Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
1989 começou com crescimento de 9%
INVESTIMENTO PUBLICITÁRIO
JANEIRO/MARÇO 89 – VALORES EM US$ MILHÕES |
ÁREA ECONÔMICA |
VERBA
TOTAL |
VARIAÇÃO 1º
TRIMESTRE 88/89 |
Comércio |
93,26 |
+15% |
Serviços |
55,15 |
-4% |
Educação/Meio de Comunicação |
35,09 |
+32% |
Mercado Financeiro |
32,02 |
+101% |
Brinquedos/Diversões |
24,46 |
+14% |
Alimentos |
23,60 |
-17% |
Foto/Ótica/Cine/Som |
21,00 |
+81% |
Indústria da Construção |
18,18 |
+2% |
Perfumaria/Farmácia |
16,78 |
-9% |
Bebidas |
13,88 |
-0,5% |
Têxtil/Vestuário |
13,01 |
-13% |
Meio de Transportes/Afins |
9,36 |
-14% |
Utilidades Domésticas |
7,10 |
-5% |
Limpeza/Higiene Doméstica |
5,23 |
-19% |
Material p/Escritório/Escola |
5,18 |
-1% |
Institucional Multi-Setorial |
4,45 |
-27% |
Tabacos |
3,07 |
-26% |
Móveis/Decoração |
2,98 |
+6% |
Bens Industriais/Mat. Primas |
2,28 |
-18% |
Agropecuária |
2,17 |
-21% |
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Investimento Total |
388,35 |
+9% |
Fonte: LEDA-Levantamento Econômico de Dados de Anunciantes |
Um total de 388 milhões de dólares foi o montante do investimento publicitário do primeiro trimestre de 1989, registrado pela LEDA - Levantamento Econômico de Dados de Anunciantes. Estas cifras foram baseadas na quantidade de anúncios e comerciais veiculados em TV, rádio, revistas e jornais de todo o país, pelo custo de tabela dos veículos. Não são computadas as eventuais negociações e descontos, impossíveis de serem detectadas por qualquer pesquisa.
Por estes dados. o investimento publicitário durante o Plano Verão aumentou 9% em relação ao primeiro trimestre do ano passado. No entanto, Miklos Pál Hromada, gerente comercial da Leda, lembra que isto não significa que a tendência para os próximos meses seja crescente, porque "as cifras encontradas apenas refletem compromissos assumidos, ainda antes do Plano Verão".
Na verdade, este índice de 9% deveu-se em grande parte à puxada que no primeiro trimestre de 1989 deu o Mercado Financeiro. Os bancos, cadernetas de poupança, cartões de crédito e congêneres apresentaram um crescimento de publicidade da ordem de 101%, com um volume de 32 milhões de dólares, intensificando o processo de veiculação detonado no início do segundo trimestre de 1988. Para Hromada, este aumento se justifica principalmente "pela competitividade mantida com a oferta de novos serviços bancários criados ultimamente, a partir do surgimento dos bancos múltiplos". Se o Mercado Financeiro foi o que mais cresceu, quem teve a maior queda foi a Propaganda Institucional (avaliada multi setorialmente). Nada mais que US$ 4,45 milhões foram investidos, institucionalmente, com uma queda de 27% em relação ao ano passado. Ao que parece, os empresários acham que o momento é de anunciar para vender. Imagem fica para depois.
Ainda pelo levantamento da LEDA, a TV permanece carregando o maior volume de investimento publicitário com 56,47% do total. Em segundo vêm os Jornais, com 25% das verbas, seguindo-se as Revistas, com 10% e o Rádio, com 8%.
Pelo quadro, veja quem está enfrentando com maior ou menos facilidade a situação do mercado brasileiro. E como seria um Ranking de Áreas Econômicas por Investimento Publicitário.
KLM entrega conta para Aroldo Araújo
A KLM - Companhia Real Holandesa de Aviação entregou a sua conta publicitária para a Aroldo Araujo Propaganda, após uma concorrência que envolveu várias agências cariocas.
Segundo Herman J. M. Wittebrood, diretor superintendente da KLM, "a razão da escolha foi a experiência da agência". A Aroldo Araujo já trabalhou e ainda trabalha para vários clientes do setor, como a fabricante de aviões Fokker e, até há pouco tempo, a TAP-Air Portugal.
Diz Wittebrood, que "embora a KLM não tenha trabalhado com uma agência de publicidade no último ano, sentiu necessidade de recomeçar devido às rápidas mudanças no transporte aéreo e o desenvolvimento que se aproxima com a nova estrutura do Mercado Comum Europeu em 1992".
