Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
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"Cenas" e "Latas" levam os Grand Prix da ABP
O comercial "Cenas Brasileiras", criado pela Almap e produzido pela Jodaf para a Volkswagen conquistou mais um Grand Prix. Desta vez o de "Campanha" no 11º Festival Brasileiro do Filme/VT Publicitário, uma promoção da ABP - Associação Brasileira de Propaganda, que teve ontem à noite a sua cerimônia de premiação.
"Cenas Brasileiras" já havia recebido, em setembro, o Grande Prêmio de Filme do Ano do Prêmio Colunistas Produção, e o Grande Prêmio de Direção do mesmo concurso, concedido ao diretor do comercial, João Daniel Tikhomiroff. O comercial não é um primor de novidade (ou alguém acha que "slices-of-life" ainda são coisa nova?). Ele mostra os veículos da linha Volkswagen nas mais diversas situações e locações, sempre dentro do clima de brincadeira que acompanha a vida do brasileiro. A realização primorosa da Jodaf, no entanto, transforma o comercial em um filme divertido e empolgante, capaz de convencer tanto júris de colunistas como de criadores de propaganda.
O Grand Prix de Filme foi conquistado pelo polêmico "Latas", que a Standard criou para a Cola Araldite e que até hoje não foi ao ar em veiculação paga (o programa Intervalo o exibiu, quando ele foi premiado em Cannes). No comercial, uma lata da Coca-Cola é unida a uma lata da Pepsi com a cola Araldite. Acontece que a diretoria da Coca-Cola, quando soube do comercial, decidiu proibir a sua veiculação, e o comercial acabou se tornando uma peça apenas de consumo interno dos publicitários.
Estes foram os demais prêmios do Festival da ABP:
• Lâmpada de Ouro/Campanhas
- "Os Leitores", da Contemporânea e Tycoon para O Globo.
- "Namorados", da Young & Rubicam e Cinema Centro para Colgate Palmolive.
• Lâmpada de Prata/Campanhas
- "Virgínia", da CVS e Best para lojas Marisa.
• Lâmpadas de Ouro/Filmes e VTs isolados
- "Rios", da McCann e Associada para Martini & Rossi.
- "Fanfarra", da MPM e Cinema Centro para Vidros Blindex.
- "Fibras", da GTM&C e 3T para a Rhodia.
- "Travessuras", da Almap/BBDO e Jodaf para Volkswagen.
- "Mímica", da JMM e Jodaf para Líder (Cia. Aérea).
- "Bolso", da Artplan e Jodaf/Yes-Rio para Bradesco Seguros.
- "Goteira", da DM-9 e Jodaf para CST.
- "Cordinha", da MPM e Jodaf/YesRio para Governo do Rio.
- "Árvore Sangrando", da MPM e Cinema Centro para o Banco do Brasil.
- "Apresentador", da Almap/BBDO e Espiral Para a Rhodia.
• Lâmpadas de Prata/filmes e VTs Isolados
- "Goleira", da McCann e 5.6 para a Quaker.
- "Maguila", da DM-9 e Jodaf para Águia.
- "Bar", da Standard e 5.6 para Brahma Chopp.
- "Rodeio", da Standard e Jodaf para Araldite.
- "Enxuta Babá", da Studio Uno e Synth para Triches.
- "Casal 20", da McCann e 5.6 para a General Motors.
- "Sky Watch", da Almap/BBDO e CPU para Tam.
- "Galeria", da Caio e Blow-Up para o Banerj.
- "Incêndio", da MPM e EB para a Nacional de Seguros.
- "Bebês", da Talent e Jodaf para a Escola Panamericana de Artes.
- "Burrice", da Pubblicità & Esquire e Claquete para a Cyanamid.
- "Duelo de Agulhas", da Giovanni e Televideo para as Lojas Bergamaschi.
- "Samba da Bênção", da Provarejo e Company para a Mesbla.
- "Queda de Braço" da Caio e Blow-Up para o Governo do Rio.
- "Paralisia Infantil", da SMP&B e CPU para o Governo de Minas.
- Pele Vermelha", da Young & Rubicam e Jodaf para União das Nações Indígenas.
- "Despejo", da Almap/BBDO e Sol para Cine Clube do Bixiga.
- "Chaplin", da Salles e CPU para a ADVB.
Dois bons anúncios achados em jornais
O redator João Bosco, mal deixou o Rio e se instalou na agência mineira DNA,k começou a agitar a criação de lá.
Um dos exemplos do trabalho que ele está fazendo na agência é este anúncio de jornal "O rato mais famoso...", criado junto com José Reis para a Motorauto, homenageando a vitória de Emerson Fittipaldi na Fórmula Indy, como primeiro piloto não americano a vencer este campeonato. Participaram ainda do anúncio, como atendimento, Marcus Vinicius; na direção de criação, Silvana Machado Coelho; e na aprovação pela Motorauto: Ronaldo Augusto.
