Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 26/JAN/1990
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Petrobrás produz cartazes ecológicos

Petrobras - Energia é VidaEstamos no ano do meio ambiente. E a Petrobrás, que já está até acostumada a levar paulada nas costas pelo enorme potencial de poluição de seus produtos, resolveu fazer um esforço maior este ano para conscientizar o seu pessoal da importância de cuidar do meio ambiente onde a gente trabalha e vive.
Foi daí que surgiu a campanha interna "Energia & Vida", que tem como símbolo um selo reproduzindo uma orquídea. Pra quem entende uma Lélia Purpurata.
A campanha inclui uma série de orientações internas ao pessoal da Petrobrás, mas o mais interessante, porque sem dúvida nenhuma mobiliza a emoção de qualquer pessoa, é a série de 5 primorosíssimos cartazes que ela produziu para estimular nos seus funcionários o conhecimento de alguns elementos da nossa natureza, e que a própria Petrobrás tem como proposta defender.
Como a empresa mantém um orquidário no interior do Brasil, um dos cartazes reproduz as principais espécies de orquídeas encontradas no país. O trabalho de pesquisa, vocês veem, foi minucioso. Não só pela qualidade do desenho de Inês Lima, como pelas informações sobre a espécie. E até pelo mapa da sua localização na América do Sul.
O cartaz com desenhos de Murilo Martins dos papagaios e araras da América do Sul, de tão belo chega a ter nível internacional.
E como a Petrobrás costuma dar os nomes dos peixes das costas brasileiras às suas plataformas submarinas nada mais lógico que eles também estarem presentes, com desenhos de ltalo Attene, em dois cartazes da campanha "Energia & Vida". Só que nestes cartazes, os mapinhas indicam onde ficam as plataformas que homenageiam cada um deles.
Finalmente, foi produzido um cartaz mais triste, mas talvez até mais importante que os outros, já que vai servir de alerta a todos os brasileiros: os "Mamíferos Ameaçados de Extinção". Nos desenhos cuidadosos de Murilo Martins e Victor Wuo, estão nele o tamanduá-bandeira, o mico-leão dourado, as onças e outros 12 animais que o homem está tantas vezes esquecendo que fazem parte de um sistema de que ele mesmo depende para sobreviver.
Por enquanto, a Petrobrás imprimiu estes cartazes apenas para uso interno e para distribuir a instituições de preservação do meio ambiente.
Mas Carlos Leonam, superintendente do Serviço de Comunicação Social da Petrobrás, setor que produziu os cartazes, me contou que ainda este ano será feita uma nova tiragem para distribuir às escolas de todo o país.
As que quiserem, aliás, podem até se cadastrar na Petrobrás para mais tarde receberem seus cartazes. E só ligar para o número (021) 534-1322, no Serviço de Comunicação Social. (No programa Intervalo deste domingo, às 18 horas, na TV E, estarei mostrando todo este belo trabalho da Petrobrás).

Publicitários contam o milagre, mas erram o nome do santo

Bob's - Faça o Rio sorrirO que faz grandes agências como a GTM&C e a Umuarama, que tanta competência e profissionalismo já demonstraram em muitas oportunidades, levarem seus clientes como Bob's e Bamerindus a embarcar em um erro tão amador como homenagear um aniversário de conhecimento público em uma data errada e ainda por cima deixar de festejar o verdadeiro aniversariante?
Pois foi exatamente o que fizeram estas quatro empresas (acompanhadas da D. Paschoal, que nem sei se tem agência de propaganda ou house-agency) na última semana, ao surgirem todas empolgadas parabenizando o Rio de Janeiro por um aniversário que só vai acontecer dentro de dois meses.
Afinal, o Rio de Janeiro foi fundado em 1º de março de 1565 e não em 20 de janeiro, data em que os cariocas festejam o Dia de São Sebastião, padroeiro da cidade. Errar uma homenagem como esta é tal qual comemorar o Descobrimento do Brasil em 12 de Outubro, Dia de N. S. Aparecida, padroeira do país.
Como é que estes anúncios e comerciais passaram por tanta gente - da criação à mídia, do atendimento à gerência de marketing e à produtora sem que unzinho de seus profissionais sequer tivesse a preocupação de procurar um livro de História, ou telefonar para alguém no Rio, pra confirmar se a homenagem estava correta?
No final, tivemos situações absolutamente hilárias, até já gozadas por colunas sociais. A DPaschoal, por exemplo, que não é carioca mas se instalou há alguns anos no Rio, fez a promoção "Vista a camisa do Rio"; junto com a Goodyear, distribuindo uma camiseta personalizada em comemoração ao aniversário da "nossa" cidade. Nossa? Errando assim?
O Bamerindus, por sua vez, fez um belíssimo comercial declarando o quanto gostava do Rio de Janeiro. Lindas imagens e uma linda poesia, declarando um amor tão grande que - como o amor é cego - impediu o banco de ver que estava fazendo bobagem.
A do Bob's também foi engraçadíssima. A rede de lanchonetes fez uma promoção na qual o carioca que contasse uma piada ao caixa de qualquer de suas lojas receberia um desconto de 15% em suas compras. Só que a segunda melhor piada foi contada pelo próprio Bob's, ao homenagear o Rio no dia errado. Eu disse segunda, porque a melhor mesmo foi a dos cariocas fazerem de conta que não sabiam de nada para aproveitar o desconto e esperar a promoção voltar dia 1º de março, quando o pessoal vai poder levar vantagem de novo, certo?
Mas no meio disto tudo fica uma mensagem de parabéns à Michelin, que uma vez, logo que se instalou no Rio, quis marcar presença e caiu no mesmo erro de homenagear o aniversário do Rio dia 20 de Janeiro. Levou uma gozada da coluna (a conta era da Norton) e aprendeu. Tanto que dia 20 último, a empresa espertamente fez sua presença dizendo num anúncio de jornal que "A Michelin deposita sua fé em São Sebastião e seu investimento no Rio". Agora sim marcou pontos.

