Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 11/AGO/1989
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Free capricha em anúncio para jornal

Free para Banco Bozano, Simonsen: "Depois dizem que carioca não trabalha"

A Free Propaganda está na mídia impressa com dois anúncios para a Avipan Turismo, Banco Bozzano Simonsen e American Express que, diz Paulo de Tarso, seu diretor de criação, seguiram a filosofia da agência de trabalhar com as exigências de criatividade e o cuidado de produção das grandes agências até mesmo para clientes pequenos.
O problema do cliente era comunicar a simples abertura de dois postos de câmbio para dólar turismo no Aeroporto Internacional do Galeão. Como o diferencial do cliente era as 18 horas de funcionamento ininterrupto dos postos, Paulo de Tarso e o diretor de arte Ernane Gouvea criaram dois anúncios bem humorados: "Depois dizem que o carioca não trabalha" e (aproveitando a campanha da Embratur), "Respeite o Turista", com o subtítulo "Avisa para ele que tem cambio no Galeão das 8 da manhã até meia-noite".
A campanha teve a aprovação de Antônio Carlos Gabriel, gerente de comunicação do Banco Bozano Simonsen, e Paulo de Tarso garante que já na primeira semana de veiculação, o cliente superava o volume de negócios projetado para o primeiro mês.

Carros da Artplan não enguiçam mais

O Automóvel Clube do Brasil - que há muito tempo está fora da mídia - entregou sua conta publicitária para a Artplan-Rio.
A primeira campanha está prevista para começar dia 27 próximo, com anúncios de jornal, spots de rádio e comerciais de tevê, apenas no mercado carioca.

Temos mesmo cara de babacas

Pouca gente sabia, mas o Ministro Antônio Carlos Magalhães, em 1987, já havia liberado as emissoras de televisão a utilizar internamente os equipamentos no sistema NTSC, desde que, para transmitir ao público, usassem o PAL-M. Isto porque todo equipamento de qualidade produzido internacionalmente usa o padrão americano e japonês do NTSC e as emissoras reclamaram de ter que pagar mais para comprar seu equipamento no sistema brasileiro.
A RBS: no Sul, trocou logo suas máquinas. Agora a Globo vai fazer o mesmo.
Enquanto isso, no mercado de cassetes domésticos, todos os filmes lançados no Brasil sempre usaram apenas o sistema NTSC. Nenhum usa o PAL-M. E, por sua vez, as produtoras de comerciais em vídeo também estão preferindo produzir em NTSC (para trabalharem com equipamentos mais modernos) e depois transcodificar o comercial para distribuir às emissoras (o que, em breve, não vai ser nem mais necessário).
Pra que então serve o PAL-M? Só pode ser mais uma gracinha dos tecno-burocratas para nós, consumidores brasileiros, termos mais dificuldade e pagarmos mais caro nas compras de nossos vídeos, é claro. Afinal, os últimos governos não sempre acharam que nós somos todos babacas?

Zero Hora entra em jornais de bairro

O jornal gaúcho Zero Hora, que lidera o mercado de Porto Alegre, aproveitou a comemoração de seus 25 anos para dar uma mexida no produto, criando novos cadernos.
Entre eles, está o ZH Norte, o primeiro jornal de bairro do Rio Grande do Sul, que passou a ser encartado todas as quartas feiras, nos 12 mil exemplares dos 19 bairros daquela região.

Clóvis Calia muda de agência

A McCann Erickson comprou o passe de Clóvis Calia e tirou-o da Standard para ocupar a vice-presidência e direção nacional de criação da agência, no lugar de Percival Caropreso (cujo destino não está muito claro, apesar de não ter deixado a agência).
Calia é um criador que gosta de ousadias. Em seu currículo contam-se 7 Leões de Cannes, sendo 3 de Ouro. Fica, portanto, a curiosidade de saber se ele trocará gente na equipe da McCann, trazendo os seus inclusive para a criação do Rio, que vem sendo dirigida por Ricardo Guinsburg.

