Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Rio provou no PC que é bom de promoção
Nem a beleza e o cheiro estonteantes de Salvador persuadiram a atenção dos colunistas Nelson Cadena (A Tarde - patrocinadora do evento), presidente do júri, Armando Ferrentini, Eloy Simões, José Cláudio Maluf, José Roberto Penteado, Roberto Simões, Silvia Dias de Souza (Caderno Propaganda e Marketing) Márcia Brito (Monitor Mercantil), Marcio Ehrlich (Propaganda e Marketing e Programa Intervalo - TV E); e Wladir Dupont (Folha da Tarde) naquela sexta-feira, 14 de outubro, diante das 587 peças que concorriam ao VII Prêmio Colunistas-Promoção.
Foram avaliadas dezenas de campanhas, VTs, comerciais, embalagens, e centenas de peças promocionais. Ao todo, participaram 85 agências com material de SP, RJ, MG, BA, PE, PA, CE e PR. Foi um trabalho árduo dos colunistas (pobres coitados!). Quinze horas trancados nos salões do Hotel Quatro Rodas assistindo a tudo. Campanhas e mais campanhas. Imaginem, assistimos toda a campanha promocional da Galinha Azul. Aprendemos até a dança da Galinha Azul, numa peça de merchandising inserida no programa do Gugu, e que a agência teve o cuidado de também inscrever. Mas, como toda premiação séria, o Prêmio Colunistas analisa minuciosamente tudo, e a troca de opiniões entre os analistas sempre leva a resultados lógicos e inquestionáveis:
Apenas 130 trabalhos foram premiados em todo o Brasil, sendo 39 deles merecedores de medalhas de ouro, 51 de prata e 37 de bronze, além dos 3 Grandes Prêmios - de campanha, de peça e de design.
Segundo Marcio Ehrlich, Vice-Presidente da ABRACOMP - Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda -, este ano, 67 agências e 2 anunciantes diretos receberam prêmios. Mas apenas 13 conseguiram mais de 10 pontos, considerando-se a nova pontuação oficial da Associação, que marca 7 pontos para cada Grande Prêmio, 5 para cada ouro 3 para prata e 2 para bronze.
A seguir, confirmem aqui os resultados de suas agências e profissionais:
• GRANDES PRÊMIOS
• Agência de Promoção do Ano: Comunicação Contemporânea
• Empresário de Promoção do Ano: João Carlos Vieira, da Job
• Profissional de Promoção do Ano: Luiz Lara, da Almap Promoções
• Cliente de Promoção do Ano: Credicard.
• CAMPANHA PROMOCIONAL DO ANO:
Título: Grande Concurso da Galinha Azul
Agência: Norton
Cliente: Nestle/Caldos Maggi
Criação: Sérgio Lopes, Virgínia Amaro e Othon Ferreira
Atendimento: Walter Pereira e Vitor Plese
Aprovação: Brigitte Loyola, Wilbert Antunes e Hellmut Moriyama
• PEÇA PROMOCIONAL DO ANO:
Titulo: "Pintores Brasileiros"
Agência: Spalla Editora
Cliente: Banco Bozano Simonsen
Criação: Walmir Ayala
Aprovação: José Carlos Barata e Denis Baldassarri
• DESIGN DO ANO:
Título: "Programação Visual Dillard's"
Agência: Salles
Cliente: Grupo SUSA/Dillard's
Criação: Marina Pontual e Arnaldo Escolano
Atendimento: Maria Lúcia Cucci e Márcia Valença
Aprovação: Carlos Arruda
• CAMPANHAS
• CAMPANHA DE PROMOÇÃO DE VENDAS COM PREMIUM
OURO: "Via Lacta - A Promoção das Estrelas", da Gomes Talarico para Lacta
PRATA: "Dia Internacional da Mulher", da GTM&C para Bob's
PRATA: "Floresta Encantada", da Vista para Warner-Lambert/MiniChiclete
BRONZE: "Carnaval Nabisco. Achou, ganhou, pulou", da Almap para Snacks Nabisco.
• CAMPANHA DE PROMOÇÃO VENDAS SEM PREMIUM
PRATA: "Uma Homenagem ao Talento", da Job para Celite
BRONZE: "Sou Mais Coca-Cola", da Norton para Bigburger.
• CAMPANHA DIRIGIDA A PÚBLICOS INTERNOS
OURO: "Campanha de Conscientização...", direto para Citibank N.A.
