Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 07/JAN/1989
Marcia Brito

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Uma retrospectiva do que foi 1988

Janela Publicitária publica, hoje, a retrospectiva do segundo semestre do ano passado, iniciada no número anterior. São assuntos que tiveram destaque maior na publicidade brasileira - e principalmente carioca.

JULHO
• A Almap/BBDO-Rio pega a conta da Elebra Computadores, e a Contemporânea a conta da Viação Itapemirim.
• A Giovanni une-se, através de acordo, à Módulo, passando a se assinar Giovanni/Módulo.
• José Grossi deixa o comercial de O Dia para ser diretor de marketing da Ultima Hora.
• A VS Escala e a SMP&B são as vencedoras da disputada concorrência para o Programa Nacional de Conservação de Energia da Eletrobrás.
• A Labor congela suas atividades e toda a sua equipe passa a trabalhar sob o nome de MKTMIX
• Morre em São Paulo Sepp Baendereck, fundador da Denison.
• O Ministério da Saúde determina que todos os materiais promocionais e publicitários de cigarros deverão conter, a partir de dezembro, o aviso de que "Fumar é prejudicial à saúde".

AGOSTO
• Realiza-se em São Paulo, o II Prêmio Colunistas-Produção. A DC Vox leva o Grande Prêmio de Jingle do Ano, a Peixe Voador o GP de Trilha do Ano, a Tec-Cine-Rio o GP de Produção, a GCG o GP e Computação Gráfica e Benício o GP de Estúdio de Ilustração do Ano.
• Sérgio Graciotti confirmou, em São Paulo, a sua saída da sociedade na MPM, onde era vice-presidente de criação.
• Ainda em São Paulo, surge o Clube dos Diretores de Arte do Brasil, presidido por José Zaragoza e com o objetivo de melhorar a qualidade do setor.
• A W/GGK conquista a conta dos chocolates Garoto, que estava na Denison-Rio.
• João Dória Jr. pede demissão da presidência da Embratur, assustando as agências que estavam com campanhas em pleno desenvolvimento.
• A Teletape começa a produzir para a Funtevê o programa Intervalo, dirigido por Carlos Alberto Vizeu e tendo como apresentadores e comentaristas Lúcia Leme, Arlérico Jacome, Lula Vieira e Mirthes Godoy. Entrevistas e matérias sobre propaganda brasileira e estrangeira voltam a ser mostradas em televisão, desta vez em todo o Brasil. Menos São Paulo, onde não tem Funtevê.

SETEMBRO
• Não encontramos registros sobre qualquer coisa interessante em setembro, além de o Ministério da Cultura suspender a concorrência depois de 6 agências mandarem todo o seu material. Se encontrarmos, publicaremos semana que vem.

OUTUBRO
• A Fenapro tem enfim um novo presidente. Daltro Franchini, de Porto Alegre, fez a chapa de conciliação para as eleições da entidade.
• A Contemporânea conquista o Grande Prêmio de Agência de Promoção do Ano no VII Prêmio Colunistas-Promoção, realizado em São Paulo. O Rio ficou também com a Peça Promocional do Ano, o livro "Pintores Brasileiros", do Banco Bozano, Simonsen.
• Aroldo Araújo cria uma diretoria técnica, entregando o cargo a Fernando Gerhardt.
• Murilo Coutinho funda o Sindicato dos Contatos de Veículos e Agenciadores Autônomos de Propaganda do Rio de Janeiro.

NOVEMBRO
• Realiza-se, no Rio, pela primeira vez, o Prêmio "Marketing da Construção" 88, promovido pelo Centro da Construção.
• A presidente do Sindicato dos Publicitários do Rio, Maria Helena Fuzér, decide denunciar como tentativa de desunir a classe a criação do Sindicato dos Contatos de Veículos.
• O Brasil leva 5 medalhas no Festival de Nova lorque. O Rio fica com 2 Bronzes, ambos da Contemporânea: "Dia das Mães", para o BarraShopping e "Luzes da Cidade", para o Governo Moreira Franco.
• O Clube de Criação do Rio consegue uma saída brilhante para dar sinal de vida e juntar um troco: passa a reunir os criadores cariocas, todas as quartas feiras, no Zanty Bar, levando comissão sobre o que for consumido.
• Marcio Ehrlich passa a fazer parte da equipe do programa Intervalo falando sobre mídia impressa.
• Márcia Brito assume a direção de atendimento da produtora VT Um.
• São entregues, no Jazzmania, os diplomas aos vencedores cariocas dos Prêmios Colunistas-Promoção e Colunistas-Produção. O Jazzmania foi pequeno para o número de pessoas que quiseram comparecer.
• Edeson Coelho assume a vice-presidência da Salles no Rio, no lugar de Paulo Roberto Lavrille de Carvalho, que deixou a agência, inclusive vendendo a sua participação na sociedade.

DEZEMBRO
• Morre em São Paulo Geraldo Alonso, fundador e presidente da Norton.
• A Artplan pega um pedaço da conta do Chase Manhattan, do tamanho de 850 mil dólares.
• Carlos Pucci passa a editar o caderno "Propaganda e Marketing", na Folha da Tarde, em São Paulo, no lugar de José Cláudio Maluf.
• O Ministério da Saúde confirma a VS Escala, a Denison e a Exclam como suas agências de propaganda, após concorrência na qual também foram classificadas as agências Norton (de volta ao Planalto) e uma praticamente desconhecida MM, cuja única referência que temos é ter trabalhado para a Gradiente.
• Eloy Simões deixa a FJY&R e torna-se diretor da produtora Fathom.
• A W/GGK conquista no Rio a conta do Whisky Teacher's (que estava na Scali) e em São Paulo a da Sadia, que estava na DPZ.
• A Arapuã decide trocar de agência, saindo da SGB para pousar na Premium.
• Toda a equipe de profissionais da Deck deixa a agência, funda a Up e leva a conta das Casas Pernambucanas.
• A Aroldo Araújo pega a conta da Beira Alta.