Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Campanha do Globo surpreende por desfecho perfeito.
Chegou ao ápice de sua exuberância a campanha criada pela dupla Mauro Matos e Cristóvão Martins, da agência Contemporânea, para o jornal O Globo. Hoje, ao analisarmos os 15 anúncios e as 11 vinhetas veiculadas amplamente através de um planejamento de mídia absolutamente competente em sua diversificação, pudemos constatar a harmonia conquistada a partir de um processo de engrandecimento criativo que, ao explorar o conceito de universalidade do produto, conseguiu criar a imagem da marca O Globo de uma maneira institucional, como nunca aquele jornal havia conseguido.
Mas todo o empenho por parte da agência teria dado em nada se por parte do próprio O Globo não houvesse uma confiança e sensibilidade que, segundo Mauro Matos, foram decisivas para se chegar ao resultado que hoje todos nós estamos apreciando com orgulho e admiração. Mauro Matos promete um "grand finale" para a campanha, cuja última peça será veiculada em outubro e, como as demais, contou com a aprovação de João Roberto Marinho, Mario Bockman e Luís Eduardo Vasconcelos. |
|
|
Trabalho primoroso da Contemporânea com produção de Jorge Barcelos, Ilustrações de Nilton Ramalho, Fotografia de Alexandre Souza Lima e atendimento de Milton Santana. |
Começam negociações para o II Premium Show
Cerca de vinte mil compradores visitaram, em fevereiro último, a primeira Premium Show, feira de negócios destinada às áreas de marketing, promoção e comunicação. No próximo ano, entre 8 e 11 de março, o êxito da primeira edição será repetido no Parque Ibirapuera, prevendo-se a participação de pelo menos 180 expositores.
A Premium Show é a única feira dirigida especificamente ao mercado da promoção e da comunicação, reunindo os principais fornecedores de produtos, equipamentos e sistemas destinados a incrementar vendas, definir novos mercados, reduzir custos promocionais, maximizar o apoio dos revendedores, produzir fatos mercadológicos e levantar informações de mercado.
Feira comercial fechada, franqueada somente a profissionais qualificados da área mercadológica e da comunicação, interessados na descoberta e utilização de armas novas ou mais eficientes para atingir seus objetivos de mercado, a 2ª Premium Show irá funcionar exclusivamente no horário de 10 às 20 horas, ocupando a totalidade dos 7 mil metros quadrados do pavilhão.
Todos os principais setores fornecedores estarão presentes: fabricantes de brindes, empresas de licensing (licenciamento de marcas e desenhos), agências de merchandising, institutos de pesquisa, agências de promoção de eventos, consultorias de relações públicas, consultorias de imprensa, consultorias econômico financeiras, consultorias de marcas e patentes, promotoras de feiras e congressos, montadoras de estandes, fabricantes de materiais e equipamentos promocionais (estandes, displays, etc.) gráficas, empresas de marketing direto, empresas aéreas, agências de turismo, agências de modelos, recepcionistas e promotores, produtoras de cinema, VT e audiovisuais, locadoras de equipamentos para eventos, gravadoras musicais, hotéis com estrutura para convenções, agências de propaganda e veículos (jornais, revistas, etc).
A Premium Show será novamente realizada pela Alcântara Machado Feiras e Promoções, com a colaboração da Playmarket, incumbida de sua comercialização. Maiores informações pelo telefone (011) 864-9411.
Agência de modelos Elite chega ao Brasil com grande aparato promocional
Reconhecida como uma das mais importantes agências de modelo do mundo, a Elite Model Management Corporation, com sede em Nova York, acena com 14 filiais espalhadas nos cinco continentes e avança agora para a América Latina com a instalação, em São Paulo, da Elite Model-Brazil.
A filosofia de atuação da Elite - fundada e presidida por John Casablancas - é reunir profissionais do mais alto nível, lançando-se numa permanente busca de top models. Entre suas mais grandiosas promoções, a Elite realiza, anualmente, desde 1983, o concurso "The Look of the Year", premiando com nada menos do que um milhão de dólares as 15 finalistas escolhidas de um universo de 80 mil pretendentes, de cerca de 30 países. Do júri, fazem parte celebridades do mundo da moda (como Azzedine Alaia e Enzo Fiorucci) e também das artes e espetáculos e, naturalmente, modelos super star.
Uma promoção nos mesmos moldes será realizada no Brasil, marcando a entrada da Elite no país. Semifinais regionais promovidas nas principais capitais brasileiras e também na Argentina que se estenderão até meados do próximo ano - irão selecionar 15 finalistas do "The Look of The Year" Latino Americano.
As cinco primeiras colocadas irão disputar, juntamente com as finalistas de outros países (EUA, França, Inglaterra etc), o título máximo: "The Look of The Year - Internacional". A seleção final - televisionada para o mundo todo - ocorrerá em setembro de 1988, no Brasil.
O lançamento do projeto "The Look of The Year" - Latino Americano foi ontem em São Paulo com grande festa no Maksoud - Plaza, onde apresentou à imprensa e a empresários de diversas áreas, uma multivisão sobre a Elite Model, suas promoções e projeção no cenário internacional. E ainda: a atuação da elite no Brasil, as regras de participação nos concursos e o roteiro das cidades - brasileiras e argentinas - onde eles serão realizados.
Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming
Alexandre lança livro no crepúsculo
Toda a fauna publicitária "in" deste mercado maldito esteve presente quarta-feira no Crepúsculo do Cubatão para o lançamento do sensacional folhetim de Eleonora V. Vorsky, A Vingança do Bastardo, escrito pelo supertalentoso Alexandre Machado. O livro é altamente educativo, e seus conceitos sócio e lógicos pós-modernos são imperdíveis. Recomendo, para a salvação do bom humor nacional, que todo publicitário e dono de agência adquiram o seu exemplar. Urgentemente.
Prós sem contras
A agência Provarejo está tirando os seus prós. Assim, a Prodesign e a Provarejo se tornarão apenas Pro. Não que sua diretoria seja contra os prós, mas é que, acredita-se, ficará mais charmoso.
Companhia de Cinema com Jajá
Jailson de Almeida, o Jajá (ex-Ultra) vai dirigir na Companhia de Cinema, juntamente com Laonte Klawa e Hugo Giorgetti. Como se vê, estão todos em boa companhia.
Rogerio Steinberg em exposição
Está acontecendo no Rio Design Center, numa promoção da Servenco, Editora Index e Propaganda Estrutural a mostra Rogerio Steinberg, uma retrospectiva do trabalho de um dos profissionais de maior talento que nossa propaganda já teve e que, infelizmente, nos deixou tão cedo. O evento iniciado no dia 8, com o lançamento do livro e exibição do rolo de comerciais criados por Rogerio, irá até o dia 15, com uma programação interessantíssima. Hoje, por exemplo, às 16:00h, serão apresentados os comerciais premiados no Festival de N.Y. 1986. Às 20:30h os comerciais do Clio Awards 1986. No dia 12 em seções às 10:30h e 16:30h, exibição do programa "Projeto Zico". Dia 14 às 16:00h "comerciais premiados pela ABP" em 1986 e dia 15, repeteco dos comerciais além do debate Ousadia na Publicidade.
Técnicas de merchandising
Com o tema Venda através da exposição, demonstração e degustação, encerra-se hoje o curso "Básico de Merchandising" com o expositor Mauro José Dorácio. Maiores informações pelo telefone (011) 531-9052.
Sacco Computer sabendo comunicar
Numa demonstração de inteligência na utilização dos recursos de comunicação, a Sacco Computer, uma das empresas pioneiras na comercialização de microcomputadores de 16 bits está realizando uma série de seminários técnicos, que visa oferecer um melhor suporte a seus clientes e nos quais são apresentados os conceitos básicos dos seus principais produtos. Os seminários, com frequência mensal, são dirigidos aos gerentes e analistas e ministrados por profissionais responsáveis pelo desenvolvimento dos produtos, a fim de esclarecer assuntos como conceitos, implantação e as possíveis aplicações que estes sistemas oferecem. Outra estratégia da Sacco Computer foi utilizar o slogan "Sua assinatura vale uma assinatura", para veicular em anúncio de página inteira em veículos especializados do setor uma campanha que tem como objetivo complementar o mailing da empresa. Para isso, o anúncio, criado pela Portfólio, além de apresentar os principais produtos da empresa, é composto por um cupom no rodapé da página que, ao ser preenchido e enviado para a Sacco, concorre a vinte assinaturas daquele veículo.
Jornal do Commercio faz edição comemorativa
No dia lº de outubro, o Jornal do Commercio do Rio circulará com uma edição especial, na qual contará de forma sua história está envolvida com a própria história do Brasil. Scali, Mc Cabe, Sloves já prepararam sua homenagem àquele importante veículo através de um anúncio que pergunta: Jornal do Commercio ou memória nacional? E acrescenta informações como por exemplo, que o imperador D. Pedro II escrevia no jornal sob pseudônimo, e que Ruy Barbosa também foi colaborador do Jornal do Commercio. A criação do anúncio foi da dupla Antônio Torres e João Ferrari.
Simpósio internacional
Nos dias 10, 11 e 12 de novembro será realizado o Simpósio Internacional de Publicidade, numa promoção da Associação Paulista de Propaganda. As vagas são limitadas, portanto, é melhor ligar logo para (011) 210-2725 e fazer logo sua reserva neste importante acontecimento publicitário.
Bap contrata
Paulo Magoulas, um dos mais completos profissionais de atendimento do mercado, acaba de deixar a produtora VT UM para assumir a supervisão de atendimento do Grupo CB.
Dijon diversifica mais
Depois de lançar com tremendo sucesso o vinho, champanhe, vodca e recentemente o Cooler, Humberto Saad, que nessas alturas dos bons acontecimentos está sorrindo de orelha à orelha, está com tudo preparado para o lançamento da pasta de dentes Dijon. A campanha publicitária prevê comercial de TV com a bela Vanessa de Oliveira, top model da griffe apresentando o novo produto.
Mesbla terá design próprio
A Provarejo acaba de contratar a excelente Danda Accioly que, junto com o Serginho Azevedo, estão estruturando o departamento de Design da Provarejo. Este departamento cuidará de todos os trabalhos de novas marcas dos produtos lançados pela Mesbla.
Janela comunicativa
Quem quiser mandar releases sobre propaganda, lançamentos, empresas e marketing pode fazer seus envios para esta colunista no seguinte endereço: Praia de Botafogo, 340 grupo 210 - CEP: 22250-Rio-RJ. Agora, quem quiser ligar e passar suas notícias diretamente, o telefone é (021) 552-4141. |