.
Primeiro respondam:
Quando é que um anúncio de meia página de jornal pode ser também um anúncio de página inteira?
Fácil. Quando a página inteira também vier no jornal pela metade.
Estou falando da ideia que o Jornal do Brasil teve ao lançar agora um espaço que ele chamou de "orelha", e que nada mais é que uma página inteira que o jornal encarta dobrada ao meio sobre um dos seus cadernos. E que acaba chamando uma enorme atenção, tanto pelo formato estranho, cumpridão de alto a baixo, como pelo uso da cor.
Quer dizer, um anúncio que normalmente teria o destaque de uma meia página vertical, acaba aparecendo tanto - ou até mais - quanto um de página inteira.
E dentro da dobra, o anunciante ainda pode colocar mais material publicitário, seja no formato horizontal, como foi usado pelo Fashion Mall, ou vertical, como veiculou a "De Plá".
Outra alternativa de mídia que recebi foi ligada a teatro.
Não precisa ser também ator para saber como está difícil fazer a promoção de um espetáculo.
Com verba pequena (agora então num governo que não acredita em cultura), não dá nem para toda produção manter anuncinhos nos segundos cadernos dos jornais.
Foi provavelmente por isso que os produtores da peça "Um Retrato de Corpo Inteiro" (aliás baseada em textos de Clarice Lispector), produziu um volantezinho, de baixo custo, apenas em preto e branco, mas com jeitão de que teve uma boa ajuda de um programador visual para ter impacto visual.
Ideias. É pra isso que serve a cabeça da gente.

Armando traz Armando de volta para o jornal

Uma festa grandiosa na Casa de Cultura Laura Alvim marcou esta segunda-feira o lançamento do oportuníssimo achado de Armando Strozenberg, diretor da Contemporânea de trazer de volta à imprensa o jornalista Armando Nogueira, através de uma série de 40 crônicas diárias que serão enviadas diretamente da Itália para publicação em 16 jornais das principais capitais do país.
O maior achado de Strozenberg, no entanto, foi levar este projeto ao seu cliente Antarctica, que só lhe havia entregue a conta para a área promocional no Rio de Janeiro. Para quem não sabe, a Antarctica tem uma house-agency em São Paulo, a Progress, dividindo apenas regionalmente suas contas de promoção.
Através deste projeto, a Antarctica patrocinará a veiculação das colunas de Armando Nogueira, sem que os jornais precisem pagar nada. Em São Paulo, por exemplo, as matérias sairão no Estado de São Paulo, enquanto no Rio serão publicadas nas páginas esportivas do Jornal do Brasil, onde o cronista assinou, por vários anos, a seção "Na Grande Área".
Na festa de segunda-feira, vários profissionais do futebol e da comunicação - como Pelé e Washington Olivetto -, leram textos sobre futebol do ex-diretor de jornalismo da Rede Globo, criando um ambiente de extrema emoção, que acabou se confundindo com uma manifestação de solidariedade ao jornalista por sua saída da Globo.
E o destaque final da noite foi a experimentação que a Antarctica promoveu de sua nova cerveja premium Bavária. É claro que gosto não se discute, mas da minha parte posso garantir que nunca tomei uma cerveja brasileira tão gostosa, que resistia até ao frio que fazia na noite de segunda. Com a proximidade do lançamento da Heineken e com a realidade que já é a Bavária, a Brahma que se prepare, porque finalmente o brasileiro de classe média pra cima cada vez mais vai poder ser exigente na hora de beber sua loirinha. Amém.

MKTMIX

• ENCOL CONSTRÓI MAIS IMAGEM - A Encol está se transformando numa das maiores contas publicitárias do Rio de Janeiro. Não há quem não tenha visto o rebu que ela fez, via Pubblicità & Esquire, na vinda do Paul McCartney. Não há quem não esteja vendo que, nos jornais e tevês, ela continue anunciando imóveis. Agora, ela entra no mercado de hotéis e edifícios comerciais inteligentes e, para a comunicação deste segmento, entregou a conta publicitária e promocional à Artplan. A primeira campanha está prestes a ser veiculada
• KARÍCIA SE DIVULGA - A Decorações Karícia, rede de lojas especializada em artigos para decoração e que afirma ser a maior fabricante de cortinas do pais, entregou sua conta publicitária à Divulg Promoções e Propaganda, agência carioca voltada para o atendimento de empresas de varejo. A iniciativa faz parte de um novo programa do diretor de marketing da Karicia, Emanuel dos Santos, de fortalecer a imagem da empresa no mercado.
• DENISE VAI À LUTA NO ORIENTE MÉDIO - A redatora Denise Motta, da VS Escala, está embarcando dia 10 de junho para Israel, onde passará seis meses. Depois, viajará para os Estados Unidos, onde pretende estudar ainda mais comunicação. Nestes dois países, Denise está disposta a mandar para o Brasil - tanto para as empresas de comunicação como para os profissionais brasileiros ­ notícias sobre publicidade, marketing, cultura, shows, moda e o que mais acontecer de bom e de ruim. Quem estiver interessado em manter este contato com ela deve telefonar para (021) 264-5939 até o dia 31 próximo, antes do embarque. Como ela está levando seu aparelho de fax, vai ser fácil mandar qualquer material bem rapidinho.