Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 05/MAI/1989
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

1989 começou com crescimento de 9%

INVESTIMENTO PUBLICITÁRIO
JANEIRO/MARÇO 89 – VALORES EM US$ MILHÕES
ÁREA ECONÔMICA VERBA
TOTAL
VARIAÇÃO 1º
TRIMESTRE 88/89
Comércio 93,26 +15%
Serviços 55,15 -4%
Educação/Meio de Comunicação 35,09 +32%
Mercado Financeiro 32,02 +101%
Brinquedos/Diversões 24,46 +14%
Alimentos 23,60 -17%
Foto/Ótica/Cine/Som 21,00 +81%
Indústria da Construção 18,18 +2%
Perfumaria/Farmácia 16,78 -9%
Bebidas 13,88 -0,5%
Têxtil/Vestuário 13,01 -13%
Meio de Transportes/Afins 9,36 -14%
Utilidades Domésticas 7,10 -5%
Limpeza/Higiene Doméstica 5,23 -19%
Material p/Escritório/Escola 5,18 -1%
Institucional Multi-Setorial 4,45 -27%
Tabacos 3,07 -26%
Móveis/Decoração 2,98 +6%
Bens Industriais/Mat. Primas 2,28 -18%
Agropecuária 2,17 -21%
     
Investimento Total 388,35 +9%
Fonte: LEDA-Levantamento Econômico de Dados de Anunciantes

Um total de 388 milhões de dólares foi o montante do investimento publicitário do primeiro trimestre de 1989, registrado pela LEDA - Levantamento Econômico de Dados de Anunciantes. Estas cifras foram baseadas na quantidade de anúncios e comerciais veiculados em TV, rádio, revistas e jornais de todo o país, pelo custo de tabela dos veículos. Não são computadas as eventuais negociações e descontos, impossíveis de serem detectadas por qualquer pesquisa.
Por estes dados. o investimento publicitário durante o Plano Verão aumentou 9% em relação ao primeiro trimestre do ano passado. No entanto, Miklos Pál Hromada, gerente comercial da Leda, lembra que isto não significa que a tendência para os próximos meses seja crescente, porque "as cifras encontradas apenas refletem compromissos assumidos, ainda antes do Plano Verão".
Na verdade, este índice de 9% deveu-se em grande parte à puxada que no primeiro trimestre de 1989 deu o Mercado Financeiro. Os bancos, cadernetas de poupança, cartões de crédito e congêneres apresentaram um crescimento de publicidade da ordem de 101%, com um volume de 32 milhões de dólares, intensificando o processo de veiculação detonado no início do segundo trimestre de 1988. Para Hromada, este aumento se justifica principalmente "pela competitividade mantida com a oferta de novos serviços bancários criados ultimamente, a partir do surgimento dos bancos múltiplos". Se o Mercado Financeiro foi o que mais cresceu, quem teve a maior queda foi a Propaganda Institucional (avaliada multi setorialmente). Nada mais que US$ 4,45 milhões foram investidos, institucionalmente, com uma queda de 27% em relação ao ano passado. Ao que parece, os empresários acham que o momento é de anunciar para vender. Imagem fica para depois.
Ainda pelo levantamento da LEDA, a TV permanece carregando o maior volume de investimento publicitário com 56,47% do total. Em segundo vêm os Jornais, com 25% das verbas, seguindo-se as Revistas, com 10% e o Rádio, com 8%.
Pelo quadro, veja quem está enfrentando com maior ou menos facilidade a situação do mercado brasileiro. E como seria um Ranking de Áreas Econômicas por Investimento Publicitário.

KLM entrega conta para Aroldo Araújo

A KLM - Companhia Real Holandesa de Aviação entregou a sua conta publicitária para a Aroldo Araujo Propaganda, após uma concorrência que envolveu várias agências cariocas.
Segundo Herman J. M. Wittebrood, diretor superintendente da KLM, "a razão da escolha foi a experiência da agência". A Aroldo Araujo já trabalhou e ainda trabalha para vários clientes do setor, como a fabricante de aviões Fokker e, até há pouco tempo, a TAP-Air Portugal.
Diz Wittebrood, que "embora a KLM não tenha trabalhado com uma agência de publicidade no último ano, sentiu necessidade de recomeçar devido às rápidas mudanças no transporte aéreo e o desenvolvimento que se aproxima com a nova estrutura do Mercado Comum Europeu em 1992".
A KLM foi a primeira companhia aérea comercial do mundo. Fundada em 1919, completará 70 anos em 7 de outubro. Ou seja, é do mesmo signo de Libra da Aroldo Araujo Propaganda, que completará 25 anos no dia 12 do mesmo mês.
Entre trabalhos que a agência fará para a KLM inclui-se ainda a promoção da Holanda para o turista brasileiro.

