Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Cigarros terão alerta no maço
Parece que nem tudo está tão corrompido como se supõe. Pelo menos em relação a restrição de veiculação de comerciais e merchandising de cigarros, a Curadoria de Justiça do Consumidor saiu duplamente vitoriosa, tendo aprovada a liminar que não só restringe para após as 20h a divulgação de cigarros, como obriga a impressão do alerta "o fumo faz mal à saúde", impresso nos maços. E tem mais, a empresa que infringir a medida receberá uma multa de 2 mil OTNs. A grana arrecadada com as multas será revertida em campanhas promocionais educativas contra o fumo. Neste nosso país de desesperanças esta vitória do Curador Hélio Gama é mais do que de fôlego.
Mas este assunto cigarreiro me despertou para um outro fato que pode ser até que esteja passando despercebido, mas eu já presenciei nas poucas vezes que assisto televisão à tarde. Certos programas que estão sendo reprisados à tarde deveriam merecer mais atenção da própria emissora para não deixar passar cenas cujos atores apareçam fumando. Esta semana mesmo, em um episódio da série Armação Ilimitada, que está sendo reprisada na Globo, aparecem Lula, Juba e mais um personagem fumando. Isso aí, fumando. Já passei dos trinta e não acredito em casualidade, quando se trata de marketing e comunicação. Ainda mais com este tipo de produto que o mundo inteiro questiona e que tem como grande desafio a criação de novas mídias. O que fazer, já que em uma cena como aquela não aparecia a marca do cigarro. Era o cigarro explícito em um merchandising implícito? Será que o cigarro aparecia assim, tão ingenuamente, propositalmente? O que será que acontece na cabeça de uma criança quando vê seus heróis fumando. Na minha eu sei. Que belo exemplo, hem? Subliminar, meu caro Watson. Agora mesmo acabo de ligar a televisão para me inspirar mais um pouco sobre o assunto. E lá estava ela, a Armação Ilimitada com mais um dos seus inteligentes episódios. E olho o que eu vejo: a Zelda fumando, e a personagem da Marieta Severo, toda vamp, tendo seu cigarro em piteira galantemente aceso pelo personagem de Daniel Filho. Sabe que horas eram? 16:h45. Em plena férias escolares. Já imaginou se a Globo resolve achar que vale a pena ver de novo a novela Vale Tudo? Sai de baixo. Por que será que o Antônio Fagundes fuma tanto na cama? Será que para fixar que ele e a Regina Duarte transaram tem de reforçar o mito do cigarro depois? Não precisa exagerar. Hoje em dia pessoas civilizadas respeitam quem não fuma. E, em se tratando de cigarro, a Curadoria da Justiça do Consumidor já está provando que não vale tudo, não.
Giovanni/Módulo lança campanha nacional para ABPD
|
A freirinha que diz "Você pensa que eu gosto de música sacra?" na nova campanha da Giovanni-Módulo. |
A Associação Brasileira de Produtores de Discos - ABPD - vai lançar, em agosto, uma campanha nacional estimada em 1,5 milhões de dólares, criada pela Giovanni/Módulo Comunicações-Rio, com o objetivo de promover um aumento considerável na venda de discos em todo o País.
A Campanha, que tem como slogan "Disco. O presente que todo mundo gosta.", será levada ao ar durante um ano e visa mostrar o disco como um presente adequado a todas as ocasiões e a qualquer faixa de idade.
Durante o processo de elaboração da campanha, foram realizados estudos sobre a atual situação do mercado fonográfico, com base em diversas pesquisas de mercado. Segundo a agência, a fase inicial da campanha será composta por seis filmes de 15 segundos cada, cinco dos quais já foram produzidos; 14 mil mensagens (testemunhais) gravadas pelos mais importantes disc-jóqueis e comunicadores de rádio do País; anúncios de página dupla para revistas; farto material de ponto de venda como cartazes, adesivos e móbile; e uma promoção de vendas envolvendo a distribuição de dedicatórias para que o consumidor envie mensagens carinhosas junto com o disco, além de um bonito button.
