Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 23/OUT/1987
Marcia Brito

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Comercial da Technos gera nova gíria.

Standard para Technos: Que relógio
Cena do comercial da Technos. Que sucesso, hein?

Voltou ao ar, junto com a Hora Certa do Jornal Nacional, o comercial "Que relógio!", da Technos Relógios para sua linha Mariner Plus, e que, desde sua primeira veiculação, vem tendo uma das maiores repercussões na história da empresa como anunciante de televisão.
Criado pela Standard Publicidade, o comercial - cuja versão integral tem sido exibida nas redes Bandeirantes - mostra uma mulher, que acaba de sair do banho, escolhendo seu Technos Mariner Plus para vestir. Após experimentar algumas das várias combinações de pulseiras que o estojo permite, ela sai de casa vestindo apenas seu relógio. Afinal, como diz o locutor, com Technos Mariner Plus as pessoas se sentem tão bem que se esquecem do resto.
Mas o humor -- e outra grande razão para o sucesso do filme -- está no momento em que a mulher sai nua do elevador e dois homens a acompanham embasbacados. Enquanto um diz "Você viu?", o outro responde "Que relógio, hein?".
Esta gag acabou gerando uma nova gíria através do País, conforme já registraram diversos jornais e até programas humorísticos de televisão. Tem sido frequente os homens, ao verem agora mulheres de corpo bonito passando na rua, comentarem "Que relógio!", como antigamente se falava "Que avião!".
SEM CENSURA
A repercussão do comercial acabou, também, gerando outro fato curioso. O sucesso de vendas foi tão grande, diz Euniro Farah, diretor comercial da Technos, que os estoques do produto se esgotaram rapidamente, obrigando a que a empresa, enquanto ativava sua linha de produção, retirasse a chamada do ar, substituindo-a pela de outro produto da Technos.
Isto levou a que alguns jornais, apressadamente, concluíssem e noticiassem que o filme havia sido censurado. O diretor da Technos nega terminantemente esta informação, esclarecendo que agora, com os estoques recompostos, o filme pode voltar ao ar, cumprindo sua função mercadológica.
OUSADIA PUBLICITÁRIA
A Technos sempre foi uma empresa de marketing ousado. Seus comerciais já conquistaram algumas dezenas de prêmios em concursos publicitários importantes, como o Prêmio Colunistas. A primeira empresa do setor no Brasil a utilizar a estratégia de marketing de vender relógio como produto de moda, a Technos inclusive mereceu prêmios como o Top de Marketing, da ADVB, o Destaque de Marketing da Associação Brasileira de Marketing, e por três anos seguidos, o Mérito Lojista da Confederação Nacional dos Diretores Lojistas.

Esquire com 15 anos faz debut de jovem equipe.

Esquire 1987
A jovem equipe da Esquire da esquerda para a direita: Alda Bezerra (redatora), Paola Balloussier (RTVC), Anna Visco (atendimento), Gisela Fiúza (diretora de arte), Alberto Garcia (diretor de arte. Atrás: Renato Gentil (produtor gráfico), Bia Brandão (redatora), Mari Ventura (supervisora de mídia) e Cláudia Castro (contato).

A Esquire é uma agência que, aos quinze anos, nada tem de tímida ou encabulada. Pelo contrário, é essa juventude que faz dela uma agência irrequieta, com um apetite incrível para novos projetos. Com estas palavras, o diretor da Esquire, Roberto Bahiense mostrou esta semana o trabalho realizado pela agência nos últimos três meses e aproveitou para apresentar a equipe de jovens publicitários (faixa etária entre 23 e 29 anos), que, segundo ele, "dá conta do recado à base de talento, criatividade e profissionalismo, desenvolvendo campanhas de peso, sempre com excelentes níveis de repercussão".
Sem esconder seu orgulho por ter sido idealizador e formador desta nova equipe juntamente com Clementino Fraga Neto, também diretor da agência, Bahiense nos informou que só nos últimos três meses a Esquire produziu mais de 30 filmes, o que considera uma marca extremamente significativa, na atual situação do mercado. E, conforme nos revelou Bahiense, todo o trabalho da agência tem sido de grande porte, envolvendo pesquisas, testes de campo e acompanhamento dos resultados mercadológicos como aconteceu para o desenvolvimento das campanhas de Scepter, herbicida para soja, e de Matox, exterminador de baratas, que introduziu novos hábitos de consumo em sua categoria. Portanto, na hora de falar dos sucessos - como a conquista do Top de Marketing 87, da ADVB, na área agrícola para o Scepter e várias premiações no "Colunistas" para o Matox, produto lançado em 85 e que volta a veicular sua nova fase da campanha através de comerciais, peças impressas e uma ampla estratégia de merchandising incluída na próxima novela da Globo -, Bahiense nos declarou que o maior orgulho da agência é poder mostrar ao mercado que é possível fazer propaganda com gente jovem, seria e competente. E acrescentou: Apesar de toda a crise, para nós, tamanho não é documento.

