Esta Edição Especial da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
7º Prêmio Colunistas Promoção
2º Prêmio Colunistas Produção
Os cobras da publicidade do Rio de Janeiro estarão reunidos hoje à noite para a festa de entrega do 7º Prêmio Colunistas Promoção e do 2º Prêmio Colunistas Produção. O MONITOR MERCANTIL homenageia os profissionais e agências vencedoras através desta edição especial da JANELA PUBLICITÁRIA, entrevistando alguns dos premiados para mostrar um panorama da produção e promoção no Rio.
A festa começa às 20h no Jazzmania (Avenida Rainha Elizabeth, 769 - Ipanema) e, além do coquetel e da entrega dos diplomas aos vencedores, contará com “interferências” do grupo Ações Preferenciais e um show instrumental a cargo de Alfredo Dias Gomes. Todos lá. |
Prêmio Promoção tem sabor especial para Contemporânea
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Mauro Matos contente com prêmios
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O diretor de criação da Agência de Promoção do Ano, a Contemporânea, acha essa recompensa algo muito especial, já que é um prêmio de promoção para uma agência que não tem profissionais especializados neste setor. Mauro Matos completa: "Só houve duas vezes que o Colunistas de Promoção foi para agência de Propaganda, para a Salles, em 86 e para a Contemporânea, este ano"
Mauro Matos ressalta a importância do acontecimento num ano em que a agência está se consolidando, na data do seu quinto aniversário. E comenta cada um dos seis prêmios que a agência conseguiu: a Peça Promocional do Ano - que foi o trabalho feito com os dicionários de artes plásticas da Bozzano Simonsen, que originariamente seriam distribuídos como brindes aos principais clientes ou visitantes ilustres que o banco viesse a ter, mas acabou sendo distribuído nas principais bibliotecas do País, e posteriormente divulgado em anúncio: quando o Bozzano apresentou suas 815 agências culturais; evento Ação Promocional – ouro - lançamento dos Intocáveis, quando a agência levou às ruas homens vestidos de gângsteres dentro de um carro da época, provocando grande interesse da população, que chegou a se assustar com os modelos; Marketing Direto - ouro - através do Projeto Adote uma Cidade, da Turis Rio, a Contemporânea adotou Cabo Frio e lançou a campanha Sol Seguro, no qual o turista não pagaria a estada caso chovesse na cidade; Marketing Comercial de Vendas - prata - quando a agência levou ao BarraShopping o programa Expedição Selvagem com animais selvagens e aves tropicais; Peça de Mala-Direta ouro - para o Banco Bozzano Simonsen, a Contemporânea organizou um disquete como mala direta oferecendo os serviços do banco eletrônico; Folheto Promocional de Produtos - prata - que Mauro Matos faz questão de esclarecer que é a continuação de um trabalho originado pela WGGK (antiga dona da conta do Bozzano Simonsen), onde foram produzidos uma série de panfletos sobre os serviços da agência; e o Folheto Promocional de Consumo – Prata – que foram folhetos de moda para o BarraShopping, com o tema Por Trás da Vitrine.
Mauro Matos esclarece que a atuação na empresa na área de promoção é ocasional, apenas quando é absolutamente indispensável à propaganda do cliente. "Não buscamos a promoção, aconteceu à medida que os clientes exigiam espaços promocionais além de propaganda, o que é mais comum hoje que há alguns anos, já que hoje, pela situação do País, do mercado, a mutabilidade das coisas, a promoção passa a ser uma arma de apoio cada vez mais importante para as propagandas e mensagens institucionais", ressalta.
O diretor de criação exemplifica o caso de O Globo, que se necessitasse de um trabalho de promoção a agência poderia fazê-lo, mas também não haveria problemas se fosse elaborado pela própria agência do Globo ou se fosse contratada outra, além destas. Com O Globo também, Mauro Matos destaca a atuação do velho como moderno, no caso de suas campanhas que utiliza o olho-de-peixe, muito antiga e que se tornou uma novidade no mercado durante a campanha do jornal.
