Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Promoção inovadora garante sucesso do ROBOCOP no Brasil
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Teasers para mídia impressa criaram a expectativa |
A Zapt (sigla do slogan "Zombando a propaganda tradicional") foi a agência responsável pela beleza de promoção que lançou o filme "ROBOCOP, o policial do futuro" para a Fox no Brasil. Com uma estratégia promocional absolutamente ousada e das mais criativas, o Projeto Robocop, segundo nos informou o diretor da agência, Jonas Suassuna, foi dividido em três fases que incluíram pesquisas em rádio AM e FM, com o objetivo de criar expectativas nos ouvintes que participavam ligando para as rádios e comunicando qual a solução para o problema da violência, pesquisas em shoppings, boites, restaurantes, com o próprio ROBOCOP e sua equipe distribuindo buttons, adesivos, convites, visitas a redações de jornais e locais de grande agitação, e, finalmente, ampla veiculação através de rádio, jornais e uma variedade imensa de peças promocionais como camisetas, cartazes adesivos, plásticos, stands nas filiais das lojas Company, agitação noturna do tipo "A noite do Robocop" em casa noturna de São Paulo.
Culminando a promoção, o personagem Robocop fez esta semana a entrega dos resultados da pesquisa ao secretário de segurança do Estado, Hélio Saboya que, achando-a tremendamente oportuna, se comprometeu a utilizá-la como fonte de informação para melhor atender as reivindicações da população carioca.
Com estas atitudes inusitadas, a Zapt conseguiu criar um impacto ainda maior ao lançamento, gerando dezenas e dezenas de material jornalístico na mídia impressa e eletrônica, transcendendo todas as expectativas do cliente.
Os melhores em promoção receberão prêmios no Rio.
As agências cariocas Cláudio Carvalho, Contemporânea, Denison, Dia Design, Dinâmica, DPZ, J.W. Thompson, McCann, Mico, Provarejo, SGB, Standard, V.S.Escala, os anunciantes Faet, Jornal do Brasil, BarraShopping, IBM, VT UM, Souza Cruz, Esso, De Beers, Coca-Cola, Mesbla, Samurai, Technos Relógios, Shell, Prefeitura do Rio, Pepsi Cola, RCA e os destaques João Madeira, da Shell, Márcia Braga e Hunter Douglas já podem marcar em suas agendas: dia 16 de novembro, às 19 horas, no Le Buffet - Grande festa que a ABRACOMP - Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda está organizando para a entrega dos certificados àqueles premiados com o "Colunistas Promoção 87".
A entrega do Prêmio Colunistas Promoção no Rio de Janeiro atende a pedidos dos próprios homenageados que, com os custos elevados das passagens e estadias, além da falta de tempo, não estavam tendo condições de participarem como gostariam das solenidades realizadas em São Paulo.
A organização da festa de entrega do Prêmio Colunistas Promoção está prevendo uma exposição com todas as peças e campanhas premiadas para que todo o mercado publicitário local possa apreciar o altíssimo nível criativo dos trabalhos promocionais realizados no Rio de Janeiro. Também será enviada uma mala direta a todos os anunciantes cariocas para que participem e compareçam ao evento a fim de que possam se manter informados do que se fez de melhor em promoção durante o ano de 1986. Quem quiser maiores informações sobre este evento, é só ligar para (021) 552-4141 e falar com o Sr. José Luís.
Sendas faz promoções no mês da criança e lança comerciais com Xuxa e Xuxinha
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A "Xuxinha" Fernanda arrasa no VT das Sendas |
Para criar uma campanha destinada a divulgar as promoções especiais que seu cliente "Casas Sendas" está oferecendo no mês da criança, a Giovanni & Associados criou dois VTs de 30 segundos, que se completam alternadamente. No primeiro, a modelo Xuxa introduz sua réplica mirim, a Xuxinha, interpretada pela menina Fernanda Erlanger, de 7 anos, que vai aparecer sozinha no segundo VT, no qual ela substitui a Xuxa original.
