Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 11/JUN/1988
Marcia Brito

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Mercado carioca confraterniza em clima político.

Prêmio Colunistas Rio - Lena Ehrlich e Xuxa Meneghel Prêmio Colunistas Rio - Denis Baldassarri e Marcia Brito
Xuxa recebeu da "baixinha Lena Ehrlich" o Destaque do Ano por sua crescente utilização nas campanhas publicitárias de produtos e serviços dedicados à criança Marcia Brito entrega o prêmio ao diretor de marketing do Banco Bozano Simonsen, Denis Baldassarri.

O momento estava propício a uma postura política. Estavam reunidos, quarta-feira passada, na entrega do 7º Prêmio Colunistas Rio, mais de 560 pessoas, entre profissionais e empresários de todas as áreas de comunicação do mercado. Duas novas emissoras de televisão, a TV Rio e a TV Corcovado comprovavam, ao vivo, que aquela premiação continua sendo a mais fiel e reveladora análise do mercado publicitário carioca. Era uma prova de que uma nova consciência de mercado já estava acontecendo e podia ser sentida naquela noite de 8 de junho.
Quando em seu discurso de abertura, o colunista Marcio Ehrlich, vice-presidente da ABRACOMP - Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda, promotora do evento, levantou a necessidade do mercado ser estimulado e recuperado para garantia de sua própria sobrevivência, talvez não imaginasse o quanto este fato tocaria na consciência das pessoas que verdadeiramente a possui. E consciência tiveram, por exemplo, Carlos Manga, o Profissional de Propaganda do Ano, exemplo de dedicado profissionalismo e dono de um talento com trânsito livre em São Paulo, no Brasil ou no mundo, mas que, por opção escolheu trabalhar aqui, no Rio que ele tanto ama. Em poucas palavras, Manga, ao receber seu prêmio, alertou o mercado para o perigo do esvaziamento e para o desperdício das agências que buscam em São Paulo serviços que o mercado carioca pode fornecer com a maior competência.
A acomodação do mercado também foi apontada por Marcio Ehrlich como reflexo da busca pelas agências às contas governamentais, do que com o estímulo dos anunciantes locais. Todos sentiram que já é tempo de fazer alguma coisa para que esta situação de inércia não permaneça por mais tempo.
Paulo Lomba, diretor da produtora Tycoon e ganhador de um dos diplomas da noite também foi categórico em sua mensagem e fez um apelo para que os anunciantes presentes dessem preferência aos fornecedores do Rio.
Visivelmente emocionada, a empresária e apresentadora Xuxa demonstrou mais uma vez que mulher pode ser bonita e inteligente. A sua maneira, agradeceu a premiação e disse com o estímulo dos baixinhos ela continuará investindo sempre no "xuxexo". O Publicitário do Ano, Paulo Rolf, Vice-presidente da agência Artplan, comprovou sua competência profissional reconhecendo seu prêmio como um estímulo a mais para se trabalhar e contribuir com o mercado. E agora, alguns momentos da entrega dos diplomas aos vencedores do 7º Prêmio Colunistas-Rio.

Prêmio Colunistas Rio - Marcio Ehrlich, Roberto Simões, Marcia Brito, Genilson Gonzaga, José Roberto Whitaker Penteado e Lúcia Leme Prêmio Colunistas Rio - Gustavo Oliveira e Paulo Giovanni
Marcio Ehrlich discursa, acompanhado pelos jurados Roberto Simões, Marcia Brito, Genilson Gonzaga, José Roberto Whitaker Penteado e Lúcia Leme Ao centro, o presidente da Giovanni, Paulo Giovanni, comemora o título de Agência do Ano. Na ponta esquerda, Gustavo Oliveira, do atendimento.
Prêmio Colunistas Rio - Carlos Manga e Marcio Ehrlich Prêmio Colunistas Rio - Júlio Cesar Santos, Cristóvão Martins, Jarbas Nogueira, Mauro Matos e Roberto Simões
Carlos Manga, o Profissional de Propaganda do Ano, recebe de Marcio Ehrlich o prêmio dos Colunistas Júlio Cesar Santos, Cristóvão Martins, Jarbas Nogueira e Mauro Matos recebem os prêmios da Contemporânea entregues por Roberto Simões