Procura por produção em S. Paulo preocupa Rossini e Gaúcho
Preocupados com o futuro das produtoras do Rio de Janeiro, ameaçado pela grande procura pelo mercado paulista, o músico Rogério Rossini e o produtor Luiz Carlos Gaúcho, ambos da DC Vox, estão, ainda assim, otimistas com relação ao Brasil. Vencedores do prêmio Melhor Jingle 87, com a agência Salles num trabalho para a Texaco, e da medalha de prata para um spot com trilha produzido para o McDonald's - A Volta do Cariocão -, com a McCann Erickson Publicidade, eles lembram da vitória do ano passado, quando receberam o Grande Prêmio de melhor trilha, competindo com todas as produtoras do Brasil num período de 20 anos.
Com o mercado diretamente ligado às negociações das agências de publicidade, as produtoras ficam sujeitas às perdas provocadas pela grande procura por São Paulo. Rossini não compreende o porquê, já que artisticamente o Rio de Janeiro tem mais chance de ser criativo que São Paulo. Ele lamenta que, com essa fuga, as produtoras corram risco de ficarem extintas e por isso sugere que as agências forneçam o mínimo de proteção às produtoras.
Gaúcho acha curioso que, apesar da procura por São Paulo e do julgamento ser feito nesta capital com juízes paulistas, o Rio de Janeiro teve uma participação acentuada nos resultados. Esclarecendo a razão de espanto de Gaúcho, Rossini propõe a criação de uma produtora com o nome de Orçamento, "já que é o serviço que as produtoras têm prestado com maior destaque", ressalta. Ele lembra ainda que as diferenças de preço não são justificativas para a preferência por São Paulo, já que são bem parecidas e às vezes as do Rio são menores.
A Premiada
Com uma equipe de criação de quatro pessoas e 25 anos de funcionamento, o estúdio da DC Vox já abrigou nomes importantes da bossa nova, como João Gilberto, Tom Jobim e outros, além de ser o primeiro estúdio onde João Gilberto fez suas gravações. Na atual diretoria, a DC Vox tem ainda um dos fundadores, Carlos Augusto Damaceno Duarte, que devido a sua insuficiência visual tem uma excelente acuidade auditiva e sempre garantiu, com seu serviço, a pureza das gravações.
Gaúcho explica que apesar da mudança dos sócios, a empresa ficou com o nome original, já que a mudança significaria muito tempo com burocracia e, o que mais pesou, a perda do ponto comercial (a Prefeitura não permite mais a existência de estúdios no centro do Rio).
Criador dos dois prêmios da produtora, Rossini garante que no seu trabalho, em momento algum, tem pensamentos em premiações, destacando que é um dos poucos ramos em que as pessoas trabalham dando o melhor que podem. Ele comenta que, quando sai à rua e escuta jovens cantando seus jingles, lamenta a não existência de direitos autorais. Enquanto que o pesar de Gaúcho é referente à falta de apoio do Governo, que só permite um desconto mínimo no Imposto de Renda líquido como incentivo à propaganda. "Acentuado pelo fato de as vendas estarem baixas, o pequeno desconto torna-se insignificante como estímulo a investimentos nesse setor", completa.
Peixe Voador com 1 ano já ganha prêmio
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Anúncio publicado pela Peixe Voador na edição do Monitor
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Com apenas um ano de existência, a Peixe Voador Produções e Promoções Musicais Ltda., já ganhou um Colunistas Rio de Produção, com seu único trabalho inscrito, Retrospectiva 87, feito para a Rede Globo. Para o Colunistas 88, Ralf Ramos, dono da produtora, já tem duas propagandas de respeito guardadas: O Futebol da De Millus (que ganhou o Leão de Bronze, em Cannes) e o Luzes da Cidade (que ganhou prêmio no Fest in Rio e uma medalha de bronze em Nova lorque).
Ralf Ramos comenta, divertido, que quando inscreveu Retrospectiva 87 no Colunistas, receava não conseguir nada pelo fato de o filme ter ido ao ar incompleto, porém, mesmo assim valeu um grande prêmio. O trabalho composto por Ricardo Cristaldi foi baseado em imagens do ano de 87 e representou muito para a pequena produtora de apenas seis funcionários.