Norton leva Stabel para uma nova área

José Carlos Stabel deixou a sociedade na agência Lage, Stabel e Magy - onde estava desde 1971 - para se tornar vice-presidente de comunicação dirigida da Norton Publicidade. Nesta área, segundo Geraldo Alonso Filho, atual presidente da Norton, estão compreendidas marketing direto, business to business, relações públicas, promoção de vendas, telemarketing e outros serviços de comunicação não caracteristicamente publicitária.
Stabel há três anos participava operacionalmente da LS&M, antes mesmo de a BBDO se desligar da sociedade (quando comprou parte da Almap). Ele possuía 20% das ações da agência, que serão agora divididos entre Rony Lage e Magy Imoberdorf, os sócios remanescentes. Com isso. inicia-se uma nova etapa nesta agência que foi fundada em 1969 por Rony Lage e já se chamou "Lage, Stabel", "Lage, Stabel & Guerreiro", "Lage, Dammann/Stabel", "Lage, Stabel/BBDO" e ultimamente "Lage, Stabel e Magy".
Se valerem as informações divulgadas pelos diretores das duas agências, a Norton faturou, em 1988, US$ 16 milhões, ficando abaixo da própria Lage, Stabel e Magy, que teria faturado naquele ano US$ 20 milhões. Geraldo Alonso Filho, no entanto, acredita que a partir da contratação de José Carlos Stabel, o setor de comunicação dirigida possa até ser o de maior faturamento da empresa.

Gravatahy no Rio se junta com a Pavan

A agência pernambucana Gravatahy, uma das maiores daquele mercado e detentora da conta do Banorte, decidiu investir no mercado carioca, transformando o seu escritório de representação em uma agência completamente estruturada.
Esta semana, o diretor da Gravatahy, Luís Carlos Costa, esteve no Rio para dar andamento ao processo. Para dirigir o escritório carioca da agência, foi feita uma associação com Sérgio Pavan, ex-diretor da SGB, Garden e S2M. Até recentemente, Pavan atuava como gerente de marketing do consórcio Sateplan, até se mudar para a Premium, junto com a conta da Sateplan e outras, que, naturalmente, Pavan levará com ele para a Gravatahy.

Janela da Criação

A nova diretoria do Clube de Criação do Rio começa a mostrar que não está desaparecida. Pelo contrário, garante seu presidente Mauro Matos. Semanalmente os diretores do CCRJ vêm se reunindo para poder apresentar brevemente um programa grande e consistente de realizações.
Mas já há novidades. O Clube agora tem uma Secretária Executiva, que as agências vão começar a conhecer pessoalmente. É a Tânia, que a partir desta semana passará a visitar diariamente três agências cariocas para consolidar o processo de cadastramento da nossa criação.
Tânia com o maior carinho porque ela é gente finíssima.
E óbvio que todo este esforço de cadastramento é para permitir ao Clube uma receita de sócios que mantenha a sua infra-estrutura. Isto é indispensável para qualquer associação que queira fazer alguma coisa pela sua classe.
A partir do cadastramento e da reassociação dos criadores, o CCRJ vai produzir uma carteirinha de sócio, com o charme de ter até fotografia e assinatura do diretor social. O CCRJ está programando para que uma das próximas noites do Zanty, um fotógrafo fique à disposição dos criadores para enquadrar no atacado em 3 x 4 quem não tem tempo de fazê-la no varejo.
De qualquer maneira, quem tiver pressa de falar com a Tânia pode ligar para a casa dela, e pegar todas as informações sobre os planos do Clube de Criação do Rio. O número é 205-3020.