PRATA: "Em Busca do Tesouro", da Promo, O&M para Banco Chase Manhattan
• CAMPANHA DIRIGIDA A PÚBLICOS INTERMEDIÁRIOS
OURO: "Campanhas Credicard", da Alra/Grab para Credicard
PRATA: "Tradições Brasileiras", da DPZ para Rhodia Farma/Frademicina.
• CAMPANHA DE MARKETING DIRETO DE SERVIÇOS
OURO: "Sol Seguro", da Contemporânea para Soltour
PRATA: "OuroCard", da RSVP para Banco do Brasil
BRONZE: "Clube de Seguros Credicard", da Alra/Grab para Credicard
• CAMPANHA PROMOCIONAL DE PRODUTO CULTURAL
OURO: "Raízes Negras, Nossa História...", da VS Escala para Associação dos Arquivistas.
PRATA: "Banzai, da RSVP para Paulistur/Imigração Japonesa
BRONZE: "Human Rights Now!", da Caio Domingues para Mills Equipamentos
BRONZE: "Viva a Vida", da Umuarama para Banco Bamerindus do Brasil
• CAMPANHAS DE MERCHANDISING
OURO: "Turismo Nacional", da Almap/BBDO para Embratur
PRATA: "Bancos/Geral", da Alra/Grab para Credicard
PRATA: "Campanhas US Top", da Art & Company para São Paulo Alpargatas/US Top
BRONZE: "Consolidação Sika", da LM para Impermeabilizantes Sika
• EVENTOS
• EVENTO OU AÇÃO INSTITUCIONAL
OURO: "Convenção de Bancos New York", da Alra/Grab para Credicard
PRATA: "Coke in Concert", da McCann Erickson para Coca-Cola
BRONZE: "Mappin de São Paulo ao ABC", direto para Casa Anglo Brasileira
• EVENTO OU AÇÃO PROMOCIONAL DE VENDAS
OURO: "Intocáveis", da Contemporânea para UIP
PRATA: "Tamboré", da Archote para Tamboré/Fernandez Mera
• EVENTO OU AÇÃO PROMOCIONAL DIRIGIDA A PÚBLICOS INTERNOS
OURO: "Operação Sid", da Incentive House para Sid Informática
PRATA: "Momentos do Teatro Brasileiro", da VS Escala para IBM Brasil
• EVENTO OU AÇÃO PROMOCIONAL COMUNITÁRIA
OURO: "Barra Kart Show", da Brasil América para Davene/BarraShopping
PRATA: "Domingo Concrelix no Parque", da AImap para Concrelix
PRATA: "Projeto Robocop", da Zapt para Fox Filmes
BRONZE: "Visita a Escolas - Dr. Dentuço", da Gomes Talarico para Colgate/MFP
BRONZE: "Vida", da HS para Casashopping
• EVENTO OU AÇÃO PROMOCIONAL CULTURAL
PRATA: "Festival Internacional de Música..., da Abakerli & Amaral para Vulcan/Interarte;
PRATA: "Business & Art Clube", da Neon/Arte Cultura para Citibank
BRONZE: "A Arte do Pequeno Construtor", da PKU para Engeplac Corretores
• EVENTO OU AÇÃO PROMOCIONAL ESPORTIVA
PRATA: "Copa Dan'Up/Jovem Pan", da Almap para LPC/Danone
• PEÇAS
• ANÚNCIO, PEÇA OU ENCARTE DE PROMOÇÃO DE VENDAS
OURO: "Encartes Mesbla" (Série), da Provarejo para Mesbla
PRATA: "Tamboré: Vida para o Terceiro...", da Archote para Tamboré/Fernandez Mera
BRONZE: "Segure Essa Barra", da Cine-A para Citibank/Cruzado Business
• ANÚNCIO, PEÇA OU ENCARTE DE MARKETING DIRETO
OURO: "Disquete Marketing Direto", da Contemporânea para Banco Bozano Simonsen
PRATA: "Ourofix/Ouroforte", da RSVP para Banco do Brasil
• COMERCIAL DE PROMOCIONAL DE VENDAS
OURO: "Não Compre", da DPZ para Gradiente-Aparelho de Som
PRATA: "Expedição Selvagem", da Contemporânea para BarraShopping
BRONZE: "Promoção Escola", da DPZ para Nestlé-Chambourcy
• FOLHETO PROMOCIONAL DE PRODUTO DE CONSUMO
PRATA: "Por Três da Vitrine", da Contemporânea para BarraShopping.
