Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 02/JUN/1989
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Colgate-Palmolive promove campanha para Cashmere Bouquet

A Colgate-Palmolive está lançando a nova campanha promocional da linha Cashmere Bouquet com seis filmes dirigidos a um público jovem, na faixa de 18 a 25 anos. A empresa investiu US$ 150 mil na produção das peças que, além de apresentar o perfil e adotar a linguagem do consumidor que a empresa pretende atingir, acrescenta um componente sensual à divulgação do produto.
O objetivo da Colgate-Palmolive é rejuvenescer a imagem da marca da Cashmere Bouquet, introduzida no mercado brasileiro em 1946. O design das embalagens foi modificado como parte deste processo. As novas fragrâncias Anais Anais, Georgio, Drakkar Noir e Alfazema situam a linha em sintonia com as modernas tendências internacionais. E um agressivo esquema de colocação dos produtos nos pontos de venda irá facilitar o encontro dos artigos pela consumidora.
Segundo Sidnei Rosa, diretor da Colgate-Palmolive, a companhia planeja, a curto prazo, alcançar a liderança de mercado com sua linha Cashmere Bouquet. Atualmente a empresa detém 5,5% das vendas de desodorante no País, que consume o total de 21 mil toneladas por ano. A campanha deflagrada pela Colgate-Palmolive deverá dar início a um processo de crescimento de participação neste segmento prevendo alcançar um patamar entre 9,5% e 10% a nível nacional nos próximos três anos.
A política de apoio cultural da empresa, herança do espírito inventivo de Richard Penn, gerente geral da Colgate-Palmolive na década de 1940, permanece presente na companhia. Penn colocou a companhia como elemento indissociável do processo de surgimento das primeiras radionovelas brasileiras patrocinadas pela empresa.
Hoje, dentro da nova postura de rejuvenescimento da marca e de seu público consumidor, a empresa tem apoiado a peça teatral "Dores de Amores", estrelada pelos atores Taumaturgo Ferreira e Malu Mader, em São Paulo. O espetáculo discute os problemas de relacionamento de um casal jovem e atrai uma plateia "que vem ao encontro dos nossos objetivos", assinala Rosa.

MKTMIX

• CONTA BOA É DE GOVERNO ­ Para quem pensa assim, aí vem três grandes oportunidades. A Light realiza concorrência para escolha de agências, com abertura das propostas no próximo dia 14 de junho, às 10 horas, na sua sede no Rio de Janeiro (Av. Presidente Vargas, 642/ 18º andar, Auditório). O contrato será de 2 anos, e está proibida a apresentação de agências em regime de consórcio. Nesta concorrência, a agência deve apresentar comprovação de experiência em "serviços similares", seja isto lá o que for (em propaganda só ou em propaganda de serviços de eletricidade?), nos três últimos anos de atividade. Ou seja, agência nova, se entrar, desconfiem.
A concorrência seguinte é a tão esperada da Embratur. A entrega de documentos também é no Rio, mas no dia 19 Junho, também às 10 horas (Rua Mariz e Barros, 13, Tijuca). Em concorrências passadas, a Embratur utilizou o sistema de habilitar agências e iniciar o atendimento com apenas algumas delas, para que pudesse fazer trocas - o que ocorreu - durante o atendimento. Será que isto se repetirá?
Finalmente, dia 22 de junho em Brasília, haverá a abertura de documentos da concorrência nº 01/89 do Ministério do Interior. O Edital publicado não dá maiores informações sobre o que o Minter espera da agência. O Edital está à disposição no Edifício Sede do Ibama, Sain Av. L-04 Norte Lote 04, até 5 dias corridos antes da data da licitação.
• MANDEM CARTAS - O endereço de correspondência da coluna é Rua Visconde Silva, 156, Cob. 701 - Cep 22271, Rio - RJ. O telefone é (021) 552-4141 e o telex 21-36482. Usem e abusem.

Publicitários fazem bis da Noite de Poesia.

O sucesso da Primeira Noite de Poesia do Clube de Criação foi tão grande - muita gente sequer conseguiu entrar no Zanty Bar - que o Clube resolveu bisar o espetáculo,
Nesta nova Noite de Poesia, 15 dos principais criadores publicitários do Rio de Janeiro vão estar mais uma vez junto dos 7 atores do grupo "Ações Preferenciais", interpretando e dizendo, ao vivo, os seus poemas.
Na verdade, o sucesso daquela união de Poesia com Publicidade e Teatro já teve outros desdobramentos: uma produtora de vídeo vai produzir uma fita da apresentação para comercialização alternativa e os poemas apresentados serão reunidos a outros, dos demais criadores publicitários do Rio de Janeiro que também fazem poesia, em uma Antologia Carioca dos Poetas Publicitários, cuja edição se inicia nesta próxima semana, sob coordenação de Ulisses Tavares.
O "Bis" da Noite de Poesia Clube de Criação será esta quarta-feira, 7 junho, as 21 horas, no Zanty Bar (Rua Anibal de Mendonça, 132 Ipanema).
Como na primeira apresentação, serão interpretados e lidos poemas de Arthur Muhlemberg (Urbana), Fredy Nabhan (VT Um), Hayle Gadelha (MPM), Irene Meimberg (VS Escala), Luciana Pessanha (Oficina), Luís Fernando Favilla (Contemporânea), Marcelo Silva (Provarejo), Marcia Brito (VT Um), Nei Leandro de Castro (Salles), Patricia Burrowes (free-lancer), Raul Miranda (Artplan), Roberto Duarte (diretor de comerciais), Sérgio Eduardo de Paula (Artplan), Toni Lourenço (Urbana) e Ulisses Tavares (J. Walter Thompson).
A direção é de Marcio Ehrlich, que também atuará junto com os atores Cláudia Cerquinho, Clara Fajardo, Ivan Hees, Julia Merquior, Paula Mofreita e Silvio Curty.

Criadores vão debater os nós da profissão

O Clube de Criação promove nesta terça-feira, no Centro Cultural Cândido Mendes (Rua Joana Angélica, 63/6º andar, em Ipanema) o debate "Nós da Criação", que pretende avaliar os principais problemas que a atividade publicitária - principalmente da área de criação ­ vem tendo no mercado do Rio de Janeiro.
O debate começa às 19 horas e terá a participação de Carlos Pedrosa (Pubblicità & Esquire), Cláudio Sendim (Almap/BBDO), Fábio Siqueira (MPM), Gustavo Bastos (DPZ), João Bosco (J. W. Thompson), Paulo Brandão (Artplan) e será aberto todos os interessados profissionais da área ou não.
Curiosamente, na mesa, não há nenhum criador vinculado a produtoras, apesar de eles também fazerem parte do CCRJ. Isto pode ser um motivo para um dos temas discussão, e que a Janela propõe desde já.