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                                             Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
 1989 começou com crescimento  de 9% 
  
    | INVESTIMENTO PUBLICITÁRIO JANEIRO/MARÇO 89 – VALORES EM US$ MILHÕES
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    | ÁREA ECONÔMICA | VERBA TOTAL
 | VARIAÇÃO 1º TRIMESTRE 88/89
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    | Comércio | 93,26 | +15% |  
    | Serviços | 55,15 | -4% |  
    | Educação/Meio de Comunicação | 35,09 | +32% |  
    | Mercado Financeiro | 32,02 | +101% |  
    | Brinquedos/Diversões | 24,46 | +14% |  
    | Alimentos | 23,60 | -17% |  
    | Foto/Ótica/Cine/Som | 21,00 | +81% |  
    | Indústria da Construção | 18,18 | +2% |  
    | Perfumaria/Farmácia | 16,78 | -9% |  
    | Bebidas | 13,88 | -0,5% |  
    | Têxtil/Vestuário | 13,01 | -13% |  
    | Meio de Transportes/Afins | 9,36 | -14% |  
    | Utilidades Domésticas | 7,10 | -5% |  
    | Limpeza/Higiene Doméstica | 5,23 | -19% |  
    | Material p/Escritório/Escola | 5,18 | -1% |  
    | Institucional Multi-Setorial | 4,45 | -27% |  
    | Tabacos | 3,07 | -26% |  
    | Móveis/Decoração | 2,98 | +6% |  
    | Bens Industriais/Mat. Primas | 2,28 | -18% |  
    | Agropecuária | 2,17 | -21% |  
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    | Investimento Total | 388,35 | +9% |  
    | Fonte: LEDA-Levantamento Econômico de Dados de Anunciantes |  Um total de 388 milhões de  dólares foi o montante do investimento publicitário do primeiro trimestre de  1989, registrado pela LEDA - Levantamento Econômico de Dados de Anunciantes.  Estas cifras foram baseadas na quantidade de anúncios e comerciais veiculados  em TV, rádio, revistas e jornais de todo o país, pelo custo de tabela dos  veículos. Não são computadas as eventuais negociações e descontos, impossíveis  de serem detectadas por qualquer pesquisa.Por estes dados. o  investimento publicitário durante o Plano Verão aumentou 9% em relação ao  primeiro trimestre do ano passado. No entanto, Miklos Pál Hromada, gerente  comercial da Leda, lembra que isto não significa que a tendência para os  próximos meses seja crescente, porque "as cifras encontradas apenas  refletem compromissos assumidos, ainda antes do Plano Verão".
 Na verdade, este índice de  9% deveu-se em grande parte à puxada que no primeiro trimestre de 1989 deu o Mercado  Financeiro. Os bancos, cadernetas de poupança, cartões de crédito e congêneres apresentaram  um crescimento de publicidade da ordem de 101%, com um volume de 32 milhões de  dólares, intensificando o processo de veiculação detonado no início do segundo  trimestre de 1988. Para Hromada, este aumento se justifica principalmente  "pela competitividade mantida com a oferta de novos serviços bancários  criados ultimamente, a partir do surgimento dos bancos múltiplos". Se o  Mercado Financeiro foi o que mais cresceu, quem teve a maior queda foi a  Propaganda Institucional (avaliada multi setorialmente). Nada mais que US$ 4,45  milhões foram investidos, institucionalmente, com uma queda de 27% em relação  ao ano passado. Ao que parece, os empresários acham que o momento é de anunciar  para vender. Imagem fica para depois.
 Ainda pelo levantamento da  LEDA, a TV permanece carregando o maior volume de investimento publicitário com  56,47% do total. Em segundo vêm os Jornais, com 25% das verbas, seguindo-se as  Revistas, com 10% e o Rádio, com 8%.
 Pelo quadro, veja quem está  enfrentando com maior ou menos facilidade a situação do mercado brasileiro. E  como seria um Ranking de Áreas Econômicas por Investimento Publicitário.
 | KLM entrega conta para  Aroldo Araújo A KLM - Companhia Real  Holandesa de Aviação entregou a sua conta publicitária para a Aroldo Araujo  Propaganda, após uma concorrência que envolveu várias agências cariocas.Segundo Herman J. M.  Wittebrood, diretor superintendente da KLM, "a razão da escolha foi a  experiência da agência". A Aroldo Araujo já trabalhou e ainda trabalha  para vários clientes do setor, como a fabricante de aviões Fokker e, até há  pouco tempo, a TAP-Air Portugal.