BRONZE: "A Nova Trama", da Exclam para Marisol
• FOLHETO PROMOCIONAL DE PRODUTO DE USO PROFISSIONAL
OURO: "A Diferença entre Ser e Parecer", da Editora Abril para Revista Manequim
PRATA: "Múltiplas Imagens para Talentos...", da Oficina (PR) para Comicro
BRONZE: "Comunicação Técnica", da MPM para EUCATEX
• FOLHETO PROMOCIONAL DE SERVIÇOS
OURO: "Chegou a hora de você entrar...", da D&E para Centro Histórico de Salvador
PRATA: "Folhetos de Serviços", da Contemporânea para Banco Bozano Simonsen
BRONZE: "Shopping Center Paulista", da Salles para SUSA
• CARTAZ OU POSTER DE PRODUTO DE CONSUMO
OURO: "Tudo Combina com Tudo...", da Salles para Carrefour/Linha Extra Plus
PRATA: "Com Açúcar União Você Chega Lá", da DPZ para Cia União - Açúcar União
PRATA: "Magia Negra", da Salles para Honda/CBX 750 F
BRONZE: "Clorets" (série), da J. Walter Thompson para Warner Lambert
• CARTAZ OU POSTER DE PRODUTO CULTURAL
OURO: "A Margem do Olhar", da Mendes para Luiz Braga
PRATA: "Leia em Veja", da Editora Abril para Revista Veja
• CARTAZ OU POSTER DE SERVIÇOS
OURO: "Cartazes Banespa" (Série), da Delta para Banespa
• PEÇA PROMOCIONAL DE PRODUTO DE CONSUMO.
OURO: "Spazio Metalatex" (série) da LM para Sherwin Williams
• PEÇA PROMOCIONAL DE PRODUTO CULTURAL
OURO: "O Ritmo do Sucesso", da Armação Ilimitada para Discos CBS
PRATA: "Faça Click e Registre Imagem", da Editora Abril para Quatro Rodas/Viagem & Turismo
BRONZE: "Fernando Bujones", da Art & Company para Lloyds Bank Pic
BRONZE: "Stanley Jordan", da Chris Colombo para Dueto
• PEÇA PROMOCIONAL DE PRODUTO DE USO PROFISSIONAL
OURO: "Globogame", da J. Duncan para Rede Globo/Mídia Promocional
PRATA: "Conjunto de Folhetos", da Editora Abril para Editora Abril
BRONZE: "A Xerox coloca o futuro diante...", da Caio Domingues para Xerox/Copiadora X-1065
• PEÇA PROMOCIONAL DE SERVIÇOS
OURO: "Serviços Citibank" (série), da J. Walter Thompson para Citibank
PRATA: "Com a Minas-Goiás, os quilômetros...", da RC para MinasGoiás Transportes
BRONZE: "Europa começa com P", da Aroldo Araujo para TAP-AIR Portugal
• MATERIAL DE PONTO DE VENDA DE PRODUTO DE CONSUMO
BRONZE: "Bonito de Ver", de Mark para Fábrica Fortaleza
• DISPLAY COM PRODUTO
PRATA: "Gumy", da Vista para Warner-Lambert
BRONZE: "Display de Chão Elma Chips", da Ponto de Venda para PepsiCo
• DISPLAY SEM PRODUTO
OURO: "Display Aéreo Iluminado", da Vonk para São Paulo Alpargatas
PRATA: "Planilha de Anotações", da Ampla para Click
• LAYOUT OU DECORAÇÃO DE PONTO DE VENDA
OURO: "Pinguins", da Fama para Ponto Frio
• BRINDE OU PEÇA DIRIGIDA A PÚBLICOS INTERNOS OU INTERMEDIÁRIOS
OURO: "Cajuba", da Caixa Alta&Baixa para Cajuba - Caju da Bahia
PRATA: "Nossos índios, Nossa Gente", da VS Escala para Funai
BRONZE: "Kit Pesca", da Ampla para Massey Perkins
• BRINDE OU PEÇA PROMOCIONAL CULTURAL
OURO: "80 Anos de Moda no Brasil", da VS Escala para Ferreira Guimarães
PRATA: "Aves na Mantiqueira", da Norton para ICI
BRONZE: "Demo Via", da Studio Uno para Metalúrgica Rugeri MecRui
• BRINDE OU PEÇA PROMOCIONAL DA AGÊNCIA OU EMPRESA DE PROMOÇÃO.
OURO: "Ninguém é Nada Sozinho" da Agnelo Pacheco para Agnelo Pacheco
PRATA: "Distinta Platéia. Respeitável..." da Pejota para Pejota
BRONZE: "Calendário QuebraCabeça", da C.V.A. para C.V.A.
