Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
JB cria campanha para mudar o Rio.
O meio intelectual gosta muito de levantar o tema da função social da propaganda nos debates promovidos neste grande caldeirão que é o mercado publicitário brasileiro. Fala-se muito, mas poucos são os que fazem alguma coisa.
Os veículos têm o que é mais precioso para a realização de campanhas sociais e de esclarecimento público, de opinião, que vem a ser o seu próprio espaço. Portanto, têm sido visível os poucos que o usam, ou sabem usá-lo como estratégia de comunicação.
Tenho notado o esforço do Jornal do Brasil em superar alguns pequenos equívocos editoriais do passado, e por isso, a Janela foi ouvir Lúcia Ritto, uma profissional que demonstra possuir uma visão voltada para o marketing e todas as suas ferramentas de comunicação, além de uma experiência de vinte anos na área jornalística, sendo cinco anos no próprio JB. Há três meses na direção de marketing da empresa, os planos de Lúcia reforçam sua disposição de trabalhar grande, se utilizando de todos os benefícios que o marketing integrado pode propiciar. Isso é ótimo, pois todos saem ganhando, o mercado, a cidade e nós leitores.
Atualmente o departamento de marketing do JB, composto por seis profissionais, segue uma estratégia elaborada por Lúcia, que procura buscar, junto com as próprias editorias de seus produtos, os subsídios para sua atuação. "Procuramos saber com os nossos jornalistas sobre o que eles acham que deveríamos fazer para despertar ainda mais o leitor."
O Jornal do Brasil teve uma circulação de 5 milhões e 675 mil exemplares em julho, segundo informações do IVC, Instituto de Verificação de Circulação. De acordo com dados do Marplan, Lúcia se baseia para nos informar que o JB tem 411 mil leitores de terça a sábado e que as domingos este número chega a 720 mil. Atualmente são 14 o número de produtos com os quais o departamento de marketing do Jornal do Brasil tem de trabalhar: Noticiário, Caderno Cidade, Caderno B, B Especial, Esportes, Ideias, Viagem, Carro e Moto, Náutica, Casa e Decoração, Revista de Domingo, Info, Classificados e o Caderno de Economia que, a partir da próxima segunda-feira, passa a circular, além de uma página de medicina inserida no Caderno Noticiário. Como se vê, não é pouco o trabalho a ser feito com cada um destes produtos e, mais, com as 16 rádios do grupo espalhadas pelo Brasil, que integram o Sistema JB de Rádio.
Quando o JB resolveu reposicionar o Caderno Cidade, tornando-o nacional, a empresa assumia o seu comprometimento social com os cariocas, afinal, leitores que ocupam a maior fatia do seu bolo. E, se a maioria dos leitores do JB está mesmo aqui, neste Rio já meio disforme de classes sociais (talvez propiciada pela miscigenação das classes C, dos miseráveis, favelados, e da A, daqueles que comem caviar na praia de Ipanema, em frente ao Country). Não importa muito, ambos estão vivendo nesta mesma mixórdia e frequentando a mesma praia de cocô. A meu ver, a grande importância sócio-política da estratégia de comunicação do Caderno Cidade está em mostrar o Rio como ele é, tentando mesclar jornalisticamente estes dois mundos cariocas que são realidades. O produto não tem mais por que ser dirigido apenas para a Zona Sul, pois tudo, como a realidade prova, já é uma zona só. Para Lúcia, só um marketing total vai fazer com que mudanças tenham resultados positivos.
Agora mesmo, o JB está promovendo uma importantíssima campanha social juntamente com os Postos Itaipava: "Rio, Compre essa briga", é o tema, e um esforço conjunto com a agência Oficina. A campanha pretende mobilizar leitores, conquistar novos leitores e dar subsídios aos políticos para que estes possam se mancar e seguir um caminho político para o Rio, sem tropeços e erros. E parece que esta é a grande função social desta campanha específica.