 Diz Wittebrood, que "embora  a KLM não tenha trabalhado com uma agência de publicidade no último ano, sentiu  necessidade de recomeçar devido às rápidas mudanças no transporte aéreo e o  desenvolvimento que se aproxima com a nova estrutura do Mercado Comum Europeu  em 1992".
 A KLM foi a primeira  companhia aérea comercial do mundo. Fundada em 1919, completará 70 anos em 7 de  outubro. Ou seja, é do mesmo signo de Libra da Aroldo Araujo Propaganda, que  completará 25 anos no dia 12 do mesmo mês.
 Entre trabalhos que a  agência fará para a KLM inclui-se ainda a promoção da Holanda para o turista  brasileiro.
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 Norton leva Stabel para uma  nova área José Carlos Stabel deixou a  sociedade na agência Lage, Stabel e Magy - onde estava desde 1971 - para se  tornar vice-presidente de comunicação dirigida da Norton Publicidade. Nesta  área, segundo Geraldo Alonso Filho, atual presidente da Norton, estão  compreendidas marketing direto, business to business, relações públicas,  promoção de vendas, telemarketing e outros serviços de comunicação não caracteristicamente  publicitária.Stabel há três anos  participava operacionalmente da LS&M, antes mesmo de a BBDO se desligar da  sociedade (quando comprou parte da Almap). Ele possuía 20% das ações da  agência, que serão agora divididos entre Rony Lage e Magy Imoberdorf, os sócios  remanescentes. Com isso. inicia-se uma nova etapa nesta agência que foi fundada  em 1969 por Rony Lage e já se chamou "Lage, Stabel", "Lage, Stabel  & Guerreiro", "Lage, Dammann/Stabel", "Lage, Stabel/BBDO"  e ultimamente "Lage, Stabel e Magy".
 Se valerem as informações  divulgadas pelos diretores das duas agências, a Norton faturou, em 1988, US$ 16  milhões, ficando abaixo da própria Lage, Stabel e Magy, que teria faturado  naquele ano US$ 20 milhões. Geraldo Alonso Filho, no entanto, acredita que a  partir da contratação de José Carlos Stabel, o setor de comunicação dirigida  possa até ser o de maior faturamento da empresa.
 Gravatahy no Rio se junta  com a Pavan A agência pernambucana  Gravatahy, uma das maiores daquele mercado e detentora da conta do Banorte,  decidiu investir no mercado carioca, transformando o seu escritório de  representação em uma agência completamente estruturada.Esta semana, o diretor da  Gravatahy, Luís Carlos Costa, esteve no Rio para dar andamento ao processo.  Para dirigir o escritório carioca da agência, foi feita uma associação com  Sérgio Pavan, ex-diretor da SGB, Garden e S2M. Até recentemente, Pavan atuava  como gerente de marketing do consórcio Sateplan, até se mudar para a Premium,  junto com a conta da Sateplan e outras, que, naturalmente, Pavan levará com ele  para a Gravatahy.
 Janela da Criação A nova diretoria do Clube de  Criação do Rio começa a mostrar que não está desaparecida. Pelo contrário,  garante seu presidente Mauro Matos. Semanalmente os diretores do CCRJ vêm se  reunindo para poder apresentar brevemente um programa grande e consistente de  realizações.Mas já há novidades. O Clube  agora tem uma Secretária Executiva, que as agências vão começar a conhecer  pessoalmente. É a Tânia, que a partir desta semana passará a visitar  diariamente três agências cariocas para consolidar o processo de cadastramento  da nossa criação.
 Tânia com o maior carinho  porque ela é gente finíssima.
 E óbvio que todo este  esforço de cadastramento é para permitir ao Clube uma receita de sócios que  mantenha a sua infra-estrutura. Isto é indispensável para qualquer associação  que queira fazer alguma coisa pela sua classe.
 A partir do cadastramento e  da reassociação dos criadores, o CCRJ vai produzir uma carteirinha de sócio,  com o charme de ter até fotografia e assinatura do diretor social. O CCRJ está  programando para que uma das próximas noites do Zanty, um fotógrafo fique à disposição  dos criadores para enquadrar no atacado em 3 x 4 quem não tem tempo de fazê-la  no varejo.
 De qualquer maneira, quem  tiver pressa de falar com a Tânia pode ligar para a casa dela, e pegar todas as  informações sobre os planos do Clube de Criação do Rio. O número é 205-3020.
 Janela Indiscreta O colunista publicitário  mais bem informado do país, Armândico Fettuccine Neto, que desistiu de escrever  com regularidade para a coluna porque, segundo ele "quem gosta de regras é  a Johnson & Johnson", enviou à Janela a seguinte nota, que, com todo o  respeito à liberdade de imprensa, publico na íntegra:Se este montão de prêmios de  propaganda que existem por aí quiserem a minha sugestão - e mesmo se não  quiserem eu dou -, eles deviam criar o Grande Prêmio de Marido do Ano, só para  homenagear o fantástico personagem de um comercial de biscoito que está no ar,  que se não me engano é o do Salclic.
