Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 12/NOV/1988
Marcia Brito

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Sindicato do Rio entra em guerra contra Murilo

Que os publicitários não são lá muito unidos, todo mundo sabe. Reflexos da alta competitividade que existe no universo dos clientes e que acaba passando para as agências e daí para os profissionais.
Agora, porém, o setor publicitário está à beira de um racha, envolvendo Murilo Coutinho, que poderá virar de pernas para o ar todo o movimento sindical da categoria.
Na verdade, se comparada às agitações das últimas eleições pela presidência do Sindicato dos Publicitários do Rio (e que acabaram elegendo Maria Helena Fuzér como sua presidente), a atual situação faz as disputas entre Hayle Gadelha (candidato da oposição) e Murilo Coutinho (presidente que estava de saída) parecerem mais leves que os mornos debates eleitorais pela televisão.
Pode parecer chamada de filme de terror, mas não é: quando todo mundo pensou que ele estava vencido, ele ressurgiu para assustar novamente.
Vejam só.
A notícia, denunciada à imprensa esta semana por Maria Helena, em síntese, é esta: Murilo acaba de fundar um outro sindicato, que apenas simplesmente retira todos os contatos de veículos de comunicação e os agenciadores de propaganda da sua antiga entidade.
Como não poderia deixar de ser, justamente ele é que foi eleito Presidente deste novo Sindicato. Só que, tão logo foi investido, requereu um dissídio coletivo para os profissionais de veículos, paralelamente ao que o Sindicato dos Publicitários já estava negociando. Não satisfeito, ainda acusou este de agir ilegalmente, por negociar em nome de uma categoria a qual não representa! Resultado: as negociações tiveram que ser interrompidas.
Murilo Coutinho, com seu conhecido estilo de descobrir brechas nas palavras da lei que possam favorecer seus interesses, lembrou-se que em 1971, por alguma razão que até hoje não está esclarecida, o ministro Jarbas Passarinho resolveu alterar a terminologia da lei 4.680 (que disciplina a atividade publicitária), passando a considerar como profissões diferenciadas "publicitário", "agenciador de propaganda" e "trabalhador em agência de propaganda". Ao mesmo tempo, também não se sabe por que, alterava o nome do sindicato carioca para apenas "Sindicato dos Publicitários".
É claro que isto poderia dar margem a interpretações equívocas da abrangência da entidade, tirando dela a cobertura dos contatos de veículos e dos profissionais de agências. Na prática, isto não aconteceu, tanto que - vejam bem - o próprio Murilo, em 1984, como presidente da associação, enviou um requerimento à DRT para que regularizasse a situação e alterasse de novo o nome do Sindicato, para abranger todas as três atividades. Ou seja, até então, estando no poder, esta situação de abrangência lhe convinha.
Só que, ano passado, Murilo deixou a presidência do Sindicato do Rio e, apesar de ainda estar como presidente da Federação Nacional dos Publicitários (que ele também fundou), por uma série de circunstâncias (que contarei semana que vem) perdeu totalmente o apoio de Maria Helena, sua atual presidente.
Não foi difícil Murilo - que hoje, na prática, é somente sindicalista profissional - lembrar que o tal requerimento de retomada da abrangência ainda não estava deferido e que, portanto, a imprecisão do texto da lei poderia dar margem ao surgimento de novos sindicatos específicos para os contatos e para os trabalhadores de agências.
Que melhor oportunidade para ele voltar a ser presidente de um deles? l
Dito e feito. Ele juntou sua velha turma, que o acompanhava em suas gestões e sempre dava legalidade às assembleias realizadas, publicou editais de convocação, fez uma assembleia na qual consta a presença de 102 votantes (inclusive a de Adhemar Gonçalves, diretor do Sindicato dos Publicitários e presidente da Associação dos Contatos de Veículos do Rio) e conseguiu declarar fundada a nova entidade.
Repetindo as antigas histórias de Murilo, porém, já nesta ata de fundação surgiu a suspeita de fraude. Adhemar Gonçalves, por exemplo, garante veementemente que não esteve presente na reunião e, por isso, sequer poderia ter pedido a palavra para "enaltecer a iniciativa e a oportunidade da fundação", como textualmente consta na Ata.
Mas a história se repete em tudo e, ainda assim, a entidade foi registrada e a Ata foi considerada legal.
A confusão, agora, não vai ser simples de solucionar. Ainda mais se algum outro interesseiro decidir fundar um "Sindicato dos Trabalhadores em Agências de Propaganda". O Sindicato dos Publicitários vai ficar representando a quem?
Não é por acaso que Maria Helena Fuzér está buscando todas as alternativas para provar à DRT que sua entidade historicamente vem defendendo os interesses dos contatos de veículos e deveria continuar com esta responsabilidade.
Como eu disse no começo da matéria, o problema é que a classe não é lá muito unida, e até agora, mesmo tendo o Sindicato publicado alguns anúncios noticiando a ameaça, pouca gente se manifestou.
Neste momento, no entanto, a omissão dos publicitários - principalmente dos contatos de veículos - pode ter resultados (adversos ou não) definitivos.
Adversos ou não porque, a bem da verdade, as necessidades e os desejos reais dos verdadeiros contatos de veículos (aqueles que trabalham de verdade na área) é que devem ser levados em conta. Eles é que, no momento - e em caráter de urgência, até, precisam manifestar sua opinião: se acham melhor se manterem no Sindicato dos Publicitários - que com o apoio explícito poderá retomar o pedido de abrangência ­ ou partirem para um novo Sindicato comandado agora por Murilo Coutinho e, numa próxima eleição, mantê-lo ou tirá-lo.
Sobre Murilo, vale adiantar, estarei publicando, na próxima semana, uma série de denúncias que Maria Helena Fuzér decidiu fazer publicamente, para esclarecimento do mercado, e que, segundo ela, envolvem, inclusive, o desvio de material pertencente ao Sindicato e algumas ações pouco explicadas na venda da antiga sede e na compra da atual entidade.
(Marcio Ehrlich, especial para a Janela Publicitária)

