Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
DPZ faz a campanha nacional do metanol
Começa a ser veiculada na próxima semana ainda sem verba total definida - a campanha nacional de esclarecimento sobre o uso do combustível metanol, promovida pelo Conselho Nacional do Petróleo e pela Petrobrás.
A campanha terá peças para rádio, TV e jornais, além de volantes para serem distribuídos em postos de gasolina. A criação é da DPZ-Rio, agência que tem a conta da Petrobrás para os assuntos institucionais e de meio ambiente.
Segundo informações do superintendente do Serviço de Comunicação Social da Petrobrás, Carlos Leonam, o objetivo da campanha é esclarecer a população para os cuidados no uso do metanol, lembrando, principalmente, que eles não devem ser muito diferentes dos que deveriam ser adotados na manipulação e utilização de qualquer outro combustível, inclusive a gasolina.
Mensagens de festas: uma busca de criatividade
Toda virada de ano é época de festa. É esperança de que as coisas melhorem em casa, no trabalho e no mundo. E é o momento de desejar essas coisas boas para os amigos.
Por isso é que todo fim de ano, muitas empresas de comunicação capricham ao máximo nas suas mensagens, criando verdadeiras disputas de criatividade.
É claro que a crise econômica diminuiu o número dos competidores desta disputa. O que teve de empresa mandando só cartãozinho este ano não foi brincadeira.
Mas as melhores coisas, pelo menos das que eu vi, vale a pena citar aqui ou mostrar.
E vamos começar até com uma curiosa coincidência:
A Expressão Brasileira de Propaganda, em São Paulo, e o publicitário Roberto Bahiense, no Rio, inspiraram-se para suas mensagens na atitude daquele chinês que peitou os tanques nos protestos da Praça Celestial da Paz em Pequim.
Ambos, em seus cartões, apresentaram uma reprodução fotográfica (que no da Expressão ficou mais bem layoutada - e mais clara de entender) do momento em que o rapaz parava os tanques, acompanhada de uma frase, como um recado.
A frase da Expressão - que alias teve também em comercial de TV - foi de que "Façamos 1990 com ideias e coragem".
E o recado do Bahiense foi de que "Se você acredita numa ideia, lute por ela".
A Contexto Propaganda fez uma mensagem ecológica, num puxa-puxa em forma da moldura de quadro, com uma frase na tela em branco: "Sabe qual será a maior arte dos anos 90?". Puxando a tela pela linguetinha, via-se um quadro de uma floresta, enquanto na base da tela puxada lia-se: "A arte de preservar o que nós temos de melhor".
A agência paulista Abrap mandou uma borrachinha, com seu logo impresso, colada no seu cartão que vinha com o recado: "Apague tudo o que não interessa para o novo tempo que vai começar, acreditando nos anos 90".
A Servenco fez suas as palavras de um poema de Marina Colasanti: "Do mato ou da grama, a esperança esperta pula pra dentro dos anos". Isto em um grande cartão branco, com um desenho do inseto esperança no canto superior direito. Ao abrir, via-se dentro, a esperança sobre o 90 em relevo seco.
E um ótimo exemplo de investir no seu cartão de festas foi dado pela Thompson, com uma enorme coruja, que é o símbolo da sabedoria e é o símbolo da agência. A coruja vinha dobrada, com a mensagem sobre o peito: "Abra as asas". Ao abrir, lia-se "E abrace 1990 com toda a força".
Força, aliás, que a agência Propeg deu no literal, e junto com a bela marca "Anos 90, Força Brasil", mandou uma bolsa de ginástica com um peso pra malhar e um extensor!
Diz a Propeg na sua mensagem que "Os anos 90 serão a década da esperança. O Brasil vai precisar do melhor de cada um de nós. Suando a camisa, a gente chega lá. Dê uma força!"
Já a VS Escala veio no suave, perguntando "A que está cheirando 1990?", junto com 6 diferentes tipos de incenso, um pra cada tipo de uso: "Pra sorte, felicidade, saúde e até pra bons negócios".
Façamos 1990 com ideias e coragem.
Foi de Minas a melhor campanha do voto jovem
Apesar de as eleições presidenciais serem assunto do passado, ficou faltando registrar aqui na coluna - principalmente porque já o fiz no programa Intervalo da TV E - a excelente campanha que a agência mineira L&F fez para o jornal Estado de Minas e para os revendedores mineiros de O Boticário, com o objetivo de estimular o voto dos jovens de 16 anos.
Criada por José Geraldo Rocha e Lúcio Weick (que o JB, no seu Prêmio de Propaganda insistiu em chamar de Lúcia), com aprovação do colega colunista e superintendente comercial do Estado de Minas, Edison Zenóbio, a campanha conseguiu aquela rara felicidade de unir esforços de vendas com benefícios comunitários.
Como O Boticário igualmente assinava a campanha, todos os anúncios incluíam cupons estimulando os leitores a apresentá-los em uma das lojas do Boticário em BH e conseguir 30% de desconto em suas compras. O exemplo de preocupação criativa da agência, porém, foi não deixar este espaço ser um simples cupom, sem integração com o texto do anúncio de incentivo ao voto jovem.
Por exemplo, no anúncio em que o pai dizia "Minha primeira vez foi aos 23 anos".
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