Kotler fala em São Paulo

Philip Kotler, um dos papas internacionais do marketing, estará dando o seminário "Corporate Marketing Strategies for the 1990s" no próximo dia 31 de agosto em São Paulo. A inscrição custa 650 BTNs fiscais, o que ontem valia NCz$ 1.456,91. Quem estiver interessado deve ligar para (011) 262-5385 ou 864-6671 ou 872-3799.

Esse Explícito Objeto Do Desejo

O Clube de Criação do Rio já reservou para o final de setembro a apresentação da sua 2ª Noite de Poesia, que desta vez será totalmente diferente. E, se possível, melhor.
Primeiro, porque poderão ser incluídos textos e sketchs, e não só poesia. Segundo, porque girará em torno de um único e fascinante tema: o Desejo. Em todas as suas formas. Em qualquer de suas manifestações. Obscuras ou explícitas. Vamos falar de consumo, sexo, política e o que mais merecer ser desejado.
Para participar, porém, precisa ser um criador de propaganda. A entrega de trabalhos deve ser até dia 25 de agosto. Quem quiser saber mais, pode me ligar, pelo telefone 552-4141, na Dinâmica.

Conta da Skol cresce mais na Thompson-Rio.

A J. Walter Thompson, que já vinha cuidando da propaganda da cerveja Skol, ganhou da Brahma todo o restante dos produtos que vieram da antiga "Cervejarias Reunidas Skol-Caracu", ou seja, a gostosa cervejinha preta Caracu e os refrigerantes Skol.
A agência agora vai reposicionar estes seus novos produtos para que eles conquistem uma presença mais ativa no mercado.
Como bebedor de Caracu, nunca entendi por que a Brahma sempre investiu tão pouco nela e em suas demais cervejas e chopps pretos. Caracu, inclusive, tem uma excelente série de comerciais prontos - criados pela Standard, com sósias de personagens fortes como Rambo etc. - que só se conseguiu ver em concursos publicitários. Nunca na TV. Vamos ver se a Thompson tem mais sorte.

Sequestro, esta covardia que cresce.

A equipe da Janela se solidariza com a família Salles pela estupidez que está sendo este sequestro do Luís Sales, reflexo do clima de caos e insegurança que se está vivendo no país.
Com a única coisa que nos resta, a esperança, é que acreditamos que vamos sair desta circunstância covarde, e depois, junto de todos nós, deste lodaçal imenso que nos constrange e envergonha.

Cultura reabre sua concorrência

O Ministério da Cultura mudou o edital e reabriu a sua concorrência (agora como "Concorrência nº 021/89") para a contratação de duas agências para fazerem a sua publicidade nos 4 meses que faltam para o final do ano e do, "mandato" atual. A abertura das propostas e documentos será dia 31 de agosto, na sala de Licitações do Ministério, em Brasília.

Mais uma boa para faturar

O Centro Brasileiro de Apoio à Pequena e Média Empresa ­ Cebrae, ligado ao Ministério do Desenvolvimento da Indústria e do Comércio também está abrindo a sua "Tomada de Preços nº 011/89" para selecionar uma agência "para executar serviços de planejamento, assessoramento, criação, produção, veiculação de publicidade legal e promocional de interesse do Sistema Cebrae". A abertura de documentos e propostas será dia 18 de agosto, às 15 horas, na sede do órgão, em Brasília.

Marcello escolhe a sua turma

A Prefeitura do Rio já tem as suas pré-qualificadas: AdAg (existe no Rio), Altermark, Contemporânea, Denison, Expressão, Flori, MPM, Norton, Pólen, Premium, Pubblicità/Esquire e VS Escala.
Agora é a vez da guerra de foice entre elas para pegar os melhores pedaços da conta.

Guerreiro entra em nova batalha

Sérgio Guerreiro está deixando a Leo Burnett, onde vinha atuando nos últimos anos como presidente. Nos próximos 90 dias, ele ainda fica na agência como consultor, para fazer a transferência do cargo para o colombiano Jan Hommes. Depois, parte para seu próprio negócio ou para propostas que surgirem.