Escolhidos os melhores no Marketing da Construção

Cecil Thiré como Freud
Cecil Thiré no papel de Freud, medalha de ouro de melhor comercial de imóveis residenciais, criado pela Zapt e produzido pela VT Um para a Consultan

Um júri formado por publicitários e arquitetos escolheu, esta semana, os melhores trabalhos de comunicação realizados em 1987 e 1988 na área da construção civil, dentro do Prêmio "Marketing da Construção 88".
Quem criou este prêmio foi o Centro de Construção, uma instituição que tem sede no Rio de Janeiro e é membro da Uicb - International Union of Building Centres. Esta entidade, que tem como objetivos o intercâmbio internacional de informações sobre o setor da Construção Civil, chega a ser uma das consultoras do Conselho Econômico e Social da ONU, e ter escritórios em quase 20 países. O concurso brasileiro, inclusive, se inspirou nas experiências realizadas em outros países onde o Centro de Construção atua, e pretende criar estímulos para o aperfeiçoamento nas técnicas de Comunicação de Marketing dos produtos, serviços e empreendimentos ligados ao setor.
Na opinião de Bernardo Scheinkman, presidente do Centro da Construção, o Prêmio "Marketing da Construção", mesmo tendo sido realizado este ano pela primeira vez, pode ser considerado um sucesso. Concorreram a ele nada menos que 117 trabalhos, vindos de agências bastante representativas do Rio, São Paulo, Minas, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Bahia.
A entrega dos diplomas aos vencedores será em um jantar no Rio Palace Hotel, dia 22 de novembro, às 20 horas, e que faz parte dos eventos do Encontro Internacional dos Centros da Construção. As adesões, inclusive, já estão abertas, com D. Rosy, pelo telefone (021) 262-2704.
Estes foram os 33 trabalhos premiados:
• CATÁLOGO OU MANUAL
OURO: "Catálogo Geral de Fixação", da CBBA/Propeg para Fischer Brasil
PRATA: "ConstruConsult - Catálogo Geral", da Edinac Editora para Diversos
BRONZE: "Chumbadores", da JOB para Walsywa
• PUBLICAÇÃO TÉCNICA
BRONZE: "Manual Prático para Reparo...", direto e WOM/Ed. Pini para Foseco/Divisão Fosroc
• VÍDEO
OURO: "Fatos Concretos", da W/GGK e ABA para Consid/Pré­Fabricados
• ANÚNCIO DE SERVIÇOS BÁSICOS
OURO: "Confidência Mineira", da CBBA/Propeg para Odebrecht
PRATA: "A Tecnologia da Ponta", da Tandem para Seta
• MAT. PROMOCIONAL DE SERVIÇOS BÁSICOS
OURO: "Santa Bárbara Engenharia - 20 Anos", da Setembro para Santa Bárbara Engenharia
• CAMPANHA DE SERVIÇOS DE INSTALAÇÕES E DE ACABAMENTO
OURO: "Linha Sika", da CBBA/Propeg para Sika
• COMERCIAL DE SERVIÇOS DE INSTALAÇÕES E DE ACABAMENTO
OURO: "Teatro Municipal", da W/GGK e ABA para Método Engenharia
PRATA: "Fantasminha", da CBBA/Propeg e Olhar para Sikal Impermeabilizantes
• ANÚNCIO DE SERVIÇOS DE INSTALAÇÕES E DE ACABAMENTO
OURO: "Conserto no Municipal", da W/GGK para Método Engenharia
PRATA: "Bravo!", da W/GGK para Método Engenharia
• CAMPANHA DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS E HIDRÁULICAS