Lúcia Ritto acha que toda promoção deve ser feita visando principalmente os benefícios para o leitor. O departamento comercial da casa, dirigido por José Carlos Rodrigues, que ainda conta com Luís Pinto Veiga foi em campo e conseguiu o patrocínio para viabilizar a promoção comercialmente. Como se vê, se depender do JB, os políticos que assumirem não terão mais desculpas para erro. É só seguirem as reivindicações da população que com toda a certeza vai comprar essa briga. Eu já comprei.
Coisas do Mercado • Coisas do Mercado
• Marcio Ehrlich vai dar um tempo no colunismo publicitário. Merecidamente, pois há mais de um ano editando no Jornal do Commercio sua consagrada coluna, já é tempo de deixar a cabeça fluir em outros assuntos. Marcio aproveita para convidar os amigos para a apresentação teatral da peça Impulso, de Robert Shaeckley, que marcará o encerramento da segunda oficina de teatro "De Tamanho da Vida", dirigida pelo dramaturgo, ator, mestre, cineasta, e ótima pessoa, Domingos de Oliveira. O grupo também vai apresentar neste espetáculo, que se intitula "A Roda", uma coletânea de textos de grandes pensadores e filósofos contemporâneos. Todos serão muito bem-vindos, avisa Marcio. O teatro é o Villa-Lobos, na Av. Princesa Isabel 440. O dia é domingo, 18, às 17 horas e, importantíssimo, a entrada será franca. Não percam.
• Nesta semana, a A C Nielsen Serviços de Marketing começa a veicular sua primeira campanha publicitária, instalada há 19 anos no país. A Nielsen é uma empresa do grupo norte-americano Dun & Bradstreet, sendo líder no mercado mundial de informações no varejo.
A campanha está ao encargo da agência Opção, que se concentrou na filosofia de "Customer Focus" da Nielsen para criar os institucionais com o tema: "Boa parceria, a melhor estratégia", retratando a relação de proximidade da Nielsen com seus usuários.
Segundo José Edson Bacellar, Diretor de Marketing da Empresa, a veiculação em publicações dirigidas ao seu público-alvo, executivos de marketing nas áreas de bens de consumo de massa, propaganda e varejo, funcionará como um pré-teste para uma continuidade da campanha bem mais agressiva em 89.
• O Centro de Atendimento ao Consumidor, criado há um ano pela GTE Sylvania, com o objetivo de esclarecer duvidas quanto à forma mais correta de utilizar um sistema de iluminação e consequentemente economizar energia, atendeu durante esse período um total de três mil clientes, através de chamadas telefônicas e cartas. Segundo a direção de Marketing da empresa, 50 por cento das chamadas requisitavam mais informações sobre o rendimento econômico do produto; 20 por cento solicitavam detalhes técnicos e o restante das chamadas partiu de estudantes de Engenharia, que recorreram a esse tipo de serviço como forma de apoio a seus trabalhos curriculares. Desde a criação do Centro de Atendimento ao Consumidor, a Sylvania traz impresso em todas as embalagens de suas lâmpadas e reatores os números do telefone e da Caixa Postal da empresa, para que o consumidor possa entrar em contato sempre que tiver interesse em emitir opiniões, ou obter maiores informações sobre os seus produtos.
• A Colgate Palmolive está veiculando uma nova campanha para o seu amaciante de roupa Suavitel, desenvolvida no grupo Fischer, Justus, Young & Rubicam Comunicações, pela agência Cato Johnson. Através de pesquisas junto ao consumidor, notou-se que este mercado está crescendo muito no Brasil, e que o produto, por ter sua qualidade reconhecida, vem sendo muito bem aceito pelos consumidores.
Para a campanha, foi lembrada a divertida representação do gênero família, a "Família Monstro", que apesar de monstruosos, todos se acreditavam completamente normais. São meigos, carinhosos e em alguns momentos até inocentes. Estando sempre juntos, ajudando uns aos outros. A ideia central é de que até os monstros acham um horror vestir roupas ásperas.