Preocupado com a falta de respeito que as empresas sofrem no mercado, por prestarem o serviço mais barato da publicidade e por terem que enfrentar concorrências de empresas que, além de não cobrarem dentro da tabela (que ele admite ser um pouco alta), não têm uma infra-estrutura organizada, faz com que ele se lembre da procura por São Paulo, que tem quantitativamente, no setor, menos gente de talento que no Rio. Isso, ele pode dizer com conhecimento, afinal tem 13 anos de atuação na área.
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Resultado da promoção agradam organizadores
Satisfeito com o resultado dos prêmios Colunistas Produção e Promoção, Marcio Ehrlich, vice-presidente da Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda, esclareceu que foi feita a divisão dos prêmios e o porquê.
Para possibilitar que outros setores da arte de fazer propaganda tivessem seus méritos reconhecidos, o prêmio Colunistas Rio foi dividido em três: o prêmio Colunistas Propaganda analisa os trabalhos do ponto de vista conjunto, do objetivo de comunicar ideias e realizações, especificamente para as áreas de veiculação nas mídias comerciais; já o Promoção julga os trabalhos que não serão colocados nas grandes mídias, como folhetos, encartes, brindes etc.; e o Produção, que estuda a relação dos trabalhos das produtoras e estúdios, sem levar em conta os trabalhos prestados pela agência. Marcio destaca a importância dos trabalhos apresentados e confessa que o sucesso de inúmeros deles foi consequência da pré-seleção feita na própria agência.
Por outro lado, ao mesmo tempo em que admite que a área de comunicação vem sofrendo, junto com todo o setor industrial fluminense, com a queda de investimento, Marcio Ehrlich confia na capacidade do Rio de Janeiro em desenvolver caminhos eficientes que não afetem a qualidade de seus serviços, enfrentando assim as restrições econômicas e a queda da oferta de anunciantes. Ele garante que a tendência do mercado em procurar empresas de São Paulo não é significativa, muito menos dramática. Enfatizou, ainda, que não seria isso que impediria a realização de excelentes trabalhos de promoção e o desenvolvimento da produção.
Giovanni acha crise a melhor hora de investir
Com um faturamento em torno de US$ 1 milhão ao mês, a agência de propaganda Giovanni Módulo Comunicações conquistou medalha de bronze no VII Prêmio Colunistas Rio de Promoção. O diretor de criação da agência, Adilson Xavier, dá um conselho aos empresários que estão assustado com a situação econômica: "o melhor momento de investir é na crise. É muito mais fácil de aparecer, de colocar as marcas em evidência".
O que ocorre em um momento de forte retração econômica é justamente uma "bola de neve". O empresário não ousa, vende pouco e, por conseguinte, agrava a crise. Adilson Xavier credita a pouca ousadia dos empresários, que não aceitam ideias criativas, à insegurança da economia. Todos estão receosos.
Investindo e apostando na originalidade, a Giovanni vem colhendo bons resultados. Pretende contratar pessoal, está abrindo uma nova filial em São Paulo, está aumentando suas instalações e há expectativa de ampliar o faturamento. O Prêmio Colunistas veio no momento certo. "É sempre muito agradável ter o trabalho recompensado. A partir do momento em que a gente faz tudo com muito carinho, isto não é apenas uma compensação financeira", afirma Xavier, ressaltando que a mesma dupla de criação que desenvolve as propagandas elabora também as peças promocionais.
Embora o mercado paulista tenha um aparato de produção mais sofisticado, Xavier informa que a Giovanni, uma agência carioca, ainda não trabalhou com produtoras de São Paulo. Admite, entretanto, que existem empresas de propaganda que, por comodidade de espírito -- "lá sempre dá certo" -- procuram mais insistentemente as produtoras paulistas. "Não trabalhar com o nosso mercado é uma forma de suicídio", censura Xavier, convicto de que existem produtoras no Rio melhor equipadas que as de São Paulo.
Zapt vê fusão entre promoção e propaganda em favor do produto
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Suassuna questiona crise
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"Hoje não se consegue mais distinguir promoção e propaganda, já que as agências de propaganda têm que resolver um problema sério, que é fazer o produto do cliente rodar no mercado" afirmou o diretor-presidente da Zapt, Jonas Suassuna. Ele acha a promoção tão importante, que criou uma "irmãzinha" para a Zapt, a Zupt Promoções, mesmo admitindo que promoção é uma coisa arriscada.
