Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 09/OUT/1987
Marcia Brito

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

GTM&C instala filial no Rio para atender conta do Bob's

"A Gente se Encontra no Bob's" é o tema da nova campanha que a GTM&C criou para o Bob's, segundo a agência, a primeira e maior rede de lojas e restaurantes ''fast­food" do Brasil.
Conforme nos informou Eloy Simões, diretor de criação da GTM&C, a campanha posiciona o Bob's como o lugar mais feliz para se conviver e se comer gostosamente. Com isso, ela coloca à vista dos consumidores aquele que tem sido, ao longo dos anos, o traço diferenciador dessa rede pioneira de fast-food: a informalidade e o sabor brasileiro gerando forte envolvimento no relacionamento entre o Bob's e seus clientes, e os próprios clientes entre si. Uma informalidade que vem fazendo, desde os anos 50, com que as diversas gerações que o tem frequentado descubram-se namorando e fazendo amigos, dentro de um espírito sempre atualizado, e, assim, descontraído e jovem, além de tipicamente carioca e brasileiro".
A campanha pretende demonstrar ser o Bob's o local ideal para os encontros informais e descontraídos da turma; de namorados; de companheiros, de amigos e até mesmo de gerações. Para um encontro com o bom gosto pessoal do consumidor; com promoções divertidas; com novos produtos; com sabores e ingredientes que são inspirados e adequados ao gosto brasileiro, tendo entretanto a oferta dos maiores sucessos da fast­food internacional, como hamburgers, cachorro-quente, french fries etc, acrescenta Eloy Simões.
O Bob's, para quem não sabe, foi fundado por Bob Falkemburg, um norte americano casado com uma carioca. De 1951 a 1975, foi uma empresa familiar. Em 1974, a empresa Libby, ligada acionariamente à Nestlé, comprou a rede de lanchonetes. Nesse ano, a cadeia possuía 12 lojas. Em 1977, a Nestlé, passou a ter total controle sobre a Libby. Já em 1984, o Bob's possuía 40 lojas. Em 1987, o Bob's foi adquirido pelo Grupo Susa, dando início a uma nova e importante fase, que começou com a contratação de Carlos de Souza, que veio do Mc Donald's Internacional, onde era Diretor de Marketing e hoje é Vice-Presidente para a área de fast-food na Susa, e de Rogério Ramos que foi Diretor de Operações do Mc Donald's Rio e é o novo Diretor Geral do Bob's. Valéria Soresine continua respondendo pela Gerência de Marketing do Bob's.
Hoje, o Bob's tem 33 lojas no Rio de Janeiro, 6 em São Paulo e uma franqueada em Vitória. Emprega 1.600 funcionários, número que cresce para 1.750 no verão. É assim que o Bob's se tornou a maior rede de fast-food do país.
Tão logo foi selecionado pelo Bob's para atender à sua conta de propaganda e comunicação mercadológica, o GTM&C sentiu que deveria se aperfeiçoar e ampliar sua estrutura para prestar ao Bob's um perfeito atendimento. Em primeiro lugar, contratou duas profissionais com expressiva experiência na indústria de fast-food: Andréa Gesser e Juliana Correa de Barros. Andréa Gesser, agora Gerente de Contas do GTM&C, veio da Mc Cann Erickson do Rio de Janeiro. Lá, ela atuava como supervisora de contas, atendendo o Mc Donald's, a Divisão de Produtos de Escrita da Gillette e a Intergold. Antes, Andréa trabalhou no próprio Mc Donald's, onde fez uma bela carreira: começou como Atendente, aos 16 anos de idade, foi promovida a Auxiliar de Promoções em lojas e a Assistente de Marketing, até ser contratada pela Mc Cann, onde atuou por dois anos.
Juliana Correa de Barros por sua vez, começou sua carreira de publicitária na Norton-Rio, onde atendia o próprio Bob's, a KLM e o Shopping da Gávea. Ao mesmo tempo em que contratava Andréa e Juliana, o GTM&C, ao invés de transferir para São Paulo - onde tem sua sede ­ recursos que estavam circulando na indústria de propaganda do Rio de Janeiro (onde se encontra a sede do Bob's e a grande maioria das suas lojas), resolveu aproveitar a oportunidade para realizar um sonho dos seus principais dirigentes e abriu uma filial aqui, onde a agência pretende fazer todo o atendimento ao Bob's, inclusive nas áreas de comunicação social.
A nova campanha de comunicação mercadológica do Bob's, que já está no ar, inclui 2 comerciais de 30 segundos, e 2 de 15 segundos e merchandising, jingles de rádio, promoções e material de pontos de venda.

Novo tênis da Alpargatas em em caixinha-maleta.

Embalagem que vira brinquedo agrada consumidor e lojista

Transformando, uma simples caixa de sapatos numa embalagem similar a uma maletinha de viagem com alça, ilustração de adesivos do Garfield e etiqueta de identificação da criança, a D'Art Merchandising e Comunicação está lançado o tênis com aplicações dos desenhos do gato Garfield na linha infantil Fortim, da Divisão de calçados seletivos da Alpargatas.
Ieda Novais, diretora da D'Art nos diz que quando resolveram criar a embalagem, a equipe lembrou que as crianças adoram brincar com caixas de sapatos, o que inspirou a idealização do brinquedo. Outro aspecto considerado foi a facilidade que a embalagem proporciona ao lojista, como alternativa de caixa de presente, além de possuir um visual atraente para ser exposta na vitrine como display.
O primeiro tênis da linha Fortim com o Garfield é o High Cat, um tênis de lona com cano alto tipo botinha, solado perfumado com cheirinho tutti-frutti, na numeração de 23 a 32, apresentado nas cores vermelho, amarelo, azul-marinho, verde-bandeira, preto e tricolor (verde royal e vermelho).

Arapuã entra dando desconto e consumidor se beneficia

SGB para Arapuã
O anúncio que garantiu o desconto por um dia.

Começou a ser veiculada esta semana a primeira campanha publicitária desenvolvida pela SGB carioca para as Lojas Arapuã.
Segundo informações da agência cujo tema é "Arapuã, o menor preço dito e feito", tem por objetivo posicionar a Rede de Lojas Arapuã como a única que pode efetivamente oferecer os menores preços, já que, de acordo com a SGB, "e a maior cadeia de lojas de eletrodomésticos do Brasil (350 lojas) e que, por isso mesmo compra mais, e pode vender mais barato".
Três comerciais protagonizados pelo ator Toni Ramos, e mais peças de jornal, rádio, merchandising e uma peça com cupom-desconto que foi veiculada nos principais jornais da cidade, oferecendo um desconto de 5% sobre qualquer preço anunciado pela concorrência naqueles mesmos jornais garantiram um excelente resultado que pode ser medido pelo acréscimo de volume de vendas, no primeiro dia após a veiculação inicial, na ordem de 40%.
A criação das peças foi de Alcides Fidalgo, Marcos Guedes, Marcia Lana, a produção dos comerciais ficou a cargo da Tec-Cine, com direção de Hector Sapia.