Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
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Nova cola Pratik é lançada com criação de Olivetto
A Criex e Cosbel lançaram esta semana no mercado carioca a cola Pratik que já se tomou um sucesso absoluto no mercado paulista, onde foi lançada há 5 meses.
Mas foi há aproximadamente 3 anos, no Japão, que a cola Pratik iniciou sua trajetória como produto vitorioso, pois suas características práticas (não tem cheiro, cor, e atóxica) estão revolucionando o mercado de colas domésticas, da mesma maneira que a cola branca, nos anos 60 desbancou a goma arábica.
Gideon Feldman, diretor da Criex, confidencia orgulhoso que "a Pratik foi chegando de mansinho e quando o primeiro mercado alvo - o setor atacadista - tomou conhecimento das nossas intenções, fizemos o lançamento oficial com uma campanha assinada por Washington Olivetto, da W/GGK".
O filme "Menino", principal peça de divulgação da Pratik, conseguiu excelentes resultados imediatamente após a sua veiculação em julho. Feldman declara-se absolutamente surpreendido com o acerto da estratégia: fugiu à curva normal de uma campanha, que normalmente registra uma queda quando sai do ar e, ao contrário, o efeito em cadeia multiplicou a penetração do nosso produto.
Toda a campanha para este lançamento tem apelo direto ao público infantil, pois o produto estampa as imagens dos personagens Mônica e Cebolinha, Fofão, Thundercats, Smurfs, Moranguinho e Helio Kit, além do modelo profissional encontrado em frescos normais.
"Não fizemos nada além de seguir as diretrizes básicas de lançamento do produto no exterior", raciocina Feldman, que apenas adaptou a linguagem "ao modo de vida e costume brasileiros". Segundo o diretor da Criex, o mercado nacional de colas ainda carece de um estudo embasado para que possa ser mensurado, no entanto, apesar de poucos dados, não tem dúvidas de que há muito a ser explorado.
A unidade fabril da Criex, fincada em Itaquaquecetuba (SP), ainda não está operando a todo o vapor. Sua ociosidade industrial, porém, não significa algo negativo, pois ela é autônoma para produzir toda a demanda nacional, ou 100 milhões de unidades/ano. "É claro que nosso objetivo não são os 100% do mercado, mas queremos boa parte disso e o resto destinaremos à exportação". Gideon Feldman, diretor da Criex, diz que seu raciocínio não tem o sotaque do "quero porque quero". A cola Pratik realmente é diferente, não há nada semelhante no mercado para que possa ser comparada. Ela inicia uma nova geração de colas no mundo, porque comprovadamente não é tóxica, possui o preço mais baixo por aplicação, não entope, limpa e não envelhece, sai da mão sem precisar lavar, é totalmente transparente e lavável, Não há parâmetros", explicou, comprovando suas afirmações com laudos do Instituto Adolf Lutz e do Falcão Bauer.
Para o próximo mês, a Artmarketing e a W/GGK irão produzir um Clip com personagens como Jairzinho e Simoni para ser veiculado comercialmente no dia das crianças e para atingir ainda mais o público infantil. Não deixa de ser uma pretensão que as crianças receberão da Criex.
Zapt se destaca em boas promoções
Jonas Suassuna, diretor da Zapt - Zombando da Propaganda Tradicional - está encarregado de dois grandes lançamentos promocionais para seu cliente Fox Filmes, através da distribuidora Orion. Na próxima semana começa a sensacional campanha de lançamento do filme Robocop, um tipo de justiceiro computadorizado que vai acabar com todas as violências do mundo. A estratégia promocional que a Zapt desenvolveu é absolutamente fantástica e inclui, além das peças de praxe como buttons, camisetas, adesivos, cartazes etc., também teasers que serão veiculados em rádio e jornais e o próprio Robocop, que num approach espetacular visitará redações de jornais, andará pela cidade, irá à praia, etc., fazendo uma pesquisa sobre a violência em nosso Estado. O mais engraçado é que o resultado desta pesquisa será entregue ao Governador Moreira Franco.
A Zapt também está lançando promocionalmente o filme "Momentos Decisivos", que conta a história de um time de basquete de uma cidadezinha do interior e que acaba campeão em Indianápolis. Jonas, com sua determinação leonina, conseguiu o co-patrocínio da Topper que terá direito a merchandising na promoção deste filme.
E como a agência não está brincando em serviço, nesta época um tanto quanto murcha para grandes pretensões. Jonas Suassuna achou que é o momento certo para abrir seu escritório em Brasília e já na próxima semana estará naquela corte oficializando o endereço da Zapt, que será dirigida por Luís de Almeida.
Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming
VICENTE NA TANDEM
Vicente De Vicq, um dos mais experientes profissionais de atendimento do mercado acaba de deixar a Caio Domingues para assumir a Diretoria de Atendimento da Tandem. Vicente é também vice-presidente do GAP - Grupo de Atendimento e Planejamento do Rio de Janeiro.
FREE PARA VENCER
Paulinho de Tarso está lançando sua agência Free de maneira inusitada. Com seu espírito carioquíssimo, Paulinho elegeu o Pasquim para porta-voz de suas propostas publicitárias em sua nova fase profissional, agora como empresário da propaganda eu desejo o maior sucesso para o Paulinho e sua Free.
MPM PROMOVE A.A.
Em comemoração aos 40 anos dos Alcoólicos Anônimos, a MPM criou uma campanha institucional composta por 4 anúncios e um filme produzido pela Globotec e dirigido por Carlos Manga, tudo feito graciosamente para a instituição. Além daquelas peças, foi criado também um anúncio para jornal e um VT produzido pela Tycoon, com participação de Chico Anísio.
A criação foi de Armando Kuwer, Edson Scorcelli e Hayle Gadelha e o VT foi criado por Fernando Gerardó e Almir Godoi, que também é responsável pelo texto-foguete das rádios. Fabinho Siqueira foi o diretor de criação e Norma Peixoto fez o atendimento.
RAY-BAN FAZ CINQUENTINHA
Para comemorar os 50 anos de Ray-Ban e o lançamento de sua nova linha de óculos de sol, a Bausch & Lomb reuniu um grupo fantástico de personalidades, modelos, socialites, colunistas publicitários em requintadíssimo desfile seguido de show de Eduardo Conde, no Golden Room do Copa.
ABRIL LANÇA GUIA SEXUAL
A experiência radiofônica da Drª Ruth Westheimer, uma terapeuta sexual de grande sucesso nos Estados Unidos está sendo lançada aqui no Brasil pela Editora Abril. "Sexo para uma vida melhor" estará em todas as bancas do País a partir de sábado, a custo de Cz$ 140,00, com tiragem inicial de 110 mil exemplares. Eu já li e confesso que fiquei surpreendida com a forma afetuosa, humana, engraçada e estimulante com que a Drª Ruth trata os assuntos que lhe são apresentados.
CASA DA CRIAÇAO COM NOVIDADE
Após ter concorrido com 5 agências do mercado, a Casa da Criação acaba de conquistar a conta da Digitel, fabricante de suprimentos para a área de informática. A agência acredita que os principais motivos dessa conquista foram, além da excepcional performance criativa, mas também a experiência que a agência tem em informática, pois já são atendidas outras duas contas neste setor: Cetus Informática e Mira Informática
RIO DESIGN EM CASA NOVA
A Mental Market conquistou a conta do Rio Design Center após uma acirrada concorrência entre 4 agências.
ORIENTAÇÃO A INVESTIDORES
Com o objetivo de valorizar o setor imobiliário e sensibilizar a população no sentido de esclarecer que o imóvel é um bom-investimento, a Construtora Edel está lançando, em caráter pioneiro, a campanha institucional de "conscientização do imóvel" que será veiculada a nível nacional na segunda quinzena de setembro, nas emissoras de televisão e nos jornais e revistas da grande imprensa. Segundo Vilmar Lermann, diretor da Edel, uma das primeiras construtoras a entrar no mercado do apart-hotel no Brasil, a empresa contratou o jornalista Berto Filho, ex-apresentador da Rede Globo de televisão, para produzir e apresentar a campanha.A nossa intenção é mostrar ao público em geral que apesar das crises "cíclicas" que o País atravessa, o comprador de um imóvel nunca perde", diz Lermann, explicando que além disso, o investidor em imóveis nunca fica sujeito às incertezas da Bolsa de Valores, às taxas de juros do mercado e demais aplicações em papéis (CDBA, LCs, RDBs, etc).
"POOL" FECHA CONTRATO DE 8 MILHÕES
O pool de rádio - plano de comercialização conjunto da Record, Globo, Capital e América, mostrando o resultado da união das emissoras de rádio mais ouvidas da Capital - acaba de fechar contrato com a Rede Barateiro de Supermercados no valor de Cz$ 8 milhões (correspondente ao período de agosto a novembro de 87) e renovar o negócio com a Cadeia Mac Donald's de Lanchonetes, no valor de Cz$ 5 milhões (que corresponde ao período de agosto a setembro de 87). A informação foi anunciada por Álvaro Almeida, diretor comercial da Rede L & C (empresa que assessora mais de 140 emissoras em todo o País) e um dos coordenadores do projeto de comercialização. "É o único da história do rádio brasileiro e vem com o objetivo de agilizar a comercialização no meio Rádio", concluiu.
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