No seu terceiro ano, a Zapt ganhou uma medalha de prata pelo Projeto Robocop, da Fox Filmes. O projeto, que foi desde o aparecimento de manequins vestidos de Robocop no Rio e em São Paulo, até a realização de pesquisa sobre a solução para a violência do Rio, trouxe um grande sucesso para o cliente. Os custos do projeto foram pequenos - "o americano não manda verba para promoção, só para colocar propagandas na televisão" esclarece Suassuna, que contou com apoio dos shoppings, em troca de entrarem na assinatura do filme. E os resultados das pesquisas foram encaminhados às secretarias de segurança das capitais para que analisassem as propostas dos populares.
A Zupt é uma prestadora de serviços da Zapt e de qualquer outra agência de propaganda e, com três meses de existência, já recebeu um prêmio de destaque promocional por um trabalho que fez para a Paris Films e a Brahma (que não tem conta com a Zapt). Nesse trabalho, onde a Brahma patrocinava He-Man - The Masters of the Univers, a Zupt encontrou um problema, o tempo que os anúncios seriam expostos, já que em cinema não há prazo de duração.
Perspectivas
Suassuna acredita que "essa história de crise não vale muito, o país é feito por nós, se a gente trabalha, se a gente coloca gás no balão, ele sobe, mas se não bota, ele não sobe", ilustra. Garantindo que 89 será um ano para trabalho, e que se as pessoas forem capazes de fazer algo mais à medida que o ano passa sua empresa também será, o publicitário lamenta o comodismo das pessoas. E afirma que se deve parar de colocar culpa no Governo, "pois se o Governo é incompetente é porque o povo foi incompetente de deixar esses incompetentes ficarem no poder".
A Zapt nasceu em 85, e logo depois sofreu o estigma do Cruzado, "que foi a pior loucura para a propaganda, empresas, sem produtos, e consequentemente sem anunciar". Mas mesmo assim sobreviveu, e cresceu. "Infelizmente, neste país o empresário não pensa que está fazendo algo para durar 100 ou 200 anos, mas para ganhar dinheiro amanhã de manhã", comenta com pesar.
2º Prêmio Colunistas Produção
PRODUTORA:
Benício
Área: Ilustração
Segmento de mercado: Comunicação, Cultura e Educação.
••• Ouro - "Capa da Revista Info"
Agência Editora JB Anunciante: Info
••• Prata - "Cinderela Chinesa"
Agência: Anunciante: Luiz Duarte/Teatro Infantil
••• Bronze - "Citicorp e Citibank apresentam...".
Agência: J.B. Walter Thompson - Anunciante: Citibank
Área: Ilustração
Segmento de Mercado: Transportes, viagens, lazer e turismo.
••• Ouro - "Albergue da Juventude"
Agência: Artplan - Anunciante: Embratur.
PRODUTORA:
Claquete
Área: Filme
Segmento de Mercado: Financeiro, seguro e poupança.
••• Prata - "Amigos Amigos"
Agência: Pubblicità Anunciante: Caixa Econômica Federal
Destaque especial de produção em filme
••• "Amigos Amigos"
Agência: Pubblicità Anunciante: Caixa Econômica Federal
••• "Feliz 88"
Agência: Provarejo Anunciante: Mesbla/Lojas de Departamento
PRODUTORA:
DC Vox
Área: Som/Jingle
Segmento de Mercado: Produtos, Comércio e Serviços Automobilísticos.
••• Grande Prêmio - "A sua estrela"
Agência: Salles - Anunciante: Texaco do Brasil
Área: Som/Spot
Segmento de mercado: Varejo de Pequeno e Médio Porte
••• Prata - "A volta do Cariocão - Velho Oeste"
Agência: McCann Erickson - Anunciante: McDonald's
PRODUTORA:
GCG
Área: VT
Segmento de Mercado: Cigarros e Tabaco
••• Ouro - "Viceroy - 35 segundos"
Agência: Contemporâneos - Anunciante: Chiletabacos/Viceroy
Destaque Especial de Computação Gráfica em VT
••• "Sprite"
Agência: McCann Erickson - Anunciante: Coca-Cola/Sprite
••• "Ouro Card"
Agência MPM - Anunciante: Banco do Brasil/Ourocard
PRODUTORA:
Globotec
Área: VT
Segmento de Mercado: Bens, Serviços e Insumos Industriais.
