| 
                                             
                                              
                                             Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil. 
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet. 
                                             Abap revê lideranças 
                                             A chapa de situação,  liderada pelo publicitário Paulo Giovanni, presidente da Giovanni &  Associados, para assumir o capítulo carioca da Abap - Associação Brasileira de  Agências de Propaganda, e que contava com a participação de Glória Saez,  gerente de operações da MPM-Rio e de Valdir Siqueira, diretor de Operações da  V.S. Escala, teve estes dois nomes impugnados, em respeito aos estatutos da  entidade. Diz o estatuto que somente pode fazer parte da diretoria quem tenha  participação acionária na agência, o que não é o caso de Glória Saez. Já em  relação a V.S. Escala, apesar de a agência ser associada da Abap através de sua  matriz de Porto Alegre, sua sede do Rio não é associada, portanto, seu diretor  não poderia ser membro da diretoria da entidade. 
                                               Foi também cumprindo o  estatuto da Abap que Jomar Pereira da Silva, ao assumir a presidência da  agência Expressão-Rio, teve de abrir mão da presidência da entidade, pois esta  não permite agência cujo cliente tenha participação acionária na mesma. 
                                               Enquanto as lideranças e  associados da Abap pensam em nomes que venham a preencher os lugares de Valdir  e Glória, a Janela Publicitária aproveita para sugerir alguns profissionais do  mercado que, com a maior dignidade e profissionalismo poderiam dar continuidade  ao dinâmico trabalho iniciado por Jomar e que tanto benefício trouxe para o  mercado: Cláudio Carvalho, Eduardo Domingues, Roberto Bahiense e Armando Strozenberg. 
                                             Informática necessita de  marketing equilibrado 
                                             O acirramento da  concorrência entre as mais de 1.300 empresas instaladas no País, e as  restrições de crescimento impostas pela crise econômica estão mudando o  comportamento da indústria nacional de informática e exigindo dos empresários  do setor uma profunda reavaliação da política comercial. Essa nova situação  está transformando o marketing em instrumento fundamental para solidificação do  espaço de uma determinada empresa no mercado. Esta foi uma das conclusões do  Seminário de Marketing de Comunicação de Informática, realizado semana passada  em São Paulo e que reuniu representantes dos diversos segmentos da indústria de  informática, especialistas em Marketing, publicitários e jornalistas em torno  da discussão desse segmento da economia brasileira, que movimenta cerca de 4  bilhões por ano. 
                                               O professor Raimar Richers,  da Fundação Getúlio Vargas abriu o seminário afirmando que a fase de  crescimento de 20 a 40% ao ano acabou, pois o mercado não é ilimitado. O  excesso de empresas e a proliferação de modelos desnorteia o mercado, que, em  sua opinião, tende a se tornar mais seletivo de agora em diante. Richers acha  também que as empresas terão forçosamente que restringir suas áreas de atuação,  procurando explorar nichos específicos e mudando os seus enfoques do interno  para o externo através de um marketing eficiente e racional. Ele também  desaconselhou a adoção de medidas isoladas e imediatistas, propondo aos  empresários a formação de um composto de marketing que inclui a análise do  mercado, na qual a empresa deve pesquisar a sua participação no segmento que  atua. A partir de informações como a posição dos concorrentes, as tendências do  mercado etc, então se partiria para a adaptação do seu produto ou serviços às  exigências detectadas. A fase da ativação, na qual entram a distribuição,  logística, venda pessoal e publicidade e, por fim a avaliação, que resulta na  visão completa e no controle do processo desenvolvido. 
                                               O publicitário Eduardo  Schubert, diretor da PSR, apresentou os resultados de uma recente pesquisa  sobre a imagem dos produtos de informática junto aos consumidores/usuários. A  pesquisa concluiu que, para os consumidores, as informações das propagandas são  parciais e não chegam a motivar a procura. A comunicação não relaciona recursos  técnicos com benefícios práticos e a linguagem é excessivamente técnica,  afirmou Schubert. 
                                               Outro dado significativo da  pesquisa: o consumidor quer ouvir nas propagandas de produtos de informática  primeiramente os benefícios práticos de cada equipamento; a possibilidade de  integração e compatibilização com atuais ou futuros equipamentos; ganhos na  agilização e simplificação de procedimentos e rotinas de trabalho; visualização  clara dos benefícios do futuro; eficiência da assistência técnica e suporte  para instalação e treinamento; linguagem voltada para todos os envolvidos na  empresa; e a apresentação de resultados reais. 
                                             VT Um ganha prêmios em  Gramado 
                                             A produtora VT UM conquistou  quatro prêmios no 2º Festival Latino-Americano de Comerciais em VT de Gramado,  sendo agraciada com o diploma de Melhor Fotografia, para o comercial  "Chapinha", da Coca-Cola, produzido para a McCann; Melhor Comercial  de Promoções Sazonais, com "70 Neles", criado pela DPZ para a Souza  Cruz; Melhor Comercial de Serviços Públicos/Serviços Comunitários, com  "Pernas", criado pela agência Módulo para o Ministério da Saúde, e  ainda, a Menção Especial do Júri, composto de empresários e criadores de  propaganda de agências do México, Peru, Uruguai, Chile, Bolívia e Brasil, que  lhe conferiu um "destaque" na categoria de propaganda regional pela  produção do Comercial "Índio é Terra", feito para a Funai. 
                                             Rádios criam IVA 
                                             Com adesão de 90 por cento  das emissoras AM e FM da Grande São Paulo, as rádios paulistas acabam de criar  seu próprio órgão de pesquisas: o IVA - Instituto Verificador de Audiência, que  entrará em funcionamento definitivamente a partir deste mês, com um serviço de  informações para as atividades mercadológicas do rádio e seus anunciantes.  Carlos Colessanti, que foi um dos coordenadores do projeto e é diretor da  L&C de Emissoras, empresa que opera a rádio América de São Paulo e comanda  a programação de mais 140 emissoras no País, explicou que o novo instituto será  uma espécie de bureau, mantido por um pool de emissoras associadas, sem fins  lucrativos e que só visará o desenvolvimento do instrumento técnico do rádio. 
                                               De acordo com Colessanti, a  ideia de fundar um serviço independente de pesquisas sobre o meio do rádio  nasceu há algum tempo, mas o projeto já vem funcionando em caráter experimental  nos últimos 6 meses com pesquisadores trabalhando na rua durante 24 horas por  dia para levantamento de audiência individual das rádios. Ele diz: nosso  propósito é fazer do IVA um órgão competente, com metodologia correta e capaz  de apontar dados mais reais do mercado, pois o rádio vive hoje de 80 por cento  de anunciantes diretos. 
                                               Na opinião de Albino de  Almeida, diretor da Rádio Capital e também coordenador do projeto, os  tradicionais órgãos de pesquisa enfrentam dificuldades que envolvem, desde o  preço alto cobrado até a morosidade do serviço. Ele afirmou que, além disso, a  questão da agilidade também será facilitada pelo IVA, pois o ranking de rádio  sofre alterações tão rápidas quanto o ritmo dinâmico das emissoras, mesmo  porque a pesquisa distribuída traz apenas o nome das rádios que compram o  serviço. Com isso, as emissoras, agências de propaganda e anunciantes acabam  não tendo acesso às informações completas sobre o rádio e ainda precisam pagar  caro por uma pesquisa feita num processo que impõe regras, desabafou Albino. 
                                             Brainstorming • Brainstorming  • Brainstorming 
                                             
