Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 22/DEZ/1989
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Propeg se reestrutura como agência nacional

Otto de Barros Vidal, vice-presidente executivo da Almap/BBDO, segunda maior agência do país, vai ser a chave inicial para que a agência baiana Propeg volte a se organizar nacionalmente no Brasil, poucos meses depois de desfazer o seu acordo operacional com a CBBA, que lhe dava estrutura em São Paulo e no Rio de Janeiro.
A partir de janeiro, e depois de 26 anos na Almap/BBDO - onde começou na chefia de mídia -, Otto Vidal assume, como acionista, a presidência da Propeg São Paulo Propaganda Ltda, o novo braço paulista da Propeg Brasil, uma holding capitaneada por seu fundador Rodrigo Albuquerque Sá Meneses e que em 1990 controlará as quatro empresas em que se transformará a atual Propeg Comunicação Social e Mercadológica Ltda.
Seguindo o mesmo critério, a Propeg Bahia, berço da agência, será presidida por Fernando Barros; em Brasília, a agência continuará com Cláudio Baeta; e em Pernambuco, como Propeg Nordeste, ela ainda terá o comando de José Jardelino da Costa.
Rodrigo Sá Meneses, no entanto, promete abrir, a médio e longo prazo, mais escritórios da Propeg através do Brasil. As metas iniciais são Rio, Minas, Paraná e Rio Grande do Sul, sempre com o mesmo perfil acionário, ou seja, com o capital compartilhado pela holding e por um ou mais sócios locais.
FORA DO EIXO
A Propeg é hoje uma das dez maiores agências de capital exclusivamente brasileiro. Seu faturamento previsto para 1989 é de US$ 35 milhões. A agência - ainda com o nome de GFM/Propeg -, foi a primeira de fora do eixo Rio-São Paulo a obter uma projeção nacional, conquistando diversos prêmios de criatividade e instalando-se fora do seu mercado natal.
No Rio, a Propeg mantinha um escritório dirigido por Viviano Caldas, quando houve a junção com a CBBA.
A partir daí, como em todo o país, passou a se assinar CBBA/Propeg. Na cisão deste ano, porém, o agora próspero escritório carioca acabou ficando com a CBBA, que manteve à sua frente Viviano Caldas. Se esta separação no Rio tiver sido sem conflito, o que nenhuma das partes jamais comentou, Viviano não deixa de ser um nome provável para o ressurgimento da Propeg carioca, agora, no entanto, como presidente e acionista.

Cult deixa Assessor e vai para Ipanema

Arnaldo Cardoso Pires e Sergio Cardoso
Arnaldo Cardoso Pires e Sergio Cardoso, da Cult

Depois de separar-se acionariamente da Assessor e deixar o nome Armação Ilimitada com o qual nasceu, a Cult Comunicação saiu esta semana do espaço que ocupava no prédio da Assessor na Senador Dantas e se instalou numa casa de dois andares à Rua Nascimento Silva, 304, em Ipanema, com os telefones 287-0151 e 267-9239.
Dirigida pelos irmãos Cardoso - Arnaldo no atendimento e Sérgio na administração -, a Cult, apesar de jovem, já coleciona prêmios. Foi dela o Evento Promocional do Ano do último Colunistas Promoção, para o evento "100 Anos de Soutien", realizado para a DuLoren. E ano passado ela recebeu ouro de peça promocional para o disco demonstrativo dos projetos especiais da CBS.
Atualmente com 12 funcionários, a Cult atende, além da DuLoren e CBS, empresas como Borghoff S/A, Gang, Renova, Ferrauto Autopeças, Shopping Horizonte Verde e a Casa de Cultura Arcana

Novidades nas prateleiras

• PRA CONQUISTAR OS VAIDOSOS
Viva a onda natural. Abaixo o açúcar, a gordura e o sal. É nessa linha que os leites desnatados estão conquistando parcelas cada vez maiores de consumidores preocupados com a saúde e a estética. Curiosamente, as marcas que exploram os leites em pó desnatados, como Molico, Glória (ex-Silouette) e agora Mococa, não disputavam o segmento dos longa-vida desnatados, como Parmalat, Zero e CCPL. A Nestlé demorou mas vai agitar o setor com o lançamento do Molico Longa Vida, na já consagrada "caixinha" brick-pack que permite a estocagem por até 90 dias fora de refrigeração. Mesmo o leite pronto em caixinha sendo mais caro que o leite em pó, é bom ver o mercado se sofisticando, para deixar ao consumidor a decisão de quanto ele quer pagar pelo seu conforto.