••• Bronze - "Astronauta"
Agência: Denison - Anunciante: Inbrac
Área: Cine-VT
Segmento de Mercado: Bebidas Alcoólicas
••• Prata - "Embaixada"
Agência: McCann Erickson - Anunciante: Martini & Rossi
Destaque Especial de Montagem de Cine-VT
••• "Embaixada"
Agência: McCann Erickson - Anunciante: Martini & Rossi
Destaque Especial de Fotografia em Cine-VT
••• "Embaixada"
Agência: McCann Erickson - Anunciante: Martini & Rossi
••• "Walter"
Agência: Esquire - Anunciante: Cyanamid
PRODUTORA:
Lyra
Área: Som/Jingle
Segmento de mercado: Cigarros e Tabaco
••• Prata - "Fumos Trevo"
Agência: MPM - Anunciante: Souza Cruz/Fumos Trevo
PRODUTORA:
Nílton Ramalho
Área: Ilustração
Segmento de Mercado: Produtos de uso pessoal
••• Ouro - "Roditi, a música concreta".
Agência: Contemporânea - Anunciante: Roditi
Área: Ilustração
Segmento de Mercado: Transportes, Viagens, Lazer e Turismo.
••• Prata - "Você sabe quando é que...".
Agência Norton - Anunciante: KLM
Área: Ilustração
Segmento de Mercado: Varejo de Grande Porte
••• Prata - "Pega esta onda, rapaz".
Agência: DM-9 (-Bahia-) Anunciante: Shopping Barra
PRODUTORA:
Nova Onda
Área: Som/Trilha
Segmento de Mercado: Comunicação, Cultura e Educação.
••• Bronze - "Nova Tribuna"
Agência: Yama - Anunciante: Tribuna de Vitória
PRODUTORA:
Peixe Voador
Área: Som/Trilha
Segmento de Mercado: Comunicação, Cultura e Educação.
••• Grande Prêmio - "Retrospectiva 87".
Agência: - Anunciante: TV Globo
PRODUTORA:
Tec Cine Rio
Área: VT
Segmento de Mercado: Varejo de Grande Porte
••• Ouro - "Inauguração"
Agência: DM-9 - Anunciante: Consórcio Shopping Barra
••• Bronze - "Um Xou de Natal"
Agência: DM-9 - Anunciante: Consórcio Shopping Barra
Destaque Especial de Produção em VT
••• "Inauguração"
Agência DM-9 - Anunciante: Consórcio Shopping Barra
Destaque Especial de Cenografia em VT
••• "Inauguração"
Agência DM-9 - Anunciante: Consórcio Shopping Barra
Área: VT
Segmento de Mercado: Comunitário
••• Ouro - "Aids - Arlequim"
Agência: Denison - Anunciante: Ministério da Saúde
••• Bronze - "Aids – By Night"
Agência: Denison - Anunciante: Ministério da Saúde
Destaque Especial de Produção em VT
••• "Aids - By Night"
Agência: Denison - Anunciante: Ministério da Saúde
Destaque Especial de Casting em VT
••• "Aids – By Night"
Agência: Denison - Anunciante: Ministério da Saúde
Destaque Especial de Maquiagem em VT
••• "Aids - Arlequim"
Agência: Denison - Anunciante: Ministério da Saúde
Destaque Especial de Interpretação em VT
••• "Costureira"
Agência: Gravatahy Anunciante: Narciso
PRODUTORA:
Yes-Rio
Área: Filme
Segmento de Mercado: Ben, Serviços e Insumos Industriais.
••• Prata - Kendo
Agência: Giovanni Anunciante: Vulcan/Tubos e Conexões
PRODUTORA:
Zohar
Área: Filme
Segmento de Mercado: Farmacêutico e de Saúde
••• Bronze - "Ploc"
Agência: Artplan - Anunciante: Laboratórios Valda
Área: Filme
Segmento de Mercado: Varejo de Grande Porte
••• Bronze - "Mediterrâneo"
Agência: Provarejo Anunciante: Mesbla
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Anúncio veiculado pela agência Fama na edição especial do Monitor Mercantil
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7º Prêmio Colunistas Promoção
Agência: Almap/BBDO
Categoria: campanha de Merchandising
••• Ouro - "Turismo Nacional”.