Enquanto isso, no Rio, a mídia jornal era enriquecida pela veiculação do anuncio "Moscou em linha direta com 007", criado na Giovanni pelo redator Adilson Xavier e pelo diretor de arte Vicente Nolasco (belo layout!). A peça foi produzida para inaugurar o DDI do Brasil com a União Soviética, no início do mês. Na sua ficha técnica constam ainda Paulo Moraes e Hélio Lins na produção gráfica; Gustavo Oliveira e Mauro Silveira, no atendimento; e Paulo Gravina e Wallace Grecco, pela aprovação na Embratel.
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Free põe malícia no ar para o tênis Cross Ball
Para inaugurar a presença na mídia de televisão do tênis Cross Ball, produto de seu novo cliente Calçados Itapuã, a Free Propaganda concluiu que só uma campanha com texto muito impactante permitiria ao produto enfrentar mais de perto seus concorrentes, cujas verbas de produção e de veiculação têm sido bastante maiores.
Assim a Free criou uma campanha de 5 comerciais de 15 segundos, apresentados, com humor e malícia, por cada um dos personagens mais envolvidos com o heavy-user do tênis Cross Ball: o próprio garotão, a namorada, o pai, a mãe e a "amiga-mais-velha".
Estes foram os textos:
Garotão: "Você sabe o que é que ela fez? Ela pegou no meu tênis, cara! Daí ela apertou, puxou, esticou, torceu... E ele aumentou. Aí ela se apaixonou. Eu tô praticando Cross Ball, cara!".
Namorada. "Outro dia, humm, peguei no tênis do meu namorado. É! mas eu não gostei não. Achei que tava caidão. Ah, fiz ele praticar Cross Ball no ato. Agora, lavou, tá novo!"
Pai: "Meu filho, o tamanho do tênis não é documento. Bobagem! O seu tênis é menor, mais é mais novo e um dia pode ser maior que o meu. Eu gostei do seu Cross Ball, filho!"
Mãe: "O meu filhinho, é tudo "inho": bonitinho, fofinho, baixinho. Baixinho, mas com um tênis desse tamanho! Puxou o pai. Ele pratica Cross Ball. Que tênis!!".
Amiga mais-velha: "Nossa, que tênis! Posso pegar? Ah, só uma seguradinha, vai. Deixa eu ver na minha mão. É Cross Ball, é? Vou levar.
A campanha está sendo veiculada em mídia nacional, e foi criada por Paulo de Tarso, Reuber Marchezini e Silvio Matos. A direção dos comerciais foi de Roberto Duarte, com produção da Second's. Quem aprovou foi o gerente de marketing da Calçados Itapuã, Ronalson Vargas Mendes.
Publicitário ganha desconto em teatro
Os publicitários que sejam sócios das associações profissionais cariocas, como ABP, Clube de Criação e Grupo de Mídia, vão ganhar um desconto de 20% na temporada da peça "Variações Em Torno De Um Inspetor Geral", de Domingos Oliveira, que estreou ontem e está sendo apresentada no Teatro Benjamin Constant (de quinta a sábado às 21:30h e domingo às 20h).
A peça é baseada na mais famosa comédia do russo Nicolai Gogol e envolve a chegada de um inspetor a uma pequena cidade cheia de políticos corruptos. O elenco conta, entre outros, com Domingos Oliveira, Ricardo Kosovski, Priscilla Rosenbaum e Dedina Bernardelli e marca a estreia deste amigo que vocês estão lendo no teatro profissional - como ator e assistente de direção.
Para obter o desconto, bastará o publicitário apresentar na bilheteria a carteirinha da sua associação ou um recibo comprovando que está em dia com ela. O Teatro Benjamin Constant fica na Av. Pasteur, 350, Urca, com o telefone 295-3448.
MKTMIX
• Eugênio Thomé assumiu a direção de criação da Umuarama, agência paranaense ligada ao Bamerindus. Ele já estava na agência há dois anos, fazendo dupla com bons diretores de arte como Solda, Newton Bento, Rettamozo e Vinicius Gonçalves.
• O Grupo Veplan Hotéis e Turismo entregou a conta publicitária do Rio Palace Hotel para a agência paulista DLSDória, Lara e Stalimir. A agência também ficará responsável pelo atendimento do hotel Recife Palace e pelo futuro hotel que o grupo está construindo junto ao aeroporto internacional de São Paulo. A primeira campanha da DLS para o Rio Palace começa a ser veiculada no final deste mês.
• No próximo dia 20 a Embratur receberá as propostas de agências de propaganda interessadas em conquistar a sua conta. Curiosamente, a Embratur não está dando a menor pelota para as eleições presidenciais, mesmo o cargo do próximo presidente da Embratur sendo de escolha do próximo presidente do país. Ou será que as agências selecionadas vão ter que gastar a verba que está à disposição ainda antes da posse?
• Correspondências para esta coluna. Para me achar; se for pelo correio, o melhor é Rua Visconde Silva, 156 cob. 701 - Cep 22271 - Rio - RJ. Para entregas por portador, no horário comercial, pode ser na Dinâmica, à Praia de Botafogo, 340 grupo 210.
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