A Campanha da ABPD será aberta com um anúncio de página dupla na próxima edição da Revista Veja, que chega às bancas no dia 31. No dia seguinte, será dado início ao resto da campanha, com a veiculação dos filmes já produzidos (Madre, Maestro, Casal, Menina e Roqueiro), que atingirá um total de 630 inserções, e também dos 14 mil testemunhais em diversas rádios do país.
FICHA TÉCNICA:
Criação - Adilson Xavier, Antônio Torres, Raul Miranda e Rogério Cavalcanti
RTVC - Leonardo Servolo
Produção Gráfica - Paulo Moraes e Andréia Borda Guimarães
Produtora -Jodaf / Yes Rio
Direção - Chico Abreia
Trilhas - Viva voz
Eletrobrás divide conta entre VS Escala e SMP&B
A VS Escala foi a vencedora, junto com a SMP&B, da concorrência promovida pela Eletrobrás para a divulgação publicitária do Programa Nacional de Conservação de Energia, que aquele órgão do Ministério das Minas e Energia está desenvolvendo este ano.
Segundo Valdir Siqueira, presidente da VS Escala, a conquista da conta da Eletrobrás tem "uma significação especial" para a agência, pelo rigor com que foi tratada a licitação. Diferentemente da maioria das concorrências de órgãos federais, nesta, além de todas as documentações de praxe, as agências ainda tiveram que apresentar defesas orais de suas teses sobre os problemas de conservação de energia no país.
A AGÊNCIA
A VS Escala é uma das 5 mais premiadas agências cariocas de propaganda, tendo sido escolhida, em 1985, pelo Prêmio Colunistas, a Agência do Ano do Rio de Janeiro.
Entre seus principais clientes da iniciativa privada estão Citibank, Souza Cruz (institucional), IBM (projetos internos), Fleischmann & Royal, Tecidos Ferreira Guimarães, Queijos Regina, Supergasbrás, Copos Cisper e Address Serviços de Saúde.
Na área do governo federal, a VS Escala já vinha atendendo ao Ministério da Saúde (tendo participado do lançamento da primeira campanha contra a Aids), ao MIRAD Ministério da Reforma Agrária, à Funai e à EBTU - Empresa Brasileira de Transportes Urbanos.
• Dois bons anúncios de oportunidade veiculados na imprensa carioca esta semana. O do Banco Bozano, Simonsen, criado pela Free, do Paulo de Tarso, vende os serviços especiais para quem viaja e não teve tempo de transar cheque de viagem e câmbio. O título é ótimo pois os doleiros estão segurando a moeda americana e provocando uma verdadeira angústia em quem quer viajar.
|
|
• "Troque no CB o seu cheque do BB" é o excelente anúncio criado pela BAP para a oportuníssima promoção do CB, que aproveita a greve dos funcionários do Banco do Brasil para levar clientes às suas 114 lojas no Rio de Janeiro. |
|
Coisas do mercado
• A Tecblu - Tecelagem Blumenau, está lançando um novo tipo de tecido atoalhado, cujo fio especial resiste melhor à lavagem.
Em várias cores lisas, as toalhas podem ser encontradas em jogos (Dele/Dela), compostos de 2 toalhas de banho, 2 toalhas de rosto e um piso.
A fábrica fica em Natal, Rio Grande do Norte.
• A Giovanni/Módulo Comunicações Rio acaba de fazer mais uma contratação para o Departamento de Mídia da Agência: a da planejadora Márcia Dias Gil (ex-McCann Erickson, Thompson e Standard) que retoma ao mercado publicitário brasileiro depois de um ano estudando nos Estados Unidos.
• A Regina Veículos, uma das maiores concessionarias GM do País, está com uma promoção inédita válida para os meses de julho e agosto. Quem utilizar os serviços da oficina, seja para uma simples regulagem do motor ou para uma revisão completa, receberá como brinde o Cardkey, um cartão que funciona como chave sobressalente, com formato e espessura de um cartão de crédito. Feito de plástico flexível e super-resistente, o desenho da chave do carro é copiado nesse cartão, que serve como chave de emergência.
|