Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Promoção mostra sua força na festa dos melhores do ano
|
|
Alexis T.Pagliarini, diretor de promoções da DPZ, Ademar de Cicco, assistente de promoções e Moacir Galo, gerente de promoções da Souza Cruz. |
Moacir Galo, gerente de promoções da Souza Cruz, discursa após receber de Marcio Ehrlich, presidente do júri, o diploma de "Cliente de Promoção do Ano". |
|
|
João Madeira, Gerente de Promoções da shell recebe desta colunista seu diploma de "Destaque do Ano" |
Roberto Leal, V.P. de Operações da Thompson-Rio, Celso Bittencourt, gerente de Promoções, Eugênio Romaguera, gerente de marketing da Pepsi, Ricardo Oliveira, supervisor de grupo e Antonio Kriegel, diretor de marketing, recebendo o prêmio de Armando Ferrentini |
|
Ao centro, José Guilherme Vereza, da Denison, recebe os prêmios entregues por José Roberto Whitaker Penteado. |
|
O grupo de dança com o sósia de Michael Jackson, uma promoção da Thompson. |
|
Timothy Latta, bailarino do grupo de dança Momix, fez sucesso se apresentando na festa. |
|
Ele também incluiu o Monitor Mercantil em um de seus quadros de dança. |
O mercado publicitário carioca viveu uma noite de grandes emoções durante a festa de entrega do VI Prêmio Colunistas Promoção, realizada na segunda-feira passada e que contou com a presença de profissionais de agências e clientes da área de promoção que tiveram seus esforços reconhecidos nacionalmente pelo júri do "Colunistas". Por sugestão da organização, algumas agências aproveitaram para se apresentar promocionalmente, mostrando em 10 minutos qualquer promoção que, a seu critério, melhor divulgasse o próprio empenho criativo e flexibilidade promocional.
A agência Tandem, premiada com a medalha de ouro com a peça "Rio Eu Gosto de Você", para a Prefeitura do Rio, na categoria "Assinatura ou Selo", fez uma brincadeira que, no contexto geral, se mostrou uma promoção eficiente e criativa: na entrada do evento os convidados eram abordados gentilmente por suas simpáticas recepcionistas para participarem de um sorteio. Com cartelas que reproduziam o layout já famoso da "boquinha", homens e mulheres passavam batom vermelho e dava um beijinho para completar o "Rio (com a boquinha vermelha) Eu Gosto de Você". A promoção dava direito a um vale cheque Boca-Livre para jantar de 2 pessoas em qualquer restaurante do Rio. É claro que foi muito divertido ver os "machões" do mercado fazerem biquinho e com as boquinhas vermelhas darem beijinhos no papel E foi com a boquinha ainda vermelha que o sortudo e também premiadíssimo Zeca Barroso subiu ao palco para receber, além de seus prêmios, o cheque Boca-Livre da Tandem.
Já a agência Cláudio Carvalho, que ganhou a medalha de prata da categoria "broadside" para seu cliente Faet, optou por colocar lindas modelos vestidas com camisetas vermelhas com a marca da agência na frente e escrito atrás "Eu ganhei o VI Prêmio Colunistas". Um detalhe: as moças, que eram verdadeiras peças promocionais, entregavam camisetas a todos os premiados do evento. Sempre usando muito bem as oportunidades, a Cláudio Carvalho patrocinou o apresentador Fernando Vanucci, que, como de costume, mostrou sua competência se tornando um show permanente durante todo o evento.
