Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 15/DEZ/1989
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Leco ajuda hospital em campanha promocional

A Leco, fabricantes de laticínios do Grupo Vigor, iniciou em novembro em São Paulo uma elogiável campanha promocional comunitária em benefício do Hospital do Fogo Selvagem, uma entidade médica de Uberaba especializada no tratamento do pênfigo foliáceo.
O trabalho foi criado pelo departamento de marketing da empresa, com o apoio da equipe de criação da Pires & Associados, e o notável nele é demonstrar como se pode aliar, de forma bastante simples, bons resultados de marketing com benefícios para uma instituição de caridade, normalmente tão carente de recursos.
Para participar da promoção, o consumidor deve juntar 15 embalagens plásticas de leite Leco para trocá-las por um fichário de receitas, em qualquer uma das 60 filiais que a Drogaria São Paulo tem no estado paulista. A partir daí, as embalagens são doadas ao Hospital do Fogo Selvagem, que irá reprocessá-las para confeccionar mangueiras e sacos plásticos cuja venda reverterá em apoio às suas atividades.
A expectativa de Eugênia Maria Hartley, gerente de marketing da Leco, é arrecadar pelo menos 1 milhão de embalagens, que gerarão a distribuição de pelo menos 66 mil fichários de receitas. Estes fichários foram especialmente produzidos pela Leco para estimular o uso dos produtos da empresa. São 24 receitas sub­divididas em temas como entradas, massas, sobremesas etc.
APOIO DO SBT
Para viabilizar a campanha, o Canal 4 de São Paulo, vinculado ao SBT, aliou-se ao projeto praticamente dobrando o número de inserções programadas pela Leco. O comercial de TV de 15 segundo irá ao ar com exclusividade na emissora, durante muitos de seus melhores programas, como Veja o Gordo, TJ Brasil, A Praça é Nossa e Viva a Noite.
Spots de rádio de 15 segundos também serão veiculados nas principais rádios AM de São Paulo - Record, Globo e América -, somando-se aos cartazes de ponto de venda e a uma ideia brilhante de veiculação em mídia impressa: o encarte, em revistas, de um saquinho verdadeiro do leite Leco com um adesivo convidando o leitor a participar da campanha e a somar a este saco plástico mais quatorze para trocá-lo pelo fichário. Finalmente, a Leco conseguiu do São Paulo Futebol Clube um espaço para que a campanha fosse divulgada no painel eletrônico do estádio do Morumbi, durante os jogos do Campeonato Brasileiro de futebol.

Fundação Roberto Marinho faz campanha com agência

Pela primeira vez em sua história, a Fundação Roberto Marinho decidiu entregar sua conta para uma agência de propaganda, numa relação estritamente profissional. A escolhida foi a Contemporânea, que vem cuidando, nos últimos anos, da conta do jornal O Globo, ligado ao mesmo grupo.
O primeiro trabalho da Contemporânea, conta Hélio Kaltman, profissional da agência, foi criar uma campanha para marcar os 10 anos de atividades da Fundação, mostrando o que ela é, o que fez, o que pretende fazer e quem são os parceiros da entidade nos seus projetos, como a Ciranda de Livros, o Prêmio Jovem Cientista e o Telecursos 2º Grau, entre outros.
Para isto, foram produzidos 8 anúncios para jornais e revistas, substituindo o tradicional relatório formal de diretoria, coberto de número e normalmente restrito a públicos internos.

