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                                             Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil. 
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet. 
                                             Esquire cria campanha  institucional para Roche 
                                             Com o objetivo de dar maior  amplitude ao seu Programa de Informação sobre Vitaminas, a Roche lançou uma  campanha institucional que está sendo veiculada na Rede Globo nas regiões da  Grande São Paulo e Grande Rio e enfatiza a importância das vitaminas para a  saúde. 
                                               A agência Esquire,  responsável pela campanha, utilizou uma linguagem didática e, recorrendo à  brincadeira do telefone sem fio, o comercial vai direto ao assunto: "sem  vitaminas não dá". Elas são essenciais à vida, em qualquer idade, sexo e  raça. 
                                               A necessidade de informar à  população sobre o que são vitaminas e quais as suas funções foi detectada pela  Roche a partir de duas pesquisas, realizadas em 1985 e 1987. 
  "Constatou-se, então,  que eram frequentes os falsos conceitos sobre sua ação", afirma Mauro  Garcia, gerente de Comunicação da Roche e responsável pelo programa de  Informação sobre Vitaminas. 
                                               Diante da desinformação, o  caminho escolhido pela Roche, líder mundial na fabricação de vitaminas, foi  iniciar o Programa de Informação sobre Vitaminas para explicar sua função no  corpo humano e a importância de uma alimentação equilibrada a fim de atender às  necessidades vitamínicas do organismo. Tal preocupação, porém, não se limitou à  população em geral. A empresa patrocinou, em 1987, a vinda de cientistas  estrangeiros para discutir com especialistas brasileiros as mais recentes  pesquisas sobre o tema. Este ano, dá apoio ao II Simpósio Internacional de  Nutrição, que será realizado entre os dias 4 e 7 de outubro em Recife, e, em  novembro, trará o professor Angel Gil Hernandez, da Universidade de Granada, na  Espanha, para debater com cientistas brasileiros a composição do leite materno. 
                                               Finalmente, a estratégia da  Roche completa-se com a criação do Serviço de Informação sobre Alimentação e  Nutrição (SIAN). Com ele, surge um canal direto de troca de informações entre a  empresa e os meios de comunicação ou especialistas na área de nutrição. Assim,  com a informação ao público em geral, em discussões com cientistas e no  atendimento a qualquer dúvida dos jornalistas, a Roche pretende reverter a  desinformação constatada em suas pesquisas. 
                                             Mais rapidez na fiscalização  de veiculação 
                                             Os usuários dos relatórios de  fiscalização de comerciais do LEDA - Levantamento Econômico de Dados de  Anunciantes, contam, a partir deste mês, com mais qualidade nas informações  básicas recebidas e uma redução de 50% nos prazos de entrega dos relatórios  diários de fiscalização. 
                                               Tais mudanças decorrem do  início da implantação do LEDA Redesign, a partir da reformulação do Data  Collection. A entrada de dados, antes coletada, planilhada e passada por  processo de codificação numérico, agora é registrada pelos tele controladores  diretamente em micros. 
                                               Com 1 milhão de  registros/mês, a LEDA, empresa associada a Nielsen Serviços de Marketing,  eliminou diversos estágios de produção, onde era possível ocorrerem alterações  na informação básica. 
                                               Segundo Mário San Martin  Lazo, Gerente de Produção da LEDA, com o novo processo de coleta, as  informações são tratadas ainda com maior rigor. "As literais são  corrigidas e a informação é listada na forma de fiscalização por emissora, no  próprio micro", explica Lazo. Além disso, há novos relatórios de controle  de qualidade, que asseguram o padrão ideal estabelecido pela empresa. 
                                               O processo de automatização  da coleta de dados custou à LEDA cerca de US$ 300 mil, que foram divididos em  análise, programação e aquisição de hardware. Implantado inicialmente em São Paulo,  em agosto será estendido ao Rio de Janeiro e Recife; em setembro Curitiba, Belo  Horizonte e interior de São Paulo, e até o final de outubro as demais cidades  de cobertura LEDA serão beneficiadas com a descentralização da entrada de  dados. 
                                               A LEDA foi fundada em 1974 e  em 81 integrou-se a Nielsen Serviços de Marketing. Com cerca de 150 clientes no  país, ela lidera a área de fiscalização de veiculação publicitária e destaca-se  por ser a única empresa a prestar serviços de quantificação de investimentos publicitários.  Cobrindo um total de 20 praças que compõem os principais centros de consumo do  país, são fiscalizados 62% dos esforços publicitários brasileiros. 
                                               Para as agências de  publicidade, os relatórios LEDA de fiscalização permitem o controle de veiculação,  de acordo com o plano de mídia estabelecido e a liberação de faturas. Já os  relatórios de investimento publicitário auxiliam tanto agências quanto veículos  e anunciantes a planejarem sua estratégia de mídia, detectarem a atuação da  concorrência, bem como abrirem caminhos na prospecção de novos clientes. 
                                             Rhodia promove campanha  social 
                                             A Rhodia Farma está  promovendo, pelo terceiro ano consecutivo, uma campanha institucional de  prevenção às parasitoses intestinais, que afetam cerca de 60% da população  escolar brasileira, na faixa dos 7 aos 14 anos. O palhaço Alegria, personagem  da Editora Abril, será o protagonista de um folheto de quatro páginas, contendo  passatempos e brincadeiras de cunho didático sobre normas básicas de higiene,  que será distribuído a dez mil pediatras em todo País. 
                                               Durante quatro meses, a  partir de setembro, cada pediatra receberá um total de 40 folhetos para serem  repassados às crianças atendidas nos consultórios e ambulatórios. "O  principal objetivo é estimular, através de passatempos, atitudes preventivas  tais como lavar as mãos antes de comer, cortar as unhas e "não nadar em  águas paradas", informa Carlos Abreu, chefe do Departamento de Publicidade  da Rhodia Farma. 
