Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Prêmio Colunistas/Rio vai ser entregue a 8 de junho.
Agência |
G. Prix
(X 7) |
Ouro
(X 5) |
Prata
(X 3) |
Bronze
(X 2) |
Pontos |
Artplan |
2 |
11 |
3 |
1 |
80 |
Contemporânea |
2 |
4 |
5 |
|
49 |
Salles |
|
4 |
1 |
|
23 |
Giovanni |
|
1 |
5 |
1 |
22 |
VS Escala |
1 |
1 |
2 |
1 |
20 |
J.W.Thompson |
|
3 |
1 |
1 |
20 |
Provarejo |
|
3 |
1 |
|
18 |
Expressão |
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2 |
2 |
|
16 |
DPZ |
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1 |
3 |
|
14 |
Standard |
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2 |
1 |
|
13 |
MPM |
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2 |
1 |
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13 |
Esquire |
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2 |
1 |
|
13 |
Já está marcada, para o próximo dia 8 de junho, a grande festa de entrega dos diplomas aos vencedores do VII Prêmio Colunistas-Rio, os melhores da Propaganda Carioca em 1987. A festa será no Hotel Intercontinental, com um coquetel e jantar, seguido por um audiovisual no qual serão mostrados todos os trabalhos premiados.
PREMIADOS
Julgado em fevereiro último, o VII Prêmio Colunistas-Rio premiou 94 trabalhos de 27 agências. Foram 5 Grandes Prêmios, 43 Medalhas de Ouro, 39 de Prata e 7 de Bronze.
Como Agência do Ano foi escolhida a Giovanni & Associados. O Publicitário do Ano, segundo o Júri, foi Paulo Rolf, Vice-presidente da Artplan, e o Profissional de Propaganda do Ano, o diretor de comerciais Carlos Manga. O Grande Prêmio de Anunciante do Ano foi concedido à Pepsi e o de Veículo do Ano ao Jornal do Comércio.
CERIMÔNIA
No total, tiveram trabalhos premiados no VII ColunistasRio 65 empresas anunciantes, cujos representantes, junte com suas agências, subirão ao palco no dia 8 de junho para receberem seus diplomas.
Como todo ano, esta promete ser uma das maiores festas da Propaganda Carioca, digna deste que é sem dúvida alguma, o maior prêmio da nossa propaganda.
As reservas de mesas e adesões individuais para a festa do VII Prêmio Colunistas-Rio estão abertas na Dinâmica de Comunicação, pelo telefone 552-4141. com Mônica Morel.
DOZE MAIS.
Veja a seguir um ranking com as agências que obtiveram os dez melhores resultados no VII Prêmio Colunistas-Rio, em número de pontos. Para estes cálculos, cada Grande Prêmio valeu 7 pontos, enquanto Ouro valeu 5 pontos, Prata 3 pontos, Bronze 2 pontos. Em caso de empate, prevaleceu quem teve maior número de medalhas ou persistindo o empate, quem conseguiu o prêmio maior.
Bom exemplo
Utilizando a filosofia "Working together to be the best", criada evidentemente pela matriz norte-americana, a GTE Sylvania do Brasil resolveu apostar no conceito de qualidade total. Para isso, o controle de qualidade, que antes era a atividade de um determinado setor da empresa, passou a envolver todas as suas áreas. Com isso, a empresa excede aos padrões normais de qualidade e oferece ao consumidor um produto adequado. Segundo informações da própria empresa, esta política empresarial é também adotada por todas as fábricas da GTE distribuídas pelos cinco continentes e teve como resultado desse trabalho, a queda no índice de defeitos em todas as linhas de produtos.
V.S. entra na trilha do ouro mineiro
A V.S Escala colocou um dedo em Minas e conquistou uma conta que é jóia pura: a rede de joalherias Manoel Bernardes, uma tradicional empresa de comercialização de pedras preciosas atuando no mercado mineiro há muitos anos.
A agência de Valdir Siqueira e Lula Vieira (Olé) está botando pra quebrar e confirma que este ano do dragão ela "deu o pulo do gato com todos os sete fôlegos que tem de direito". Atualmente, atendendo clientes do porte da Fleischmann & Royal, Citibank, Ministério da Saúde, Ferreira Guimarães, e outras contas muito interessantes de nosso mercado. A prova da eficiência da dupla, que na verdade é um trio com o Carlão Alberto Carmo na diretoria de atendimento, além de sua expansão para o mercado de Minas, Uai, é o fato de, ACREDITEM, estar contratando gente, dando uma boa mexida nesta inércia nacional. Da Salles, vieram dois profissionais da pesada para a supervisão de contas: Kleber Nina, que também já foi da Almap, e Felícia Brafman, com passagem também na SGB. Na área de criação, foram contratados Bernardo Mariani (ex-Contemporânea) para fazer dupla com Danilo Peres (ex-Denison), e a redatora Irene Meinberg (ex-MPM) que fará dupla com Fernando Farah, cria da casa.
