Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
O que aconteceu de importante em 1989
Hoje vamos prosseguir com a retrospectiva de 1989, trazendo os acontecimentos mais destacados do 2º semestre, que foi absolutamente ridículo em termos de decisões importantes. As eleições presidenciais foram de tal forma mobilizadoras que, no mais, o país quase parou. Eu disse "quase" porque a inflação nem deu bola pra Collor, Lula, Sarney e Mailson, e continuou subindo.
JULHO
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Elysio Pires, presidente eleito da ABP |
• Washington Olivetto compra a participação da GGK na sua agência e transforma-a de W/GGK em W/Brasil, um nome típico de quem tem vistas a um mercado externo.
• Elysio Pires, que já havia sido presidente da ABP de 1981 a 1983, volta a dirigir a entidade, após eleição com um fantástico recorde de votos nas últimas escolhas da entidade: mais de 70! Depois os políticos dizem que publicitários não entendem de eleições e a classe fica chateada...
• Jerônimo de Freitas, da Momento Filmes, é eleito como novo presidente da Associação de Produtoras de Filmes e VTs Publicitários no Rio.
• Mais uma redução nos prazos de faturamento dos veículos. Afinal, a inflação não parava - como até agora não parou - de subir. A nova regra passou a ser 20 dias fora a quinzena.
• Surge em São Paulo uma produtora de filmes tendo como sócio um anunciante, a Pão Pullman. A produtora é a Frame, dirigida por Hélio Sileman, e que contratou imediatamente como exclusivo o consagrado diretor Julinho Xavier da Silveira.
AGOSTO
• A McCann, em São Paulo, tirou Clóvis Calia da Standard para ser seu novo vice-presidente de criação.
• A Thompson-Rio ganhou da Brahma todos os produtos Skol-Caracu. Grande conta, que mostrou a que veio no final do ano, com o grande lançamento da Skol em lata de alumínio.
• Valdir Siqueira, Roberto Bahiense e Alvair Teixeira, como presidente, diretor-secretário e diretor-tesoureiro, são eleitos paElysio Pra a nova diretoria da AbapRio.
• Os RTVs do Rio se mobilizam para defender o setor contra discriminações que vinham sofrendo por parte do mercado.
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Valdir Siqueira, presidente eleito da ABAP-RJ |
SETEMBRO
• No III Prêmio Colunistas-Produção, a Jodaf é escolhida a Produtora de Filmes do Ano, a Miksom Vídeo a Produtora de VT do Ano, a Film-Makers a Produtora de Cine- VT do Ano, a MCR a Produtora de Fonogramas do ano, e Nilton Ramalho o Estúdio de Ilustração do Ano.
Valdir Siqueira, presidente eleito da ABAP-RJ
Elysio Pires, Presidente eleito da ABAP.
• Luiz Carlos Lopes deixa a Tandem, na qual Ricardo Galletti passa a cuidar da direção de criação e da presidência.
• A Free Propaganda firma um acordo operacional com a agência italiana Concept & Idea.
• O faturamento dos veículos passa a 15 dias fora a quinzena.
OUTUBRO
• A Abap-Associação Brasileira de Agências de Propaganda reúne seus dirigentes regionais e representantes das agências em Salvador para prestigiar a lei 4.680, entre outras decisões.
• A APP-Associação Paulista de Propaganda, para eliminar a imagem regional que seu nome trazia, passa a se chamar Associação dos Profissionais de Propaganda, liberando-se para ter uma atuação nacional.
• A Cleian solta a nova campanha da Marina Porto Búzios, empreendimento de Umberto Modiano que passou a ter José Eduardo Guinle como seu Diretor de Marketing.
NOVEMBRO
• O Centro Cultural Cândido Mendes inicia o maior ciclo de palestras já realizado no Brasil sobre Promoção. São 13 palestras com 27 dos principais profissionais do setor no país.
• A ABP faz o seu 11º Festival do Filme Publicitário, dando os Grand Prix para a Campanha "Cenas Brasileiras", da Almap/VW e para o Filme "Latas", da Standard/Araldite.
• Luiz Carlos Lopes bota para funcionar sua nova agência, a Unità Comunicação, levando várias contas e profissionais que estavam na Tandem.
DEZEMBRO
• Armando Strozenberg, da Contemporânea, recebe da ABP o título de Publicitário do Ano na festa dos Destaques de 1989.
• A Contemporânea, aliás, leva para sua equipe Evandro Barreto, profissional de planejamento com longa atuação no mercado carioca.
• Hiran Castelo Branco deixa a diretoria da CBBA-Castelo Branco e Associados, que foi comprada pela Thompson. Na CBBA, assume Júlio Pimentel, enquanto Hiran torna-se sócio majoritário de outra agência que também terá ações pertencentes à WPP, dona da Thompson.
• Agnelo Pacheco abre mão da conta da Hope.
• A conta da Lycra, depois de 15 anos com a Lage & Stabel, passa para a Young & Rubicam.
• Otto de Barros Vidal deixa a Almap/BBDO, onde era vice-presidente executivo, para se tornar sócio da Propeg, dirigindo o escritório de São Paulo da agência.
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