 Que senhor distinto! Pra  começar, ele soube ir elegantemente de terno fazer compras no supermercado, o  que, com a minha habitual perspicácia, pude notar por ele estar com uma sacola  de compras ao colo no carro! Mas este guapo senhor, ao voltar para casa com a  mulher dirigindo. depara-se com a total incapacidade da mesma de religar o  motor do carro, que provavelmente morreu, deixando um enorme engarrafamento  atrás de si.
 Para desabafar, o que é  perfeitamente natural numa situação como esta, ele simplesmente olha-a pensando  "Imbecil!" e - numa atitude de moderna didática - sai do carro,  deixando que ela cresça como motorista, tendo que descobrir sozinha como sair  daquela.
 É ou não é merecedor de um  prêmio um personagem que demonstra ser um homem maduro e controladíssimo, ao  conseguir evitar uma desagradável discussão em pleno comercial ao sequer dar  uma porrada na incompetente ou xingála em voz alta!!!
 Seus méritos, porém, não  pararam aqui!
 Como se não bastasse, num  fantástico sentido humano e comunitário, passa a distribuir os biscoitos que  havia comprado - provavelmente para a besta da sua mulher  para os pobres  motoristas e passageiros que estão sendo prejudicados pela débil mental.
 Palmas para o personagem. Que  flor de pessoa! Que exemplo pungente nos traz! Isto é que dignifica a boa  propaganda brasileira! (A.F.N.)
 MKTMIX • MÍDIAS PROCURAM ESPAÇO -  No próximo dia 12 de maio, no auditório da Salles, em São Paulo, representantes  dos profissionais de mídia de todo o Brasil estarão reunidos no I Encontro  Nacional de Media. A parte dos inevitáveis "intercâmbios de  informações", a pauta da reunião inclui a importantíssima criação de uma  Associação Nacional de Mídia, que pode ser um órgão fundamental para a  padronização e controle das informações fornecidas pelos veículos. Do Rio,  seguirá para o encontro Orlando Lopes, diretor de mídia de J. W. Thompson e  presidente do GM-Rio.• ROYAL DÁ FORÇA PRA MOLEZA  - Pelo menos 83% dos domicílios brasileiros consomem vitaminas de frutas  caseiras, sendo que 40% as preparam diariamente. Pensando em diminuir o  trabalho deste enorme contingente de donas-de-casa, a Royal  através de sua  divisão Leite Glória - está lançando a primeira vitamina de fruta natural em  pó, chamada Fruta & Força. O produto vem em latas de 500 gramas nos sabores  banana, morango, mamão e maçã e foi aprovado por 90% dos entrevistados nos  testes de degustação. Como a Royal fez a gentileza de mandar amostras do  produto, ele também foi testado lá em casa pelo Leo, nosso especialista em  mamadeiras. A aprovação foi total.
 • MISTÉRIO DE TONY LOURENÇO  COMEÇA A SE DESFAZER - Enquanto não se sabe quem matou Juca Pirama, ao menos se  descobre que fim levou Tony Lourenço, depois que saiu da Thompson e não foi  para a FCB/Siboney. Tony está montando sua agência própria, chamada Urbana, que  inclusive já terá um anúncio veiculado esta segunda-feira, na página 17 de O  Globo, segundo informações de nosso detetive de plantão. Até a agência ficar  montada, porém, Tony está usando as instalações da VS Escala, onde alias, com  um pouco de sorte, pode ser encontrado à tarde.
 N.R.2014: Juca  Pirama foi o personagem vivido por Luis Gustavo na novela O Salvador da Pátria,  assassinado logo no capítulo 17.
 • MÁRCIOS NA PAULICÉIA -  Este fim de semana, Márcia Brito - que curte o descanso da coluna - já  confirmou que vai integrar o Grande Júri do Prêmio Colunistas Nacional, em São  Paulo, convidada pessoalmente por Armando Ferrentini. Na verdade, eu também  estou convidado, e estou fazendo a maior força para remanejar os compromissos  de teatro e ir aprender um pouco mais sobre o que se fez de bom na propaganda  pátria em 1988.
 • RIO PERDE ADEIR - Já está  em São Paulo, fazendo dupla com Ricardo Giacometti, da criativa agência  Guimarães & Giacometti, o bom diretor de arte Adeir Rampazzo, que por tanto  anos trouxe prêmios para a MPM-Rio.
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