Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Colunistas julgam o fraco ano de 1988
Em 10 anos de participação no júri do Prêmio Colunistas Nacional, nunca achei o resultado criativo dos trabalhos julgados tão fraco quanto o que encontrei no último fim de semana. durante o julgamento do XXII Colunistas-Nacional, referente à propaganda brasileira em 1988.
Neste julgamento, só estiveram presentes os trabalhos premiados com Ouro nas regionais. Como este ano não participei de nenhuma das regionais, não sei se o nível baixo deveu-se a julgamentos equivocados dos respectivos júris ou ao sistema de votação.
Ao contrário do que eu e alguns poucos colunistas pensamos, a grande maioria dos colegas de júri do Colunistas costuma premiar os trabalhos basicamente pela comparação das peças que estão na sua frente. Pouco se leva em conta se a propaganda deste ou daquele segmento de mercado está apresentando ou não novidades em sua ideia ou conceito, em relação aos trabalhos premiados dos anos anteriores. Ou seja, um anúncio pode não ser brilhante nem muito original, mas se for correto e for o melhor daquele ano, leva algum prêmio.
Qual a maneira melhor de julgar, cabe ao mercado dizer para os colunistas (inclusive para mim). Apesar de eu duvidar que alguém vá falar qualquer coisa, porque, no fundo mesmo, todo mundo quer mais é ganhar muito prêmio, do jeito que for.
De qualquer forma, o resultado geral deste Colunistas Nacional definitivamente não me satisfez.
Mas, bom ou mau, o júri foi soberano, e aí estão os resultados dos Grandes Prêmios e dos trabalhos que as agências e anunciantes cariocas conseguiram premiar no XXII Colunistas Nacional. No caso dos anunciantes, relacionei até mesmo se a agência não for do Rio. E nos comerciais e fonogramas, há ainda o crédito para as produtoras, cuja participação é sempre decisiva para o resultado final.
GRANDES PRÊMIOS
• Agência do Ano: DPZ
• Publicitário do Ano: Washington Olivetto
• Profissional de Propaganda do Ano: Christina Carvalho Pinto
• Anunciante do Ano: Bamerindus
• Veículo do Ano: Isto É/Senhor
• Campanha do Ano: "Amigos Amigos", da Gravatahy e VT Um para o Banorte.
• Comercial do Ano: "Futebol", da Contemporânea e Jodaf/Yes para a De Millus
• Anúncio do Ano: Série "A Teoria da Evolução", da Norton para a Parker
• Fonograma do Ano: "Camelô", da Biondi & Vieira e A Voz do Brasil para Olivetti
• Outdoor do Ano: "Ande com um telefone no bolso", da Denison-SP para a Telesp.
TRABALHOS PREMIADOS DO RIO
• Prata de Campanha Agropecuária: "Êxodo Rural", da MPM para a Souza Cruz.
• Prata de Comercial de Bebidas Alcoólicas: "Biceps", da Standard e Jodaf/Yes para a Skol/Caracu.
• Ouro de Comercial de Bebidas Alcoólicas: "Série da Kaiser", da DPZ e Nova Filmes para a Kaiser.
• Ouro de Campanha de Bebidas Alcoólicas: "Uma Skol puxa outra", da J. Walter Thompson para a Skol
• Prata de Comercial de Bebidas Não-Alcoólicas: "Super-Litro/ Robot", da McCann e Tycoon para a Coca-Cola
• Bronze de Anúncio de Bebidas Não Alcoólicas: "Sem Marketing, com Marketing", da Almap/BBDO para a Pepsi
• Prata de Comercial de Beleza: "Conexão Japonesa", da Almap/BBDO e CPU para a Gillette.
