Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 17/FEV/1989
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Manga faz tecidos atuarem para Ferreira Guimarães

A VS Escala coloca no ar esta quinta-feira, no Rio, durante a filmagem da "Tela Quente", da Rede Globo - e a partir daí em mídia nacional -, os três comerciais da nova campanha dos Tecidos Ferreira Guimarães.
A campanha retoma o slogan e o tema do ano retrasado, "Toda nudez será bem vestida" (ano passado o tema foi "Vista-se e descubra-se"), com a mesma locutora de voz rouca que já se tornou marca registrada da Ferreira Guimarães. Mas este ano a VS apresenta a novidade de não mostrar nenhuma modelo. Desta vez, os jeans e popelines do cliente são os artistas únicos dos comerciais, que foram dirigidos pelo mestre Carlos Manga.
Nos três trabalhos, cheios de trucagens, os tecidos assumem a ação da cena com todo o vigor, e obedecem como atores experientes as ordens precisas de Manga, rompendo sozinhos a vitrine de uma loja, ou voando para longe de uma mesa, ou despedaçando a moldura de um quadro moderno, para cobrirem a rudez de estátuas colocadas à distância.
Há cinco anos a Ferreira Guimarães se tornou um dos mais conhecidos anunciantes brasileiros de televisão, depois de passar 75 anos sem trabalhos de comunicação. A estreia da empresa em vídeo aconteceu através de um comercial criado pela VS Escala com Erasmo Carlos, o mais conhecido heavy-user de jeans do Brasil. Naquela época, conta Lula Vieira, diretor de criação da VS, uma pesquisa realizada pela agência demonstrava que o nome de Ferreira Guimarães era completamente desconhecido do público comprador de roupas, e muito pouco lembrado pelo próprio target do cliente, os confeccionistas.
Hoje, com a conta ainda na VS Escala, a Ferreira Guimarães já é a segunda marca de tecidos em lembrança do target e do público em geral, tendo as últimas campanhas chegado a merecer 4 paródias do programa TV Pirata, na Rede Globo.
A criação da campanha deste ano foi de Paulo César Costa, com direção de criação de Lula Vieira. A produção dos comerciais foi da 2P e ainda merecem destaque a fotografia de Antônio Bonfim e a cenografia de Silvana Gontijo.

FCB/Siboney entra no Rio com Affonseca

Até o final de março estará inaugurado o escritório carioca da agência FCB/Siboney, que desde o início do ano vem sendo montado sob a direção de José Humberto Affonseca (ex-Embratur).
Apesar de a agência ainda estar em processo de instalação, ela já vem prestando atendimento a seu primeiro cliente carioca, a Benfica Pneus, que inclusive teve campanha veiculada no carnaval.
O diretor da FCB/Siboney em São Paulo, Décio Ortiz, explicou à Janela que a agência desistiu de manter no Rio o atendimento pelo sistema de Ponte Aérea, porque a experiência demonstrou que os clientes "não se sentem confortáveis", e acabam deixando de pedir serviços. A FCB/Siboney já cuidou aqui, pela Ponte Aérea, de empresas como GE, Sheraton e Copertone.
"Agora", diz Ortiz, "vamos nos estruturar corretamente, e disputar a conquista de contas no Rio passo a passo, como fizemos em São Paulo". A agência funcionará à Rua Viúva Lacerda, 58, no Humaitá, com o telefone 226-6460, e José Humberto Affonseca promete contratar uma equipe completa, com criação, planejamento, atendimento e mídia.

Janela da Criação

Dia 29 de março, quem gosta de criação e de poesia está irremediavelmente comprometido com a Noite de Poesia que o Clube de Criação do Rio vai realizar no Zanty Bar, em Ipanema.
Sérgio de Paula, um dos organizadores do evento, garante uma noite memorável, com várias surpresas. O esquema promete. Cada criador-poeta terá três trabalhos apresentados: dois por ele próprio (ao vivo e com som direto) e um teatralizado por atores convidados.
As inscrições para quem quiser participar ainda estão abertas. Na reunião do Zanty da última quarta-feira, foram lembrados os nomes dos seguintes poetas, que esta semana serão contatados para saberem se aceitam participar: Toni Lourenço (JWT), Toninho Lima (JWT), Freddy Nabhan (VT Um), Bernardo Vilhena, Luciana Pessanha (Oficina), Irene Meimberg (VS Escala), Paulo Azeredo (free-lancer), Nei Leandro de Castro (Salles), João Renha, Raul Miranda (Artplan), Adilson Xavier (Giovanni) e Luis Fernando Favilla (Contemporânea). Já confirmados estão, por enquanto, Ulisses Tavares (JWT), Hayle Gadelha (MPM), Sérgio de Paula (Artplan), Marcelo Silva (Premium), Cláudio Ortman (Assessor) e Márcia Brito (VT Um).
Quem quiser maiores informações pode ligar para Marcio Ehrlich (552-4141), Ulisses Tavares (529-5520) ou Sérgio de Paula (286-1472). O prazo de entrega dos poemas e poesias será 3 de março.
Enquanto isto, o CCRJ está se agitando para as suas próximas eleições. As inscrições de chapas estão abertas até 1º de março. Mas na próxima quarta-feira, 22 de fevereiro, o Zanty dará espaço para um debate aberto sobre as eleições. Quem se julgar candidato pode aparecer.
Aproveitando o embalo, esta coluna quer dar ao CCRJ uma sugestão para mudar o sistema das eleições, seguindo o mesmo usado nas votações para governador e prefeito (e até nas próximas para a Presidente da República).
A formação de chapas é uma coisa muito demorada e complicada. Os convites a participar acabam caindo em torno das mesmas pessoas. Por isso, vários nomes são colocados nas chapas concorrentes e depois de eleitos nunca aparecem. Enquanto isso, pessoas das chapas perdedoras se recolhem e também desaparecem, quando poderiam muito bem estar colaborando com o Clube.
Uma eleição apenas para os cargos de Presidente e Vice-Presidente seria mais simples, menos dolorosa e mais desburocratizada. Quem fosse eleito, então, convidaria os criadores que bem entendesse para fazer parte do seu secretariado. Ou como quisesse chamar. Isto permitiria até que um candidato derrotado (mas disposto a trabalhar) fosse convidado a continuar colaborando com o CCRJ na equipe do presidente eleito, beneficiando o Clube.
Vale ou não pensar no assunto?

