Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 02/FEV/1990
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Oficina resolve mudar sua mecânica de atuação

Antônio Jorge Pinheiro, ex-diretor nacional de mídia da Artplan, é o novo sócio da Oficina de Marketing, agência criada pela ex-diretora de Planejamento da Thompson, Nádia Rebouças, aproveitando a brecha do grande número de anunciantes que mantém house-agencies para realizar suas compras de mídia, mas carecem de estruturas de planejamento e criação compatíveis com as das grandes agências.
Para uma agência com estas características - inclusive que tem sua base de faturamento em "fees" cobrados dos clientes - parece estranha a entrada de um profissional de mídia como sócio. Mas Axel Chaves, outro dos sócios da Oficina e responsável pelas áreas de promoções e planejamento (nesta, junto com Nádia), explica que, com o desenvolvimento da empresa, vários de seus clientes começaram a fazer solicitações de planejamentos e estudos de mídia.
Como o perfil da Oficina é ser uma agência dirigida pelos profissionais que comandam os departamentos, a solução foi trazer para a sociedade um profissional como Antônio Jorge Pinheiro, que, apesar de ser um mídia consagrado, dificilmente teria condições de, a curto prazo, subir mais na hierarquia da Artplan, uma das maiores agências do país.
Axel Chaves adianta que, com a entrada de Antônio Jorge, a Oficina poderá buscar uma presença maior de clientes que entreguem também sua veiculação à agência, permitindo um crescimento em 1990 ainda maior do que ela veio tendo nos últimos anos. Atualmente, entre os principais clientes da Oficina estão a Amil, o Shopping Fashion Mall, o Citibank, o Laboratório Canone (Pastilhas Valda) e a De Plá.

Lloyds Bank solta as rédeas na comunicação

O banco do cavalo preto fez este mês algumas alterações no seu marketing, criando um Grupo de Comunicação Corporativa para responder por toda a sua política de comunicação institucional e promocional no Brasil. Na superintendência do novo departamento foi colocado Carlos Chueiri, que o mercado publicitário nacional conhece como ex-presidente da ABA­Associação Brasileira de Anunciantes.
Ao mesmo tempo, foi criado o Departamento de Produtos e Marketing, cuja superintendência foi entregue a Sérgio G. Woisky do Rio, de São Paulo. Woisky do Rio era o gerente do Departamento de Produtos Bancários do Lloyds.

Best quer melhorar no mercado de revistas

A Best, uma das maiores editoras brasileiras de impressos promocionais, como cartões festivos, stickers, buttons, posters e postais, está entrando na área de publicações vendidas em bancas, com a marca Best News.
Entre os seus primeiros lançamentos estão as revistas em quadrinhos para adultos Ken Parker, Jack Hunter, Jonny Quest e o cult Concreto, do americano Paul Chadwick. Outro produto que Best coloca nas bancas é uma variação de seus produtos de papelaria: um impresso sobre o "De Volta Para o Futuro II", com 4 posters e 4 postais de cenas do filme, acompanhados de um texto para justificar o lançamento como revista, e destinada a colecionadores e fãs de cinema.

Conta da Coca-Cola emagrece na McCann

A Lintas acaba de ganhar internacionalmente a conta da Diet Coke, que estava desde seu lançamento em 1983 na McCann Erickson, agência que além disto cuida da publicidade da Coca-Cola em todo o mundo.
No Brasil, ainda não está definido quando a transferência real da conta será efetivada, mas, como a McCann perdeu o Diet, são grandes as chances de o mercado carioca também ser envolvido no prejuízo. Afinal, os trabalhos da McCann para a conta da Coca já vinham sendo criados - e alguns até produzidos - no Rio de Janeiro. E aqui, a Lintas fechou seu escritório há alguns anos, após amargar sucessivos prejuízos. Como só com a conta da Diet Coke é pouco provável que a Lintas decida reabrir uma filial carioca completa, o que vamos ver é mais uma vez os paulistas levando uma conta nossa para São Paulo pela Ponte Aérea.
A não ser que a turma da Coca-Cola chie.

CDF vai estudar muito o mercado

O CDF-Clube dos Diretores Financeiros de Agências de Propaganda do Rio vai fazer em fevereiro uma pesquisa para conhecer mais as características das agências cariocas.
As 100 principais agências que operam no Rio estão recebendo questionários que levantam a composição de suas receitas e suas despesas, e a relação que seu faturamento tem com dados como número de funcionários etc.
O curioso no trabalho é o critério adotado pelo CDF para uniformizar as informações prestadas pelas agências. A entidade adotou a padronização pelo dólar oficial de venda do último dia de cada mês, para os quais deverão ser convertidos os números de cada participante.

DPZ não segura mais todo o Itaú

A conta do Grupo ltaú não é mais exclusiva da DPZ. A ltaú Seguros entregou à DM-9 sua conta de serviços e produtos para pessoas físicas - estimada em US$ 2 milhões para 1990 -, deixando com a DPZ o segmento de pessoas jurídicas.
A DM-9 paulista, de Nizan Guanaes, Domingos Logullo e Duda Mendonça ganhou também, no início deste ano, as contas do Conhaque Presidente e da fabricante (de origem argentina) de balas e chicletes Arcor Nechar.

DPZ-Rio mexe nos papéis das Salles

As toalhas de papel e guardanapos Gourmet, e os papéis higiênicos Finesse e Nice ­ todos fabricados pela Copa Papéis -, estão agora na DPZ -Rio, saídos da Salles, que tinha a conta inteira. Ficaram, porém, com a agência dirigida por Edeson Coelho, as contas do papel higiênico Neve e dos guardanapos Scottex, que compõem a linha de produtos mais sofisticados da empresa.

MKTMIX

• BROKERS QUER ROMPER LIMITES - A Zapt Propaganda lança este mês uma campanha publicitária de seu novo cliente Brokers, procurando colocar nacionalmente a empresa como a maior do mercado alternativo de equipamentos usados da IBM.
• CLEIAN SE INFORMATIZA - Foi para a Cleian Publicidade a conta da LTD Informática, uma das maiores empresas de treinamento, consultoria e software do Rio de Janeiro. Em março começa a veiculação de uma campanha institucional da LTD em jornais.
• MPM EM PROMOÇÃO - Anaíse Boechat deixou a diretoria de atendimento da Chris Colombo para assumir a gerência do departamento de promoções da MPM-Rio, onde já estreou trabalhando no Hollywood Rock.
• ALEGRIA DOS VIDEOMANÍACOS - Para quem está viciado em assistir filmes em casa pelo videocassete o mercado melhora a cada dia. A Globo Vídeo lançou este mês "Adeus Meninos" (Louis Malle), "Souls: Liderança Desafiada", "O Grande Mentecapto", "Os Saltimbancos Trapalhões", "Denver, o Dinossauro" e "O Insaciável Marquês de Sade". Seus próximos lançamentos são "Mulheres à Beira de um ataque de Nervos" (Pedro Almodóvar), "De Caso com a Máfia", "Os Trapalhões na Terra dos Monstros", "Os Girassóis da Rússia" e "Nada Pessoal".
Já a CIC Vídeo colocou este mês à venda os títulos "Indiana Jones e a Última Cruzada" (Spielberg), "Fletch Vive', "Sabotador" (Hitchcock) e "As Amazonas na Lua".
• ESCREVAM E TELEFONEM MAIS - O endereço de correspondências da Janela é Rua Visconde Silva, 156, cob. 701, CEP 22271, Rio, RJ. O telefone, em horário comercial, é (021) 552-4141. E o telex, 2136482 DMNA.