Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 19/AGO/1988
Marcia Brito

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

W/GGK conquista Garoto

A Garoto, que há anos vinha sendo atendida pela Denison, resolveu dar uma virada de 180 graus. Fez o que Robert Townsend aconselha em seu livro "Viva a organização". Trocou sua antiga e mega agência de propaganda por uma pequena e flexível. E não deu outra, sua conta foi parar na W/GGK. O primeiro trabalho da nova agência já está no ar. Nada de coelhos de páscoa. Nada de serenatas de amor. No comercial criado pela W/GGK, uma menina vestida de cigana tenta hipnotizar a mãe, balançando um chocolate Baton, da Garoto, e dizendo algo mais ou menos assim: "Quando você for ao supermercado compre Baton Garoto pro seu filho. Você está sendo hipnotizada". E repete o texto, fazendo o mesmo gesto hipnotizador. Um barato.

Comercial de caminhoneiro na estrada do sucesso

O motorista de caminhão sempre foi apresentado no cinema, nas telenovelas e na propaganda como uma personagem carismática, vivendo histórias de liberdade e aventura enquanto percorre estradas deste Brasil sem fim. Porém, aqui na terrinha, esse mesmo motorista não anda se comportando nada bem ao volante. Os acidentes de estradas estão aí nos resultados de pesquisas que apontam o País como recordista de desastres causados por caminhoneiros. Para despertar a atenção dos caminhoneiros, o Ministério das Minas e Energias, o Conselho Nacional de Petróleo e a Petrobras aprovaram o comercial do "Motorista de Caminhão", que pretende alertar para três problemas: acidentes, poluição e desperdício de combustível.
O comercial, na minha opinião, é excelente. Ele apresenta uma série de imagens de impacto que mostram um caminhão na estrada com o lacre aberto. Uma guerra contra o bem-estar. Quando o caminhão se movimenta, escuta -se o som de um helicóptero em vôo rasante; quando o motorista muda a marcha, o barulho que a gente ouve é de uma metralhadora sendo engatilhada; quando os faróis se acendem, começam os tiros, que vão aumentando conforme a fumaça vai saindo pelo cano e poluindo geral. Em nenhum momento o rosto do motorista é visto. Apenas as suas mãos, com dedos cheios de anéis e uns brações tatuados aparecem em cenas intercaladas com as do enorme caminhão negro que avança contra o bom senso. A locução, em off, explica as imagens: "quem joga fumaça no espaço está em guerra contra você, contra o País, contra ele mesmo ... quem abre o lacre polui o ar que a gente respira, queima dinheiro que é duro ganhar...". Quem já viu este comercial irá concordar que a força da ideia conseguiu ser transmitida plenamente por causa da solução criativa de sua realização. E o tipo do comercial que tivesse sido dirigido por um diretor medíocre, viraria mais uma baboseira do tipo "minha vida é andar por este País". Não foi o caso. A produtora Chroma Filmes realizou a filmagem em dois dias, mas o trabalho de produção levou cerca de duas semanas para ser concluído. O caminhão adequado só foi encontrado no Rio Grande do Sul e, ainda assim foi totalmente maquiado. Requintes indispensáveis quando se quer fazer um bom trabalho criativo.
Algumas cenas, nos informou Renato Rossi, diretor do filme, foram obtidas através do auxílio de traquitanas, uma espécie de suportes acoplados nas partes laterais e frontal do caminhão onde é fixada a câmera e o próprio diretor. Foi assim que Renato Rossi, diretor do filme, conseguiu imagens de impacto com o caminhão em movimento. Em outros momentos, explica Rossi, filmamos o caminhão por uma câmera operada de um outro carro que corria paralelamente a ele, às vezes ultrapassando-o. Filmar a fumaça também não foi fácil e a equipe, além de sair pretinha da filmagem, ainda teve de engolir muita fumaça. Mas valeu, afirma Rossi, pois o resultado final compensou todo o esforço. O pessoal envolvido foi Neil Ferreira na criação; Ana Maria Tereza, no RTV; Estúdio de Som: Imaginação. Trilha de Emílio Carrera e efeitos sonoros de Gabriel. A agência foi a DPZ.