BRONZE: "Declaração dos Direitos da Natureza", da Exclam para Exclam
• BRINDE OU PEÇA PROMOCIONAL RELATIVA A DATAS OU EFEMÉRIDES
PRATA: "Brasil Cheiroso". da Dinâmica para Dinâmica
• PEÇA GRÁFICA RELATIVA A DATAS OU EFEMÉRIDES
PRATA: "Navegar é Preciso", da GTM&C para GTM&C
BRONZE: "Pennsylvania Bar & Restaurante", da Archote para Alton Bares e Restaurantes
• CAPA DE CADERNO
PRATA: "Assemblages Urbanas" da DPZ para Banco Itaú.
• BROADSIDE
PRATA: "A Solução Contra o Tártaro...", da FCB/Siboney para Colgate-Palmolive
BRONZE: "Carinho de Algodão", da Exclam para Marisol
BRONZE: "Sucesso de Vendas em Todas...", da Giovanni Módulo para ABPD
• PUBLICAÇÃO TÉCNICA OU INFORMATIVA
OURO: "Estudo Nacional sobre o Mercado...", da Almap para Embratur
PRATA: "Face", da Art & Company para São Paulo Alpargatas/US Top
BRONZE: "Pennsylvania Bar & Restaurante", da Archote para Alton Bares e Restaurantes
• PUBLICAÇÃO PERIÓDICA INSTITUCIONAL
OURO: "Carta Informativa", da Mendes para Mendes
PRATA: "Revista Clube Honda", da Kavallet para Moto Honda da Amazônia
PRATA: "Ponto de Encontro", da Umuarama para Banco Bamerindus do Brasil
• CALENDÁRIO
OURO: "Amar Marinhas", da Contexto para ITAP
PRATA: "Arte na Tradição Popular", da AAB O&M para Coopersucar
BRONZE: "Brasil Axé", da Neon para Philips do Brasil
• RELATÓRIO DE DIRETORIA (PRÊMIO GUILHERME QUANDT DE OLIVEIRA)
OURO: "Relatório de Diretoria 1987", da D&E para Nitrocarbono
PRATA: "Relatório Anual 1987", da Livre para Cenibra-Celulose NipoBrasil
BRONZE: "0 Recife Holandês", da Ítalo Bianchi para Moinho Recife.
•DESIGNS
• PROGRAMAÇÃO VISUAL
OURO: "Magazin Avenida, a Nova Marca...", da Oficina (PR) para Magazin Avenida
PRATA: "Tandem Bicycle", da Tandem para Tandem
BRONZE: "Programa de Identidade Visual Kibon", da Cauduro/Martins para Kibon
• PAPELARIA
OURO: "Pennsylvania Bar & Restaurante", da Archote para Alto Bares e Restaurantes
PRATA: "Ticket Serviços", da AAB, O&M para Ticket Serviços
• TROFÉU OU SÍMBOLO TRIDIMENSIONAL
PRATA: "Troféu Kibon/Imprensa", da Cauduro/Martins para Revista Propaganda
• MARCA OU LOGOTIPO
OURO: "Rinoceronte", da Estúdio K para Kavatan e Associados
PRATA: "Primavera Cultural MorumbiShopping", da Artplan São Paulo para MorumbiShopping
PRATA: "Moro", da JJ para Moro Construções Civis
BRONZE: "40 Anos", da Abakerli & Amaral para Vulcan
BRONZE: "Pennsylvania Bar & Restaurante", da Archote para Alto Bares e Restaurantes
• EMBALAGENS
• RÓTULO
OURO: "Maguary 100%", da GTM&C para Maguary
PRATA: "Top Plus", da Art & Company para São Paulo Alpargatas/US Top.
BRONZE: "Performance", da Almap para Volkswagen do Brasil
• EMBALAGEM EM PAPEL, PAPELÃO OU SIMILAR
OURO: "Stevita", da Seragini/Y&R para Ingá Stevia.
PRATA: "Singer Pret à Porter", da Salles para Singer
BRONZE: "Ricca", da Vista para Sanbra/Dipri
• EMBALAGEM EM PLÁSTICO, SINTÉTICO OU SIMILAR
OURO: "Fluido para Freios Varga", da Seragini/Y&R para Freios Varga
PRATA: "Gumy", da Vista para Warner-Lambert.
• EMBALAGEM EM METAL
OURO: "Sport & Lazer", da JJ para Nutrimental/Sport & Lazer
• EMBALAGEM EM VIDRO
OURO: "Ron Siglo de Oro", da Seragini/Y&R para Brugal/Ron Siglo de Oro
|