Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Pão Pullmann abre em SP produtora de filmes
O mercado de produção de comerciais de São Paulo teve um enorme agito esta semana, com a abertura de uma produtora de 6 milhões de dólares: a Frame, dirigida por Hélio Sileman e tendo por trás o apoio financeiro de Ruy Rothschild de Souza, diretor da Pão Americano S.A., a fabricante do pão Pullmann.
A Frame começa a operar com sede e estúdio próprios e com equipamentos considerados os mais modernos de telecinagem e finalização.
Mas a maior bomba da nova produtora foi começar com a contratação de um dos melhores diretores brasileiros de comerciais: nada menos que Julinho Xavier da Silveira, que até então estava contratado com exclusividade pela W/Brasil.
Como a Pullmann agora é conta da W/Brasil, tudo fica em casa, e a Frame já começa produzindo os novos comerciais da Pullmann, com direção do Julinho.
Colunistas-Produção inscreve até dia 10
Foi prorrogado até o próximo dia 10 o prazo de inscrições do III Prêmio Colunistas Produção, criado para avaliar o desempenho das produtoras de vídeo e áudio e dos estúdios de fotografia e ilustração do mercado brasileiro.
No Colunistas Produção, o que entra em julgamento é a qualidade da realização, e não a ideia do comercial ou do anúncio, como acontece normalmente nos demais prêmios publicitários.
As produtoras e profissionais do Rio que desejarem kits de inscrição podem conseguir na Dinâmica de Comunicação, à Praia de Botafogo 340 gr. 210, com D. Sílvia ou então pedir pelo telefone 552-4141.
MKTMIX
• FORBES VAI FALAR ALEMÃO - O milionário Malcolm Forbes fechou contrato na Alemanha com o editor alemão Hubert Burda (da conhecida revista Burda) para lançar sua revista Forbes mensalmente naquele país. A primeira edição sairá em fevereiro de 1990, com uma circulação de 80 mil exemplares. No Brasil, a Forbes é representada por Acúrcio de Oliveira, nosso diretor-presidente.
• QUINZES FORA, NADA Em recente coluna, comentando a mudança dos prazos de faturamento dos veículos, dizia que a incompetência da equipe econômica do governo Sarney conseguiu fazer com que o faturamento de propaganda chegasse até a ultrapassar (!!) uma reivindicação antiga dos veículos. Por problemas de diagramação, a nota foi cortada pelo pé, e ficou sem a explicação da reivindicação. O que eu estava contando é que, certa vez, Affonso Vianna, diretor da Sima, e então presidente da Associação Brasileira de Representantes de Veículos de Comunicação, comentou comigo que não compreendia por que a propaganda era a única atividade econômica do país a faturar "fora o mês", enquanto a prática comercial normal é a do faturamento em 30 dias após a compra.
Com os "15 dias fora a quinzena" - que, é claro, não são culpa dos veículos, mas dos erros governamentais -, os prazos serão até menores que dos 30 dias.
Se continuar assim, qualquer dia o crédito acaba.
• EMCENA CAPTA ESPECTADORES - A agência Emcena Comunicações, do Luiz Augusto Diogo de Souza (que certa época também cometeu colunismo publicitário), está com um trabalho interessante: levar espectadores ao teatro, e que parte de grandes empresas já estão utilizando como eficiente esquema de RP interno. Através da Emcena, a empresa pode levar os seus funcionários para apresentações especiais e até mesmo pré-estreias de boas peças teatrais. Como a compra de ingressos pode receber desconto da Lei Sarney, o projeto está cada vez mais ganhando apoio dos empresários. Quem quiser conhecer mais como funciona, pode ligar para os telefones 233-7953 e 233-0862.
• ALGUMA COISA EM COMUM - A Unipar, empresa holding da área petroquímica, entregou a sua conta para a Free Propaganda, que já produziu o novo relatório anual do grupo, com 52 páginas. Uma das boas sacadas do relatório foi utilizar a letra "U" da logomarca da Unipar como gráfico para indicar as percentagens de participação acionária da empresa em empreendimentos mistos.
• CULTURA INÚTIL - O Ministério da Cultura revogou a sua concorrência para a contratação de 2 agências de propaganda. Segundo o aviso publicado no Diário Oficial, a revogação se deu "com fulcro no Artigo 39 do Decreto-Lei nº 2.300/86". Se alguém descobrir que artigo poderoso é esse, por favor, conta pra gente que a gente espalha.