O primeiro VT mostra a modelo no camarim, gravando um comercial, quando descobre atrás de algumas roupas penduradas em um dos cantos da sala, uma baixinha muito parecida com ela, inclusive nas roupas. Enquanto Xuxa grava o comercial, conversando com os baixinhos, a Xuxinha tenta fugir como chegou, bem de mansinho, mas é vista através do espelho. Nesse momento, a câmera corta para a menina e Xuxa complementa: "pintou brinquedo, pintou Sendas... pintou baixinho".
No segundo VT, a Xuxinha participa sozinha. O VT abre no mesmo camarim usado para a gravação anterior. Ela entra pela porta, senta no banquinho em frente ao espelho usado por Xuxa e começa a conversar com os baixinhos, alegre e descontraída: "Aí baixinho! A maior coleção de brinquedos está na Sendas, pra gente brincar todo dia". A câmera corta para um "pack-shot" dos produtos em oferta.
A ficha técnica do trabalho é a seguinte: criação, Raul Miranda, Rogério Cavalcante e Adilson Xavier (direção); produtora, Globotec; RTV, Leonardo Servolo e Sula Neme; Direção, Aloísio Legey (VT com a Xuxa) e Mendel Rabinovich (VT com a Xuxinha); Atendimento, Edir Batista; aprovação, Isaac Motel.
N.R. (2014): Quando adulta, Fernanda Erlanger tornou-se mais conhecida profissionalmente
como Fernanda Rodrigues.
Curiosa pesquisa revela o que mulher faz no banheiro
Beber enquanto está se arrumando, dançar em frente ao espelho e fazer uma espécie de autoterapia conversando consigo mesma, são as principais atividades que a jovem brasileira de 20 a 30 anos gosta de fazer no banheiro. Esses dados foram revelados por uma pesquisa feita pelo Centro de Orientação ao Consumidor, sediado no Show Room da Celite em São Paulo, para obter dados de comportamento que serão utilizados numa futura campanha de marketing da empresa.
Segundo a pesquisa, que entrevistou mulheres das classes B e B alta, nas principais capitais do País, 73% revelaram que costumam fazer uma auto análise no banheiro, revendo problemas sentimentais, familiares e profissionais, 26% que gostam de beber à noite enquanto se arrumam ("é onde tomo meu primeiro drinque da noite", diz uma das entrevistadas) e 32% preferem dançar em frente ao espelho.
A pesquisa apurou ainda alguns fatos pitorescos no comportamento feminino como o de que um grande número de mulheres (31% das entrevistadas) usa o banheiro para chorar nas horas de depressão, alegando que é o único ambiente da casa em que podem permanecer trancadas sem terem de justificar. A maioria das entrevistadas 55% utiliza-se do banheiro para ler, sendo que 30% deste total preferem as revistas semanais de informação e o restante divide-se em revistas em quadrinhos e revistas masculinas do gênero Playboy.
Do total entrevistado, 24% das mulheres fumam no banheiro (escondidas ou pelo simples prazer de fumar enquanto se arrumam), 12% confessam que usam o espaço para arquitetar planos para combater o machismo de seus companheiros, e uma pequena faixa (2%) dorme na banheira enquanto toma banho de imersão.
Televisão com estilo decorativo é uma nova estratégia de venda
Seguindo as novas tendências de cores para produtos eletrônicos de áudio e vídeo mostradas recentemente na feira internacional de áudio e vídeo de Berlim e considerando a tendência de cores do mercado brasileiro de eletrodomésticos, a Telefunken Rádio e Televisão está incluindo a cor grafita em sua linha de televisores. Segundo Afonso Celso Garcia, gerente de estilo da empresa, esse lançamento vem completar a nova estratégia da Telefunken que é de aliar à tecnologia avançada de seus produtos, um design de linhas vanguardistas. Garcia explica também que o novo tom não interfere nos estilos de decoração de ambientes: "Ao contrário, por ser neutro, ele é ideal para decorações modernas em estilo clean". Seguindo essa linha vanguardista, a Telefunken, que é responsável pela introdução do sistema "Pal" no Brasil (sistema de transmissão de TV em cores), também desenvolveu dentro das mais avançadas tendências internacionais de design para aparelhos eletrônicos outros produtos, destacando-se entre os quais o sistema AVM.
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