Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 22/SET/1989
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Uma porção de notícias

• Dias 2 e 3 de outubro, no Bahia Othon Palace Hotel, em Salvador, a Abap - Associação Brasileira de Agências de Propaganda - vai realizar o 2º Ebap - Encontro Brasileiro de Agências de Propaganda -, para discutir os problemas quentes do setor. Entre eles estão remuneração de agência (os questionamentos que a ABA está fazendo da Lei 4.680), como tornar mais objetivas as licitações de propaganda de governo, e as questões de defesa do consumidor.

• O Banco Bozzano Simonsen contratou Nelson J. R. Rodrigues, 38 anos, formado em direito pela Cândido Mendes, ex-Citybank e ex-Lloyd Bank, como seu novo gerente de planejamento e vendas nacional.

• A agência carioca Free Propaganda diz ter começado o segundo semestre com ótimas perspectivas para os seus resultados deste ano. Entraram para a agência, como clientes: o estaleiro Rio Star, especializado em barcos com mais de 45 pés e ligado aos Grupos Souza Ramos e Fast (fabricantes dos mais sofisticados veleiros do Brasil); a Ipsum Computadores, responsável pelo Sistema Operacional considerado de melhor desempenho para Super-Micros que operem com o padrão Mumps; a empresa de consultoria Constrói-Rio, a primeira brasileira a atuar em Segurança e contingência em Ambientes de Processamento de Dados; e IEM - Indústria Eletro Mecânica, a segunda maior indústria nacional de platinados para motores e componentes mecânicos de precisão.
Com a chegada destas novas contas, Paulo de Tarso, diretor da Free, estima que a agência vá aumentar seu faturamento de 1989 em torno de US$ 1 milhão.

• No seu último release sobre o novo comercial para o Bob's, o diretor da agência GTM&C, Ênio Rodrigues, faz uma provocação ao McDonald's ao dizer que fica "imaginando como o concorrente se sentirá com todos os seus burguers-dollars", depois da campanha do triângulo amoroso Bob's, que a empresa está promovendo a NCz$ 2,50. Mesmo sendo eu da geração Bob's - e gostando dos sanduíches de lá ­ acho que o Ênio, a GTM&C e o Bob's deviam ter um pouco mais de humildade de reconhecer que o Bob's nos últimos tempos só tem feito copiar o Mc Donald's, passando a limpar as lojas e os uniformes (novos) dos funcionários com mais frequência, dando mais educação aos atendentes, permitindo funcionários de ambos os sexos, implantando mocinhas com bloquinhos de pedidos na fila etc.

• Falando em McDonald's, um recado para Andréa Gesser, do seu marketing finalmente vocês saíram com um sanduíche cujo sabor me agradou bastante: o Cheddar McMelt. É ótimo mesmo, com um grande hambúrguer, queijo cheddar derretido, cebola grelhada em molho de soja e pão de hambúrguer feito com farinha integral. Tomara que mais gente goste e ele não seja apenas uma promoção temporária, como acontece em outros países. Graças ao Cheddar McMelt eu já tenho o que pedir quando meus filhos me carregam para lanchar no McDonald's...

Doris Calmon
Doris Calmon, diretora de atendimento da Provarejo
• A agência Provarejo, house do grupo Mesbla, separou suas diretorias de atendimento. Dóris Calmon ficou à frente do atendimento da Mesbla Lojas de Departamento, e Marcus Vidal com as demais empresas do grupo (como os shoppings, das lojas de veículos etc). Para o grupo de Dóris também foram contratados novos diretores de contas: a ex-DPZ Fumiko Kayo, para tablóides; a ex-Salles Maria Isabel de Célio e o ex-Almap Márcio Ortman para a área de propaganda, e a ex­DPZ Andréa Maggesi, para a área de promoção. Antes de ser diretora de atendimento, Dóris havia sido gerente de mídia da Provarejo.

• A agência Chris Colombo conta que o seu programa de desburocratização criado para a Souza Cruz passou a ser adotado pelas outras empresas do grupo, como Maguary e Bioplanta, sem falar que também o estão usando as prefeituras de Juazeiro e Feira de Santana, na Bahia, e Uberlândia, em Minas - onde a Souza Cruz tem fábricas. Agora, a agência está implantando na Souza Cruz uma campanha de Segurança no Trânsito, inclusive defendendo o uso do cinto de segurança. Que o Millôr não saiba.

• Clarisse Pernidji está de casas novas. Na profissional, ela começou a dirigir o RTV da DPZ-Rio, deixando o cargo da MPM. E na pessoal, está inaugurando um novo apartamento com seu love Vicente de Vicq, que é diretor de atendimento da Almap/BBDO.