MKTMIX

• ULISSES PREFERE ODISSÉIA PAULISTA - O redator e poeta paulista Ulisses Tavares deixou a Thompson-Rio e voltou para São Paulo. Lá ele já assumiu na Lintas, onde provavelmente virá a ser diretor de criação, pois Ciro Pellicano licenciou-se da agência para trabalhar na Telemontecarlo até a Copa do Mundo.
• AGORA A YOUNG E RUBICAM ESTÁ SALVA - O redator Fábio Fernandes, ex-diretor de criação da Artplan, foi contratado para a criação da Young & Rubicam, dirigida em São Paulo por Christina Carvalho Pinto. Na entrevista dada ao caderno paulista Propaganda & Marketing, Fábio explicou que seu nome ficou conhecido naquele mercado porque "na Artplan desenvolveu um trabalho voltado para todos os lugares e isto fez com que a agência ganhasse uma projeção nacional (grifo nosso) e, consequentemente, o seu nome se projetou junto".
Como vocês veem, aquele menino, Roberto Medina não sabe o que perdeu. Por outro lado, agora sim a Young & Rubicam vai conseguir acontecer no Brasil. Quem sabe, até, no mundo.
• PHILIPS VAI PRODUZIR "CARROFONES": A Philips entregou para a Thompson a conta da sua divisão de Rádio Móvel Privado, que atualmente produz os equipamentos de rádio usados em viaturas e futuramente deverá entrar no mercado de telefonia móvel celular. A Thompson também atende a conta institucional da Philips, além de coordenar a sua Central de Mídia.
• PAR PERFEITO - Esse negócio de telefones em carros no Brasil já estava demorando. Afinal, o trânsito nas grandes cidades vive congestionado. As linhas telefônicas também. Por que não juntar os dois?
Amilzinho, da Promarket• O SANTO É DE CASA - A Amil, que vinha tendo a sua publicidade recente desenvolvida pela Oficina, manda release contando que o novo personagem da empresa, o Amilzinho, foi criado pela Promarket, sua house­agency. Mais especificamente por Jussara Reichad e Fernando Nunes, sendo o produto uma criação de Carlos Eduardo Santiago de Carvalho. O investimento da nova campanha foi de US$ 750 mil e a empresa, que hoje conta com 95 mil associados dependentes nas idades entre 0 e 14 anos, espera conquistar com o novo plano 10 mil novos clientes/mês no primeiro ano e dobrar este número em 1991.
O boneco Amilzinho estará presente nas campanhas de vacinação das secretarias estaduais de saúde, campanhas de prevenção odontológica da empresa e peças teatrais de cunho educativo, patrocinadas pela Amil.
Grande iniciativa.
• THOMPSON GANHA MAIS VPS ­ A Thompson-Rio, resolveu transformar em vice-presidentes, como reconhecimento da importante contribuição que deram à companhia, Eduardo Moura, do atendimento; lvan Stoy, da criação; Orlando Lopes, da mídia; e Luiz Cláudio Azevedo, do planejamento e pesquisa.
• RSPV NO RIO - A agência paulista RSPV, especializada em marketing direto, abriu escritório no Rio para atender ao Ourocard, Fininvest, Construtora Araújo Abreu, Banco Nacional e Cartão Nacional. Ela está funcionando na Praia de Botafogo 210 cjs. 607/608, com o telefone 552-4709.
• BARROS NA PREMIUM - Jorge Barros, redator que já foi da Fama, Artplan, DPZ, Contemporânea, Estrutural e Standard, foi contratado pela Premium para fazer dupla com Enio Castro e dirigir a criação da agência.
• ACERTE O ENDEREÇO - Se você quiser mandar noticias ou materiais para a coluna, anote o endereço correto: Rua Visconde Silva 156 cob. 701, CEP 22271 - Rio de Janeiro - RJ. Mas você também pode telefonar para (021) 552-4141, em horário comercial, ou passar telex para 21-36482 DMNA.