Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 08/JAN/1988
Marcia Brito

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

A titular desta coluna, Marcia Brito, retira-se, temporariamente, da Janela, para um merecido período de férias. Para não interromper o fluxo de informações, assumimos, com modéstia, este espaço.
O INTERINO

Anúncio da Vulcan premia a Giovanni

A Giovanni & Associados acaba de conquistar um Prêmio no Festival Íbero Americano de Publicidade, realizado este mês, em Punta Del Este, com o filme "Kendô", criado para a Divisão de Tubos e Conexões da Vulcan.
O filme mostra dois lutadores de Kendô travando um duelo no qual, em vez dos tradicionais bastões, eles usam tubos de PVC da Vulcan. Numa evolução que sugere o clima exato de uma luta original, acompanhado de uma trilha misteriosa que acentua o tom de tensão e expectativa, os lutadores se atacam chocando os tubos com violência numa sequência rápida de golpes.
Ao final, os dois lutadores, que se revelam um engenheiro e um mestre de obras, demonstrando cansaço, deixam cair os tubos e o locutor entra em off: "Tubos e Conexões de PVC VULCAN. Mais confiança para a luta do dia-a-dia". Em seguida, a câmera mostra os dois lutadores retirando as máscaras para afirmar: "Esse aguenta mesmo".
A ficha técnica da campanha é a seguinte: Criação, Adilson Xavier e Jeovah Santos; RTVC, Leonardo Servolo e Sula Neme; Produtora, Yes Rio; Direção de Fotografia, Carlos Pacheco; Direção, Chico Abreia; Cenografia, Jussara Maria; Trilha, Criação em Pauta Ary Sperling; Autorização, Eduardo Roquete e Paulo Kropsch.

Novelli vai diversificar outdoors

A Novelli Karvas Publicidade, empresa que atua no ramo de "outdoors", painéis e luminosos, pretende diversificar sua presença no mercado e, para isso, acaba de licenciar cinco personagens estrangeiros através de um contrato com a Ica Press, além de outros nacionais. A empresa desenvolveu o Viniposter voltado para o setor de decoração e brinquedos, que numa produção inicial deve chegar a 6 mil por mês.
Feito de PVC, um material de plástico laminado e hoje empregado também nos painéis publicitários espalhados pela cidade, o pôster foi produzido nas versões do He-Man, Gorpo, Pantera Cor-de-Rosa. She-Ha e Barbie, entre outros. Com 47 de largura por 65 de altura. o novo produto está sendo divulgado numa campanha publicitária comandada pela própria Novelli em 55 "outdoors" pertencentes à empresa. "O desenvolvimento do Viniposter é um projeto que teve inicio há algum tempo, sendo finalizado apenas depois de a empresa ter sido procurada pela Ica Press, que detém os direitos dos personagens no Brasil", explica Renato Novelli Filho, diretor de marketing da Novelli.
Para Pérola Trigo Raya, representante em São Paulo da Ica Press, a produção deste pôster está relacionada ao "know-how" da empresa nesse segmento, no entanto foi a partir do seu trabalho desenvolvido em conjunto com a Novelli que o produto materializou-se. "Acreditamos que o setor de 'licensing' no Brasil esteja crescendo, principalmente quando negócios e novos produtos são lançados em função do trabalho de apoio que as empresas de licenciamento dispensam aos fabricantes" - argumenta Pérola.

Maximarketing, de Rapp e CollinsMaximarketing chega ao Brasil

A segunda metade da década de 80 está sendo profundamente afetada por alterações no comportamento de consumo que irão modificar definitivamente a história do marketing. Antevendo essa nova e irreversível realidade, Stan Rapp e Tom Collins escreveram Maximarketing, um livro que está revolucionando as práticas convencionais de marketing e publicidade nos EUA e que acaba de ser lançado no Brasil pela Coleção Eficácia Empresarial, uma iniciativa da editora McGraw-Hill e da Madia e Associados Consultoria Internacional de Marketing, com uma tiragem inicial de 10 mil exemplares.
Enquanto as décadas de 50/60 foram o apogeu da prática do marketing de massa e a década de 70 marcou o inicio da segmentação do mercado por especialização, os anos 80, por sua vez, revelaram o marketing de nicho, específico cada vez mais às necessidades individuais do consumidor. Maximarketing é uma nova proposta para este final da década: o marketing do um-a-um.
Os autores, dois publicitários fundadores da Rapp & Collins, uma das mais bem sucedidas agências de publicidade por resposta direta do mundo, questionam a fundo a eficácia do convencional marketing de massa, em contraposição a uma sociedade de múltipla escolha onde se delineia o início da ciência da identificação de uma "Era do Consumidor Endereçado". Propondo como ferramental básico de trabalho dos profissionais de marketing, bits de informações personalizadas estocadas em um data-base, Maximarketing é uma solução eficaz para evitar o desperdício de verbas em mídias abrangentes e promoções de massa, cativando um mercado praticamente exclusivo e fiel; clientes para sempre.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

