Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 23/DEZ/1988
Marcia Brito

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Arapuã bateu as asas e voou

Neste finalzinho de ano, a conta da Arapuã voou da SGB para a Premium, que passa a atendê-la nas praças do Rio e Espírito Santo. A agência também já está em acertos com o Hélio Morgado, que ficará responsável pelo atendimento da conta. Se, durante o novo ano os bons ventos continuarem a soprar em favor da Premium, a agência, a exemplo do que fez com a coruja mocho negro do jardim zoológico, adotará também um arapuã. Sorte dele e da comunidade do Rio.

Globo faz festão com Faustão

A Globo lotou o Canecão para comemorar com seus funcionários e com o mercado publicitário este final de ano. E apresentou, em absoluta avant-première um show com Fausto Silva, sua mais recente contratação. O Faustão divertiu a plateia com sua irreverencia e piadas que, sem brincadeira, são lançadas como uma rajada de metralhadora. Ele simplesmente não para e não deixa ninguém parar de rir. Tirando a parte paulista da festa, animada pelo conjunto Zácaro, as demais atrações foram ótimas. Um show com o sempre fantástico Gilberto Gil, recém-chegado dos Estados Unidos, onde esteve e fez um tremendo sucesso e, fechando com chave de ouro, uma ala da mais querida, da verde e rosa Mangueira. No dia seguinte, o pessoal da mídia chegou mais tarde nas agências. Também, pudera. O que esta festa rendeu de GRPs não está nas mídias!

Odete Roitman revive na liquidação

Mesmo depois de morta, Odete Roitman estará no vídeo. Pelo menos nas emissoras do Norte e Nordeste em um sensacional comercial criado pela MPM Propaganda do Ceará e produzido pela VT UM para as Casas Pernambucanas. No comercial, Beatriz Segall diz que "nem morta ela irá perder a liquidação com 30% de desconto das Casas Pernambucanas". Que sacada, hem!

Free faz anúncio com imortal

Paulinho de Tarso criou para o Jornal do Commercio um excelente anúncio para a edição especial sobre os Direitos Humanos. O título afirma: "Este é o único redator da Declaração Universal dos Direitos do Homem que está vivo para contar a história". E, sob a foto do Dr. Austregésilo, a seguinte frase: "Nada como ser imortal". E depois o texto explicativo da edição etc. Mas o Paulinho está mesmo orgulhoso por ter sido o anúncio aprovado pelo próprio imortal. Afinal, explica Paulinho em simpático bilhetinho para a Janela, "quem neste País entende mais de letras e de texto do que ele?"
Que modéstia, Paulinho.

Jodaf/Yes produziu a Festa de Arromba

Foi realmente demais a festa da Jodaf. Chico Abreia aproveitou o enorme estúdio da Ponto Filmes e, utilizando muitas sobras de cenários e objetos de cena de grandes produções, bolas e mais bolas brancas, neons, sequenciais, muito spray e brilho conseguiu montar a decoração da festa de final de ano da Jodaf/Yes com um clima assim meio de improviso produzido. E o pessoal do mercado se divertiu pra valer, bebendo para esquecer as tristezas deste ano que já vai tarde, graças a Deus, e também para comemorar o ano novo que TEM DE DAR CERTO. Todo mundo caiu na dança de todos os ritmos, desde Beatles, Rolling Stones, até Madonna, Paralamas, Kid Abelha e outros bichos. No dia seguinte, a criação chegou mais tarde nas agências. Também, pudera. Ninguém é de ferro!

Janela no Jornal do Clube

Esta colunista estará entrevistando profissionais de criação para a seção "Minha peça inesquecível", uma janela aberta no Jornal do Clube de Criação para os muitos talentos do mercado. Aguarde. Você não pode perder as declarações comoventes e esfuziantes de nossos criadores. Em janeiro o Clube pretende botar pra quebrar e o Jornal já é o primeiro grito de RÁ para desbloquear as emoções e energias.