Cremogema• PRA CONQUISTAR AS CRIANÇAS
O tradicionalíssimo mingau Cremogema - que desde o seu lançamento utiliza o sabor baunilha - não resistiu à enormidade de ofertas de alimentação que o público infantil encontra hoje nos supermercados e está se lançando com cinco novos sabores: chocolate, morango, milho verde, coco e caramelo. As novas embalagens do Cremogema já procuram ter um visual mais moderno, valorizando os produtos que lembram os sabores, apesar de o layout ser obrigado a brigar com o lettering antigo da marca. Curioso ainda é a embalagem exigir a frase "Não contém ovo", para neutralizar a suposição equivocada que o "gema" do nome causava. A campanha está com a Salles- Rio.
• PRA CONQUISTAR AS MULHERES
Com o preço em que anda a manteiga, só mesmo as donas-de-casa abastadas é que podem se dar o luxo de mandar a cozinheira preparar bolos e outros quitutes com este ingrediente. Vai daí que a margarina conquistou definitivamente seu lugar na culinária. Mesmo assim, deve ter muita dona-de-casa, e até homem que cozinha, que não gosta de ficar se lambuzando na hora de cortar os tabletes verdinhos da líder do mercado, a Claybon Tradição. Provavelmente por isso a Gessy Lever - que também fabrica o Claybon - decidiu lançar no Paraná, Sta. Catarina e Rio Grande do Sul (mercado teste?) a Doriana Culinária, cujos tabletes vêm em embalagem plástica.

MKTMIX

• FOREIGN BOOKS FOR SALE - O Clube de Criação do Rio firmou um acordo com a livraria de arte Dumará (R. Visc. de Pirajá, 550 lj. 318, Ipanema, tel.: 511-0545), através do qual os associados podem comprar livros estrangeiros de publicidade, artes plásticas, fotografia e outros assuntos, pelo dólar oficial, em vez daquele dólar-livro maluco e caríssimo que as importadoras inventaram. Para conseguir a vantagem, basta apresentar a carteirinha do CCRJ,
• CARTAS, CARTÕES E MENSAGENS- Mandem as suas correspondências para a Janela para a Rua Visc. Silva 156 cob. 701 - Cep 22271 - Rio - RJ, Os telefones são 552-4141 e 286-2515. E o telex 21-36482 DMNA
• DE OLHO NO INTERVALO - Falando em cartões e mensagens, os melhores trabalhos que esta coluna vem recebendo, já estão sendo separados para mostrar depois no quadro que Marcio Ehrlich tem no programa Intervalo, que a Teletape produz para a Rede Brasil de TV Educativa.
• CHOVEU NO CHOPP DA GLOBO. - A TV Globo teve que suspender anteontem a sua Festa do Mercado no Morro da Urca, que prometia ser espetacular. O que atrapalhou foi a chuvarada que caiu no Rio o dia inteiro. Parece que São Pedro não votou igual a São Paulo, e os publicitários que imaginavam comemorar com a Globo a vitória do Collor vão ter que esperar. Diz a Brigitte Schneider, da área de eventos da emissora, que vai haver outra festa, mas agora só em janeiro.
• ENGROSSANDO O CALDO - A Refinações de Milho Brasil, que apesar do nome pertence à multinacional CPC Internacional, comprou a Kitano, fabricante e distribuidora de temperos, especiarias e cereais. Mais conhecida pela marca Knorr, a Refinações quer aumentar seu poder de tiro contra a outra gigante do setor de alimentos, a Nestlé, que responde pela marca Maggi.
• BOTANDO ORDEM NA ORQUESTRA - Já saiu em uma porção de lugares a pesquisa que a Ogilvy & Mather americana divulgou, provando que propaganda dá mais resultados que promoções. Pelo estudo, os clientes que dividiram sua verba colocando 60% em propaganda e 40% em promoções conseguiram maior participação de mercado e lucratividade que os que distribuíram sua verba na proporção contrária.
Engraçado é que o grupo Ogilvy, também no Brasil, trabalha nas duas áreas: com a Standard O&M Publicidade e a Promo, dentro de um conceito que era chamado de "Orchestration", ou seja, todos afinados para melhor atender ao cliente. Só que nos últimos anos as verbas de promoções passaram a crescer mais que as de propaganda, que para a agência é muitíssimo mais rentável. Quer dizer, de repente, que nem na música, a turma da percussão começou a ser mais requisitada que a dos violinos. E agora o maestro está desesperado para afinar de novo a orquestra...
O que será que Marçal Barcellos, duas vezes Profissional de Promoção do Ano, e hoje diretor da Promo, acha de tudo isso?