• Prata de Anúncio de Bens, Serviços e Insumos Industriais: "Otis", da McCann para a Otis
• Prata de Anúncio de Brinquedos: "Brincando", de Cláudio Carvalho para a Editora Hoso
• Prata de Comercial de Cama, Mesa e Banho: Série "Cama dos Gatos", da Giovanni/ Módulo e Jodaf /Yes para a Metalonita/ Dijon
• Ouro de Anúncio de Cigarros: "Série Plaza", da W/GGK para Plaza (Souza Cruz)
• Ouro de Comercial Comunitário: "O Garoto", da Contemporânea e Jodaf/Yes para o Governo do Estado do Rio
• Prata de Comercial Comunitário: "Revolução dos Bichos", da MPM e Tycoon para a Souza Cruz
• Ouro de Fonograma Comunitário: "A Barra é Carioca", da Tandem e Multi Studios para a Prefeitura do Rio
• Bronze de Campanha Comunitária: "Separação da Barra", da Tandem para a Prefeitura do Rio
• Prata de Comercial de Comunicação: "Circular", da DM-9 e Jodaf/Yes para o Jornal do Brasil
• Ouro de Fonograma de Comunicação: "The book is on the table", da Artplan e Matrix para a Brittania English Course
• Ouro de Anúncio de Comunicação: "O Globo lê você", da Contemporânea para O Globo
• Prata de Outdoor de Comunicação: "Quando sua cidade sofre...", da Contemporânea para O Globo
• Ouro de Campanha de Comunicações: "O Globo 88", da Contemporânea para o Globo
• Prata de Campanha de Comunicação: "JB Natal", da DM-9 para o Jornal do Brasil
• Prata de Comercial de Saúde: "Aeromoça", da Denison e VT Um para o Ministério da Saúde/ Aids
• Ouro de Comercial Financeiro: Série "Primeiro...", da Almap/BBDO e Tycoon para a Abecip/Caderneta de Poupança
• Prata de Anúncio Financeiro: "Vem!", da MPM para a Caixa Econômica Federal
• Ouro de Outdoor Financeiro: "Desta vez eu fico rica", da MPM para a Loteria Federal
• Prata da Campanha Financeira: "Ourocard Atletas", da MPM para o Banco do Brasil
• Prata de Anúncio Institucional: "Os Donos da Verdade", da Contemporânea para O Globo
• Ouro de Campanha Institucional: "Queremos Sapasso", da Contemporânea para a Sapasso
• Prata de Comercial de Moda: "Gêmeas", da Almap/BBDO e Eugênio para a Du Loren
• Prata de Outdoor de Moda: "Morocco", da Altermark para Philipe Martin
• Prata de Campanha de Moda: "Primavera-Verão", da Provarejo para a Mesbla
• Ouro de Anúncio de Móveis, Decoração e Utensílios Domésticos: "Abrir os Presentes/ Solteirões e Solteironas", da Contemporânea para Presentes Rachel
• Ouro de Anúncio de Produtos, Comércio e Serviços Automobilísticos: "Na dúvida não ultrapasse...", da Artplan para Postos Petrobrás.
• Prata de Campanha de Produtos, Comércio e Serviços Automobilísticos: "Bom Dia/ Boa Tarde/ Boa Noite", da Thompson para a Esso.
• Prata de Comercial de Produtos de Limpeza: "O Último Vôo dos Insetos", da Esquire e Company para a Cyanamid/Matox
• Ouro de Campanha de Produtos de Limpeza: "Sabão", da Artplan para a UFE/Sabão Cristal
• Bronze de Anúncio de Produtos de Uso Pessoal: "What's News" , da Contemporânea para a News International
• Prata de Comercial de Serviços Públicos e Comunicação do Governo: "By Night", da Denison e VT Um para o Ministério da Saúde/Aids
• Prata de Campanha de Serviços Públicos e Comunicação de Governo: "Aids Quadrilha", da Denison-Rio para o Ministério da Saúde
• Ouro de Anúncio de Trade: "A Inteligentíssima", da Contemporânea para O Globo
• Prata de Anúncio de Turismo: "Lembra daquele casal", da DM-9 para o Copacabana Palace Hotel
• Prata de Campanha de Turismo: "Réveillon no Copa", da DM-9 para o Copacabana Palace Hotel.
• Ouro de Comercial de Varejo de Grande Porte: "Mães", da Contemporânea e Tycoon para o BarraShopping
• Prata de Campanha de Varejo de Grande Porte: "Nojento", da Pass para o Disco
• Ouro de Campanha de até 60 cm: "Cadê?", da Oficina para o Jornal do Brasil
• Bronze de Anúncio de Até 60 cm: "T de Teatro", da Artplan para os Postos Petrobrás.
• Prata de Anúncio de Agência: "A Pepsi fica na Thompson", da J. Walter Thompson
• Prata de Mensagem de Oportunidade: "Faça Seguro", da MPM para a Codiseg
• Prata de Mensagem de Oportunidade: "Desta vez eu fico rica", da MPM para a Loteria Federal
• Prata de Mensagem de Oportunidade: "Série Olimpíada", da Provarejo e T&S Animação para a Mesbla
• Prata de Mensagem Relativa a Datas e Efemérides: "Mamãe é um baratão", da Provarejo e Jodaf/Yes para a Mesbla.