Prêmio Colunistas Rio - Lúcia Leme e José Dias Prêmio Colunistas Rio - Mauro Costa Santos, ?, Daruiz Paranhos, ?, Roberto Leal e Ivan Peter Stoy.
Lúcia Leme entrega o Destaque do Ano da GCG-Globo Computação Gráfica a José Dias Diretores e clientes da JWT mostram os diplomas conquistados: Mauro Costa Santos, ?, Daruiz Paranhos, ?, Roberto Leal e Ivan Peter Stoy.
Prêmio Colunistas Rio Prêmio Colunistas Rio - Antonio Kriegel e Genilson Gonzaga
José Roberto Penteado, ao centro, entrega os prêmios da MPM A Pepsi foi escolhida pelos jurados o Anunciante do Ano, pela forte utilização de estratégias de comunicação de marketing nos esforços de retomada de sua participação no mercado carioca de refrigerantes. Seu diretor de Marketing, Antonio Kriegel, recebeu seu destaque do colunista Genilson Gonzaga.

Prêmio Colunistas Rio - Vicente de Vicq, Cleber Damasceno, Ricardo Galletti, Elizabeth Lamosa e Roberto Simões Prêmio Colunistas Rio - Paulo Mourão Guimarães, Lígia Azevedo, Valdir Siqueira, Paulo César Costa e José Roberto Whitaker Penteado.
A Tandem representada por Vicente de Vicq e Ricardo Galletti recebe seus prêmios com Cleber Damasceno, diretor da Flupeme, e Elizabeth Lamosa, da Prefeitura do Rio. Valdir Siqueira, presidente da V.S.Escala, recebeu, junto com seus clientes Paulo Mourão Guimarães e Lígia Azevedo, premiações conquistadas no Colunistas. Com os diplomas, o redator Paulo Cesar Costa.

Do mercado • Do Mercado • Do Mercado

• A F.J.Y &R Propaganda criou uma campanha para Johnson & Johnson falando do novo conceito do curativo Band-Aid. "Curam até duas vezes mais rápido".
Produto líder do mercado, atingindo 80% de participação, e um dos cinco produtos mais representativos no faturamento da divisão de produtos para saúde da Johnson.
A campanha constitui-se de um filme de 30", veiculado nas principais emissoras de TV; anúncio de revista uma página/4 cores nas revistas Veja, Cláudia, Desfile e Pais e Filhos; e material de ponto de venda.
• Quando, há 20 anos, o Brasil vivia um clima contraditório de desavença e esperança, a melhor saída era o trabalho. Nesta mesma data, o Grupo Gerdau, tradicional produtora de aço e pregos - procurou a Standard Publicidade para o atendimento de sua conta publicitária. Desde então, esta união de trabalho consolidou-se e formou também uma grande amizade. Para homenagear sua velha cliente, a Standard ofereceu um churrasco na cobertura de sua sede. Klaus Gerdau Johannpeter, vice-presidente do Grupo Gerdau, recebeu de Flávio Antônio Correa, presidente das Empresas Ogilvy & Mather uma salva de prata alusiva à data. Presentes no churrasco Carlos João Petry, Ruy Lopes Filho, Artur Peixoto, Oswaldo Schirmer. Luís C. Pedó, Pedro Hoerde, Neiva Mello, Delmar Maciel, Zordav Pratti, José Alacir Peters, Moacir Pereira todos da Gerdau. Da Standard estavam Ernani Behs, Carlos Schneider, Luiz Kroeff, Telmo Ramos, Décio Rojas e Aneti Behs, mais ainda Newton Guerra, vindos de São Paulo e John Hoyle, do Rio de Janeiro.
• Pela primeira vez o conteúdo de uma campanha veiculada pela mídia eletrônica e beneficiada pela Lei Sarney se constituí num projeto, ao mesmo tempo informativo, educativo, e de marketing cultural, divulgando a memória do cinema brasileiro.
A comemoração dos 90 anos do cinema brasileiro, além de resgatar numa retrospectiva de centenas de títulos de diversas épocas, de obras de ficção, documentários, curtas e longas metragens, será também registrada por uma campanha institucional que a TV veiculará no Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Recife, Salvador, Brasília e Belo Horizonte, a partir de 10 de junho, com o apoio cultural da White Martins.