Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 19/JUN/1987
Marcia Brito

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Publicitários se unem e tentam se ajudar neste momento difícil

Ainda é muito cedo para se ter uma opinião formada sobre como o mercado se comportará de agora em diante. A única coisa que, a princípio, se tem certeza, é que a extinção do gatilho trouxe um leve alívio para a atividade. Leve porque, apesar de estancada, ainda este mês as agências serão obrigadas a sofrer uma nova sangria com o disparo do gatilho na folha de pagamento.
Enquanto isso, os profissionais de criação e atendimento continuam na busca de soluções para as classes, pois não acreditam que as agências irão suspender de imediato as demissões.
O Grupo de Atendimento e Planejamento, inclusive, está reativando a sua "Central de Empregos" e solicita aos profissionais que estão no mercado à espera de novas oportunidades que entrem em contato com o GAP pelo telefone 205-8545.
O Clube de Criação também está tomando uma atitude inusitada para arrecadar fundos de ajuda aos desempregados do setor e apresentará ao mercado a proposta de uma sensacional "queima de ideias", que seria uma grande liquidação de anúncios e campanhas não aprovadas pelos clientes. Como se nota, cada setor, a seu modo, está mais unido do que nunca para, ao menos, segurar o astral neste momento difícil.

Livre Iniciativa tenta sensibilizar constituintes

O publicitário Hector Brenner, incansável defensor da livre iniciativa, já reiniciou a campanha do Movimento Nacional pela Livre Iniciativa, da qual é coordenador, e que agora está em seu estágio voltado para a Constituinte. Hector declara: "uma vez que as ideias que o Movimento defende tinham sido expostas aos constituintes, optamos agora por levar à sociedade e aos delegados à Assembleia conceitos de grandes pensadores do século passado, que são patrimônio da cultura e do saber universal".
A campanha é composta por três anúncios para página dupla de revistas, ou ainda para jornais, e que poderão, também, ser distribuídos como folhetos, apresentando pensamentos de Abraham Lincoln, Frederic Bastiat e Juan Bautista Alberdi.
A Janela Publicitária veiculará estes conceitos em apoio ao Movimento Nacional pela Livre Iniciativa, pois acreditamos que, apesar de serem do século passado, a própria história já provou serem verdades permanentes e absolutas para fundamento de todos os que identificam a responsabilidade e a liberdade como objetivos maiores do Homem.

Concorrência é cancelada por denúncia de fraude

Será que ninguém, nenhuma ABAP, nenhuma Fenapro, nenhum empresário, ninguém prejudicado irá contestar mais este absurdo e desrespeito com o setor publicitário? A Seplan havia convocado as agências que estavam participando da concorrência da SEAC - Secretaria Especial de Ação Comunitária, comunicando que, tendo em vista a antecipação do feriado para 15/06, a data prevista para a licitação então ficaria para o dia 16, terça-feira, às 09:00 h da manhã. Mais de vinte publicitários representantes de agências se deslocaram para Brasília, com todas as dificuldades acarretadas por ser aquele o primeiro dia útil, após um fim de semana seguido de feriado. Muito bem, todos lá reunidos, à espera da abertura das propostas, foram informados que, diante das "recentes mudanças econômicas", a Secretaria seria obrigada a efetuar o cancelamento da concorrência. Em três minutos foi encerrada a reunião.
As irregularidades envolvendo o nome do ministro do Planejamento, Anibal Teixeira, cujo sobrinho, o publicitário Roberto de Andrade, teria participação na agência mineira SMP&B e laços de amizade com o diretor da Produtora Prisma, só chegaram ao conhecimento dos publicitários, posteriormente, através da imprensa. Diante de mais esta "baixaria" toda, só resta saber quem paga os gastos de produção que envolvem uma concorrência, quem paga a estada dos profissionais, quem paga as passagens, quem paga mais esta vergonhosa "Norte-Sul" da propaganda e principalmente, por onde anda o respeito com o setor?

SGB para CalcigenolCalcigenol volta como alimento em comercial criado pela SGB

Após um bom tempo sem anunciar, a Sarsa faz voltar aos vídeos o Calcigenol, com um novo comercial que posiciona o produto como algo mais que um calcificante e fortificante, como ele vinha sendo posicionado até então. A SGB-Rio é a responsável pela nova campanha para o Calcigenol e Toninho Lima, diretor de criação, nos contou que o produto será agora tratado como um alimento que toda mãe preocupada com o melhor para os filhos não poderá dispensar.
"O elemento ternura, com um toque de bom-humor, foi introduzido, trazendo o Calcigenol para um contexto mais humano, carinhoso, informa Toninho Lima. A criação do comercial contou com a direção de arte de Marcos Guedes, redação e direção de criação de Toninho Lima. O atendimento foi de Cesar Blotta e Márcia Paula Migliacci e a aprovação, por parte do cliente coube a Alexandre Marques e André Guinet. A produção foi da Momento Filmes, com direção de Jerônimo de Freitas.

Editora Globo lança álbum da Xuxa com campanha da Cláudio Carvalho.

Sacola da XuxaA Editora Globo está lançando o álbum de figurinhas "Xou da Xuxa" no formato de uma bolsa, com alça e tudo. Além de diversas figurinhas das aventuras da Xuxa e sua turma, esse álbum é, como toda bolsa que se preze, cheio de surpresas como beijinhos autocolantes, e até mesmo bigodes, brincos e relógios para brincar e usar.
Para esse lançamento a agência carioca Claudio Carvalho criou uma campanha ampla e diversificada, dirigida não só às crianças como também aos pais. De acordo com o público e segundo as características de cada veículo, a agência criou 18 peças diferentes entre anúncios para jornais (3 teasers, lançamento e sustentação), anúncios para todas as revistas da Editora Globo (incluindo, é claro, os quadrinhos), comercial para TV e spot para rádio, ambos com 30" de duração, e ainda farto material de apoio às bancas.
Todas as peças impressas, com pouco texto e muito humor, têm o seu ponto forte nas chamadas criativas que, a exemplo dos teasers dos jornais, despertam a curiosidade do leitor. Já o comercial tem o ritmo de um videoclipe, com uma trilha sonora bem marcada, cortes rápidos e muita ação, passando todo o pique da Xuxa e o clima de brincadeira do "álbum de figurinhas mais divertido do mundo". No final, Xuxa dá a dica: "Segura logo o seu, senão ó, beijinho, beijinho, tchau, tchau", na verdade um conselho de amiga, já que a Editora Globo prevê um grande recorde de vendas.
A campanha foi criada por Claudio Carvalho, Eduardo Lima Netto e Luís Otávio Pessoa, com aprovação de Mauro Costa Santos e Rogério Rahier, e já está sendo veiculada em São Paulo, com a série de teasers. O comercial teve produção da Turma do Cinema, direção de Sargentelli, cenário de Mauro Monteiro e fotografia de Joel Alves.