Mau exemplo do Shopping Show
Poucos veículos de comunicação tiveram a coragem de levantar o assunto. Mas não se pode omitir a insensibilidade do BarraShopping, que está sendo responsabilizado pela matança de mais de 200 toneladas de peixes e animais da Lagoa de Marapendi, pela displicência de não manter revisado o seu processador para lixo degradável.
Querer, através de massificadora propaganda se lançar como "Shopping Mãe" é, a meu ver, uma atitude de marketing. Uma atitude do velho posicionamento (de e no) mercado, trazidos e praticados apenas por poucas e sérias empresas americanas ou brasileiras. Se o BarraShopping, que faz parte da maior cadeia de shoppings centers do país, ainda não despertou para os projetos sociais através de uma estratégia de comunicação voltada também para a ecologia (como fazem todas as grandes empresas americanas em seu país, é claro) e não apenas para obedecer a seu calendário promocional de vendas, ele, o maior shopping carioca, está correndo sério risco de imagem. Um caso de antipatia a níveis intoleráveis.
A Rádio Fluminense FM abordou o assunto de forma jornalística muito criativa e, dentro de uma linguagem jovem de rádio, inclusive usando recursos de sonoplastia informou a catástrofe ecológica do shopping com a voz funesta do locutor. A atitude do BarraShopping, daí por diante, será de SOS em todos os sentidos de seus canais de comunicação. A começar, reparando esse erro, fazendo alguma coisa grandiosa para a ecologia e a população do Rio de Janeiro.
Mart Center lança campanha ousada
O São Paulo Mart Center, o maior distribuidor da moda do País, está para detonar, a partir de 15 de maio, uma ampla campanha publicitária e promocional, orçada em 40 mil OTNs, equivalentes a 45 milhões de cruzados.
O objetivo é atrair a atenção dos milhares de lojistas e revendedores brasileiros de moda que visitarão a capital paulista na semana de 6 a 10 de junho por ocasião da realização da Fenit, no Parque Anhembi.
A cargo da Biondi e Associados, a campanha terá inicio com a distribuição de uma mala direta para 145 mil lojistas e revendedores de moda. E prosseguirá com a veiculação de anúncios nos principais jornais, emissoras de rádio e out-doors na capital e interior do País.
Além disso, utilizará mídia alternativa, tais como estandes de atendimentos nos aeroportos e terminais rodoviários, displays em agência de viagem e distribuição de folhetos numa rede de 30 hotéis paulistanos.
Um dos lances mais curiosos da campanha que será veiculada pela emissora Jovem Pan-FM é a criação do "agente" Mart Center. Trata-se de um repórter que visita as principais butiques e lojas de roupas da capital perguntando se o lojista conhece o São Paulo Mart Center e oferecendo ainda a oportunidade ao entrevistado de transmitir o nome e endereço do seu estabelecimento e as ofertas da semana.
Novo catálogo de brindes para o mercado
A Bríndice Publicações e Propaganda Ltda. surgiu da associação de Wilson Bigarelli, produtor gráfico há mais de 30 anos, e Luiz Roberto Correa Salvador, voltado à área comercial há cerca de 18 anos, sendo que parte deles em veículos semelhantes.
"Ao constatarmos uma lacuna no mercado em relação à falta de opção para veiculações por parte das empresas, fabricantes de brindes e presentes, assim como o crescente aumento do número das mesmas - hoje existem mais de 1.000 empresas produzindo brindes e presentes - é que nos juntamos na empresa", afirma Bigarelli.
Nosso objetivo, além de oferecer um veículo optativo, foi favorecer a participação de todos os níveis de empresas em um catálogo de grande penetração, e por isso nos preocupamos especialmente com um baixo custo operacional.
Todos os anunciantes receberão 3.000 reprintes e o fotolito do seu anúncio, que é inteiramente produzido pela Bríndice", continuou.
A confecção do fotolito e a impressão do catálogo estão sendo executadas pela Gráficos Burti, o que representa um aval em sua qualidade.
