Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Tizuka estreia na propaganda com nova campanha da Vulcan
A Divisão de Tubos e Conexões de PVC da Vulcan vai lançar, em março, a segunda etapa da campanha iniciada com o premiado filme "Kendô". O trabalho, assinado pela Giovanni Módulo Comunicações Rio, é composto por versões de 60 e 30 segundos do filme "Cavaleiros", uma superprodução que envolveu uma equipe de mais de 50 pessoas. A veiculação será nacional.
O filme, que marca a estreia da diretora de cinema Tizuka Yamazaki na propaganda, reproduz as tradicionais batalhas travadas entre os cavaleiros da Era Medieval, só que, em lugar de lanças, são utilizados tubos de PVC da Vulcan. As gravações foram feitas em uma área cercada por pedreiras, próxima à Vila Militar, no bairro de Vila Valqueire, e exigiu a utilização de dois dublês, na realidade, oficiais do Grupamento de Cavalaria do Exército.
A produção do comercial, criado por Antônio Torres, Jeovah dos Santos e Adilson Xavier, envolveu a elaboração de um trabalho de pesquisa histórica para que se pudesse reproduzir, com a máxima fidelidade, os trajes e cenários da Idade Média. O novo filme segue a mesma linha do anterior, onde um engenheiro e um mestre de obras testavam a resistência dos tubos de PVC da Vulcan através de uma luta de kendô. Desta vez, o teste é feito com um emocionante duelo medieval. No final, a confirmação da resistência dos tubos da Vulcan. Os atores que estrelam o "Cavaleiros" são os mesmos do "kendô".
Pesos-Pesados
• A W/GGK pegou, no final de janeiro, a conta das Indústrias Alimentícias Carlos Alberto de Brito S.A., pertencente ao grupo Vigor. Dito assim parece que não é nada, mas significa nada menos que toda a linha de produtos Peixe, que vai de purês e massas de tomate até os doces em calda e goiabadas. Quem estava antes com a conta era a agora moribunda Scali, McCabe & Sloves, que chegou ao Brasil cheia de razões e boas intenções mas perdeu o pé quando se separou internacionalmente do grupo Ogilvy.
• Ainda no final de janeiro, a Procter & Gamble decidiu entregar para a MPM a conta da Phebo e das Seivas de Alfazema, deixando com a Leo Burnett outros produtos como a linha da Mônica. As contas estavam na Talent e na Deck, agência que, depois da saída do diretor de criação Wander Cairo Levy, que levou a mega conta das Casas Pernambucanas, associou-se à Clemente & Associados.
A P&G seguiu-o critério de ficar com agências que já lhe atendem no exterior. Internacionalmente ela é atendida pela Saatchi & Saatchi (que ainda não conseguiu entrar no Brasil), pela Leo Burnett e pela Grey Advertising, que mantêm acordo com a brasileira MPM.
• Foi para a DPZ (saindo da MPM) a conta do Banco Central, cuja concorrência também teve a Salles, a Pubblicità, a VS Escala e a própria MPM como finalistas.
E a DPZ está disparando na corrida das agências brasileiras em direção a Portugal (de olho na entrada deste país no Mercado Comum Europeu em 1992).
A agência pegou a conta do Banco Português do Atlântico, que representa o Banco Itaú (antigo cliente da DPZ) na terrinha de Cabral.
• Que fim levou a concorrência da TAP, que aconteceu ainda nos tempos do cruzado velho? Muitas agências se apresentaram, mas até agora ninguém sabe - nem as concorrentes - com quem a conta ficou. Se é que ficou.
• É da DPZ-Rio, sob direção de criação do brilhante Gustavo Bastos - e não da Contemporânea, como muita gente pensava -, a nova e sensacional campanha dos Classificados do jornal O Globo. A Juan o que é de Juan.
• A Tandem Comunicações firmou acordo com a Engrenagem Comunicação, de São Paulo, para colocar o pé com mais força na capital paulista. A Engrenagem tem a conta de vários clientes de laboratórios químicos e farmacêuticos, como Merck Sharp Dome, Squibb, ICI etc. E a Tandem, em São Paulo, atende a Nife, Adriática e Cime. O endereço paulista da agência é Rua Sena Madureira, 163, em Vila Mariana. O telefone é (011) 544-0694.
• A pesquisa "Atitudes da Criança frente à Propaganda", desenvolvida pela CBBA/Propeg foi escolhida entre os melhores trabalhos do gênero pelo "Prêmio Pesquisa de Marketing", promovido pela Revista Marketing.
• Depois do Ministério da Cultura, agora é a vez do Ministério do Desenvolvimento Industrial, Ciência e Tecnologia revogar a sua concorrência nº 002/88, para a escolha de agências de propaganda.
• Quem acompanha a novela O Salvador da Pátria deve ficar de olho no capítulo 23 (deve ir provavelmente ao ar hoje), quando aparecerá uma nova personagem chamada Cristina. O papel é interpretado pela gracinha de atriz Andréa Richa, que além de ter sido minha colega nos cursos de Wolf Maia e de Sérgio Brito, também é colega de mercado, como coordenadora de promoções da agência Chris Colombo. Aliás, quem tem que ficar de olho mesmo é o pessoal de elenco das produtoras. (M.E.)
Janela da Criação
Se você sempre quis ser presidente de um Clube de Criação, esta é a sua chance.
O Clube de Criação do Rio de Janeiro vai realizar suas eleições no próximo dia 22 de março e as inscrições de chapas já estão abertas!
Reúna seus amigos e inscreva-se até o dia 1º de março no Zanty Bar.
Quem sabe esta não é a grande oportunidade de gravar o seu nome na História do CCRJ, ao lado de um Monserrat, de um Pedrosa, de um Cidão, de um Alvinho, de um Vieira, de um Martins, de um Gadelha e até de um Conde?
Mas se você é tímido, ou acha que trabalha tanto que não vai ter tempo para dar a seu clube, ou mesmo pensa que essa história de ser presidente de associação de publicitário é o maior rabo de foguete porque todo mundo só cobra, mas na hora de ajudar ninguém aparece, você pode participar como eleitor, e já ir treinando para as próximas eleições presidenciais de novembro.
Dia 15 de março, você poderá assistir, no Zanty, o sensacional debate das chapas concorrentes, além de ler as suas plataformas na 2ª edição do Jornal do Clube. Depois, é só comparecer dia 22 de março no Centro Empresarial Rio, preencher a sua cédula e comemorar o cumprimento deste nobre dever cívico.
Participe! Divulgue! Colabore!
•••
A partida para a eleição já foi dada. Uma chapa já está sendo montada: a FUT-Frente Única de Trabalho. Estão nela criadores como Adeir Rampazzo, Bob Gueiros, Fábio Siqueira, Gustavo Bastos, Marcelo Silva, Marcos Silveira, Ronaldo Conde, Sergio de Paula e Wanderley D'Oro, entre muitos outros.
Agora só falta você!
•••
Criadores-poetas e poetas-criadores! Dia 29 de março, o Clube de Criação do Rio vai apresentar, no Zanty, a Noite da Poesia. Quem está cuidando do acontecimento, pelo lado dos poetas, é Ulisses Santos (JWT: 529-5520) e, pelo lado do CCRJ; é Sérgio de Paula (Giovanni: 203-0159). Quem for criador de propaganda e quiser apresentar seus melhores poemas deve entrar em contato com um dos dois urgentemente.
|