Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 21/ABR/1989
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Uma revisão na mídia impressa.

Agência da Casa para Rede Globo: Olha aí o Faustão Contemporânea para Casa josé Silva

Já foi o tempo em que os jornais recebiam no Brasil um investimento publicitário que justificasse a presença em suas páginas de anúncios dos grandes anunciantes, que levava à entrega da criação destes anúncios para as mãos dos criadores principais das agências.
Com raras exceções, as estrelas da propaganda brasileira vêm apenas se dedicando à criação de campanhas cuja base seja comerciais de televisão ou, no mínimo, quatro páginas duplas de Veja.
O grande anunciante, ainda que na área institucional, fugiu dos jornais.
É claro que, com isso, o nível médio da qualidade dos anúncios de jornais caiu muito nos últimos anos, se elevando apenas quando "grupos de resistência" aqui e ali decidem fazer o melhor também para seus clientes que só têm porte para anunciar nesta mídia. Ou quando, por conta de uma oportunidade, um grande anunciante encontra assunto para aparecer nos jornais.
Como leitores assíduos dos matutinos cariocas, separamos nos últimos dois meses trabalhos que nos chamaram a atenção, e que merecem ser destacados.
Esta semana mesmo, a Contemporânea marcou um ponto com um anúncio clássico de oportunidade (em cima de uma notícia publicada) para a Casa José Silva. O redator foi José Guilherme Vereza e o diretor de arte Cristóvão Martins, que souberam capitalizar magistralmente a imagem do FMI para vender o cliente.
DPZ para Itaú: Só falta botar ovoAinda na linha da oportunidade, só que desta vez do tipo "planejada", a DPZ compareceu muito bem na Páscoa, demonstrando a versatilidade do Caixa Eletrônico Itaú com um anúncio impossível de não se ler: "Só falta botar ovo". O texto, tão gostoso quanto vendedor, foi de Luís Toledo, e a direção de arte de Marcelo Serpa, que andou pela DPZ-Rio.
Duas campanhinhas também chamaram muita atenção nos jornais das últimas semanas. Uma foi mais explícita, porque publicada no primeiro caderno dos jornais: a da Sulacap, criada pela Claudio Carvalho (que, aliás, andou sumida). Para vender os títulos de Capitalização da Sul América, o redator Walter Leis e o diretor de arte Eduardo Lima Netto ressuscitaram com muita eficiência o espírito da velha Estrutural de Rogério Steinberg com a solução de jogos de palavras para passar a mensagem do cliente. O bom humor destes sentidos duplos sempre funciona quando usados com inteligência.
A outra campanha foi mais escondida, nos classificados, para promover o Gurgel Trade Center. Foram quatro anuncinhos: "Rio-Mauá sem estrada de terra", "Rio-Cabo Frio sem maresia", "Rio-Búzios sem quebra-molas" e "Rio­Petrópolis sem enchente". A diretora de arte Fernanda Lemos soube fazer anúncios limpos que conseguiam se destacar ao mar de lama dos pequenos anúncios classificados, valorizando o texto de Alda Bezerra, que aproveitou as mazelas das nossas estradas para demonstrar a resistência do Gurgel Tocantins.
Finalmente, pelo menos na nossa opinião, mereceram um destaque os anúncios da Rede Globo para lançar o programa Domingão do Faustão. Numa série de anúncios com o título "Olha o Faustão aí", a Agência da Casa deixava supor que entre os gordos fotografados estava Fausto Silva, revelando, no meio do texto, um pretenso "malandrismo" do apresentador, digno de substituir Gerson na Lei da Vantagem. Moralismo à parte era inevitável ler os anúncios e fantasiar deliciosamente a respeito do Fausto Silva.
Desta campanha, não conseguimos saber os criadores. Nós bem que tentamos falar com Sérgio Toni na Agência da Casa, mas infelizmente parece que o fato de ser diretor na TV Globo subiu-lhe demais à cabeça, e ele foi tão grosseiro e prepotente no contato conosco que nem nos deu a oportunidade de pedir a informação. Pena, pelos profissionais da Agência da Casa.

Contemporânea para Gurgel Claudio Carvalho para Sulacap

CARTA

"Querida Márcia,
"Foi com extrema surpresa que nós, da CBBA/Propeg - Rio, lemos em sua coluna "Janela Publicitária", a notícia de que a conta da empresa Ameise Comércio e Indústria (de empilhadeiras) teria partido para a agência GCO/Promag.
"Para que sejam desfeitos quaisquer mal entendidos, gostaríamos de lembrar que a citada conta vem pertencendo e ainda pertence à nossa Agência".
"Não procedendo tal informações - que por ventura tenham chegado ao seu conhecimento -, ainda queremos lembrar que é de costume da Agência fazer públicos tantos ganhos quanto perdas de contas".
"Assim, tão logo ocorra qualquer fato neste sentido, seremos os primeiros a divulgá-los a nossos amigos colunistas".
"Continuamos contando com sua usual colaboração e desde já agradecemos pela atenção dispensada.
Cordialmente, Fernanda Vasconcelos, CBBA/Propeg".