A KLM foi a primeira companhia aérea comercial do mundo. Fundada em 1919, completará 70 anos em 7 de outubro. Ou seja, é do mesmo signo de Libra da Aroldo Araujo Propaganda, que completará 25 anos no dia 12 do mesmo mês.
Entre trabalhos que a agência fará para a KLM inclui-se ainda a promoção da Holanda para o turista brasileiro.
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Norton leva Stabel para uma nova área
José Carlos Stabel deixou a sociedade na agência Lage, Stabel e Magy - onde estava desde 1971 - para se tornar vice-presidente de comunicação dirigida da Norton Publicidade. Nesta área, segundo Geraldo Alonso Filho, atual presidente da Norton, estão compreendidas marketing direto, business to business, relações públicas, promoção de vendas, telemarketing e outros serviços de comunicação não caracteristicamente publicitária.
Stabel há três anos participava operacionalmente da LS&M, antes mesmo de a BBDO se desligar da sociedade (quando comprou parte da Almap). Ele possuía 20% das ações da agência, que serão agora divididos entre Rony Lage e Magy Imoberdorf, os sócios remanescentes. Com isso. inicia-se uma nova etapa nesta agência que foi fundada em 1969 por Rony Lage e já se chamou "Lage, Stabel", "Lage, Stabel & Guerreiro", "Lage, Dammann/Stabel", "Lage, Stabel/BBDO" e ultimamente "Lage, Stabel e Magy".
Se valerem as informações divulgadas pelos diretores das duas agências, a Norton faturou, em 1988, US$ 16 milhões, ficando abaixo da própria Lage, Stabel e Magy, que teria faturado naquele ano US$ 20 milhões. Geraldo Alonso Filho, no entanto, acredita que a partir da contratação de José Carlos Stabel, o setor de comunicação dirigida possa até ser o de maior faturamento da empresa.
Gravatahy no Rio se junta com a Pavan
A agência pernambucana Gravatahy, uma das maiores daquele mercado e detentora da conta do Banorte, decidiu investir no mercado carioca, transformando o seu escritório de representação em uma agência completamente estruturada.
Esta semana, o diretor da Gravatahy, Luís Carlos Costa, esteve no Rio para dar andamento ao processo. Para dirigir o escritório carioca da agência, foi feita uma associação com Sérgio Pavan, ex-diretor da SGB, Garden e S2M. Até recentemente, Pavan atuava como gerente de marketing do consórcio Sateplan, até se mudar para a Premium, junto com a conta da Sateplan e outras, que, naturalmente, Pavan levará com ele para a Gravatahy.
Janela da Criação
A nova diretoria do Clube de Criação do Rio começa a mostrar que não está desaparecida. Pelo contrário, garante seu presidente Mauro Matos. Semanalmente os diretores do CCRJ vêm se reunindo para poder apresentar brevemente um programa grande e consistente de realizações.
Mas já há novidades. O Clube agora tem uma Secretária Executiva, que as agências vão começar a conhecer pessoalmente. É a Tânia, que a partir desta semana passará a visitar diariamente três agências cariocas para consolidar o processo de cadastramento da nossa criação.
Tânia com o maior carinho porque ela é gente finíssima.
E óbvio que todo este esforço de cadastramento é para permitir ao Clube uma receita de sócios que mantenha a sua infra-estrutura. Isto é indispensável para qualquer associação que queira fazer alguma coisa pela sua classe.
A partir do cadastramento e da reassociação dos criadores, o CCRJ vai produzir uma carteirinha de sócio, com o charme de ter até fotografia e assinatura do diretor social. O CCRJ está programando para que uma das próximas noites do Zanty, um fotógrafo fique à disposição dos criadores para enquadrar no atacado em 3 x 4 quem não tem tempo de fazê-la no varejo.
De qualquer maneira, quem tiver pressa de falar com a Tânia pode ligar para a casa dela, e pegar todas as informações sobre os planos do Clube de Criação do Rio. O número é 205-3020.
Janela Indiscreta
O colunista publicitário mais bem informado do país, Armândico Fettuccine Neto, que desistiu de escrever com regularidade para a coluna porque, segundo ele "quem gosta de regras é a Johnson & Johnson", enviou à Janela a seguinte nota, que, com todo o respeito à liberdade de imprensa, publico na íntegra:
Se este montão de prêmios de propaganda que existem por aí quiserem a minha sugestão - e mesmo se não quiserem eu dou -, eles deviam criar o Grande Prêmio de Marido do Ano, só para homenagear o fantástico personagem de um comercial de biscoito que está no ar, que se não me engano é o do Salclic.