Coisas que eu sei e que eu acho
Marcio Ehrlich

Quando eu assisti na TV pela primeira vez o comercial das camisas Wolens, juro que tomei um susto. Há muito tempo não via uma peça publicitária assumir as palavras "capitalismo" e "dinheiro".
Não há dúvida que, mesmo trabalhando em propaganda, os criadores, assim como os jornalistas, tendem a rejeitar a forma violenta como o sistema atua. Ao contrário, a busca dos últimos tempos tem sido a de aproveitarmos as oportunidades para passar várias formas de consciência e liberdade ao espectador, leitor, ouvinte e tal.
Mas não deu para deixar de reconhecer que o comercial era de uma tremenda ousadia, principalmente porque o segmento de público retratado (e qual o produto definitivamente se destina) existe de forma bastante-significativa.
Independente de qual seja a opinião de espectador, estava claro que era impossível passar pelo comercial da Wolens sem ter a atenção chamada e as emoções mobilizadas.
Ou seja, tive que admitir que o comercial, como objeto de comunicação do produto, era bastante eficiente.
De repente, depois de concluir tudo isso aí em cima, descubro a agência: nada menos que, a W/GGK.
Quer dizer, não é à toa que está havendo uma olivettite na propaganda brasileira, com uma enorme quantidade de anunciantes querendo entregar a conta para o Washington (por mais que isso doa aos demais donos de agência...).
Essas histórias deixam a gente pensando muito.
Mas duas perguntas me ficaram mais no ar: será que o resultado do que o Washington consegue não é fruto de um ambiente propício de trabalho que ele implanta na agência. Será que não há, também no Rio, criadores com potencial para sacadas ousadas como as da W/GGK, mas que estariam podados por restrições do atendimento, do cliente etc?
•••
Só não me venham é questionar o sucesso do Washington Olivetto. Ainda mais que ele acaba de levar mais uma, e aqui no Rio. Foi para W/GGK a conta do whisky Teacher's, que estava na Scali.
Teacher's é aquele em que o presidente da empresa, Ken Stephen, dá o testemunhal de que, também no Brasil, o whisky é engarrafado por escoceses.
Ainda não informações, porém, se Ken continuará ou não nos comerciais da W/GGK.
•••
A DPZ-Rio deu uma mordida na conta do Jornal O Globo: a dos classificados - para os quais já vai sair com uma campanha de 6 comerciais - e a do Jornais de Bairros.
E para fazer a digestão da mordida, lança no começo do ano uma nova apresentação do Sonrisal, com 2 comerciais de TV.
Gustavo Bastos, o diretor de criação da agência no Rio, é quem me contou essas notícias, feliz como criança que ganhou chiclete e criador que conseguiu produzir o que criou.

N.R. 2020: Estes foram comerciais da campanha citada na época por Gustavo Bastos, e que teve como conceito "Um lugar para cada coisa, cada coisa em seu lugar".:


