Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 03/JUN/1988
Marcia Brito

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Colunistas Nacional entrega prêmios aos melhores do mercado publicitário

Prêmio Colunistas Nacional 1987 - Ibanor Tartarotti e Marcia Brito
A colunista Marcia Brito entrega o "Destaque do Ano" a Ibanor Tartarotti, vice-presidente do Jornal do Commercio

O sofisticado ambiente do 150 Night Club do Maksoud lotou na noite de segunda-feira passada com a festa de entrega do "Prêmio Colunistas Nacional-87". Uma nova geração de empresários, criadores, gente de produtora, de veículos, circulava esfuziante na cerimônia mais privê do mercado publicitário até hoje realizada. Uma festa super selecionada. Uma festa de premiados. Os cariocas que deixaram de comparecer deverão se arrepender amargamente porque, simplesmente, não viveram um dos momentos mais reveladores da nova era da propaganda brasileira. Uma nova época que já está acontecendo e que os colunistas publicitários perceberam muito bem ao premiarem e destacarem os responsáveis por novas tendências do mercado. Todos os prêmios (e foram poucos) foram inquestionáveis. Todos os premiados e profissionais destacados fazem parte de um novo contexto publicitário, com estilos próprios, mas altamente eficientes sob todos os aspectos. Armando Strozenberg e a diretoria do jornal O Globo estiveram presentes para receberem o Grande Prêmio de Campanha do Ano - "O mundo está no Globo" que foi a campanha responsável por um novo conceito de criação para veículo de comunicação. Washington Olivetto demonstrava ser também criativo ao se vestir e para receber o prêmio de Agência do Ano para a W/GGK, usou uma túnica e calças (pantalonas) de seda negra com um discreto laço no pescoço também de seda, só que azul rei, estilo dark chic. Para surpresa de todos, Olivetto subiu ao palco para dizer, visivelmente emocionado. "muito obrigado".
Outro que não conseguiu segurar a emoção foi Eduardo Fischer, o Publicitário do Ano, presidente da F.J.Y &R. Em seu discurso, Eduardo destacou a confiança que ele tem no negócio publicitário, agradeceu às lideranças publicitárias do passado e saudou os publicitários do futuro e a honra por ser, aos 31 anos de idade, o mais novo profissional do mundo a ocupar o cargo de presidente e a receber, no Brasil, o destaque de "Publicitário do Ano".
Mas a emoção maior ficou por conta de Marcio Moreira, Vice-Presidente Mundial de criação da McCann que, de garoto pobre do interior de São Paulo, é atualmente o mais respeitado profissional de propaganda do mundo, sendo responsável por toda a estratégia de comunicação da Coca-Cola mundial. Na presença do pai, Marcio declarou que, antes de tudo e apesar de tudo, ele ama o País em que nasceu e que, hoje, a propaganda brasileira é muito bem vista no mercado internacional graças à qualidade e ousadia de suas peças.
Estiveram presentes também profissionais de todos os estados brasileiros, entre eles, Almir Salles da Setembro de Minas, Cecília de Freitas, da Grupo Nove de Pernambuco, Carlos Montalvão, diretor da Spaço, de Sergipe, e muitos outros.
Terminada a entrega dos prêmios, a noite continuou com jantar e show do Billy Eckstine, veterano cantor da década de 30, quando ainda era barítono. As fotos foram cedidas gentilmente pelo Jornal do Commercio.
Prêmio Colunistas Nacional 1987 - Jarbas Nogueira, Júlio Cesar Santos, Marcio Ehrlich e Armando Strozenberg Prêmio Colunistas Nacional 1987 - Nizan Guanaes e Marcia Brito
Jarbas Nogueira e Júlio Cesar Santos, de O Globo, Marcio Ehrlich, doretpr da Dinâmica e vice-presidente da Abracomp, promotora do evento, e e Armando Strozenberg, presidente da Contemporânea Nizan Guanaes, da W/GGK e o cliente Valisèrem receberam de Marcia Brito o prêmio pelo outdoor do ano: "O primeiro soutien jamais se esquece".
Prêmio Colunistas Nacional 1987 Prêmio Colunistas Nacional 1987
Premiados e seus convidados na festa do Colunistas Nacional  