MKT Mix

Finalmente saiu o resultado da concorrência da TAP-Air Portugal. A conta foi para a CBBA/Propeg, dirigida no Rio por Viviano Caldas.
• Uma mexida na criação carioca, que não vai ficar só por aí: o redator Toco Jungstedt foi tirado da MPM e levado para a Salles. O diretor de arte Mílvio Piacesi deixou a Caio e foi para a Artplan, para onde também mudou Sérgio de Paula, saído da Giovanni. E na Almap, Ronaldo Conde contratou o diretor de arte João Galhardo, que estava na Salles, e para a área de merchandising, Rosângela "Danda" Accioly.
• Uma grande agência carioca está procurando um profissional de atendimento com experiência forte em marketing de produto, com conhecimento de pesquisa Nielsen e coisa do gênero. Quem quiser maiores informações pode ligar para Marcio Ehrlich, pelo telefone 552-4141, que faço o contato.
• A publicidade tem mais um presidente vindo da criação: Christina Carvalho Pinto deixou a Norton-SP para se tomar presidente e diretora de criação da Impact, a nova agência de publicidade do grupo Young & Rubicam, e que sucede à Cato Johnson, do mesmo grupo, e que cede Antônio Fadiga para ser vice-presidente diretor geral da Impact. Entre seus principais clientes, Adidas, Colgate, Du Pont, Philco-Hitachi e Unisys (ex-Burroughs). A Impact está Instalada à Av. Rebouças, 3.551, com o telefone (011) 813-0344.
• E o grupo Fischer, Justus, Young & Rubicam conta que faturou US$ 59 milhões em 1988, crescendo 15% reais em relação ao ano anterior. Segundo Eduardo Fischer, presidente do grupo, em 1989 a agência pretende alcançar um resultado 20% superior e posicionar-se entre as cinco maiores do mercado.
• Nada é sagrado: o grupo Titãs vai fazer a próxima campanha das camisetas Hering, para a Denison de São Paulo.
• A Talent, de Júlio Ribeiro, agora é grupo: comprou a agência Diálogo e mudou o nome dela para Detroit. Entre os clientes desta agência, meias Lupo, vidros Santa Marina e tecidos Rosset.
• Brilhante o trabalho jornalístico que a produtora Tele Tape, dos experientes Carlos Alberto Vizeu e Ari Vizeu, fez durante o carnaval para a TV E. Foi uma senhora programação alternativa para quem ficou em casa.
• Enquanto isso, o espectador foi quem perdeu com o sistema de a Globo e a Manchete transmitirem a mesma imagem. A concorrência é o melhor processo de aprimoramento de qualquer serviço, e a Liga de Escolas matou o incentivo às duas emissoras. Sem que houvesse melhora na apresentação do desfile aos telespectadores.
• A Central de Outdoor descobriu que o setor de Alimentos, Refrigerantes e Guloseimas foi o que mais anunciou naquela mídia em 1988. As quatro posições seguintes ficam com Utilidades Domésticas/Móveis, Varejo, Modas/Confecções e Veículos Automotores. A Central espera que em 1989 haja um aumento de 10% na participação do meio na administração publicitária.
• A Editora Abril está lançando o seu novo Guia Rio 89 de Ruas e Plantas, fornecerá todas as informações principais da cidade. Foram dois anos de trabalho de 45 jornalistas, ao custo de meio milhão de dólares. O resultado é 594 páginas que incluem até 132 endereços e telefones de serviço de emergência 24 horas no Rio.
• Falando em Abril, a editora inicia no próximo mês uma promoção com os biscoitos Nestlé e os personagens Disney. Os compradores do biscoito recortarão um cupom na embalagem que dará direito a trocar, nas bancas, por envelopes de figurinhas Disney. Os álbuns, por sua vez, serão encartados em revistinhas da editora. Haverá campanha maciça de televisão.
• A RSVP, especializada em propaganda de marketing direto, é que está fazendo o lançamento do novo Cartão Nacional que agora é associado do Visa.
• Já chega a 44 o número de comerciais produzidos pela agência Pass para o Supermercado Disco, na campanha do Nojento. Todos eles foram feitos em Curitiba, pelo Sir Laboratório, de Percy Tamplin. Se não houver mutreta, esta será, sem dúvida, a campanha do ano do Rio de Janeiro.
• O Clube de Criação de São Paulo não acredita no Plano Verão. Como as inscrições do Anuário de Criação estavam fixadas em 5 OTNs e a OTN acabou quando valia NCz$ 6,17, o CCSP passou a considerar que o novo preço das inscrições é de 42 cruzados novos, ou seja, quase 7 OTNs.