• Prata de Comercial de Demonstração de Produto: "Teimosinha", da MPM para a Loteria Federal
• Ouro de Comercial com Testemunhal: "Ourocard Atletas", da MPM Propaganda e Globotec para o Banco do Brasil
• Ouro de Conjunto de Anúncios: Contemporânea
Janela da Criação
Vem aí mais uma Noite de Poesias
Poetas, criadores, namorados, correi! É chegada a hora de separar as suas poesias porque o Clube de Criação do Rio já decidiu: vai haver uma Segunda Noite de Poesia do CCRJ!
Soprem aos ventos a novidade. E preparem os corações porque a emoção vai correr solta de novo no Zanty.
Só como teaser para vocês, já declararam que querem participar da Segunda Noite os poetas Paulo Azeredo (free-lancer), Marise Araujo (McCann Erickson), Maria Célia Salgado (Pubblicità & Esquire) e Denise Motta (VS Escala) que não participaram da Primeira.
Mas quem quiser saber mais sobre a Noite de Poesia apareça no Zanty na próxima quarta feira.
E se você perdeu a Primeira Noite de Poesia, prepare-se porque deverá acontecer uma reapresentação - um Bis - daquele show. Muita gente, que não pôde comparecer no dia 19 de Abril, tem solicitado aos diretores do CCRJ e aos organizadores das Noites de Poesia de que, antes de se organizar a Segunda Noite de Poesia, possam assistir aos poemas da Primeira Noite. O que vocês acham que deve acontecer primeiro: um Bis ou logo a Segunda Noite?
Sobre o Zanty, aliás, uma curiosidade: por que será que o pessoal das produtoras de comerciais vai tão pouco ao bar? Das produtoras de fonogramas até que estão sempre lá prestigiando o Ralf Ramos, da Peixe Voador, o Wanderlei Gonçalves, da Nova Onda, sem falar do Henrique Meyer, da PSom. Mas de comerciais...
O Clube de Criação não é só uma associação de redatores e diretores de arte de agências. E se o Zanty é o local onde o CCRJ se reúne às quartas-feiras, quanto mais eclética a frequência, melhor será para todos.
|
MKTMIX
• MAURO VAI TOMAR COCO-COLA - O irrequieto Mauro Multedo partiu para uma nova experiência na sua vida. Deixou a diretoria de serviços de marketing da Coca-Cola para atuar em um posto novo da empresa: a recém-criada diretoria de operações da área norte-nordeste, que ficará sediada em Salvador, Bahia. No Rio, a estrutura de marketing da Coca fica com Fred Fisher como diretor de marketing, ao qual respondem Paulo Dompieri como gerente de promoções e eventos especiais, Ricardo Ladvocat como gerente de propaganda, Paulo Vidal como gerente de pesquisa e desenvolvimento, Antônio Carlos Pereira como gerente de desenvolvimento de marca para Coca-Cola, Francisco Piani como gerente de desenvolvimento de marcas para Sprite e Diet-Coke e Elaine Abranches como gerente de desenvolvimento de marca para Fanta e Taí
• DPZ-RIO FOI LÍDER NO ANUÁRIO - Gustavo Bastos, diretor de criação da DPZ-Rio, conta orgulhoso que a agência foi a mais premiada do Rio no último Anuário de Criação de São Paulo, com 7 peças gráficas - o que inclusive a colocaria em 10º lugar de todas as agências brasileiras. Este foi o ranking das 10 mais do Anuário do CCSP: W/GGK (74 peças), DPZ (50), Almap (16), Talent (13), MPM (12), Standard (10), McCann (9), Denison-SP e Norton (8) e Lintas (7 peças).
• SURGE UM NOVO JORNAL NACIONAL - O jornalista Oliveira Bastos, com uma equipe liderada por Fernando Lemos e Waldir Botelho, lança dia 16 próximo o jornal "Bsb Brasil", que circulará nacionalmente, a partir de Brasília, com três cadernos e 30 mil exemplares, diariamente, no formato standard. A representação comercial do Bsb Brasil foi entregue à Sitral, do mestre da representação Guilherme de Freitas.
|