N.R. 2014: Com a internet, descobrimos. Diz o texto:
Art 39. A Administração poderá revogar a licitação por interesse público, devendo anulá-la por ilegalidade, sempre em despacho fundamentado, sem a obrigação de indenizar.
Não explica muito o que aconteceu na época. Ilegalidade?
• ABRIL VÊ LONGE - A Abril Vídeo está lançando uma série muito interessante de 13 fitas VHS sobre "Desenvolvimento Gerencial". Nelas, professoras das melhores universidades do país dão aulas completas sobre temas como "Marketing e Vendas" (dado por Marcos Cobra) e "Administração Geral e Planejamento" (por Carlos Osmar Bertero). Seria ótimo se os vídeo clubes também comprassem este tipo de fitas...
• COOOONAAAARFAAAAZJUUUUSTIIIIÇAAAA - Quase um mês depois de a campanha da Consul ter sido encerrada espontaneamente e retirada do ar das televisões, o Conar finalmente entendeu que ela plagiava a campanha do concorrente Springer e determinou a sua suspensão!!! No primeiro julgamento, realizado em 23 de maio, o Conar deu ganho de causa à Consul e permitiu a continuação da campanha. Mas a Standard recorreu e finalmente esta semana a matéria foi revogada.
• AYRTON DE VOLTA - O fotógrafo brasileiro Ayrton Camargo, que nos últimos anos esteve morando nos Estados Unidos, retornou ao Brasil e já está com seu estúdio aberto na Rua Dois de Dezembro, 119.
• ADMINISTRAÇÃO DE DESPERDÍCIO - Semana passada a coluna registrou o bom desempenho da campanha "Vive La France" da Mesbla. Esta semana, porém, tomei um susto ao receber o Extrato de Contas do cartão de crédito pessoal que tenho na Mesbla. Veio uma cobrança de NCz$ 0,03 (Três Centavos), emitida pelo computador por conta de um "ajuste" sem qualquer maior explicação do que poderia se tratar. Ou seja, a Mesbla gastou 21 centavos de correio mais o custo do tempo de processamento e de manipulação da correspondência para me cobrar 3 centavinhos? Que modelo de administração é esse? Não seria mais fácil instruir o computador e relevar cobranças abaixo do valor mínimo do custo da cobrança e descarregar os 3 centavos em algum tipo legal de "perdas e danos"?
Perdemos além do necessário a Mesbla e eu, que ainda vou ter que gastar o tempo de um funcionário nas longas filas do Bradesco para pagar 3 centavos. Agora, o que vocês acham: será que vale pagar com cheque?
• EM BUSCA DO ELDORADO - A Grottera, Mauger & Cia - empresa de representação de mídia de Luiz Grottera e Manoel Mauger - pegou a representação comercial no Rio de Janeiro das rádios Eldorado AM e FM, de São Paulo. Esta semana, os dois, juntos com Maria Alice Langoni, a diretora da Grottera no Rio, receberam o mercado publicitário para um simpático queijos e vinhos do Mistura Up.
• BARRIGADA - A Janela errou semana passada ao acreditar num informante e publicar que a Gravatahy não abriu no Rio. Sérgio Pavan, diretor da agência, conta que ela está funcionando à Rua 13 de Maio, 31 cob. 2109, com os telefones 533-3245 e 262-6329. Entre seus clientes estão a Sateplan, W. Schock, Casa Titus, Dragão, Rio Clínicas e o Banorte, que é sócio da agência. Acontece que a agência vinha operando sem fazer alarde porque ainda estava regularizando papéis como alvará e não podia comunicar sua abertura. Daí, provavelmente, o equívoco do informante,
• QUADRINHOS PUBLICITÁRIOS - Quarta-feira, no Zanty Bar, Ulisses Tavares e Júlio Shimamoto, respectivamente redator e diretor de arte da Thompson no Rio, lançam seu álbum de quadrinhos Subs, editado pela Editora Europa. Ulisses e Shima vão aproveitar a noite de quarta do Clube de Criação para fazer sua noite de autógrafos. O Álbum está muito bonito e deve custar em torno de NCz$ 18,00.
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