Hering investe em campanhas institucionais.

No próximo domingo estará sendo veiculada nacionalmente a nova campanha publicitária da Hering, criada pela Denison Propaganda (SP), cujo slogan "Camiseta Hering é juventude", sempre é um desdobramento da campanha anterior, lançada em abril, e que tinha como tema "A juventude sempre teve seus símbolos desenhados numa camiseta" - de caráter mais institucional, onde a história e importância da camiseta como peça promocional é contada através dos movimentos contestatórios dos jovens nas últimas quatro décadas.
Segundo informações da empresa, o investimento em comunicação, promoção e propaganda neste ano chegou à cifra de US$ 2 milhões e, este último lançamento teve um custo de US$ 600 mil de produção e mídia.
O comercial, que irá ao ar esta semana, acontece nos anos 50 ao som do rock Blue Suede Shoes, bem no clima do filme "American Graffiti" de George Lucas, e teve produção da Jodaf. Além do filme, a campanha é complementada por uma versão ampliada de 60 segundos, destinada a exibição em cinemas e anúncio para mídia impressa.
Para o diretor de marketing da Hering, Hélio de Castro, as campanhas publicitárias da empresa têm sido direcionadas basicamente a um público jovem e evidenciam a evolução e diversificação que estamos objetivando na área de comercialização. Hoje, além de incorporarmos ao algodão novas matérias-primas na confecção de peças, contamos com quatro linhas de produtos: íntima, esporte/lazer, Special e infantil/bebê.

Brainstorming •Brainstorming •Brainstorming

• Será no próximo dia 27, na Academia Brasileira de Letras, a entrega do Prêmio Jeca Tatu, versão 86. O Jeca Tatu é instituído pela CBBA/Propeg e anualmente distingue o material publicitário que melhor utiliza a linguagem, símbolos e valores da cultura brasileira na propaganda.
• A Aroldo Araújo, que em seus 23 anos mantém um pique promocional incrível, está enviando uma pecinha com uma bola linguiça, acompanhada de um cartão com a seguinte pergunta: Sabe o que a linguiça tem em comum com a turbina de avião? Depois que você enche a bola, conforme indica o cartão, você só tem uma coisa a fazer: Ligar para o Aroldo e perguntar.
• A campanha "Rio eu gosto de você", criada pela Tandem para a Prefeitura do Rio de Janeiro, está sendo modelo em Osaka, no Japão. O Prefeito daquela província está interessado em desenvolver um projeto semelhante ao executado pela prefeitura carioca.
• O jornal Correio Braziliense continua sendo representado no Rio de Janeiro pela eficiência do Grupo Sima, de Affonso Vianna. Inclusive é o próprio Affonso que comunica ao mercado que o Correio Braziliense não possui sucursal no Rio, que contratou a empresa Marketing in Brasil para vender seus projetos especiais e para, temporariamente, cuidar da comercialização do Caderno de Turismo. A Marketing in Brasil não está autorizada a realizar transações comerciais de qualquer natureza para a edição normal do jornal, sendo o Grupo Sima o único representante autorizado e credenciado para comercializar a publicidade das edições normais e diárias daquele jornal. Falou e disse.
• A Sir Laboratório de Som e Imagem acaba de contratar Áurea Helena Silveira (ex-ABAP e GCG) para a sua gerência comercial do Rio.
• As agências Thompson, McCann, Denison, Norton e Standard estão se associando à ABAP-Rio. Mais uma prova da eficiência da nova diretoria encabeça da por Paulo Giovanni.
• Chico Abreia disse "yes" para João Daniel Tikhomiroff e acaba de se associar e assumir a diretoria da Jodaf no Rio.
• Janela Publicitária: Dez anos de informação sobre marketing, comunicação e publicidade. Correspondências para Marcia Brito: Praia de Botafogo, 340 grupo 210. CEP: 22250 - Rio.