N.R.: Querida Fernanda, foi com extrema surpresa que nós, da Janela Publicitária, lemos na sua carta a notícia de que a conta da empresa Ameise não teria partido para a agência GCO/Promag.
E ficamos curiosos. Por que será que o pessoal da GCO/Promag foi cometer esta leviandade de mandar um comunicado em papel timbrado da agência para informar a conquista de uma conta que não levou? O que será que o cliente tem a dizer a respeito? Será que o cliente confundiu os nomes da CBBA/Propeg com da GCO/Promag (são tão parecidos) e passou o briefing para a agência errada?
Como, na verdade, contas só "pertencem", mesmo, ao cliente, achamos bom é as duas agências checarem com a própria Ameise o que andou acontecendo. (ME).

MKTMIX

• MPM FICOU CHUPANDO SORVETE - Só que numa boa. Ela pegou a conta da Kibon-Sorvane, a empresa que fabrica os sorvetes Kibon em todo o Nordeste. A conta era da GTM&C e será atendida pelo escritório da MPM em Recife. A primeira campanha a ser veiculada, em maio, terá 300 mil dólares de investimentos.
• W/GGK VAI MALHAR MAIS - Foi para a agência de Washington Olivetto a conta da Mafisa, uma empresa de malhas que pertence ao grupo Hering e deverá investir este ano alguma coisa em torno de 1 milhão de dólares.
• PARA OS MAILINGS DOS VEÍCULOS - A Leo Burnett tem em São Paulo um novo diretor associado de mídia. É Oscar Mituo Osawa, que atuava como diretor de planejamento de mídia da McCann. Paulo Gregoraci contínua como vice-presidente de mídia na Leo. E no atendimento, as novidades desta agência são Ruy de Lima Nogueira (ex-Almap), nas contas de Porto Seguro e Cavan; e Pedro Luís Marcílio (ex-Lintas), como supervisor da Philip Morris.
• PREMIUM BOTA FÉ EM SANTOS - A Premium contratou Luiz Santos (ex-SGB, MPM, Pubblicità e Norton) como seu novo diretor de criação, substituindo a Marcello Silva, que decidiu mudar de ares e foi ser redator da Provarejo. Mas a Premium ainda colocou em sua criação uma dupla júnior, formada pelo redator Luiz Fernando R Barbosa e pela diretora de arte Stela Cramer Otero.
• ESSE MARKETING TEM REMÉDIO - O Grupemef - Grupo de Pesquisas e Estudos do Marketing Farmacêutico - realiza dia 16 de junho, em São Paulo, seu 8º Congraçamento do Marketing Farmacêutico. Durante o evento, serão premiados profissionais, produtos, empresas e peças promocionais que tiveram destaque em 1988. Informações pelo telefone (011) 531-8103.
• REPRESENTAÇÃO EM REVISTA ­ Mais uma empresa de representação de veículos no Rio: a Lettera, dirigida por Maria Teresa Milanez. Entre seus representados, as revistas Álcool e Açúcar, Guia das Artes, Esportes e Náutica e Pequenas Empresas Grandes Negócios. O telefone da Lettera é 580·7139.
• PRODUTORA ACREDITA EM MALUQUINHO - A produtora Grupo Novo de Cinema e TV - que já realizou, entre outros, o premiado Dança de Bonecos -, está captando patrocínios para o filme "O Menino Maluquinho", que o mesmo Helvécio Raton vai dirigir, com base na história original de Ziraldo.
• ALGUÉM ENTENDE AS AMÉRICAS! - O Ibope promove dia 15 de maio, em São Paulo, o seu 1º Seminário Ibope Marketing by Marketing, apresentando como palestrante Marlene Rossman. Ela é consultora de marketing nos Estados Unidos, especializada em marketing para as Américas do Sul e Central. É sobre o marketing nestas regiões, inclusive, que ela vai falar. O seminário tem inscrições limitadas, e no preço de NCz$ 400,00 (é isso mesmo, quatrocentos cruzados novos) está incluído o almoço e dois intervalos para café. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (011) 572-5696.
• A JANELA DA CRIAÇÃO NÃO FECHOU - Semana que vem volta a Janela da Criação, o espaço que a Janela Publicitária dedica para dar as notícias do Clube de Criação do Rio de Janeiro. Só para não deixar de falar, o CCRJ está programando, agora, um evento musical para acontecer em maio no Zanty. Em que estará pensando Henrique Meyer, o guru do Zanty Bar?