Anunciante. Embratur.
Agência: Aroldo Araujo
Categoria: Peça Promocional de Serviços
••• Bronze - "Europa começa com P". - Anunciante: TAP-Air Portugal.
Agência: Brasil América
Categoria: Evento ou Ação Promocional Comunitária
••• Ouro - "Barra Kart Show". - Anunciante: Davene / BarraShopping.
Agência: Caio Domingues
Categoria: Campanha Promocional de Produto Cultural
••• Bronze - "Human Rights Now!". - Anunciante: Mills Equipamentos.
Categoria: Peça Promocional de Produto de Uso Profissional
••• Bronze - "A Xerox coloca o futuro diante...". - Anunciante: Xerox / Copiadora X-1065.
Agência: Contemporânea
Categoria: Campanha de Marketing Direto de Serviços
••• Ouro - "Sol Seguro". - Anunciante: Soltour.
Categoria: Evento ou Ação Promocional de Vendas
••• Ouro - "Intocáveis". - Anunciante: UIP.
Categoria: Anúncio, Peça ou Encarte de Marketing Direto.
••• Ouro - "Disquete Marketing Direto". - Anunciante: Banco Bozano, Simonsen.
Categoria: Comercial de Promoção de Vendas
••• Prata - "Expedição Selvagem". - Anunciante: BarraShopping.
Categoria: Folheto Promocional de Produto de Consumo
••• Prata - "Por Trás da Vitrine". Anunciante: BarraShopping
Categoria: Folheto Promocional de Serviços
••• Prata - "Folhetos de Serviços". - Anunciante: Banco Bozano Simonsen.
Agência: Dinâmica
Categoria: Brinde ou Peça Promocional relativa a Datas ou Efemérides
••• Prata - "Brasil Cheiroso". Anunciante: Dinâmica
Agência: Fama
Categoria: Layout ou Decoração de Ponto de Venda
••• Ouro - "Pinguins". - Anunciante: Ponto Frio.
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Anúncio veiculado pela agência Tandem na edição especial do Monitor Mercantil.
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Agência: Giovanni Modulo
Categoria: Broadside
••• Bronze - "Sucesso de Vendas em Todas...". - Anunciante: ABPD.
Agência: HS
Categoria: Evento ou Ação Promocional Comunitária
••• Bronze: - “Vida” – Anunciante: Casashopping.
Agência: McCann Erickson
Categoria: Evento ou Ação Institucional
••• Prata - "Coke in Concert". Anunciante: Coca-Cola.
Agência: Promo, O&M
Categoria: Campanha dirigida a Públicos Internos
••• Prata - "Em Busca do Tesouro". Anunciante: Banco Chase Manhattan.
Agência: Provarejo
Categoria: Anúncio, Peça ou Encarte de Promoção de Vendas
••• Ouro - "Encartes Mesbla" (Série). - Anunciante: Mesbla.
Agência: Tandem
Categoria: Programação Visual
••• Prata - "Tandem Bicycle". - Anunciante: Tandem.
Agência: VS Escala
Categoria: Campanha Promocional de Produto Cultural
••• Ouro - "Raízes Negras, Nossa História...", - Anunciante: Associação dos Arquivistas.
Categoria: Evento ou Ação Promocional dirigida a Públicos Internos
••• Prata – “Momentos do Teatro Brasileiro”. – Anunciante: IBM Brasil.
Categoria; Brinde ou Peça dirigida a Públicos internos ou Intermediários.
••• Prata - "Nossos índios, Nossa Gente". - Anunciante: Funai.
Categoria: Brinde ou Peça Promocional Cultural
••• Ouro - "80 Anos de Moda no Brasil". - Anunciante: Ferreira Guimarães.
Agência: Zapt
Categoria: Evento ou Ação Promocional Comunitária
••• Prata - "Projeto Robocop". - Anunciante: Fox Filmes.
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