Janela Indiscreta

Após muito esforço, caros leitores, conseguimos convencer o mais bem informado colunista publicitário do País, Armândico Fettuccine Filho, a voltar às suas atividades como colaborador desta coluna.
Na verdade, desde a quarta-feira de cinzas, Fettuccine Filho estava quase decidido a deixar o meio publicitário e suas atividades paralelas de consultor de marketing. Ele nos confessou que ficou muito desgostoso com a miopia de marketing dos jurados dos desfiles das escolas de samba do primeiro grupo ("nem o Lula nem o Marcelo entenderam nada", protestou), dos jornalistas, e da população carioca em geral, que tanto reagiram à presença de Chico Recarey no enredo da Mangueira.
"Ninguém percebeu o objetivo genial de introduzir o merchandising no desfile das escolas", protestou Fettuccine, revelando o que pouca gente sabia: que ele tinha sido o consultor de marketing que levou a ideia ao empresário espanhol. E, sem disfarçar sua mágoa, continuou seu protesto:
"Se a ideia tivesse sido do Jorge Adib, ela ganhava até Prêmio Colunistas..."
Com vocês, Armândico Fettuccine Filho:
Ratos e urubus larguem a minha fantasia e a do Chico Recarey. Vocês estão é com inveja porque não entraram na graninha honesta e suada que eu e o pessoal da Mangueira levamos do valoroso empresário espanhol.
Vocês não reconhecem o trabalho pioneiro que tivemos, estabelecendo em contrato até a frequência de inserções daquele belíssimo refrão "Re-ca-rey" nos ensaios da escola e durante o desfile. Tudo calculado no GRP e nas pesquisas de mídia, como aprendi com D. Eugênia Nussinkis.
Mas não pretendo desistir de meu projeto. Esta semana, inclusive, já entrei em contato com vários publicitários, propondo minha consultoria de marketing, através da qual tentarei colocar os seus nomes como temas das escolas para o desfile do ano que vem. A receptividade, lhes digo, tem sido muito grande, com a maioria deles afirmando que "já estava em tempo de merecerem esta homenagem".
O mais empolgado com a ideia, com quem aliás já estou fechando contrato, foi um jovem diretor de criação de uma grande agência carioca com vista para a Lagoa, cujo nome, porém, ainda não posso revelar.
Vocês terão uma grande surpresa ano que vem.
Enquanto isso, quero informar a vocês, em primeiríssima mão, os resultados do grande julgamento da publicidade carnavalesca carioca, um júri do qual tive a honra de participar, junto com meus coleguinhas colunistas J.A. Comequieto e Lúcia Irajá.
Estes foram os grandes premiados:
• Comissão de Frente: para o Grêmio Recreativo e Escola de Samba Unidos da Comunicação Social dos Ministérios de Sarney. Foi muito elogiada a Comissão de Frente para a praia com duas vagas de garagem.
• Alegorias e Adereços: destaque para o costureiro do carnavalesco Fábio Fernandes.
• Mestre Sala: este destaque vai para Alvinho Gabriel, pelas profundas reformas nas divisórias da criação da Salles.
• Ala das Baianas: Nizan Guanaes mereceu sozinho o prêmio, impressionando o júri com sua rapidíssima evolução.
• Melhor Escola: aquela que tanto anuncia na TV um "Curso prático de propaganda", e que mostra os alunos aprendendo a dançar. E disto que a publicidade precisa.
• Puxador: eram muitos os concorrentes. Demais mesmo. Para não entregar ninguém, que não faz o nosso gênero, deixamos o prêmio vago.
• Prêmio Especial "Ratos-e-Urubus-larguem-a-Minha­Fantasia": para Sani Sirotsky, com a recomendação de pendurar o estandarte na porta da SGB.
• Troféu Especial "Márcia de Windsor": indiscutivelmente para Marcelo Silva, o Jurado Nota 10.