A J.W.Thompson, ganhadora da medalha de prata de "Eventos Promocionais Esportivo" com o evento "Fórmula Esso", da medalha de ouro "Comercial de Promoção de Vendas" com o "Fórmula Esso", e também da ouro de "Display sem Produto" com a peça "Espelho" para a De Beers, além de seu cliente Pepsi-Cola ter merecido o Grande Prêmio de "Fato Promocional do Ano" por todo o esforço promocional realizado para a recolocação do produto no mercado brasileiro, mostrou ao vivo toda sua capacidade promocional na apresentação do espetáculo de mudança no qual o sósia brasileiro de Michael Jackson e uma jovem equipe de bailarinos que dançaram a música BAD, seguindo a mesma coreografia do vídeo clip promocional do disco, mas com dublagem e letra adaptada para promover os serviços da agência. O aproveitamento da figura de Michael Jackson - que foi o principal responsável pela virada da Pepsi nos Estados Unidos, foi na minha opinião, uma grande sacada de oportunidade da agência para a festa.
Uma promoção que manteve a festa em clima constante de surpresa, diversão e altíssimo astral foi realizada pela agência Contemporânea. Utilizando um aparelho telefônico que tocava intercalado com os shows e entregas de prêmios, entrava na linha para parabenizar os presentes as vozes de Paulo Francis, Pelé, Roberto Carlos, Ulisses Guimarães etc, personagens muito bem imitados pelo humorista João Kleber. Os textos - que obviamente tinham a ver com o setor publicitário e que fizeram o público rir muito foram mais uma obra criativa da genialidade de Mauro Matos, Diretor de Criação da agência. A apresentação de João Kleber com suas imitações também deu um brilho a mais ao evento.
O departamento de promoções da DPZ, dirigido por Alexis Thuller Pagliarini foi responsável pelo grande show da noite que deixou todas as pessoas presentes verdadeiramente encantadas. Como a agência DPZ conquistou todos os seus prêmios do Rio de Janeiro para seu cliente Souza Cruz, que também foi o ''Cliente de Promoção do Ano, recebendo medalha de prata de Campanha Promocional de Produto Cultural, com "Carlton Dance Festival", medalha de bronze ainda na mesma categoria, com "Evita", bronze de Evento Institucional com o ''Carlton Dance Festival", ouro de "Cartaz ou Poster de Produto Cultural" com o "Festival de Inverno de Campos do Jordão" e prata, ainda na categoria, com o "Balé de Bolshoi", e prata de Papelaria, com "Charm D'Charm", a DPZ patrocinou para a festa nada mais, nada menos, do que três quadros do bailarino Timothy Latta, integrante do balé Momix que esteve no Brasil recentemente, também em uma promoção da Souza Cruz. A cada apresentação de Timothy, o público de pé, vibrava aplaudindo e pedindo bis.
Os trabalhos cariocas que foram premidos no Colunistas Promoção, a participação e o empenho das agências na busca de atitudes promocionais para seus clientes é mais do que uma prova de que o mercado carioca está pronto para qualquer desafio. Os maiores clientes brasileiros que efetivamente investem em promoções, sejam elas esportiva, ou cultural, estão aqui: Souza Cruz, Pepsi, Coca-Cola, IBM, Brahma, Skol, Shell e muitos outros que, a exemplo das empresas citadas, devem investir em promoção aqui mesmo. Talento e competência são qualidades que não faltam aos nossos profissionais.
E os resultados positivos para a empresa aparecem na própria força de seus nomes.
|
|
Paulo Kresh, diretor administrativo da Faet, assumiu publicamente que vestiu a camisa da agência; Claudio Carvalho e Armando Ferrentini |
Jeferson Barros, assessor do gabinete do Prefeito do Rio, Ricardo Galletti, diretor de criação da Tandem e esta colunista. |
|
|
Waldemar Mariano da Costa Jr., gerente de Comunicações da IBM, Valdir Siqueira, diretor de operações da V.S.Escala e Marcia Brito |
Marcio Ehrlich, o humorista João Kleber, Arnaldo Cardoso, Mauro Matos e Fernando Luís, da Contemporânea. Atrás de Mauro (todo de branco) está Fernando Marinho, diretor de marketing do Barrashopping. |
|
Anúncio criado pela agência Giovanni e veiculado pela Abap-Rio ao lado da Janela Publicitária. |
|