Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Salles compra parte de Enio na GTM&C
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Enio Basílio e Carlos Cavalcanti, não mais sócios na GTM&C |
A agência paulista Salles/Inter-Americana de Publicidade agora é dona de 60% das ações da agência GTM&C-Grupo de Trabalho em Marketing e Comunicação. A empresa dirigida por Luís Salles comprou os 11% da GTM&C que pertenciam ao redator Enio Basílio Rodrigues, sócio e diretor de criação da agência desde abril de 1987.
Ao que parece, Enio Basílio não estava satisfeito com as possibilidades de desenvolver trabalhos mais criativos, a partir das exigências dos clientes da GTM&C. Com a venda das ações, ele pretende passar alguns meses estudando propostas para provavelmente abrir uma nova agência.
Apesar do aumento da sua participação na GTM&C, conquistando a maioria acionária, a Salles não pretende alterar ao menos segundo as declarações atuais de Luís Salles - a administração da agência, que continuará sob o comando do seu fundador Carlos Bartolomeu Cavalcanti.
Inicialmente house-agency da Lorenzetti, a GTM&C tem hoje clientes como Rhodia, Bob's e outros que lhe permitiram crescer em 1989 25% acima da inflação.
McCann segura Diet Coke em toda a América Latina
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Jens Olesen, na luta para segurar a Diet Coke na McCann brasileira |
Ricardo Guinsburg, vice-presidente de criação da McCann-Rio, telefonou a esta coluna para garantir que a agência, no Brasil, não será afetada pela decisão da matriz americana da Coca-Cola de entregar a conta da Diet Coke na Europa para a Lintas agência que já vinha atendendo o produto nos Estados Unidos e Canadá.
O criador da McCann disse que sua garantia baseia-se em informação recebida de Jens Olesen, presidente da McCann no Brasil e seu vice-presidente para a América Latina e Caribe.
Com o avanço da demanda de produtos dietéticos - e a linha da Coca americana nesta área é imensa - a conquista ou manutenção da conta do Diet Coke se reveste de uma importância que agência nenhuma pode desprezar.
Não é possível, portanto, que, neste momento, as lideranças dos escritórios brasileiros da McCann e da Lintas estejam fazendo de conta que esqueceram que ambas pertencem ao mesmo dono - o grupo Interpublic - e tenham iniciado uma forte disputa de lobby para ver com quem ficará a Diet Coke no Brasil.
Thompson comemora sua conquista da Du Loren
O escritório carioca da J. Walter Thompson saiu distribuindo esta semana algumas dezenas de calcinhas a jornalistas e amigos, para comemorar a conquista da conta da fabricante de lingerie Du Loren, que vinha sendo atendida pela Almap/BBDO há uns 7 anos.
No material promocional da JWT, a agência diz que conquistou a Du Loren "com um argumento irresistível: a mais eficiente e diferenciada propaganda do mercado". É bom que a Thompson tenha isto tudo e mais uma paciência de Jó na criação, porque já são de domínio público no mercado publicitário os comentários de que os fabricantes de lingerie do Rio - Du Loren e De Millus - são carne de pescoço quando se trata de investir em criatividade nos seus trabalhos. Justo o contrário do que se ouve dos concorrentes paulistas Hope e Valisére.
Vamos ver o que os criadores que o Ivan Stoy tem na Thompson vão conseguir fazer.
A Du Loren, porém, não ficará inteira na Thompson. A empresa decidiu manter na Cult a conta de criação e produção de material promocional e de merchandising, segundo me garantiu Cláudio Ortman, diretor de criação da Cult e seu novo sócio.
Novas contas fazem Free crescer 50%
A Free Propaganda, agência carioca dirigida pelo criador Paulo de Tarso, iniciou o ano de 1990 com a conquista de 6 novas contas publicitárias: o Banco Rosa, a griffe de artigos de couro Bagaggio, a rede de varejo Mala Original, os refrescos Frozen Drink, o jornal Ultima Hora e Newlar Imobiliária.
