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                                             Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
 Uma revisão na mídia  impressa. 
                                               
                                                 |  |  |  Já foi o tempo em que os  jornais recebiam no Brasil um investimento publicitário que justificasse a  presença em suas páginas de anúncios dos grandes anunciantes, que levava à  entrega da criação destes anúncios para as mãos dos criadores principais das  agências.Com raras exceções, as  estrelas da propaganda brasileira vêm apenas se dedicando à criação de  campanhas cuja base seja comerciais de televisão ou, no mínimo, quatro páginas  duplas de Veja.
 O grande anunciante, ainda  que na área institucional, fugiu dos jornais.
 É claro que, com isso, o  nível médio da qualidade dos anúncios de jornais caiu muito nos últimos anos,  se elevando apenas quando "grupos de resistência" aqui e ali decidem  fazer o melhor também para seus clientes que só têm porte para anunciar nesta  mídia. Ou quando, por conta de uma oportunidade, um grande anunciante encontra  assunto para aparecer nos jornais.
 Como leitores assíduos dos matutinos  cariocas, separamos nos últimos dois meses trabalhos que nos chamaram a  atenção, e que merecem ser destacados.
 Esta semana mesmo, a  Contemporânea marcou um ponto com um anúncio clássico de oportunidade (em cima  de uma notícia publicada) para a Casa José Silva. O redator foi José Guilherme  Vereza e o diretor de arte Cristóvão Martins, que souberam capitalizar  magistralmente a imagem do FMI para vender o cliente.
 
  Ainda na linha da  oportunidade, só que desta vez do tipo "planejada", a DPZ compareceu  muito bem na Páscoa, demonstrando a versatilidade do Caixa Eletrônico Itaú com  um anúncio impossível de não se ler: "Só falta botar ovo". O texto,  tão gostoso quanto vendedor, foi de Luís Toledo, e a direção de arte de Marcelo  Serpa, que andou pela DPZ-Rio. Duas campanhinhas também  chamaram muita atenção nos jornais das últimas semanas. Uma foi mais explícita,  porque publicada no primeiro caderno dos jornais: a da Sulacap, criada pela  Claudio Carvalho (que, aliás, andou sumida). Para vender os títulos de  Capitalização da Sul América, o redator Walter Leis e o diretor de arte Eduardo  Lima Netto ressuscitaram com muita eficiência o espírito da velha Estrutural de  Rogério Steinberg com a solução de jogos de palavras para passar a mensagem do  cliente. O bom humor destes sentidos duplos sempre funciona quando usados com  inteligência.
 A outra campanha foi mais  escondida, nos classificados, para promover o Gurgel Trade Center. Foram quatro  anuncinhos: "Rio-Mauá sem estrada de terra", "Rio-Cabo Frio sem  maresia", "Rio-Búzios sem quebra-molas" e "RioPetrópolis  sem enchente". A diretora de arte Fernanda Lemos soube fazer anúncios  limpos que conseguiam se destacar ao mar de lama dos pequenos anúncios  classificados, valorizando o texto de Alda Bezerra, que aproveitou as mazelas  das nossas estradas para demonstrar a resistência do Gurgel Tocantins.
 Finalmente, pelo menos na  nossa opinião, mereceram um destaque os anúncios da Rede Globo para lançar o  programa Domingão do Faustão. Numa série de anúncios com o título "Olha o  Faustão aí", a Agência da Casa deixava supor que entre os gordos  fotografados estava Fausto Silva, revelando, no meio do texto, um pretenso  "malandrismo" do apresentador, digno de substituir Gerson na Lei da  Vantagem. Moralismo à parte era inevitável ler os anúncios e fantasiar  deliciosamente a respeito do Fausto Silva.
 Desta campanha, não  conseguimos saber os criadores. Nós bem que tentamos falar com Sérgio Toni na  Agência da Casa, mas infelizmente parece que o fato de ser diretor na TV Globo  subiu-lhe demais à cabeça, e ele foi tão grosseiro e prepotente no contato  conosco que nem nos deu a oportunidade de pedir a informação. Pena, pelos  profissionais da Agência da Casa.
 
