Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
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Melhores da Promoção serão conhecidos
Agências, empresas e profissionais do mercado, que tenham criado, promovido e realizado trabalhos promocionais, têm até a próxima semana para inscrever peças, campanhas ou eventos no VII Prêmio Colunista Promoção, a mais importante premiação brasileira para o setor de promoção.
Este ano foi notória a quantidade de eventos promocionais culturais desenvolvidos com grande repercussão por empresas cariocas. Se a Lei Sarney serviu de estímulo, ou não, para que proliferassem dezenas de novas empresas de promoção no mercado, é um fato ainda a ser quantificado. A realidade é que nunca se investiu tanto em promoção como neste ano. Assim, só de lembrança, temos visto, através de magníficos eventos, empresas como White Martins, Postos Itaipava, Coca-Cola, Souza Cruz, Pepsi, Brahma, Moinhos, Mesbla, Reynold's, IBM, Esso, Shell, os Shoppings, Fluminense, Company, e até a famosa socialite Lilly de Carvalho patrocinando eventos culturais. E, é claro, todos muito bons e com competência para faturarem medalhas de ouro, prata ou bronze e concorrerem aos Grandes Prêmios e destaques de promoção do ano que a coordenação do Prêmio Colunistas concede às empresas e profissionais que mais tenham contribuído para o desenvolvimento da atividade de Promoções, Merchandising, Embalagens e Design durante o período de 1987 a 1988. Quem quiser maiores informações sobre a premiação, basta ligar para (021) 552-4141, ou solicitar uma guia de Orientação Geral para Participação. A seguir publicamos as categorias nas quais os interessados poderão inscrever seus trabalhos:
1 - CAMPANHAS:
101 - Campanha de Promoção de Vendas com Premium (campanhas de estímulo à compra imediata, tipo "desconto", "ganhe", "grátis", "pague/leve", "troque", etc.):
102 - Campanha de Promoção de Vendas sem Premium (as demais campanhas de estímulo à compra imediata, tipo "concurso" etc.)
103 - Campanha dirigida a Públicos Internos
104 - Campanha dirigida a Públicos Intermediários
105 - Campanha de Marketing Direto de Produto de Consumo (inclui os de uso doméstico e hobbies, inclusive com Campanhas de Resposta Direta, Mala Direta etc.).
106 - Campanha de Marketing Direto de Produto de Uso Profissional (ferramentas, máquinas, insumos industriais e agrícolas, etc.).
107 - Campanha de Marketing Direto de Serviços (pessoais ou corporativos).
108 - Campanha Promocional de Produto Cultural: (peça teatral, filme, livro, jornal, programa de tv etc.).
109 - Campanha de Merchandising
110 - Campanha de Merchandising em Televisão
2 -EVENTOS:
211 - Evento ou Ação Institucional (atividade em que o objetivo imediato não seja a venda, mas a promoção da imagem da empresa ou instituição)
212 - Evento ou Ação Promocional de Vendas (feiras, desfiles, mostras, etc.).
213 - Evento ou Ação dirigida a Públicos internos.
214 - Evento ou Ação dirigida a Públicos intermediários.
215 - Evento ou Ação Promocional Comunitária (que utilize atividades em benefício da comunidade para promover produto, serviço ou imagem de empresa ou instituição)
216 - Evento ou Ação Promocional cultural (que utilize atividade cultural para promover produto, serviço ou imagem de empresa ou instituição)
217 - Evento ou Ação Promocional Esportiva (que utilize atividade esportiva para promover produto, serviço ou imagem de empresa ou instituição)
3 - PEÇAS:
318 - Anúncio, Peça ou Encarte de Promoção de Vendas.
319 - Anúncio, Peça ou Encarte de Marketing Direto.
320 - Comercial de Promoção de Vendas.
321 - Comerciai de Marketing Direto.
322 - Folheto Promocional de Produto de Consumo (inclui os de uso doméstico, hobbies etc.).
323 - Folheto Promocional de Produto de Uso Profissional.
324 - Folheto Promocional de Serviços.
325 - Cartaz ou Poster de Produto de Consumo.
326 - Cartaz ou Poster de Produto Cultural.
327 - Cartaz ou Poster de Produto de Uso Profissional.
328 - Cartaz ou Poster de Serviços.
329 - Peça Promocional de Produto de Consumo.
330 - Peça Promocional de Produto Cultural.
331 - Peça Promocional de Produto de Uso Profissional.
332 - Peça Promocional de Serviços.
333 - Material de Ponto de Venda de Produto de Consumo.
334 - Material de Ponto de Venda de Produto de Uso Profissional.
335 - Material de Ponto de Venda de Serviços.
336 - Display com Produto.
337 - Display sem Produto.
338 - Layout ou Decoração de Ponto de Venda (vitrines, stands, pontas de gôndolas etc.).
339 - Brinde ou Peça dirigida a Públicos Internos ou Intermediários.
340 - Brinde ou Peça Promocional Cultural (livro, disco, fita ou outro trabalho cultural utilizado para promover produto, serviço ou imagem de empresa ou instituição).