Santa Marina investe US$ 1 milhão no Natal

Um ano de preparação, a mobilização de 10 empresas fornecedoras de diferentes áreas de atuação e um investimento de US$ 1 milhão foram necessários para a Santa Marina lançar a sua campanha de Natal deste ano, na qual está oferecendo envelopes com sementes de pinheirinho de Natal (cedrinho português) a quem passar em um dos 35 mil pontos de venda da empresa em todo o país entre 3 e 23 de dezembro.
Serão cinco milhões de envelopes distribuídos gratuitamente, contendo cada um cerca de 30 sementes, dando a expectativa para lrineu Rezende, gerente da Divisão de Produtos Domésticos da empresa, de que, se pelo menos 30% destas sementes forem cultivadas conforme as instruções contidas no verso dos envelopes, daqui a alguns anos o Brasil terá 45 milhões de novos pés de pinheiros com cerca de 22 metros de altura plantados nos jardins das casas, nas ruas e praças.
A campanha - que está tendo veiculação maciça em televisão, foi criada pela Contexto Propaganda, que há cinco anos atende a conta da Santa Marina no seu segmento doméstico. O diretor da Contexto, Saint'Clair de Vasconcelos, diz que "as campanhas de distribuição de brindes são uma tradição da Santa Marina, mas neste caso a proposta foi dar continuidade à política de conscientização ecológica da empresa, que tem início a partir da própria fabricação de produtos recicláveis".
A campanha terá ainda uma segunda fase, para quem não conseguir pegar as sementes até o dia 23 de dezembro. Após esta data, a Santa Marina veiculará um anúncio de resposta direta em revistas de grande circulação, enviando as sementes diretamente para a casa de quem responder o cupom.

MKTMIX

• ACREDITE SE QUISER - O Ministério do Interior quer apagar as luzes do Governo Sarney com a contratação de agências de propaganda "para os órgãos do Núcleo Central". A entrega de documentos será dia 21 de dezembro, às 9 horas, no auditório do subsolo do prédio do Minter na Esplanada dos Ministérios. Para retirar o edital, a agência interessada deve pagar antes, na rede bancária, um MVR, que hoje está valendo NCz$ 127,36. O aviso de licitação não dá maiores informações. Lula e Collor têm razão. Os ministérios só extinguindo ou moralizando.
• CASTELO BRANCO DEIXA CASTELO BRANCO - Hiran Castelo Branco está deixando a presidência da CBBA-Castelo Branco, Borges & Associados, que foi comprada há alguns anos pela Thompson (agora pertencente ao grupo WPP). Na CBBA assume Júlio Pimentel, enquanto Hiran torna-se sócio majoritário de uma outra que também terá ações pertencentes à WPP.
• AGNELO DESISTE DA ESPERANÇA - Pelas fontes oficiais, é Agnelo Pacheco que está abrindo mão da conta da Hope, fabricante de lingerie que lhe permitiu abrir a agência e lhe deu diversos prêmios. A Hope representava 5% do faturamento da Agnelo.
• CHRISTINA, MULHER DE FIBRAS - A conta das fibras Lycra foram parar nas mãos de Christina Carvalho Pinto, presidente da Young & Rubicam, depois de 15 anos com Magy Imoberdorf, na Lage & Stabel. Estima-se que em 1990 a Lycra tenha uma verba de 2 milhões de dólares.
• SEAGRAM MUDA GERENTE ­ Rosana Maffei, ex-Burson-Marsteller, assumiu a gerência de Comunicação da Seagram e Maison Forrestier, substituindo Cesar Foffá, que passou a exercer o cargo de assistente da diretoria de Recursos Humanos das empresas.
• CARTAS E CARTÕES - Mandem as suas correspondências para a Janela na Rua Visconde Silva, 156 cob. 701 - Cep 22271 - Rio - RJ. Os telefones são 552-4141 e 286-2515.

A Janela lhe deseja os melhores Natais de um feliz voto

Mais do que nunca, este ano você pode ser o verdadeiro Papai Noel da sua família. E dos seus amigos. Dos seus vizinhos. Do seu país.
Só vai depender do presente que você colocar dia 17 na sacola do TRE.
Vote com emoção, porque votar é muito bom. Mas pense bem antes de votar.
Pra você só comemorar uma vitória neste Natal. Mas muitos Natais melhores daqui pra frente.