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

ANÚNCIO COMPARATIVO
Giovanni para Copacabana Palace: Gli Alberghi - Il CopaO Copacabana Palace vai veicular, na edição especial sobre o Brasil da revista italiana Tutto Turismo, que será publicada no mês de julho, um anúncio de meia página criado pela Giovanni & Associados, que marcará o inicio de uma fase comparativa na Comunicação do Copa. O título da peça é "Gli Alberghi. Il Copa", ou em português, "Os Hotéis. O Copa".
O anúncio, criado por Adílson Xavier, Vicente Nolasco e Guto de Paula, procura realçar, de maneira sutil, a diferença entre o Copacabana Palace e os demais hotéis cinco estrelas: seu requinte e tradição. No alto da peça, cadeiras dos mais modernos estilos são apresentadas representando a modernidade e grandiosidade dos outros hotéis. Mais abaixo, uma cadeira de estilo colonial é colocada de modo a destacar toda classe e tradição do Copacabana Palace, o único hotel cinco estrelas, do Rio, tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional.
Segundo Adilson Xavier, diretor de Criação da Giovanni, a necessidade de uma modificação no estilo de comunicação do Copa começou a ser sentida a partir do surgimento de um número cada vez maior de hotéis ultramodernos, construídos verticalmente e com grande capacidade de ocupação, o que realçou ainda mais as características do Copacabana Palace, um hotel de tamanho médio, construção horizontal, grandes espaços e com uma carga de tradição que pode ser sentida em cada detalhe de seu ambiente.
Além disso, este ano, o Copa está completando o seu 65º Aniversário, e a comemoração de uma data como essa não poderia deixar de merecer uma cuidadosa reavaliação na linha dos trabalhos desenvolvidos, até agora, para o Hotel. O resultado dessa iniciativa foi a obtenção de uma linguagem mais agressiva e que deverá destacar as mensagens do Copa, assim, como o próprio Hotel se destaca, hoje, na paisagem de edifícios altos da Avenida Atlântica.
A ficha técnica é a seguinte: Produção Gráfica, Paulo Moraes e Andréia Cavalcante; Mídia, João Carlos de Moraes Rego; Fotografia, Garrido e Aprovação, José Eduardo Guinle e Cristina Abdalla.

DPZ COM NOVIDADES
Mudando a configuração que o mercado costuma dar ao cargo de diretor de departamento de RTVC, a DPZ acaba de contratar Sérgio Augusto Andrade Filho, o Rapinha.
O Rapinha já trabalhou em produções para clientes como Esso, Nestlé, Volkswagen, Mc Donald's. Sua experiência vai permitir um diálogo mais direto com as produtoras e com os clientes, além de beneficiar o trabalho da criação e do próprio RTVC da agência.
Luciana Salles, redatora, ex­McCann-Erickson, foi contratada pela DPZ para fazer dupla com Fernando Lion.
Juntos, vão atender as seguintes contas: Deca, Duratex, Fortaleza Tecidos, Água Prata, Café União entre outras.
Na sua primeira entrevista na DPZ, acho que não teria a menor chance de ser contratada pelo fato de estar grávida.
Hoje, ela espera criar por dois.
Mauro Perez, sai da Grad, Dammann e vai para a DPZ.
Na Grad, Mauro fazia direção de arte, para o BCN, Basf Hoescht, entre outras e Polo By Kim - campanha que lhe rendeu medalha de prata no 12º anuário do Clube de Criação, além de ser uma das campanhas finalistas no Prêmio Abril 88.
Na DPZ, Mauro fará dupla com a Renato Namo e passará a atender Banco Itaú, ltautec, Nestlé, Tabacow, Estrela, Johnson e Johnson, GM, entre outros.
Luísa Petit, que passou dois anos trabalhando ao lado dos melhores fotógrafos da Espanha, fez um curso de fotografia e dois de línguas: espanhol e catalão, agora passa a fazer parte da equipe da DPZ, junto com Willie Biondani e Manolo Moran.

GENTE NOVA NA TANDEM
Felipe Rodrigues (ex-Brasil América) é o novo integrante da equipe da Tandem Comunicações para fazer dupla com Guilherme Torres. Chega também á agência Gilvan Chegure (ex­Professa) para atuar na coordenação do departamento de mídia.