Janela Indiscreta

O colunista publicitário mais bem informado do país, Armândico Fettuccine Neto, que desistiu de escrever com regularidade para a coluna porque, segundo ele "quem gosta de regras é a Johnson & Johnson", enviou à Janela a seguinte nota, que, com todo o respeito à liberdade de imprensa, publico na íntegra:
Se este montão de prêmios de propaganda que existem por aí quiserem a minha sugestão - e mesmo se não quiserem eu dou -, eles deviam criar o Grande Prêmio de Marido do Ano, só para homenagear o fantástico personagem de um comercial de biscoito que está no ar, que se não me engano é o do Salclic.
Que senhor distinto! Pra começar, ele soube ir elegantemente de terno fazer compras no supermercado, o que, com a minha habitual perspicácia, pude notar por ele estar com uma sacola de compras ao colo no carro! Mas este guapo senhor, ao voltar para casa com a mulher dirigindo. depara-se com a total incapacidade da mesma de religar o motor do carro, que provavelmente morreu, deixando um enorme engarrafamento atrás de si.
Para desabafar, o que é perfeitamente natural numa situação como esta, ele simplesmente olha-a pensando "Imbecil!" e - numa atitude de moderna didática - sai do carro, deixando que ela cresça como motorista, tendo que descobrir sozinha como sair daquela.
É ou não é merecedor de um prêmio um personagem que demonstra ser um homem maduro e controladíssimo, ao conseguir evitar uma desagradável discussão em pleno comercial ao sequer dar uma porrada na incompetente ou xingá­la em voz alta!!!
Seus méritos, porém, não pararam aqui!
Como se não bastasse, num fantástico sentido humano e comunitário, passa a distribuir os biscoitos que havia comprado - provavelmente para a besta da sua mulher ­ para os pobres motoristas e passageiros que estão sendo prejudicados pela débil mental.
Palmas para o personagem. Que flor de pessoa! Que exemplo pungente nos traz! Isto é que dignifica a boa propaganda brasileira! (A.F.N.)

MKTMIX

• MÍDIAS PROCURAM ESPAÇO - No próximo dia 12 de maio, no auditório da Salles, em São Paulo, representantes dos profissionais de mídia de todo o Brasil estarão reunidos no I Encontro Nacional de Media. A parte dos inevitáveis "intercâmbios de informações", a pauta da reunião inclui a importantíssima criação de uma Associação Nacional de Mídia, que pode ser um órgão fundamental para a padronização e controle das informações fornecidas pelos veículos. Do Rio, seguirá para o encontro Orlando Lopes, diretor de mídia de J. W. Thompson e presidente do GM-Rio.
• ROYAL DÁ FORÇA PRA MOLEZA - Pelo menos 83% dos domicílios brasileiros consomem vitaminas de frutas caseiras, sendo que 40% as preparam diariamente. Pensando em diminuir o trabalho deste enorme contingente de donas-de-casa, a Royal ­ através de sua divisão Leite Glória - está lançando a primeira vitamina de fruta natural em pó, chamada Fruta & Força. O produto vem em latas de 500 gramas nos sabores banana, morango, mamão e maçã e foi aprovado por 90% dos entrevistados nos testes de degustação. Como a Royal fez a gentileza de mandar amostras do produto, ele também foi testado lá em casa pelo Leo, nosso especialista em mamadeiras. A aprovação foi total.
• MISTÉRIO DE TONY LOURENÇO COMEÇA A SE DESFAZER - Enquanto não se sabe quem matou Juca Pirama, ao menos se descobre que fim levou Tony Lourenço, depois que saiu da Thompson e não foi para a FCB/Siboney. Tony está montando sua agência própria, chamada Urbana, que inclusive já terá um anúncio veiculado esta segunda-feira, na página 17 de O Globo, segundo informações de nosso detetive de plantão. Até a agência ficar montada, porém, Tony está usando as instalações da VS Escala, onde alias, com um pouco de sorte, pode ser encontrado à tarde.
N.R.2014: Juca Pirama foi o personagem vivido por Luis Gustavo na novela O Salvador da Pátria, assassinado logo no capítulo 17.
• MÁRCIOS NA PAULICÉIA - Este fim de semana, Márcia Brito - que curte o descanso da coluna - já confirmou que vai integrar o Grande Júri do Prêmio Colunistas Nacional, em São Paulo, convidada pessoalmente por Armando Ferrentini. Na verdade, eu também estou convidado, e estou fazendo a maior força para remanejar os compromissos de teatro e ir aprender um pouco mais sobre o que se fez de bom na propaganda pátria em 1988.
• RIO PERDE ADEIR - Já está em São Paulo, fazendo dupla com Ricardo Giacometti, da criativa agência Guimarães & Giacometti, o bom diretor de arte Adeir Rampazzo, que por tanto anos trouxe prêmios para a MPM-Rio.