OURO: "Promoção 88", da JOB para Celite.
• COMERCIAL DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS E HIDRÁULICAS
OURO: "Kendô", da Giovanni/ Modulo e Jodaf- Yes para Vulcan/Tubos e Conexões
• CAMPANHA DE REVESTIMENTOS E ACABAMENTOS
OURO: "Estão importando Portobello", da Artplan Sul para Cerâmica Portobello
PRATA: "Ambientes", da F. J. Y & R para Incepa/ Pisos e Revestimentos
BRONZE: "Novas Padronagens em Tecidos", da F. J. Y & R para TPS
BRONZE: "Se tem etiqueta de qualidade...", da GTM&C para Rhodia
• ANÚNCIO DE REVESTIMENTOS E ACABAMENTOS
OURO: "Prisma Incepa - Criado para criar", da F. J. Y & R para Incepa/Pisos e Revestimentos
PRATA: "O que deixa você mais nervoso...", da Grad Dammann e Foto: O. Meligeni para Hoecht
• CAMPANHA DE IMÓVEIS COMERCIAIS E/OU INDUSTRIAIS
OURO: "Holding Center", da SMP&B para Incorporadora Continental
• MAT. PROMOCIONAL DE IMÓVEIS COMERCIAIS E/OU INDUSTRIAIS
PRATA: "O sucesso deles...", da Pubblicità para Ecisa Engenharia
• CAMPANHA DE IMÓVEIS RESIDENCIAIS E/OU DE LAZER
OURO: "Freud", da Zapt e VT Um para Consultan/Basimovel
PRATA: "Plantas Raras", da Speroni e Dual para Agenco
BRONZE: "Cicero Dias", da Pubblicità para Servenco/MG 500
• COMERCIAL DE IMÓVEIS RESIDENCIAIS E/OU DE LAZER
OURO: "Freud", da Zapt e VT Um para Consultan/Basimovel
• ANÚNCIO DE IMÓVEIS RESIDENCIAIS E/OU DE LAZER
OURO: "Está à venda o Cicero Dias...", da Pubblicità para Servenco/MG500
PRATA: "O segredo da boa forma", da Pubblicità para Servenco/MG500
BRONZE: "Diamonds are Forever", da Pubblicità para Encol
BRONZE: "Venha ancorar seus sonhos", da Zapt para Marina Porto - Búzios
• MAT. PROMOCIONAL DE IMÓVEIS RESIDENCIAIS E/OU DE LAZER
OURO: "Clima de Montanha", da Pejota e Félix para Andrade Mendonça/Montagne Vert
PRATA: "Plantas Raras", da Speroni para Agenco


• A Aroldo Araújo criou uma diretoria técnica, responsável pelas áreas de criação, mídia, produção gráfica e RTVC, e chamou para cuidar disso tudo Luiz Fernando Gerhardt, que é formado pela ESDI nas áreas de projeto e produção gráfica, além de ser professor de comunicação social e desenho industrial.
• As agências que tem pé em Brasília devem estar eufóricas como crianças em semana de Natal: estão abrindo suas concorrências para escolha de agência de propaganda a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, o Mirad ­ Ministério da Reforma e Desenvolvimento Agrário e o Governo do Distrito Federal.
• Agora, com uma euforia da própria Noite de Natal estão a VS Escala e a Esquire, que trabalharam na campanha de Marcelo Alencar, virtualmente eleito prefeito do Rio. Que o pinheirinho tem caixa de presente em baixo, tem a questão é descobrir se ela não estará vazia.
• As agências e as produtoras cariocas que ganharam prêmios no II Colunistas Produção, e no VII Colunistas­Promoção não podem se esquecer que dia 29, no Jazzmania, haverá a festa de entrega dos seus diplomas. E as reservas já estão abertas, com D. Sylvia, pelo telefone 552-4141.