Ela é composta de um filme de 30" e um filme de 15", que serão veiculados na Rede Globo, a partir de 12 de setembro, estendendo-se até o final do ano, a nível nacional. Também haverá anúncio nas revistas dirigidas e um forte esquema promocional nos pontos de venda.
• Tendo por base o posicionamento da Melitta como sendo a única empresa que faz tudo para a consumidora fazer o melhor café, a Denison, que não tem nada a ver com a agência carioca, criou uma campanha "guarda-chuva", com o objetivo de divulgar as consumidoras a extensa linha de produtos Melitta, bem como os seus mais recentes lançamentos: o mais avançado sistema de fazer café, o novo porta-filtro de alta extração e o café embalado a alto vácuo.
A partir de um minucioso estudo de marketing, a Denison identificou Dóris Giesse como o protótipo certo da consumidora Melitta: jovem, dinâmica, moderna e muito discreta
Com o tema "Melitta, a única que faz tudo para você tomar o melhor café", a Denison desenvolveu seis filmes de 30", anúncios para jornal e revista, além de material de ponto de venda. Essas peças, que englobam todos os produtos da empresa, estão no ar desde o último mês de maio e se alternarão até o final do ano, conforme a necessidade de reforço de vendas a um determinado produto.
• O publicitário Eloy Simões, Diretor de Operações da F.J.Y&R Propaganda, está participando como expositor, em tempo permanente, do I Seminário de Propaganda e Marketing do Sul da Bahia.
O evento acontecerá nos dias 18 e 19, na Associação Comercial de Itabuna (ACI), Rua Osvaldo Cruz. 56 Centro. Eloy falará sobre "Propaganda: será que isso é importante?"
• Evandro Schebela, 38 anos, é o novo coordenador do Departamento de RTV - Rádio e TV da Denison, substituindo Nicky B. da Fonseca, que passou para o Conselho Diretor dessa agência, após a reestruturação ocorrida com o falecimento de seu fundador, Sepp Baendereck.
Na Denison, Evandro iniciou sua carreira em 1984 no setor de produção de filmes e atualmente, como coordenador de RTV é responsável por toda produção de campanhas para a mídia eletrônica - TV, cinema e rádio -, desde o acompanhamento do roteiro com a equipe de criação, levantamento de custos, supervisão geral de todo o trabalho até a pesquisa de novas técnicas de RTV.
Schebela sempre desenvolveu atividades na área de artes gráficas e comunicação visual obtendo, em 20 anos de experiência, um indiscutível "know-how"
• Felipe Taborda é o novo Diretor de Criação da SAO Divisão de Design da DPZ-Rio.
Felipe estudou cinema e fotografia na London International Film School na Inglaterra e posteriormente completou seu Master's Degree em Communication Arts no New York Institute of Technology, USA.
Após voltar ao Brasil em 1983, Taborda foi Diretor de Arte da Som Livre até ser convidado para dirigir a SAO/Rio de Janeiro onde atende clientes como Sonrisal, Souza Cruz, Ceras Johnson, Castrol, Editora Index, entre outros.
Taborda é correspondente para a América Latina da Revista Alemã de Design Novum Getrauchsgraphik. Já participou de Bienais de Posters e de Artes Gráficas na Polônia, Tchecoslováquia, Finlândia e USA; já expôs no Rio, São Paulo, Londres, Paris, Munich e Nova lorque, Seus trabalhos já foram publicados em revistas especializadas tais como Idea, Print, Novum, Graphis Annual, entre outras.
Recentemente recebeu o "President Award" pelo seu conjunto de obras na XIII Bienal Internacional de Artes Gráficas de BRNO (1988), Tchecoslováquia. Foi também convidado para ser membro do júri do Third Annual International Exhibition do Art Directors Club of New York que acontecerá em fevereiro de 1989.
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