JANELA DA CRIAÇÃO

Esta coluna prometeu ao Clube de Criação do Rio um espaço semanal para que sejam noticiadas as suas atividades, assim como para relatar o que, de mais importante tenha acontecido naquela semana, na reunião etílico­social da quarta-feira à noite no Zantys.
Só que isto foi combinado no próprio Zantys, e depois da quinta caipirinha tomada para ajudar o CCRJ não houve como lembrar que precisaria inventar um nome decente para este espaço. Daí que está saindo hoje como este paupérrimo (apesar de objetivo, convenhamos) "Notícias da Criação". Se algum redator mais brilhante tiver outra sugestão, que nos telefone, escreva ou telegrafe se preferir.
Mas esta quarta-feira, o bar esteve concorridíssimo, com mais de 50 criadores e agregados na noite de despedida do ano. Até a reunião de alguns criadores para organizar uma chapa para as próximas eleições do clube aconteceu em um canto do salão.
O ano vai mas o clube fica. Henrique Meyer já confirmou que retornam em janeiro as atividades culturais do CCRJ no Zantys. Até lá você pode continuar bebendo naquele bar, mas o clube não vai levar nada com isso. Dia 18 de janeiro, enfim, será a "Noite do Reencontro". Todos de volta, depois do descanso dado ao fígado após as maratonas do Natal e Réveillon. Dia 25, o programa é "Adeir By Night", com uma mostra itinerante (você vê uma parede, depois vê outra, depois outra...) dos trabalhos do hoje tão internacionalmente publicado Adeir Rampazzo. O título da exposição em inglês não poderia ser mais adequado. E dia 19 de fevereiro, a noite é de muito som e muita alegria, gente, com o Pagode do Melo Menezes. O release da gravadora conta que o conjunto tem o nome "Torresmos e Moelas" e apresenta o médico Aldir Blanc em solos de tamborim. Gui Blanc promete estar presente para prestigiar o irmão.
Voltando à noite da última quarta, o CCRJ passou a exibir, no vídeo do Zantys, o programa Intervalo, que a Teletape produz para a TV. E a diretoria do clube deliberou dar prosseguimento a este projeto, após analisar a repercussão da exibição do referido programa e concluir ter sido ela muito boa, gerando bastante interesse por parte do quadro de associados presentes. Apesar de que o que fez mais sucesso mesmo foi quando apareceu a cara do Lula Vieira no vídeo, e todos ficaram esperando ele dizer "*□&†*6%*7". Mas ele não disse.
Outro acontecimento de destaque foi a notícia de que o CCRJ vai veicular um comercial de TV para a notável campanha ecológica "Usinas em Angra são um perigo tremendo", cujos anúncios e outdoors já estão em veiculação. Um problema técnico no vídeo impediu a pré-estréia do comercial. Mas a curiosidade será matada este domingo, quando ele entrar no ar nas emissoras cariocas. A produção foi da J. B. Tanko e o áudio da Nova Onda.
Até a próxima.

Curtas & Rasteiras

As meninas da ZOHAR estão dando saltinhos de felicidade. Imaginem que a produtora da Voluntários acaba de rodar aqui mesmo no Brasil uma das maiores produções já realizadas para a Peugeot francesa. O comercial apresenta o Óxia, o carro do futuro deles, que atinge uma velocidade de 345 km por hora. Mas, segundo lsabelle Tanugi, diretora da ZOHAR, a velocidade da produtora foi maior que a do carro e conseguiram trabalhar com uma equipe de quase 100 pessoas, entre técnicos brasileiros, ingleses, franceses e americanos, realizando o filme em apenas 4 dias.
• A Tandem reuniu a imprensa em simpático coquetel no qual fez uma espécie de prestação de contas para ser apresentada ao mercado. A agência apresentou demonstrativos financeiros desde 1984, o ano de sua fundação, e sua receita média mensal e previsão para 1989, que está sendo estimada em 83.000 dólares. Já neste final de ano a Tandem conquistou as contas da Amazon, uma indústria de perfumes e cosméticos que irá lançar no mercado cerca de 250 produtos; a Cime, especializada na construção de pré-moldados de concreto; a De Plá, um dos maiores laboratórios de foto-acabamento do Rio, com 15 lojas no Estado; a Ichtus Eletrônica, fabricante de componentes periféricos para a informática; a Imovest, uma imobiliária e administradora de imóveis; as Lojas Citycol, empresa do Grupo Rafik Saad e a Montreal Engenharia, uma das maiores indústrias de construção pesada do Brasil.
• A Janela Publicitária agradece a todos os amigos que nos têm prestigiado com notícias durante todo o ano e que, agora, neste final de ano, têm nos remetido felicitações e presentes. Muito obrigado a todos. Nós também fazemos votos de que vocês tenham um grande Natal, com muita paz, comerciais e anúncios sendo veiculados durante a ceia. Que Papai Noel bom! Endereço para correspondência: Rua Visconde Silva, 156/701. Rio - RJ, CEP: 22271.