Garrafa térmica vira obra de arte

A Invicta resolveu fazer acontecer e está dando uma reformulada geral em seus produtos. Seu último lançamento foi uma garrafa térmica com design moderno, absolutamente inédito no mercado. Ela parece uma escultura em mármore e pode ser encontrada em grandes lojas de departamento e supermercados nas cores branca, preta e cinza.

F,J,Y&R ataca com muito trabalho

A agência de Eduardo Fischer está comunicando seus mais recentes trabalhos. Para seus clientes White Westinghouse que está lançando no mercado a eletrônica W.W. um aparelho de lavar roupa. Segundo informações da agência, a campanha aproveita a praticidade e o avanço tecnológico de outros aparelhos eletrônicos, já habitualmente usados pelo consumidor, para posicionar o produto como "o aparelho de lavar roupa, fornecendo também as características do produto. A criação foi de Rose Ferraz (redação) e Silvio Shoyama (direção de arte). A direção de criação foi do próprio Eduardo. Outro cliente da Fischer que está lançando um novo produto no mercado é a Sherwin Williams. O produto é a tinta acrílica Metalatex Spazio, apresentada em sete tons diferentes de branco e oito cores pastéis destinada principalmente a decoração de interiores. O produto não inova só na propaganda, aliás de muito bom gosto, mas no ineditismo de fornecer ao consumidor um certificado de durabilidade de cinco anos. A campanha é composta de dois filmes para veiculação em todas as emissoras nos principais estados do Sul e Sudeste. E mídia impressa de dar água na boca. A criação foi do redator Toninho Neto e do diretor de arte Stefano Ferretti. E a direção de criação também foi do Eduardo Fischer.
A Colgate Palmolive também está no ar com uma nova campanha para sua linha Cashmere Bouquet, desenvolvida na agência pelo Cato.Johnson. Notou-se a necessidade de rejuvenescimento da marca, já quarentona. Foi necessária toda uma mudança em sua linha de produtos, começando por embalagens mais modernas e atraentes e o lançamento de quatro novos perfumes, além do lançamento da loção cremosa desodorante para o corpo inteiro, a veiculação da campanha vai até novembro, a nível nacional.
E na área de promoções. a agência paulista desenvolveu uma campanha bem atraente para seu cliente Lacta. Aproveitando a moda mística que invadiu o País, o consumidor junta 5 embalagens diferentes de qualquer chocolate Lacta para ganhar seu mapa astral personalizado. A veiculação prevê inserções em todas as emissoras de TV, três spots nas principais rádios, anúncios de revista, uma página 4 cores na Veja e material de ponto de venda. Tudo a nível nacional. A criação teve a redação de Mariângela Silvani, a direção de arte de Wladimir Cardoso e a Direção de Criação de Fernando Luna Filho.

Playtoy em mostra

A Playtoy, empresa especializada na criação e montagem de miniparques para shoppings e eventos estará participando da II Exposhopping, que acontecerá de 21 a 24 de agosto no Hotel Nacional do Rio. Lá. a empresa mostrará seus produtos em maquetes. Vale a pena dar uma olhada.

V. S. com novidades

A agência de propaganda carioca VS Escala foi a vencedora da concorrência promovida pela CNI - Confederação Nacional da Indústria para a realização da campanha de seu 50º aniversário.
A peça principal da campanha - um comercial estrelado pelo ator Raul Cortez - reforça a importância da instalação de indústrias no Brasil para o desenvolvimento do país e o bem-estar da nossa população.
E a VS Escala (que recentemente conquistou também a importante conta da Eletrobrás) continua reforçando a sua equipe de criação: agora ela acaba de trazer de volta para o Rio o premiado diretor de arte João Carlos "Jonga" Olivieri, que nos últimos anos esteve em Belo Horizonte, dirigindo a criação de algumas das maiores agências mineiras.
Ainda na criação, entrou a redatora Ana Luiza Martins, que tem grande experiência na área financeira, por ter atuado nos departamentos de comunicação do Citibank e do Crefisul.

Boa sacada

Ninguém se lembrou que o dia 11 de agosto foi o dia do estudante. Bem feito. Deixou de faturar uma graninha. Menos a Giovanni, que aproveitou a oportunidade e criou para seu cliente Casa Mattos este anúncio comunicando a promoção em homenagem àquela data. A criação foi de Antônio Torres.