Que senhor distinto! Pra começar, ele soube ir elegantemente de terno fazer compras no supermercado, o que, com a minha habitual perspicácia, pude notar por ele estar com uma sacola de compras ao colo no carro! Mas este guapo senhor, ao voltar para casa com a mulher dirigindo. depara-se com a total incapacidade da mesma de religar o motor do carro, que provavelmente morreu, deixando um enorme engarrafamento atrás de si.
Para desabafar, o que é perfeitamente natural numa situação como esta, ele simplesmente olha-a pensando "Imbecil!" e - numa atitude de moderna didática - sai do carro, deixando que ela cresça como motorista, tendo que descobrir sozinha como sair daquela.
É ou não é merecedor de um prêmio um personagem que demonstra ser um homem maduro e controladíssimo, ao conseguir evitar uma desagradável discussão em pleno comercial ao sequer dar uma porrada na incompetente ou xingála em voz alta!!!
Seus méritos, porém, não pararam aqui!
Como se não bastasse, num fantástico sentido humano e comunitário, passa a distribuir os biscoitos que havia comprado - provavelmente para a besta da sua mulher para os pobres motoristas e passageiros que estão sendo prejudicados pela débil mental.
Palmas para o personagem. Que flor de pessoa! Que exemplo pungente nos traz! Isto é que dignifica a boa propaganda brasileira! (A.F.N.)
MKTMIX
• MÍDIAS PROCURAM ESPAÇO - No próximo dia 12 de maio, no auditório da Salles, em São Paulo, representantes dos profissionais de mídia de todo o Brasil estarão reunidos no I Encontro Nacional de Media. A parte dos inevitáveis "intercâmbios de informações", a pauta da reunião inclui a importantíssima criação de uma Associação Nacional de Mídia, que pode ser um órgão fundamental para a padronização e controle das informações fornecidas pelos veículos. Do Rio, seguirá para o encontro Orlando Lopes, diretor de mídia de J. W. Thompson e presidente do GM-Rio.
• ROYAL DÁ FORÇA PRA MOLEZA - Pelo menos 83% dos domicílios brasileiros consomem vitaminas de frutas caseiras, sendo que 40% as preparam diariamente. Pensando em diminuir o trabalho deste enorme contingente de donas-de-casa, a Royal através de sua divisão Leite Glória - está lançando a primeira vitamina de fruta natural em pó, chamada Fruta & Força. O produto vem em latas de 500 gramas nos sabores banana, morango, mamão e maçã e foi aprovado por 90% dos entrevistados nos testes de degustação. Como a Royal fez a gentileza de mandar amostras do produto, ele também foi testado lá em casa pelo Leo, nosso especialista em mamadeiras. A aprovação foi total.
• MISTÉRIO DE TONY LOURENÇO COMEÇA A SE DESFAZER - Enquanto não se sabe quem matou Juca Pirama, ao menos se descobre que fim levou Tony Lourenço, depois que saiu da Thompson e não foi para a FCB/Siboney. Tony está montando sua agência própria, chamada Urbana, que inclusive já terá um anúncio veiculado esta segunda-feira, na página 17 de O Globo, segundo informações de nosso detetive de plantão. Até a agência ficar montada, porém, Tony está usando as instalações da VS Escala, onde alias, com um pouco de sorte, pode ser encontrado à tarde.
N.R.2014: Juca Pirama foi o personagem vivido por Luis Gustavo na novela O Salvador da Pátria, assassinado logo no capítulo 17.
• MÁRCIOS NA PAULICÉIA - Este fim de semana, Márcia Brito - que curte o descanso da coluna - já confirmou que vai integrar o Grande Júri do Prêmio Colunistas Nacional, em São Paulo, convidada pessoalmente por Armando Ferrentini. Na verdade, eu também estou convidado, e estou fazendo a maior força para remanejar os compromissos de teatro e ir aprender um pouco mais sobre o que se fez de bom na propaganda pátria em 1988.
• RIO PERDE ADEIR - Já está em São Paulo, fazendo dupla com Ricardo Giacometti, da criativa agência Guimarães & Giacometti, o bom diretor de arte Adeir Rampazzo, que por tanto anos trouxe prêmios para a MPM-Rio.
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