                                               
                                                 .jpg)  | 
                                                
                                               
                                                 | George Teichholz, de volta à McCann | 
                                                
                                              
                                             • O carioca George  Teichholz, que em 1980 gerenciou o escritório da McCann-Erickson no Rio, está  de volta, cinco anos depois. A partir dos próximos dias ele assume o comando da  agência no Rio, que desde a saída de Ronaldo Marques estava sendo tocada pelos  competentes Renato Loes, vice-presidente de Atendimento, e Milton (Cebola)  Mastrocessario, vice-presidente de Criação. 
                                              
                                               
                                                 .jpg)  | 
                                                
                                               
                                                 | Marcio Moreira, exportando criatividade. | 
                                                
                                              
                                             • E o vice-presidente  mundial de Criação da McCann, Marcio Moreira, acaba de assumir mais um cargo  internacional. Ele agora é o diretor mundial de Criação da Colúmbia Pictures,  acumulando, assim, funções na Califórnia e em New Jersey. 
  • A produtora Eugênio Vídeo  foi a responsável pela produção, para a Azagaia, do comercial do CRIAM   Centros de Recursos Integrados de Atendimento ao Menor. A direção do comercial  foi de Ricardo Fernandes, a fotografia de Antônio Bonfim e o cenário de Mauro  Monteiro. 
  • Elazir do Egito, após  vários anos em trabalhos de editoria de publicidade de moda na Editora Abril e  na Revista Vogue, é agora a responsável pelo marketing de moda da Smuggler. 
  • O grupo de mídia de São  Paulo dá o ar de sua graça avisando que nos dias 27, 28 e 29 de julho estará  realizando o 1º Curso Básico de Mídia, que acontecerá no Centro de Convenções  Rebouças, das 19:30 às 22:30h. Maiores informações pelo telefone (011)  571-6910.
                                             
                                             
                                               
                                                   | 
                                                
                                               
                                                 | A Esquire criou para seu cliente Cyanamid uma bela campanha para o produto Scepter, dirigido ao homem do campo. Com uma linguagem testemunhal, as peças primam pela plasticidade das ilustrações e elegância de layout. | 
                                                
                                              
                                             • Correspondência para a  coluna: Praia de Botafogo, 340, grupo 210. CEP: 22250 - Rio de Janeiro.
                                              |