341 - Brinde ou Peça Promocional de Agência ou Empresa de Promoção.
342 - Brinde ou Peça Promocional relativa a Datas ou Efemérides (Natal, Ano Novo, Páscoa, Reis, aniversários, casamentos, Dia das Mães etc.).
343 - Peça Gráfica relativa a Datas ou Efemérides (igual à cat. 342, para cartões, convites, diplomas, cartazetes etc.).
344 - Capa de Disco.
345 - Capa de Livro.
346 - Capa de Caderno (escolares, de anotações, de cheques, agendas etc.).
347 - Broadside.
348 - Publicação Técnica ou lnformativa (catálogos, manuais, programas, cardápios, etc.).
349 - Publicação Periódica Promocional.
350 - Publicação Periódica Institucional.
351 - Calendário.
352 - Relatório de Diretoria (Prêmio Guilherme Quandt de Oliveira).
4 - DESIGNS:
453 - Programa Visual.
455 - Troféu ou Símbolo Tridimensional.
456 - Marca ou Logotipo.
457 - Assinatura ou Selo.
5 - EMBALAGENS:
558 - Rótulo.
559 - Embalagem em Papel, Papelão ou Similar.
560 - Embalagem em Plástico, Sintético ou similar.
561 - Embalagem em Madeira.
562 - Embalagem em Metal.
563 - Embalagem em Vidro.
564 - Embalagem Promocional.
565 - Embalagem Multiunitária.
566 - Embalagem para Promoção de Vendas.
567 - Embalagem Display.
568 - Embalagem ou Papel para Presente.
569 - Saco ou Sacola.
SGB faz campanha de sangue com humor da dupla pirata
Só mesmo apelando para o humor pode-se atingir a gravidade do problema de doação de sangue no Rio de Janeiro. O Estado precisa de 3.000 doações de sangue por dia e a maioria da população, por desinformação, não tem o hábito de doar. Um problema para a agência SGB carioca resolver. Pesquisando daqui e dali; e ouvindo a recomendação da Secretaria de Saúde, a agência chegou à conclusão que o melhor seria tentar uma linguagem nova, ousada em sua comunicação para aumentar a coleta de sangue voluntária através dos bancos do Governo. Foi então que o redator Luiz Santos, os diretores de arte Marcos Guedes e Fernando Barcellos, tendo na direção de criação Marcos Guedes criaram o conceito "Doar sangue levanta o astral. Seu e do Rio". Este tema faz parte da campanha que inclui filme, folhetos, anúncio, cartaz e spots de sustentação que tem como "garotos propaganda" a famosa dupla da TV Pirata, Luiz Fernando Guimarães e Regina Casé. Ele, um vampiro ávido por sangue, ela uma donzela consciente da carência de sangue do Rio e que prefere doar o seu aos bancos de sangue públicos e que ainda conclama a população a fazer o mesmo, dando dicas como, por exemplo, de que doar sangue não engorda, não enfraquece, não faz mal à saúde e que principalmente não tem risco de contaminação, pois o material é todo descartável. O planejamento e coordenação de toda a campanha coube a Antônio Cândido, que contou também com a experiência publicitária de Edeson Coelho e a aprovação de Belisa Ribeiro, da Secretaria de Comunicação do Governo.
Notícias do Mercado.
XUXO NOS POSTOS ATLANTIC
O famoso cachorrinho Xuxo, tão amado por sua dona, Xuxa, será a grande atração para o dia das crianças nos postos da Atlantic. A empresa "Bixim de Pelúcia", do grupo Tabacow, criou o cachorrinho com ventosas para ser colado no vidro do carro. Inicialmente serão distribuídos 173 mil Xuxos em 1.000 postos da rede Atlantic espalhados pelo Brasil. Os postos também receberão o "Xuxão", que mede quase um metro e que será sorteado entre as crianças que adquirirem um Xuxo. A campanha promocional para este evento foi criada pela GCO Promag e contou com investimentos de US$ 1.500.000.
IMPULSO CRIATIVO
Marcio Ehrlich; que está dando um tempo do colunismo publicitário, está curtindo a repercussão de seu trabalho como ator. Foi sucesso absoluto a peça "O Impulso" apresentada pelo Grupo de Atores da II Oficina do Tamanho da Vida, dirigida por Domingos de Oliveira e do qual Marcio faz parte. O sucesso foi tanto, que o Grupo está estudando uma montagem em grande estilo. O texto de "O Impulso" é uma ficção científica do autor cult Robert Shaeckley, criada para o público infanto-juvenil.
EUROPA COMEÇA COM P
A Aroldo Araújo Propaganda criou uma interessante peça promocional para seu cliente TAP, que é a reprodução de um passaporte com o ticket da bagagem. A peça tem por objetivo estimular os brasileiros a irem para a Europa por Portugal, ou pelo menos, estando na Europa, darem um pulinho até a boa terra portuguesa. O texto do passaporte é o mesmo do anúncio que está sendo veiculado nos jornais: "É incrível, mas existem brasileiros que vão à Europa e ainda não descobriram Portugal. Alguns porque não sabem que Portugal tem tudo que os demais países têm, só que mais barato..." |