Diz Paulo de Tarso que estas contas já lhe permitem prever um acréscimo de 50% reais em sua receita de 1990, mantendo o ritmo de crescimento da Free, que fechou 1989 com um aumento real de faturamento, em dólar, de 320% sobre 1988.
MKTMIX
• TRIBUNAL ABRE CONTA DO BANCO DO BRASIL. - O Tribunal de Contas da União está preocupado com a aplicação de verba publicitária do Banco do Brasil, e decidiu fazer uma inspeção na área da Comunicação Social do banco. A verba do BB em 1988 foi de US$ 22 milhões e a de 1989 foi de US$ 30 milhões.
• PETROGRAPH QUER QUE POLITICO LEVE CARTÃO - A Petrograph, fabricante de cartões em PVC, vai entrar na área de produtos de PVC para campanhas promocionais e eleitorais, esperando que esta divisão responda por 10% de seu faturamento este ano, que a Petrograph espera chegar a US$ 20 milhões. Na empresa José Xavier Borges será o responsável pela Divisão Promocional, Ivan Atanasov pela Divisão de Expressão Social e Laert Costa Lima da área de Planejamento e Marketing de todas as divisões.
• O LEITOR É ESPERTO? - Se for, já deve ter parado para comparar: que a verba do Banco do Brasil nos últimos anos realmente foi maior que toda a expectativa de faturamento de uma empresa privada, ou houve algum erro? Só que os números que eu recebi foram exatamente estes...
• CLEIAN ENTRA NA INFORMÁTICA - A conta da LTD Informática, uma das maiores empresas de treinamento, consultoria e software do Rio de Janeiro está agora na Cleian. Em março, a agência lançará uma campanha institucional para a LTD em jornais do Rio.
• INCOMODADOS FICARAM OS CONCORRENTES - A Ferrari, Higgins e Isnenghi conquistou a parte da conta da Pró-Higiene Tambrands que lhe faltava, ou seja, os absorventes Tampax, Ela e Sutil e as fraldas Plim Plim. Até este mês, a FH&T só fazia a propaganda das fraldas Pupy para a Pró-Higiene.
• BATMAN AGORA TAMBÉM DESENHA - A Hélios investiu US$ 200 mil no licenciamento e fabricação da nova linha de canetas hidrográficas Batman, com a qual espera alcançar 10% do mercado atual, cuja oferta não ultrapassa 4 milhões de unidades mensais, apesar de a demanda chegar a 5 milhões de canetas/mês. A empresa, aliás, ainda pretende licenciar outras marcas famosas para incluir em seus produtos.
• MODIANO SE MARCA COMO GRUPO - A Casa de Criação, dirigida por Marcos Calvi, criou um logotipo para o grupo empresarial dirigido por Umberto Modiano nas áreas imobiliárias, turísticas e de café. Calvi explica que a marca partiu da evolução e estilização do M de Modiano, apresentado em barras paralelas como se formassem uma estrada, para retratar a forte ligação com os ramos em que o empresário atua.
• CONSTRUTORA ALICERÇA SEU MARKETING - A Lix da Cunha, a mais antiga construtora em atividade no país, com 66 anos, transformou seu executivo Manoel Lacombe em Diretor de Marketing, com a meta de enfrentar melhor as misteriosas perspectivas dos Anos 90.
• CONSULTAN SE DINAMIZA EM 1990 - A Consultan Imóveis, uma das três maiores corretoras imobiliárias independentes do Rio de Janeiro, entregou sua conta de assessoria de imprensa à Dinâmica de Comunicação. A Consultan é presidida por Arnaldo Grossman e está completando 15 anos de atuação no mercado imobiliário carioca, com centenas de lançamentos marcantes nas áreas comercial e residencial - muitos deles inclusive premiados por suas campanhas publicitárias. Este ano, a Consultan espera chegar ao primeiro lugar no ranking do setor.
• NAO TENHAM PREGUIÇA - Escrevam e telefonem para a coluna fazendo comentários e mandando notícias. O endereço é Rua Visconde Silva 156 cob. 701, Cep. 222271, Rio - RJ. O telefone é (021) 552-4141.
• UM BOM CARNAVAL PARA TODOS.
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