                                               
                                                 |  |  |  CARTA 
                                               
                                                 | "Querida Márcia, "Foi com extrema    surpresa que nós, da CBBA/Propeg - Rio, lemos em sua coluna "Janela    Publicitária", a notícia de que a conta da empresa Ameise Comércio e    Indústria (de empilhadeiras) teria partido para a agência GCO/Promag.
 "Para que sejam    desfeitos quaisquer mal entendidos, gostaríamos de lembrar que a citada conta    vem pertencendo e ainda pertence à nossa Agência".
 "Não procedendo tal    informações - que por ventura tenham chegado ao seu conhecimento -, ainda    queremos lembrar que é de costume da Agência fazer públicos tantos ganhos    quanto perdas de contas".
 "Assim, tão logo    ocorra qualquer fato neste sentido, seremos os primeiros a divulgá-los a    nossos amigos colunistas".
 "Continuamos contando    com sua usual colaboração e desde já agradecemos pela atenção dispensada.
 Cordialmente, Fernanda Vasconcelos, CBBA/Propeg".
 |  N.R.: Querida Fernanda, foi  com extrema surpresa que nós, da Janela Publicitária, lemos na sua carta a  notícia de que a conta da empresa Ameise não teria partido para a agência  GCO/Promag.E ficamos curiosos. Por que  será que o pessoal da GCO/Promag foi cometer esta leviandade de mandar um  comunicado em papel timbrado da agência para informar a conquista de uma conta  que não levou? O que será que o cliente tem a dizer a respeito? Será que o  cliente confundiu os nomes da CBBA/Propeg com da GCO/Promag (são tão parecidos)  e passou o briefing para a agência errada?
 Como, na verdade, contas só  "pertencem", mesmo, ao cliente, achamos bom é as duas agências  checarem com a própria Ameise o que andou acontecendo. (ME).
 MKTMIX • MPM FICOU CHUPANDO SORVETE  - Só que numa boa. Ela pegou a conta da Kibon-Sorvane, a empresa que fabrica os  sorvetes Kibon em todo o Nordeste. A conta era da GTM&C e será atendida  pelo escritório da MPM em Recife. A primeira campanha a ser veiculada, em maio,  terá 300 mil dólares de investimentos.• W/GGK VAI MALHAR MAIS -  Foi para a agência de Washington Olivetto a conta da Mafisa, uma empresa de  malhas que pertence ao grupo Hering e deverá investir este ano alguma coisa em  torno de 1 milhão de dólares.
 • PARA OS MAILINGS DOS  VEÍCULOS - A Leo Burnett tem em São Paulo um novo diretor associado de mídia. É  Oscar Mituo Osawa, que atuava como diretor de planejamento de mídia da McCann.  Paulo Gregoraci contínua como vice-presidente de mídia na Leo. E no atendimento,  as novidades desta agência são Ruy de Lima Nogueira (ex-Almap), nas contas de  Porto Seguro e Cavan; e Pedro Luís Marcílio (ex-Lintas), como supervisor da  Philip Morris.
 • PREMIUM BOTA FÉ EM SANTOS  - A Premium contratou Luiz Santos (ex-SGB, MPM, Pubblicità e Norton) como seu  novo diretor de criação, substituindo a Marcello Silva, que decidiu mudar de  ares e foi ser redator da Provarejo. Mas a Premium ainda colocou em sua criação  uma dupla júnior, formada pelo redator Luiz Fernando R Barbosa e pela diretora  de arte Stela Cramer Otero.
 • ESSE MARKETING TEM REMÉDIO  - O Grupemef - Grupo de Pesquisas e Estudos do Marketing Farmacêutico - realiza  dia 16 de junho, em São Paulo, seu 8º Congraçamento do Marketing Farmacêutico.  Durante o evento, serão premiados profissionais, produtos, empresas e peças  promocionais que tiveram destaque em 1988. Informações pelo telefone (011)  531-8103.
 • REPRESENTAÇÃO EM REVISTA   Mais uma empresa de representação de veículos no Rio: a Lettera, dirigida por  Maria Teresa Milanez. Entre seus representados, as revistas Álcool e Açúcar,  Guia das Artes, Esportes e Náutica e Pequenas Empresas Grandes Negócios. O  telefone da Lettera é 580·7139.
 • PRODUTORA ACREDITA EM  MALUQUINHO - A produtora Grupo Novo de Cinema e TV - que já realizou, entre  outros, o premiado Dança de Bonecos -, está captando patrocínios para o filme  "O Menino Maluquinho", que o mesmo Helvécio Raton vai dirigir, com  base na história original de Ziraldo.
 • ALGUÉM ENTENDE AS AMÉRICAS!  - O Ibope promove dia 15 de maio, em São Paulo, o seu 1º Seminário Ibope  Marketing by Marketing, apresentando como palestrante Marlene Rossman. Ela é  consultora de marketing nos Estados Unidos, especializada em marketing para as  Américas do Sul e Central. É sobre o marketing nestas regiões, inclusive, que  ela vai falar. O seminário tem inscrições limitadas, e no preço de NCz$ 400,00  (é isso mesmo, quatrocentos cruzados novos) está incluído o almoço e dois  intervalos para café. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (011)  572-5696.
 • A JANELA DA CRIAÇÃO NÃO  FECHOU - Semana que vem volta a Janela da Criação, o espaço que a Janela  Publicitária dedica para dar as notícias do Clube de Criação do Rio de Janeiro.  Só para não deixar de falar, o CCRJ está programando, agora, um evento musical  para acontecer em maio no Zanty. Em que estará pensando Henrique Meyer, o guru  do Zanty Bar?
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