• A Propaganda Versatta conquistou as contas da Maxxirede, da Glitch Informática e da Aepet - Associação dos Engenheiros da Petrobrás -, levando o faturamento da agência para 30% acima do previsto nestes seus seis meses de existência. Segundo o release, Nelson Sirotsky, diretor executivo da Versatta, já está até pensando "em abrir um escritório da agência na Europa e outro na América do Sul". Ué, o Brasil não fica mais na América do Sul?

• A agência GCO/Promag conta que a Cia. Atlantic de Petróleo está investindo 2 milhões de dólares numa campanha para vender 100 mil macaquinhos "Xico Menegha", mascote da apresentadora Xuxa, em seus cerca de mil postos. Quem comprar o macaco vai concorrer aos chamados "milhões em prêmios".

• A Emcena Comunicações conquistou as contas de assessoria de imprensa da Yellow Green Locadora (recentemente inaugurada em Miami), da Auding Idiomas e da griffe Pascale Christian.

• O Sindicato dos Publicitários do Município do Rio está avisando que algumas empresas não estão aplicando o aditamento ao acordo salarial assinado com o Sindicato das Agências e que há inclusive quem esteja aplicando erroneamente. O acordo, diz Maria Helena Fuzer, presidente do Sindicato, foi assinado em 1º de junho, mas sua vigência foi retroativa a 1º de maio de 1989. Portanto, nesta antecipação, só incidirão compensações de aumentos concedidos espontaneamente até abril de 1989. Qualquer outro resíduo ocorrido após esta data só será compensado no próximo dissídio, se esse assim estabelecer.

• 0 presidente da LBA/Pronav, Irapuan Cavalcanti, convidou a assessoria paulista Manager Comunicação, do jornalista Gilberto Di Pierro (o Giba Um), para cuidar de todo o esquema de lançamento e divulgação de seus cartões de Natal assinados por artistas plásticos brasileiros.

• Faz pouco tempo, José Vitor Oliva, um dos donos do grupo Gallery de São Paulo e sua mulher, a jogadora de basquete Hortência, agitaram sua união na imprensa como sendo o "casamento do ano". Agora, a agência paulista Edgard Soares contratou os dois para lançarem um luxuoso empreendimento imobiliário em São Paulo.

• A última edição da revista Vogue, totalmente dedicada a São Paulo, escolheu os melhores criadores de imagem daquela capital. São eles: Mauricio de Oliveira, diretor de arte da DPZ-SP e responsável pelo comercial da Artex que tem um nu frontal masculino; Flávia Monteiro, a ótima diretora de comerciais; Clóvis Calia, agora VP de criação da McCann; Hermes Ursini, diretor da agência Light Comunicação; Alain Voss, um ilustrador; o fotógrafo Andreas Henniger e o designer Rudi Bohm, diretor da Ilimitada.

• A Parker Pen é a mais recente conquista da RSVP, agência especializada em Marketing Direto.

• A Federação Nacional dos Publicitários empossou sua nova diretoria. Murilo Coutinho foi reeleito para a presidência, como vem ocorrendo desde a fundação da mesma. Que surpresa, não é gente?

VS para Leslie • Acaba de surgir em São Paulo a primeira empresa brasileira voltada especialmente à prestação de serviços no relacionamento direto entre empresas e consumidores. Chamada de Sistema E-Co, e dirigida pelo administrador de empresas Rubens Hannun, e se propõe a atuar desde a conscientização interna de fabricantes até o atendimento ao público e a orientação ao desenvolvimento e lançamento de produtos.

• A Burson­Marsteller, segunda maior agência de relações públicas do país, prevê para o final deste ano um faturamento de US$ 1,3 milhão, resultado 29,7% superior ao do exercício de 1988.

• Pela primeira vez, depois de 38 anos de existência, o Linifício Leslie está fazendo propaganda, através da VS Escala. Plantador e produtor do seu próprio linho, o Leslie exporta cerca de 2,3 milhões de metros do tecido por ano para os Estados Unidos, Itália e Japão. O primeiro anúncio da Leslie, que assume que existe um concorrente da empresa, foi criado pela redatora Denise Motta e pelo diretor de arte Fernando Farah, com direção de criação de Lula Vieira, da VS Escala.

• As correspondências para a coluna devem ser enviadas para a Rua Visconde Silva, 156 cob. 701, CEP 22271, Rio-RJ, até quarta-feira. Quem tiver urgência pode falar domingo na Dinâmica de Comunicação, pelo telefone (021) 552-4141 ou mandar telex para 21-36482 DMNA.