• A Rede Nacional de Shopping Centers - Renasce, empresa que administra o BarraShopping. MorumbiShopping, Parkshopping, BHShopping e RibeirãoShopping escolheu, através de concorrências de criação entre as agências que atendem as contas de seus shoppings, a campanha de Natal que está sendo veiculada - "Eu acredito", criada pela MPM de Ribeirão Preto. A campanha tem uma mensagem muito forte que estimula a fantasia da gente que, de uma maneira geral, insiste em acreditar no que não existe.
• A Frutop, empresa do Grupo Jereissati no Ceará, está lançando no mercado a linha de leite de coco Menina com ácidos naturais que eliminam a necessidade de qualquer conservante químico. Além de lançar a nova linha de Leite de Coco sem conservantes químicos, a marca Menina é pioneira no mercado também em inserir data e validade do produto na embalagem e segmentar o mesmo em 3 categorias: integral, baixo teor de gordura e desnatado, além da qualidade exportação que atende todas as exigências dos mercados externos.
• A Janela Publicitária está de agenda cheia e tenta retribuir as atenções dos amigos Sérgio Zobaran, Cláudio Carvalho, Eduardo Guinle, Diretoria do GAP, Technos Relógios, Vulcan, etc., empresas que proporcionam a seus amigos e funcionários o tradicional encontro de final de ano.
• O redator Octávio Moreira Lima e o diretor de arte Eduardo Machado formam, agora, mais uma dupla de criação na Tandem. E, para reforçar o departamento de criação, a Tandem contratou Murilo Hasselmann, ex­Mental Mark.
• A CBB&A/Propeg-Rio, dirigida por Viviano Caldas, acaba de conquistar a conta da Ameise, segundo a agência, líder do mercado de empilhadeiras elétricas no Brasil.
• E a MPM, que muito antes da Lei Sarney já patrocinava eventos e produzia edições especiais com autores brasileiros, pelo 14º ano consecutivo lança um livro especial e inédito, como brinde para seus clientes e amigos. Este ano, a MPM editou o primeiro romance de estreia de Luís Fernando Veríssimo, "O Jardim do Diabo". Ao escolher Veríssimo para ser o autor do livro­brinde da agência. a MPM está homenageando nesse ano em que comemora seus 30 anos, uma "prata da casa", já que Veríssimo foi funcionário da agência de Porto Alegre e até hoje é seu colaborador.
• A Giovanni & Associados, que este ano foi uma das agências cariocas que mais investiu produtivamente no mercado, acaba de contratar o redator e escritor Antônio Torres, que estava na Scali.
• O sucesso das latas transcende o litoral carioca. Prova disso é o novo lançamento da Nestlé, que neste final de ano está propondo o panetone de latinha, utilizando o tradicional leite moça que, além de dar maciez e sabor à massa, fornece também a forma para assar e presentear.
• Encerra hoje o curso Design Trends que tem mostrado aos cariocas os novos caminhos do desenho industrial através da experiência do arquiteto italiano Davide Mercatalli, que atua tanto na área de desenho de produto como em comunicação visual e propaganda.
• O conhecido publicitário José Ponce de Leon assumiu a diretoria executiva da Garden, do batalhador Flávio Gomes de Mattos.
• A Nova Ideia acaba de conquistar a conta de Assessoria de Imprensa da Mundial Artefatos de Couro.
• O Departamento de Comunicação da PUC - RJ está de parabéns pela organização da sua I Feira de Comunicação, recentemente realizada e que contou com a participação dos mais conceituados profissionais do mercado publicitário brasileiro.
• Washington Oliveira, diretor de Arte da Publicidade Archote, de São Paulo, é o ganhador do concurso promovido pela Editora Meio e Mensagem, que elegeu a melhor capa do Anuário Brasileiro de Propaganda, que em 88 completa seu vigésimo aniversário. O concurso esteve aberto a todos os profissionais que trabalham em agências de propaganda, estúdios fotográficos ou de arte, e teve como tema os 20 anos de atividade da editora em relação aos anuários. O prêmio, que será entregue no dia 26, será um automóvel perua Marajó.
• Bola preta para a ABP. Pela primeira vez, em 50 anos, a tradicional entidade do mercado dormiu no ponto e deixou passar em brancas nuvens o dia 4 de dezembro, Dia da Propaganda, que tradicionalmente era comemorado com uma grande festa de confraternização entre os profissionais do ramo. Este ano, a ABP resolveu premiar a jornalista Belisa Ribeiro, Assessora de Comunicação do Governo, com um prêmio publicitário novo: o de Assessora de Comunicação do Governo. Toda a diretoria da ABP aplaudiu a escolha.
• Correspondências para a Janela: Praia de Botafogo, 340, grupo 210 - CEP: 22271 - Rio - RJ.