Será a 4 cores, seu tamanho de 22,5 x 29 cm e terá como ponto alto a padronização visual.
Sua tiragem será de 25.000 exemplares, os quais serão distribuídos gratuitamente às 20.000 maiores empresas e 300 maiores agências de propaganda a nível nacional.
O Bríndice foi lançado no mercado com 112 páginas, agregando mais de 70 anunciantes e cerca de 800 itens, na maioria novidades.
Para que o Bríndice se tornasse realidade foi feito um investimento inicial de Cz$ 9 milhões, e apurada uma receita bruta de Cz$ 25 milhões.
A Bríndice, além da confecção de catálogos, dá assessoria às empresas em relação a todo seu planejamento visual impresso, assim como folhetos e malas diretas.
Do Mercado •Do Mercado • Do Mercado
NORTE SHOPPING INVESTINDO EM MARKETING
Ricardo Cid é o novo gerente de marketing do Norte Shopping. Além de otimizar eventos culturais, de esporte e de lazer, o publicitário pretende desenvolver projetos de treinamento de vendas disponível a todas as equipes das 165 lojas do shopping.
"O meu departamento será uma consultoria de negócios a todos os lojistas", afirma Ricardo Cid.
PERNAMBUCANAS AJUDANDO NA CULTURA
Dando continuidade ao seu Projeto Cultural para Escolas, as Pernambucanas estão distribuindo para os professores de escolas públicas e particulares, um poster editorial sobre o Dia da Abolição.
O primeiro foi sobre o dia 21 de abril - Tiradentes.
O da Abolição - "100 anos de liberdade" enfoca com texto e ilustrações, a história do negro no Brasil desde a sua chegada até 1888, ano da abolição da escravatura.
O Projeto Cultural para Escolas das Pernambucanas tem como objetivo fornecer aos professores material didático para a divulgação de datas e temas importantes da história do Brasil.
EMBALAGENS: FIEPAG TERÁ "STAND" MOSTRANDO PROCESSO DE FABRICAÇÃO
Quatro monitores de vídeo mostrarão num filme de doze minutos, produzido pela Cup's, todo o processo de fabricação do papel e da embalagem, durante a 11ª Fiepag - Feira Internacional de Embalagem Papel e Artes Gráficas, que será realizada no Pavilhão de Exposições do Parque Anhembi, em São Paulo, a partir da próxima quarta-feira (11). Os vídeos estarão sendo exibidos no stand da Papirus Indústrias de Papel, atualmente uma das principais exportadoras de cartão duplex do País (comercializa para 25 países), que participará da Fiepag com um stand de 200 metros quadrados, com toda a sua linha de produtos. A Fiepag funcionará até o próximo dia 17, das 10 às 20 horas, exclusivamente para indústrias, fornecedores, comerciantes e técnicos do setor.
CELITE MELHORA PRODUTIVIDADE COM CESTA BÁSICA A SEUS FUNCIONÁRIOS
Pesquisas feitas recentemente pela Organização Mundial de Saúde apontam que o brasileiro é um dos povos mais subnutridos do mundo, sofrendo de carência vitamínica que provoca prejuízos a seu desenvolvimento intelectual e a consequente diminuição no ritmo de trabalho. Baseada nesses dados, através de seu Departamento de Recursos Humanos, a Celite acaba de criar um projeto, posto em prática inicialmente em sua fábrica no Nordeste (Recife), visando minimizar esta situação entre seus funcionários.
Trata-se uma cesta básica com gêneros alimentícios de primeira necessidade (arroz, feijão, óleo, açúcar, macarrão, leite e doces), entre outros mais totalizando 25 produtos, equivalendo a duas OTN's mensais por cesta de custo líquido para a empresa, que vende a seus 400 empregados por Cz$ 250,00, a preços simbólico.
Segundo Martins Ribeiro, gerente de Recursos Humanos da Celite, a empresa pretende, com essa política de benefícios, instituir a cesta básica também para suas fábricas de Minas Gerais (Santa Luzia) e de São Paulo (Capital). Ele acredita também que esta política deveria ser seguida por todas as indústrias, "porque não adianta ficar esperando, já que a fome crônica do brasileiro é uma realidade que está aumentando em projeção geométrica, à medida em que diminui a renda per capita e aumenta a inflação". Martins diz ainda que essa nova medida tem se revertido em aumento de produtividade e, com esses resultados positivos, a Celite pretende investir mais na área de Recursos Humanos, a partir também da implantação de cursos de alfabetização em todas suas fábricas. |