                                             AGITOS DO MERCADO • AGITOS DO MERCADO • 
                                             Genesis em crescimento 
                                               • A Genesis Propaganda está de casa nova, na Graça Aranha, 145, grupo 906. Mas novidades da agência não param aí. Ela também está com novas contas, com a Glória Modas, De Plá, CPM, Monte Carlo Joias e Persianas Pan American.
                                              
                                                                                            Denison-SP faz pot-pourri 
                                               • Sob o tema "Tudo que é novo leva esta marca", a Brastemp está veiculando um pot-pourri, de 45", criado pela agência Denison de São Paulo, com o objetivo de reforçar a imagem da marca como pioneira no segmento de eletrodomésticos e o cuidado tecnológico da empresa. O comercial é uma montagem dos principais filmes já criados pela agência. 
                                             Madia com nova divisão. 
                                               No momento em que completa 8 anos, a Madia e Associadas lança sua quarta divisão: a MXMKT, que, segundo o próprio Madia de Souza, será a divisão especializada em Maximarketing, o marketing da quinta geração. 
                                             3M Imita Concorrente 
                                                A esponja de limpeza Scotch-Brite, produzida pela 3M do Brasil, precisou adaptar sua embalagem à tendência criada pela concorrente Esfrebom, produzida pela Bettanin Industrial, que há mais de um ano vem comercializando suas esponjas em embalagens individuais. A 3M, líder de mercado reagiu, desenvolvendo não só novas embalagens individuais para o produto, como atrativos modelos de displays para supermercados, que funcionarão como verdadeiros vendedores, atraindo compradores para o produto. 
                                             Dia da Secretária terá festão 
                                               No próximo dia 30 será comemorado em todo o País o dia da secretária. Aqui no Rio está sendo organizada uma festa que reunirá mais de 3 mil secretárias no Canecão. Uma boa oportunidade para empresas que lidam com produtos de escritório será apoiar a promoção do evento. Os interessados podem ligar para a eficiente Marilia, presidente da Associação das Secretárias do Rio de Janeiro, pelo telefone 226-7870. 
                                             Santa Úrsula ensina "como ser notícia" 
                                               Dia 14, de 10:00 às 13:00, no auditório da USU - Universidade Santa Úrsula, será realizado um encontro com jornalistas, editores e empresários debaterem sobre a matéria jornalística. Estarão debatendo com os interessados, os seguintes profissionais: Ancelmo Góes, Carlos Leonam, Fred Suter, George Vidor, Nina Chaves, José Eduardo Guinle e Jomar Pereira da Silva. 
                                             Boas Notícias 
                                               Bom mesmo é o trabalho que o colega Fernando Reis está realizando na Associação Brasileira de Anunciantes. O jornalzinho da entidade, "Notícias da Abap", está excelente. Com notícias que cobrem de maneira global todo o mercado publicitário. 
                                             Garfield comilão 
                                               O gato Garfield está mesmo comendo tudo o que encontra. Personagem de apoio de venda de diversos produtos como yogurte, toalhas de banho, tênis, camisetas etc., o gatão está participando agora de uma promoção da Elma Chips, líder de mercado de salgadinhos e que atende a mais de 140 mil pontos de vendas em todo o Brasil. A criação da promoção está a cargo de F.J.Y&R e sua campanha inclui 2 filmes, anúncios e forte esquema promocional nos pontos de venda. 
                                             Cato Johnson ganha concorrência 
                                               Numa concorrência que envolveu 4 destacadas agências do mercado e que durou aproximadamente um mês, entre apresentações e decisão final, o grupo Fischer, Justus, Young & Rubicam saiu na frente e acaba de conquistar a conta da Valmet, importante fabricante de tratores, 
                                             Atenção mulheres 
                                               Se você é desenhista, ilustradora, diretora de arte ou artista poderá participar da próxima edição da revista "Gráfica", editada pelo "designer" e premiadíssimo Oswaldo Miranda, o Miran. A edição de outubro de Gráfica será dedica da inteiramente ao trabalho de mulheres que atuam em artes visuais, e já conta com a participação de artistas de renome, como Maggy Immoberdorff, Vania Toledo, Mariza Dias e Cristina Silva. Intitulada "Call for Woman", a chamada de trabalhos terá seu prazo estendido para 15 de setembro. As categorias são: Design - marcas, folhetos, capas de disco, embalagens e programação visual; fotografia - editorial, publicitária e ensaios; direção de arte  anúncios, editoriais, cinema e comerciais; ilustração - publicitária, editorial, infantil, moda e humor. A revista "Gráfica" circula há 4 anos, com distribuição de 6 mil exemplares no Brasil e cerca de 2 mil e 500 no exterior principalmente na Europa. As inscrições, com taxa de 1 OTN por trabalho, estão sendo recebidas pela Casa de Ideias e Editora, que tem direção do próprio Miran, e fica na Rua Dom Alberto Gonçalves, 47 - CEP 80510, Curitiba, PR. Mais detalhes podem ser conseguidos pelo telefone (041) 232-4260.
                                                
                                             Janela Comunicativa 
                                             Os interessados em receber a coluna Janela Publicitária devem ligar para o Monitor Mercantil (021) 221-0808 e conversar diretamente com o Sr. Acurcio. Sorry, mas esta colunista não pode atender a todos os pedidos de envios da coluna. E noticias para a Janela devem ser enviadas para a Rua Visconde e Silva, 156 cobertura 701, Cep. 22271. 
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